Mato Grosso
Parcela do IPVA em atraso acarreta no cancelamento do parcelamento

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) alerta os proprietários de veículos sobre a importância de quitar as parcelas do IPVA 2024 dentro do prazo de vencimento. O atraso no pagamento resulta no cancelamento do parcelamento atual e o contribuinte terá que fazer uma nova negociação, sujeita a acréscimos legais e penalidades.
Para os casos de atraso, o contribuinte poderá pagar o saldo devedor do IPVA à vista ou parcelado em até seis vezes. As parcelas serão consecutivas e calculadas mensalmente, considerando o valor mínimo de 25% de uma Unidade Padrão Fiscal (UPF-MT).
O contribuinte que está com o IPVA atrasado e deseja regularizar a situação deve acessar o site da Sefaz (www.sefaz.mt.gov.br), clicar no banner IPVA e informar o número da placa e o Renavam, que se encontram no documento do veículo, o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo). Ao acessar o sistema, o proprietário do veículo também poderá consultar informações como possíveis débitos pendentes e parcelamentos.
Os débitos relativos ao IPVA deverão ser pagos mediante a apresentação do documento de arrecadação em uma das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil e correspondente bancário, SICREDI, BANCOOB, Bradesco e correspondente bancário, Itaú, PRIMACREDI e Santander.
A Sefaz-MT reforça a importância de manter o pagamento do IPVA em dia para evitar complicações financeiras e legais. Débitos vencidos e não pagos são encaminhados para a Procuradoria Geral do Estado (PGE) para inscrição em dívida ativa em até 180 dias após o vencimento. Mesmo após a inscrição, continuam sendo aplicados juros. Além disso, há a cobrança do FUNJUS e possíveis custas de cobrança extrajudicial, nos casos de protesto.
Além do aumento nas despesas, o não pagamento do IPVA impede o contribuinte de realizar o licenciamento do veículo.
IPVA 2024
Em 2024, o IPVA foi negociado em maio com duas opções de pagamento: à vista, com desconto de 10%, ou parcelado em até oito vezes, sem juros. As parcelas são mensais e sucessivas, devendo ser quitadas sempre no último dia útil de cada mês.
O valor do IPVA é calculado sobre os preços médios de mercado do automóvel usado (valor venal), multiplicado por sua alíquota. O valor de mercado é avaliado pela tabela da FIPE, contratada para apurar a base de cálculo do imposto. Para veículos novos, a base de cálculo é o valor total descrito na Nota Fiscal de aquisição.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Sedec assina contrato de participação em feira internacional

Sedec firma participação do Estado na próxima CIIE. – Foto por: Assessoria
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, assinou o contrato simbólico da participação do Governo de Mato Grosso na 8ª edição da China International Import Expo (CIIE), na tarde de terça-feira (25.3), em São Paulo. O documento foi assinado durante o Simpósio de Apresentação da CIIE aos parceiros do Brasil.
“O ano de 2025 marcará nossa terceira participação na CIIE, uma das maiores do mundo. Na última edição fomos o sétimo expositor mais falado entre 30 organizações estrangeiras, ficando a frente até mesmo de outros participantes do Brasil. Diversos negócios foram fechados com membros participantes da comitiva do Estado. Neste ano iremos fortes com a abertura de caminhos para um ‘novo produto’, o gergelim. Nossa meta é expandir ainda mais nossa presença no mercado chinês”, disse o secretário.
O Simpósio foi realizado para mostrar aos parceiros/participantes do Brasil a proposta da 8ª edição. Na oportunidade, o secretário César Miranda e a adjunta de Agronegócio e Crédito, Linacis Silva, discutiram os pontos de interesse do Estado na participação da próxima feira como a localização do estande, apoio na cobertura e promoção de produtos, entre outros tópicos.
MT na CIIE
Participando por dois anos consecutivos, Mato Grosso reforçou seu protagonismo no mercado global, com enfoque em setores estratégicos como o agronegócio, protagonista da sua relação com a China. Nesta terceira edição, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) planeja agendas e reforços para a comercialização do gergelim. A ação dará sequência em parcerias galgadas na participação de 2024.
O estande de Mato Grosso, na 7ª edição, realizou mais de mil atendimentos qualificados e recebeu inúmeros visitantes que degustaram a carne mato-grossense e conheceram o potencial do Estado no agronegócio sustentável, tecnologia e comércio internacional, reforçando sua posição como um dos principais players do mundo.
Maria Julia Souza | Sedec-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governo de MT lança Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais nesta quinta-feira (27)

