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Agronegócio

Produtos biológicos: Sempre Agtech se prepara para crescer mais

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Em busca de uma produtividade cada vez maior, os produtores rurais brasileiros são muito adeptos a novidades que tragam mais eficiência no campo. Nos últimos anos, um novo mercado tem se mostrado promissor, o de produtos biológicos. O Brasil lidera a utilização.

“A média de crescimento de produtos biológicos no Brasil nos últimos cinco anos foi de 40% e, atualmente, metade dos produtores rurais utiliza alguma solução biológica que traz alta performance e é totalmente alinhada com a visão de sustentabilidade que queremos no agronegócio brasileiro”, explica o engenheiro agrônomo Renato Sakamoto, Diretor de Produtos da Sempre AgTech, empresa brasileira focada em melhoramento genético e biotecnologia.

Na safra 2023/24, mais de 160 mil hectares de grãos do cerrado brasileiro receberam produtos biológicos da Sempre Agtech em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Goiás. A empresa agora quer ampliar a oferta de produtos biológicos e reforçar o seu compromisso com o agricultor levando conhecimento e inovação no campo.

Hoje a companhia tem dois negócios principais, os híbridos de milho, que são carro-chefe, e os biológicos, atualmente com oito produtos no mercado. Só de faturamento a empresa espera crescer três vezes mais em relação ao ano passado, que foi o primeiro ano de atividade no segmento.

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No portfólio de biológicos, a Sempre AgTech oferece produtos que ajudam o produtor rural no controle de pragas e doenças, como mosca-branca, cigarrinha e nematóides, entre outros. O carro-chefe, conhecido no mercado como Hexafull, é um aditivo inovador composto por uma comunidade sintética de seis Bacillus – e cada um deles aprimora a qualidade do solo, proporcionando maiores índices de produtividade.

Essa foi a primeira safra do produto no mercado e os resultados são animadores. Recentemente, a empresa gravou depoimentos de produtores de várias regiões do país contando suas experiências (os depoimentos podem ser assistidos neste link). Os relatos comprovam que o biológico aplicado no momento do plantio da soja e do milho trouxe mais sanidade às plantas do começo até o final do ciclo, com a raiz da planta comprida e saudável, sem doenças e com vagens carregadas, proporcionando uma colheita acima do esperado.

Para trazer ao mercado novos produtos, a empresa, 100% brasileira, tem ampliado os investimentos em pesquisa e inovação. Em 2023, inaugurou uma nova unidade de negócios especializada em pesquisa e biotecnologia, a WIN (World Innovation), que recebeu investimentos na ordem de R$ 50 milhões e se tornou o braço de inovação e pesquisa da Sempre AgTech, já em funcionamento dentro do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo (SP).

A meta daqui para frente é investir em soluções de novas gerações. “Hoje a grande parte dos produtos que temos no mercado são de primeira geração. Ainda existe uma dificuldade operacional grande de massa viva para aplicação e o nosso diferencial é desenvolver produtos que sejam de novas gerações tecnológicas, como por exemplo, metabólitos, fitoquímicos, microrganismos editados e RNA interferente (RNAI). Hoje a Sempre Agtech conta com 750 colaboradores e cerca de 20% deste capital humano está focado em pesquisa, inovação e desenvolvimento. Nossos planos são de trazer produtos disruptivos para os produtores, queremos estar na vanguarda e liderança”, conta Sakamoto.

Crescimento do time de pesquisadores, formulação cada vez mais assertiva e tradição de quase 20 anos de pesquisa são a combinação perfeita para a Sempre AgTech continuar trazendo aos produtores rurais, seus principais parceiros, resultados efetivos dentro da porteira.

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“Com os novos investimentos que temos feito nos últimos anos, acreditamos que a Sempre tem colaborado para que a agricultura brasileira atinja o que chamamos de ‘independência tecnológica’, que é chegar em um momento do Brasil tenha todas as suas tecnologias criadas aqui. Através disso, temos total segurança em oferecer aos agricultores o que há de melhor. E podemos levar essas tecnologias de agricultura tropical para o mundo todo, exportando não só commodities como também tecnologias.”, afirma Fernando Prezzotto, fundador e presidente da Sempre AgTech.

AGROLINK & ASSESSORIA

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Agronegócio

EUA seguem como principal destino do mel nacional

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Foto: Divulgação

Segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado  pelos analistas do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), os dados da Agrostat Brasil mostram que, entre janeiro e outubro de 2025, o Brasil exportou 30.651 toneladas de mel in natura, volume “1,5% maior do que aquele obtido em igual período de 2024”. A receita alcançou US$ 102,948 milhões, avanço de 31,2% sobre o período anterior. O preço médio nacional do mel foi de US$ 3.358,71 por tonelada, “29,2% menor que o valor médio de igual período de 2024”.

O Paraná ocupou a terceira posição no ranking nacional das exportações de mel no acumulado dos dez meses de 2025. O boletim aponta que o Estado registrou receita de US$ 18,639 milhões, volume de 5.571 toneladas e preço médio de US$ 3,35 por quilo. Em 2024, no mesmo período, o Paraná havia exportado 2.962 toneladas, faturando US$ 7,532 milhões, a um preço médio de US$ 2,54 por quilo. Minas Gerais liderou o ranking, seguido por Piauí, enquanto Santa Catarina e Ceará completaram as cinco primeiras posições. O documento também destaca a participação de São Paulo, Rio Grande do Sul e Bahia entre os principais exportadores.

Os Estados Unidos foram o principal destino do mel brasileiro entre janeiro e outubro, absorvendo 85,4% do total exportado. O país importou 26.137 toneladas, gerando receita de US$ 87,646 milhões, com preço médio de US$ 3,35 por quilo. No ano anterior, os EUA haviam comprado 23.767 toneladas, ao custo de US$ 61,090 milhões. Outros mercados citados incluem Canadá, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, Austrália, Bélgica, Áustria, Suíça, Itália, China, Libéria, Ilhas Marshall e Japão.

O boletim recorda que, em 9 de julho de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou “a imposição de uma tarifa de 50% sobre inúmeros produtos provenientes do Brasil”, medida aplicada a partir de 6 de agosto e que afetou diretamente a apicultura brasileira. Em agosto, os EUA importaram 2.941 toneladas e gastaram US$ 10,675 milhões, valores 25% e 76,1% superiores aos registrados em agosto de 2024, indicando antecipação de compras. Em setembro, o impacto se tornou evidente: foram importadas 2.338 toneladas, 19% a menos que no ano anterior, embora o gasto tenha sido 11,4% maior. O boletim observa que a diferença ocorreu devido ao aumento de 37,4% no preço médio da tonelada do mel brasileiro.

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Em outubro, o efeito da tarifa persistiu, mas de forma mais branda. Os EUA importaram 1.643 toneladas, volume 1,1% menor que em 2024, enquanto os gastos foram 20,3% superiores. O documento registra que “o aumento de 21,6% no preço médio da tonelada do mel brasileiro” elevou a receita cambial, apesar da redução no volume. A análise conclui que a tarifa norte-americana reduziu o volume exportado, mas que “a simultânea e intensa valorização do preço do mel brasileiro exportado tem, pelo menos até outubro de 2025, conseguido mitigar a perda de receita”.

AGROLINK – Seane Lennon

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Agronegócio

Novo trimestre consolida recordes da suinocultura

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Foto: Pixabay

O Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado na quarta-feira (19) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), apontou que o terceiro trimestre de 2025 registrou “resultados históricos para a suinocultura brasileira”. Segundo a análise, entre julho e setembro o país alcançou os maiores volumes de produção, exportação, importação e disponibilidade interna de carne suína desde 1997, com base nos primeiros dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do IBGE e do Agrostat/Mapa.

No período, foram produzidas 1,49 milhão de toneladas, o que representa, de acordo com o boletim, “um aumento de 4,7% (66,8 mil t) em relação ao recorde anterior”, registrado no segundo trimestre de 2025. Em comparação com o mesmo intervalo de 2024, houve acréscimo de 6,1% (85,1 mil t).

Desse total, 391,97 mil toneladas foram destinadas ao mercado externo, o equivalente a 26,3% da produção nacional. O boletim destaca que as exportações cresceram “4,7% (17,6 mil t) em relação ao recorde do trimestre anterior” e aumentaram “7,7% (28,1 mil t) na comparação com o mesmo período de 2024”.

A análise também registrou o maior volume de importações já observado, com 6,72 mil toneladas, correspondentes a 0,5% da produção brasileira. Segundo o documento, o resultado supera em “10,2% (622 t) o recorde anterior, do 1º trimestre de 2019” e em “28,3% (1,5 mil t) o volume do mesmo período do ano passado”. Do total importado, 93,4% foram miudezas, 6,4% carne suína in natura e 0,2% carne industrializada.

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A disponibilidade interna alcançou 1,10 milhão de toneladas, considerado no relatório como “novo recorde nacional”. O volume excede em 44,3 mil toneladas (4,2%) o maior nível anterior, de 2023, e é 5,6% (58,5 mil t) superior ao registrado no terceiro trimestre de 2024.

O Deral também destacou que, nos últimos cinco anos, o terceiro trimestre superou o último em produção e exportação. A análise afirma que “espera-se que o mesmo aconteça neste ano” e que, caso haja novos avanços, a tendência é que “superem o recorde atual apenas de forma moderada”.

AGROLINK – Seane Lennon

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Agronegócio

Produção de morango varia e preços sobem em regiões do RS

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Foto: Seane Lennon

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar na quarta-feira (19), a produção de morango na região administrativa de Caxias do Sul, em Gramado, permanece abaixo do esperado para o período. A instituição informou que “a presença de flores e frutos em desenvolvimento indica boa produção para o final de ano”. As condições meteorológicas da última semana elevaram a incidência de ácaro-rajado, o que “demanda controle com inseticidas, que nem sempre é tão efetivo”. A fase de florescimento é considerada razoável, e as colheitas seguem inferiores ao normal.

Com o aumento do fluxo de turistas durante o Natal Luz e o menor volume colhido, os preços do fruto in natura variam de R$ 25,00 a R$ 35,00/kg, enquanto o congelado é comercializado a R$ 12,00/kg em Gramado. Em Nova Petrópolis, a instituição registrou “leve tendência de alta”, com valores entre R$ 20,00 e R$ 30,00/kg nas vendas para Ceasas, intermediários e mercados, e entre R$ 25,00 e R$ 35,00/kg no varejo direto.

Na região administrativa de Pelotas, o boletim aponta leve redução na oferta, embora haja floração abundante e boa sanidade das plantas e frutos. A ocorrência de oídio e ácaro tem sido controlada pelos produtores. Segundo o informativo, a insolação recente “melhorou a coloração e o sabor dos frutos”. Os preços permanecem estáveis, variando entre R$ 15,00 e R$ 35,00/kg, conforme a qualidade.

Na região de Santa Rosa, os cultivos iniciam nova floração. As cultivares Royal Roice e San Andreas têm apresentado bom desempenho, enquanto, na cultivar Albion, há registro de mortalidade de plantas. O informativo destaca que o morango classificado é comercializado a R$ 30,00/kg, e os frutos destinados à produção de sucos e geleias, a R$ 18,00/kg, com demanda considerada adequada.

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AGROLINK – Seane Lennon

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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