Conecte-se Conosco

Transporte

Governo de MT cria fundo para destinar valores confiscados do crime organizado à Polícia Civil

Publicado

em

PC-MT

O Governo de Mato Grosso criou o Fundo Especial da Polícia Judiciária Civil (Fundepol) para destinar valores confiscados em investigações da Polícia Civil, após condenação definitiva, para a modernização e estruturação da instituição.

Para a delegada-geral da PJC, Daniela Maidel, o Fundepol permitirá que os valores confiscados do crime organizado sejam reinvestidos no Estado para aprimorar o serviço de segurança pública, sendo aplicados em capacitações, modernização, infraestrutura tecnológica, entre outras ações.

“Essa medida, fundamental para o fortalecimento e crescimento institucional, é inspirada em experiências positivas de outros estados, que obtiveram grandes avanços com a implementação do Fundo da Polícia Judiciária Civil, como Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal”, destacou Daniela Maidel.

De acordo com estudo realizado pela Diretoria da Polícia Civil, em conjunto com as Secretarias de Estado de Segurança Pública e de Planejamento e Gestão, a criação do Fundepol evitará a perda de recursos arrecadados em operações da PJC no combate a crimes como o de lavagem de dinheiro.

Segundo o delegado-geral adjunto, Rodrigo Bastos da Silva, antes da criação do Fundo, os valores confiscados nas investigações eram encaminhados integralmente para a União.

Publicidade

A criação do Fundepol, conforme o delegado, fortalecerá as ações de enfrentamento às facções criminosas, possibilitando a modernização dos instrumentos utilizados no combate ao crime.

“A partir de agora, a receita proveniente das apreensões decorrentes de investigações da Polícia Civil será destinada à gestão administrativa da instituição, promovendo um combate mais dinâmico às facções e outros delitos, e oferecendo uma resposta mais rápida e eficiente à população mato-grossense”, explicou o delegado-geral adjunto.

Sancionada pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta, a Lei nº. 12.605, que cria o Fundo Especial da Polícia Judiciária Civil, é respaldada pela Lei Federal 14.735/2023 e foi publicada na edição de segunda-feira (15.07) do Diário Oficial do Estado. Acesse aqui.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

PRF apreende 330 quilos de drogas em carretas carregadas em Mato Grosso

Publicado

em

foto: assessoria

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 330 kg de pasta base de cocaína durante uma ação de fiscalização na BR-364, em Jataí (GO). A droga havia sido carregada em Sapezal (510 km de Cuiabá). A ocorrência iniciou após análise de risco, que identificou duas carretas suspeitas de transportarem ilícitos. As equipes realizaram abordagens em pontos distintos da rodovia, nos quilômetros 179 e 191.

Ambos os caminhões apresentavam as mesmas características e pertencem à mesma empresa. No primeiro caminhão, o condutor demonstrou nervosismo excessivo e apresentou informações contraditórias durante a entrevista. Na vistoria, os policiais encontraram malas com tabletes de cocaína escondidos na cabine e em compartimentos laterais. Já no segundo veículo, o motorista assumiu de imediato que transportava entorpecentes e indicou que levava cinco malas com o mesmo tipo de droga.

Questionados, os motoristas informaram que pegaram a carga em Sapezal e a levariam para Uberlândia (MG). Os dois homens, de 35 e 36 anos, foram encaminhados, junto com a droga e os veículos, para a Delegacia de Polícia Civil em Jataí. Eles responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Redação Só Notícias

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Morador é preso suspeito de amputar patas de cachorro em Mato Grosso

Publicado

em

foto: assessoria/arquivo

 

Um idoso de 73 anos foi preso, hoje, em Cuiabá, suspeito de ter amputado as patas do cachorro do qual era tutor e manter um espaço de reciclagem irregular, no bairro Altos da Serra. O homem foi conduzido para a Delegacia de Meio Ambiente (Dema), onde permanece à disposição da justiça.

A ocorrência iniciou após uma denúncia recebida pelo Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam). O denunciante relatava a possibilidade de maus-tratos a um cachorro. Em resposta, uma equipe do Juizado deslocou-se até o endereço indicado, onde encontrou o idoso, que se apresentou como o tutor do animal.

Durante a investigação, a equipe apurou que uma vizinha já havia resgatado o animal. A mulher pediu apoio a uma ONG, que encaminhou o cachorro para uma clínica veterinária. Ao chegar na clínica veterinária, a equipe foi surpreendida com a situação do animal, que teve as duas patas traseiras amputadas. O laudo feito pela veterinária mostra que o corte foi reto, o que dá indícios do uso de um facão, um machado ou outro objeto cortante que causou o ferimento.

Publicidade

Ao inspecionar o local onde o animal foi encontrado, a equipe deparou-se com a prática de crime de poluição ambiental, caracterizado pelo acúmulo de resíduos sólidos. Foi constatado que o idoso operava uma reciclagem na residência sem possuir o alvará e a licença ambiental de funcionamento necessários, e ainda estava acumulando resíduos em via pública (calçada). Essa conduta configura múltiplos crimes ambientais, incluindo “construir ou fazer funcionar estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores sem licença” e “causar poluição que resulte ou possa resultar danos à saúde humana ou mortandade de animais ou destruição significativa da flora”, ambos previstos na Lei de Crimes Ambientais.

Redação Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Veículo roubado é localizado abandonado em Água Boa; proprietária é de Barra do Garças

Publicado

em

Foto: PMMT/Reprodução

Na tarde do último sábado (13), a Polícia Militar de Água Boa localizou um cavalo mecânico Scania/R 440 A6X4, cor branca, que havia sido registrada como roubado. O veículo foi encontrado abandonado em frente à Cargill, na MT-240, ao lado de uma borracharia.

Após checagem no sistema, os militares confirmaram que a unidade possuía registro de roubo/furto.

O caminhão trator estava sem bateria e sem as chaves, o que impossibilitou a remoção imediata. A proprietária foi localizada e informou que viria de Barra do Garças para realizar a retirada do veículo.

O caso foi registrado em boletim de ocorrência pela Polícia Militar e encaminhado à Polícia Judiciária Civil, que dará sequência às investigações.

Publicidade

AguaBoaNews

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência