Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Projeto de Botelho institui o Dia do Lambadão em MT

Publicado

em

 

Mato Grosso deve instituir o Dia do Lambadão, a ser comemorado anualmente em 10 de setembro. Se aprovado o Projeto de Lei 318/24, de autoria do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT, a data irá constar no calendário oficial do Estado.

Vlademir Oliveira dos Reis, que é professor de dança, produtor da banda G4 e presidente o Instituto Digoreste, comemorou a iniciativa de Botelho. Reis já prepara as festividades para o Dia do Lambadão Municipal, em 10 de setembro, com o espetáculo “Ritmos Digoreste”, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na ALMT.

“Instituir essa data também no Estado é ótimo para nossa classe. Desde 2007 dou aula e nunca consegui inserir o projeto nos bairros e escolas. Sempre almejamos um dia específico em âmbito estadual para comemorar, pois a classe do lambadão tem impacto econômico muito grande. São mais de 15 eventos na baixada cuiabana todos os finais de semana, que empregam de forma direta de 70 a 100 pessoas por evento”, explicou Reis.

O projeto aguarda o parecer da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, antes de ser apreciado em Plenário. Objetivo é estimular a cultura e fomentar a economia com a geração de empregos e renda, uma vez que diversos eventos são realizados ao som do lambadão, principalmente nos finais de semana.

Publicidade

Na proposta, Botelho destaca a importância da participação das associações de músicos e de grupos de dança, além da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL para a regulamentação da proposta. “Este projeto visa o reconhecimento dessa importante manifestação cultural pelo Poder Público”, afirma o deputado Botelho.

Reconhecimento aguardado

Miguel Santana, um dos fundadores da tradicional banda Scort Som, que leva o ritmo lambadão por todos os rincões, disse que o projeto valoriza o lambadão mato-grossense. “Acho ótimo ter o dia do lambadão, ritmo que leva alegria onde toca”, afirmou.

Com três décadas de muito sucesso, os nove integrantes da banda Real Som também são especialistas quando o ritmo é o lambadão. “São 33 anos tocando os ritmos mato-grossenses de muito sucesso, e o lambadão é muito pedido nos eventos, nas casas de shows, o pessoal gosta demais e ter um dia específico para comemorar será excelente”, afirmou o vocalista da banda Real Som, Valdelício Garcia Rodrigues.

Histórico do ritmo popular

Publicidade

Ao destacar a trajetória de criação do ritmo lambadão, Botelho cita, no projeto, trechos da monografia de Dewis Caldas, jornalista e documentarista, que se tornou especialista no assunto. Ele define as duas principais características do lambadão mato-grossense: a lambada paraense e o rasqueado que, por sua vez, tem influência da polca paraguaia.

Em Mato Grosso, de acordo com Caldas, o ritmo chegou através de garimpeiros vindos do Pará para trabalhar em Poconé, Rosário Oeste e Várzea Grande, influenciando o poconeano Francisco da Guia Souza, o Chico Gil, in memorian, considerado o Rei do Lambadão. Seu primeiro sucesso foi “Ei, amigo”, a primeira música que balançou os eventos e foi regravada por diversos grupos locais.

As Bandas: Estrela Dalva, Os Maninhos, Real Som, Scort Som e Styllus Pop Som, primeiro grupo a gravar o sucesso “Toque Toque DJ”, que ganhou as rádios do país, foram mencionadas no PL 318/24.

RITMO FRENÉTICO – O Lambadão é um TV ritmo musical variante da lambada, cujas raízes são o carimbó/sirimbó, a lambada e o rasqueado.

(ITIMARA FIGUEIREDO)

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Com investimentos em infraestrutura e tecnologia, educação de MT passa a ser a 8ª melhor do país

Publicado

em

Crédito – Christiano Antonucci/Secom-MT

 

O ensino na Rede Estadual de Mato Grosso deu um salto histórico ao longo dos últimos seis anos, passando da 22ª posição para a 8ª melhor do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O resultado é fruto de uma série de melhorias nas políticas educacionais, que visam oferecer uma educação de qualidade na rede pública, investindo em infraestrutura, tecnologia de ponta, materiais didáticos e valorização dos profissionais.

“Temos trabalhado incansavelmente para transformar a educação pública de Mato Grosso em um verdadeiro instrumento de mudança social, e, graças ao empenho conjunto de gestores, professores, estudantes e famílias, já colhemos resultados positivos, demonstrando que estamos no caminho certo para uma educação pública de qualidade, que transforma vidas, impulsiona o desenvolvimento regional e prepara nossas crianças e jovens para os desafios do futuro”, afirmou o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Publicidade

Nos últimos seis anos, o Governo de Mato Grosso investiu para melhorar as condições das escolas, entregando prédios modernos, com salas de aula climatizadas e equipadas com smart tvs e chromebooks, gerando uma transformação tecnológica na Rede Estadual.