Sema-MT
O Governo de Mato Grosso lança nesta quinta-feira (27.3), às 10h, na Sala de Reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, o Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais para o ano de 2025.
Na solenidade, o governador Mauro Mendes também vai assinar o decreto que trata do período proibitivo de queimadas, declaração de emergência ambiental, entre outras providências.
O Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais contempla recursos orçamentários para a adoção de medidas voltadas à gestão, monitoramento, responsabilização, fiscalização, prevenção e combate, proteção da fauna e comunicação.
O planejamento foi elaborado pelo Comitê Estratégico para Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Incêndios Florestais no Estado de Mato Grosso (CEDIF-MT).
Serviço:
Pauta: Lançamento do Plano de Ação de Combate ao Desmatamento Ilegal e Incêndios Florestais
Data: 27.3
Hora: 10 horas
Local: Palácio Paiaguás – Sala de Reuniões Garcia Neto
Clenia Goreth | Sema-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
2º Encontro de Ouvidoria destaca transparência e desenvolvimento no setor público

1º Encontro de Ouvidoria realizado em 2024 – Foto por: Divulgação
No dia 2 de abril, acontecerá o 2º Encontro de Ouvidoria e Transparência do Poder Executivo Estadual, um evento dedicado a discutir as melhores práticas e inovações em transparência pública e ouvidoria. O objetivo é promover a troca de experiências, aprimorar as estratégias de controle social e entregar os primeiros selos de Avaliação de Ouvidoria e Transparência MT, reconhecendo as melhores práticas no estado. O evento será realizado no auditório da Seduc.
A programação contará com palestras de renomados especialistas que abordarão temas fundamentais para o fortalecimento da democracia e a melhoria da gestão pública. Renato Morgado, gerente de Programas da Transparência Internacional – Brasil, será um dos palestrantes e discutirá a importância da transparência e do acesso à informação como pilares da cidadania. Ele abordará como essas práticas são essenciais para garantir a participação ativa da sociedade na administração pública e também os desafios enfrentados pelos estados brasileiros para implementá-las efetivamente.
Maria Fernanda Cortes de Oliveira, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos do Governo do Distrito Federal, apresentará um case de sucesso sobre governança de serviços. Ela mostrará como o Governo do Distrito Federal implementou práticas inovadoras e transparentes que melhoraram a eficiência administrativa e fomentaram a colaboração cidadã, destacando o papel das ouvidorias na implementação de boas práticas de governança.
Arllon Viçoso, diretor da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO), abordará o tema “Desenvolvimento e Potencialidades das Ouvidorias”. Ele explicará como as ouvidorias podem ser mais eficazes, não apenas como canais de reclamação, mas também como ferramentas estratégicas que podem influenciar as decisões da alta gestão. Arllon trará soluções para fortalecer a atuação das ouvidorias e maximizar sua relevância nas políticas públicas.
Por fim, a psicóloga empresarial Cynthia Lemos falará sobre a importância da inteligência emocional para os ouvidores. Ela fornecerá insights valiosos sobre como desenvolver essa habilidade e aplicar estratégias eficazes para lidar com os desafios diários nas ouvidorias, promovendo mais equilíbrio e assertividade no enfrentamento das demandas cotidianas.
Este encontro será uma excelente oportunidade para refletir sobre o papel das ouvidorias e da transparência como ferramentas essenciais para o fortalecimento da democracia. Além de ser uma chance para a troca de conhecimentos e experiências entre ouvidores, gestores e profissionais da área, o evento também contará com a entrega dos selos “Avaliação de Ouvidoria e Transparência MT”, reconhecendo as instituições que se destacam pela implementação das melhores práticas de ouvidoria e transparência.
Para realizar sua inscrição clique AQUI.
-
Notícias7 dias atrás
Conheça as Boas Práticas Agrícolas que geram sustentabilidade e oportunidades na agricultura
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Outono mais ameno, mas com pouca chuva
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Outono começou e a previsão é de dias quentes e secos
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Saiba como será o clima do outono e os impactos para o campo
-
Pecuária7 dias atrás
Empresário Pecuarista: “O bonitinho não vende”, diz professor da USP
-
Agronegócio6 dias atrás
Com 40,9% do rebanho de búfalos do Brasil, estado se consolida como potência do agronegócio
-
Pecuária6 dias atrás
Tendência de alta, preços firmes e exportações aquecidas animam produtor
-
Mato Grosso7 dias atrás
Contribuintes podem regularizar dívidas tributárias pelo Refis com descontos de até 100% em multas