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Agronegócio

Frete marítimo enfrenta novo aumento de 10% e previsão de instabilidade até agosto

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Reprodução

O cenário do frete marítimo global continua desafiador em 2024, com um novo aumento previsto de cerca de 10% nas taxas, afetando especialmente setores como commodities e produtos refrigerados no Brasil. Segundo Mario Veraldo, CEO da MTM Logix, além dos altos encargos de juros que inicialmente indicavam uma desaceleração econômica, a persistência da demanda robusta e o crescimento do consumo global têm forçado ajustes significativos nas tarifas.

Pressões e Tendências do Mercado

Um dos fatores que contribuem para o aumento das taxas é o movimento de empresas chinesas, que estão aumentando os volumes de envios para países como México e Brasil, aproveitando as vantagens do nearshoring. Isso, combinado com desafios logísticos como a devolução de contêineres vazios, tem criado um déficit na disponibilidade de transporte, elevando ainda mais os custos.

Impacto nos Setores e Empresas

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Empresas como SHEIN exemplificam esse movimento, expandindo sua produção no Brasil e estabelecendo parcerias com centenas de fábricas locais. O aumento nos custos de transporte tem repercussões variáveis, mas significativas, dependendo do setor e do porte da empresa. Por exemplo, um contêiner que custava US$ 2.000 em 2023 agora pode chegar a US$ 5.000, um incremento de 150%, refletindo-se em acréscimos menores por unidade de produto, mas que impactam os preços finais ao consumidor.

Estratégias e Recomendações

Para mitigar os impactos, Veraldo recomenda estratégias como negociações flexíveis de contratos de frete, diversificação das cadeias de suprimentos e adoção de tecnologias avançadas de controle logístico. Essas medidas visam otimizar o planejamento e a execução das operações, essenciais diante da volatilidade das tarifas e das condições de mercado.

Em face da instabilidade contínua, é crucial para as empresas analisar cuidadosamente suas estratégias de suprimento e demanda, assegurando que as mercadorias cheguem ao mercado no momento certo e de maneira eficiente. Apesar dos desafios, adaptar-se às novas realidades do frete marítimo global é essencial para manter a competitividade e a sustentabilidade operacional no cenário atual.

Fonte: Portal do Agronegócio

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Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Agronegócio

Soja disponível em Mato Grosso sobe 1% e média vai a R$ 122

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foto: arquivo/assessoria

O preço da soja em Mato Grosso teve alta de 1,07% semana passada, no comparativo com a anterior, devido ao aumento no prêmio exportação, e fechou na última sexta-feira cotada a R$ 102,88, no indicador do IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).

Pautado pela ausência de compra chinesas e pela ampla oferta da oleaginosa nos Estados Unidos, o preço corrente da soja em Chicago caiu 0,10% em relação a semana passada

O indicador Prêmio Santos apresentou uma valorização de 11,17% frente à semana anterior, encerrando o período na média de ¢US$ 199,00/bu, conclui o IMEA, no boletim semanal, divulgado há pouco.

Só Notícias

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Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Agronegócio

Milho em Mato Grosso tem nova alta e média vai a R$ 44, constata IMEA

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foto: arquivo/assessoria

O preço do milho em Mato Grosso fechou na última sexta-feira cotado a R$ 44,57/saca, alta de 1,98% em relação à última semana.

A diferença entre os preços de milho disponível em Mato Grosso e o preço na CME- Group se encurtou em 5,86% ante a última semana, motivado pela alta no preço no Estado.

A moeda norte-americana caiu 0,69% ante a última semana, e fechou na média de R$ 5,40/US$, devido à pressão na expectativa de corte de juros dos Estados Unidos.

Só Notícias

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Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

 

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Agronegócio

Vietnã recebe as primeiras 27 toneladas de carne bovina brasileira

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Divulgação

 

O Vietnã recebeu, nesta semana, o primeiro embarque de carne bovina brasileira, uma carga de 27 toneladas do corte patinho. A remessa marca o início efetivo das exportações para o país asiático, após a abertura de mercado concluída em março deste ano.
O anúncio da abertura foi feito em 28 de março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após encontros oficiais com a liderança vietnamita, incluindo o primeiro-ministro Phạm Minh Chính. “Depois de muitos anos de tentativas, o primeiro-ministro anunciou que finalmente vai comprar a carne brasileira. É uma notícia extraordinária e acho que é muito importante para o Vietnã e para o Brasil”, declarou o presidente Lula na ocasião.

O presidente também destacou que a aproximação abre espaço para investimentos em frigoríficos brasileiros no Vietnã, o que pode transformar o país em uma plataforma de exportação para todo o Sudeste Asiático.

Em 2024, o Vietnã importou US$ 3,9 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, com destaque para cereais, farinhas, fibras têxteis e o complexo soja. Com uma população de 101 milhões de habitantes, o 14º país mais populoso do mundo representa um mercado em expansão para o agronegócio brasileiro.

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O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, avaliou o embarque como uma conquista para a agropecuária brasileira. “Cada novo destino alcançado representa mais renda para o produtor rural, mais empregos no Brasil e a certeza de que a nossa produção encontra espaço nas mesas de milhões de pessoas ao redor do mundo”, disse.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, acrescentou que o resultado é fruto de um trabalho conjunto. “O primeiro embarque materializa um esforço que envolveu governo e setor privado. O acesso ao mercado vietnamita se soma às mais de 430 aberturas já alcançadas nesta gestão, amplia a presença do Brasil no mercado asiático, fortalece nossa balança comercial e diversifica destinos”.

A cerimônia que marcou a chegada da carga ao país contou com a presença do adido agrícola do Brasil no Vietnã, Juliano Vieira, que vem participando ativamente das negociações e apoiando a aproximação entre os setores privados dos dois países. A atuação dos adidos agrícolas tem sido decisiva na expansão internacional do agro brasileiro: mais de dois terços das aberturas de mercado ocorreram em postos que contam com adidância agrícola.

Produção recorde

Em 2024, a pecuária brasileira registrou produção recorde. A carne bovina alcançou 10,9 milhões de toneladas, enquanto o total das carnes bovina, suína e de aves somou mais de 31 milhões de toneladas, consolidando o Brasil como um dos principais fornecedores globais de proteínas.Com o início das exportações ao Vietnã, os dois países aprofundam uma relação comercial que já movimenta bilhões de dólares em produtos agropecuários. A expectativa é que o fluxo de embarques se intensifique nos próximos meses, ampliando a presença do Brasil no Sudeste Asiático e consolidando a cooperação técnica e sanitária entre os dois países.

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Fonte: Assessoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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