Até o momento, foram distribuídos mais de 142,7 mil chromebooks e 8,5 mil smart tvs, além de 27,2 mil notebooks para auxiliar os professores no planejamento e execução das aulas.

9A3A0817
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

A transformação tecnológica também envolve as aulas de robótica educacional, que foram inseridas no currículo de mais de 100 escolas estaduais a partir de 2023, dentre elas escolas do campo. O objetivo é fortalecer as habilidades organizacionais, sociais, comportamentais, cognitivas e de comunicação dos estudantes, além de tornar a escola mais interessante e conectada com a realidade do mundo atual.

Esse investimento tem rendido resultados positivos para a educação de Mato Grosso. No mês de abril, 10 estudantes das Escolas Estaduais Tiradentes e José Aparecido Ribeiro, ambas em Nova Mutum, participaram de um campeonato mundial de robótica nos Estados Unidos. O grupo passou por competições estaduais, regionais e nacionais, até ser selecionado para representar o Brasil. Nos EUA, os alunos disputaram 10 partidas classificatórias, vencendo 4 delas, e terminaram em 54º lugar, entre 75 equipes.

robótica_ estudantes_-9
Equipe Mutum X representou Mato Grosso e o Brasil em competição internacional | Foto: Mayke Toscano/Secom

Infraestrutura escolar

Ao longo dos últimos seis anos, o Governo de Mato Grosso entregou 33 novas escolas para atender a comunidade escolar e ainda constrói outras 49. Também estão em construção 30 Colégios Estaduais Integrados, que serão um novo modelo de escola pública, com laboratórios, bibliotecas, salas amplas, climatizadas e equipadas com chromebooks e smart tvs.

Cinco dessas unidades-modelo já foram entregues, como as duas do Complexo Educacional do bairro Pedra 90, em Cuiabá, que abriga as Escolas Estaduais Malik Didier e Mário de Castro, inauguradas pelo governador Mauro Mendes neste mês de maio. Juntas, as unidades atendem 3,3 mil alunos da região.

Publicidade
CEI 03 e 04 Pedra 90-3631
Colégio Estadual Integrado 4 Malik Didier foi inaugurado no Pedra 90 neste mês de maio | Foto: Michel Alvim/Secom

Outras escolas também passaram por melhorias, sendo que 70 já foram reformadas, como a Escola Estadual Ledy Anita Brescancin, em Campo Verde, e 98 ainda estão em obras, como a Escola Estadual Raimundo Pinheiro, em Cuiabá.

Muito além de nova pintura, as reformas envolvem a modernização das unidades, readequando as instalações para oferecer espaços dignos e de qualidade para os estudantes.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também está implantando novas quadras poliesportivas para a prática de aulas de educação física e projetos sociais. Até o momento já foram 36 novas quadras entregues e outras 19 foram reformadas. Ainda, 70 unidades estão passando por obras.

Escola Estadual Leovegildo de Melo-5151
Escola Estadual Leovegildo de Melo ganhou quadra poliesportiva para práticas de atividade física | Foto: Michel Alvim/Secom

Ensino militar

O Programa Estadual de Escolas Cívico-Militares, instituído pelo Governo do Estado em 2024, visa melhorar a qualidade da educação por meio de um modelo de gestão que integra a educação cívico-militar aos aspectos pedagógicos. No ano passado, o Estado contava com 31 escolas cívico-militares. Já para 2025, a previsão é de que 100 unidades estejam em funcionamento.

O Governo também ampliou de 8 para 29 o número de escolas militares, e o bom desempenho dos estudantes dessas unidades em avaliações como o Ideb tem demonstrado que o modelo contribui para a entrega de uma educação de qualidade.

escola técnica_primavera do leste
Escola Estadual Militar Tiradentes em Primavera do Leste | Foto: Mayke Toscano/Secom

Valorização

Outro marco na educação nos últimos seis anos foram as políticas de valorização dos estudantes e professores. Como forma de incentivo aos estudos, o Governo de Mato Grosso lançou o programa MT no Mundo, que leva os 100 melhores alunos e 15 professores para um intercâmbio cultural na Inglaterra, com todas as despesas pagas pelo Estado. Atualmente, o programa está na terceira edição.

Publicidade

Já os professores passaram a contar com 14º e 15º salários, desde 2023, como forma de incentivo para que os profissionais tenham a capacitação continuada e melhorem o desempenho nas atividades educacionais.

Camilla Zeni | Secom-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Seciteci leva projeto sobre descarte de lixo eletrônico a Chapada dos Guimarães

Publicado

em

Crianças conhecem tenda do Recytec durante passagem por Tangará da Serra – Foto por: Ascom Seciteci

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realiza, na quinta e sexta-feira (15 e 16.5), a 1ª edição do Recytec Itinerante. A iniciativa irá oferecer, em Chapada dos Guimarães, extensa programação com palestras, oficinas e apresentações sobre descarte consciente de lixo eletrônico para toda a comunidade do município, principalmente o público escolar.

Idealizada pelo programa de recondicionamento de computadores – Recytec –, a programação contará com o Museu de Tecnologia, gincanas e um bate papo com os participantes sobre o descarte de eletrônicos. O evento será realizado na Rua Tiradentes, nº 190, Centro (em frente à Prefeitura Municipal), das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h45.

O programa Recytec é fruto de uma parceria do Governo de Mato Grosso, através da Seciteci, com a Organização Não Governamental (ONG) Programando o Futuro. O projeto promove o descarte adequado de lixo eletrônico através de eventos e campanhas de coleta destes resíduos.

O Circuito Itinerante do MT Ciências também participará da ação com oficinas de robótica criativa e foguetes de garrafa PET, além de levar o planetário digital, óculos de realidade virtual e toda a estrutura da carreta, composta por quatro salas temáticas, com 22 instalações, que exploram conhecimentos variados.

Publicidade

O superintendente de Projeto e Captação de Recursos da Seciteci, Mauricio Dias, explica que o Recytec Itinerante surgiu a partir da ideia de ampliar a concepção do descarte consciente no Estado. Ele também ressalta a importância da participação do MT Ciências na popularização da ciência e tecnologia em lugares onde o acesso a estas áreas é mais restrito.

“Embora o evento seja aberto ao público em geral, iremos buscar atender principalmente as escolas para que essa consciência ambiental já faça parte da formação destas crianças e jovens”, completou o superintendente.

O Recytec Itinerante terá outras duas edições ainda neste mês. Após Chapada dos Guimarães, o evento irá passar por Poconé, entre 22 e 23 de maio, e em Santo Antônio do Leverger, nos dias 29 e 30 de maio.

Gabriel Vieira | Seciteci-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

“Governo está melhorando a vida de quem mora no campo e na cidade”, afirma senador

Publicado

em

O senador Jayme Campos, em discurso ao lado do governador Mauro Mendes -Crédito – Mayke Toscano/Secom

 

O senador Jayme Campos afirmou que o Governo de Mato Grosso, por meio das obras e ações realizadas nos 142 municípios, “está melhorando a vida de quem mora no campo e na cidade”.

A fala ocorreu durante a entrega de 123 quilômetros de asfalto novo em quatro rodovias de Rondonópolis, realizada neste sábado (10/5) pelo governador Mauro Mendes.

“Muita gente não imaginava que um dia esse asfalto ia chegar. Mas o Governo está dando condições para os nossos produtores e melhorando a vida da nossa população, seja no campo, seja na cidade”, destacou.

Publicidade

Em Rondonópolis, o Governo de Mato Grosso inaugurou asfalto novo nos seguintes trechos: da MT-383 até a Vila Naboreiro; da MT-459 entre Pedra Preta e o Terminal; da MT-471 até a Comunidade Miau; e da MT-471/040 até o Assentamento Carimã.

“O Governo de Mato Grosso tem propiciado grandes avanços em termos de rodovias, com quase 5 mil quilômetros de estradas pavimentadas, sem contar as restauradas, melhorando sobremaneira a questão do transporte em nosso estado”, frisou.

Também participaram das entregas: o vice-governador Otaviano Pivetta; os deputados federais Rodrigo da Zaeli e Gisela Simona; o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi; os deputados estaduais Nininho, Sebastião Rezende, Thiago Silva, Julio Campos e Valmir Moretto; os prefeitos Alexandre Lopes (Campo Verde), Barga Rosa (Guiratinga), Sérgio Machnic (Primavera do Leste) e Clenei Parreira (Ponte Branca); o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Leonardo Bortolin; os secretários de Estado Fabio Garcia (Casa Civil), Marcelo de Oliveira (Infraestrutura) e Rogério Gallo (Fazenda); o ex-governador Rogério Salles; e dezenas de lideranças da região.

Lucas Rodrigues | Secom/MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência