Conecte-se Conosco

Transporte

“Greve do Ibama causa colapso financeiro em empresas de exportação de madeira”, afirmam Fiemt e FNBF

Publicado

em

Em meio à crise causada pela greve dos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que iniciou em 1º de julho, empresas de todo o Brasil enfrentam um colapso financeiro devido à paralisação na emissão de licenças para exportação.

Para Frank Almeida, presidente em exercício da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e Fiemt e presidente do Fórum Nacional de Base Florestal (FNBF), a situação é muito grave e a cada dia que passa o prejuízo é maior.

“Estamos trabalhando para tentar amenizar os efeitos da greve, que tem sua legitimidade. Mas, ao mesmo tempo, tem gerado prejuízos sem precedentes em empresas não só em Mato Grosso, mas em todo o Brasil”, afirmou Frank.

Em Mato Grosso, mais de 2 mil m³ de madeira legal e rastreável, oriundos de manejo florestal, estão impedidas de serem exportadas pela falta de emissão da Licença, Permissão, Certificado e Outros Documentos (LPCO) pelo Ibama. Além disso, essa paralisação tem provocado acúmulo de mercadorias nos portos brasileiros.

“Em Belém (PA), pelo menos 500 contêineres de madeira estão parados no porto. Já em Paranaguá (PR), nós temos algo próximo de 300 contêineres. Fora os contêineres de Rondônia, Acre, Amazonas. Só no estado de Mato Grosso, nós temos mais de 2 mil metros cúbicos de madeira de exportação que estão parados nas empresas sem poder ter feito seu faturamento”, ressaltou o presidente da Fiemt.

Publicidade

Diante desse cenário, a Fiemt e o FNBF têm buscado diálogo com diversos órgãos do Governo Federal. “Estamos procurando a várias mãos, procuramos o Ministério do Ambiente, o Ibama, para que a possamos ter um tratamento diferenciado para isso. O governo precisa ser sensível à pauta, sentar-se com o servidor, escutar, negociar uma proposta e voltar à normalidade”, enfatizou o industrial.

O impacto da greve transcende o setor de base florestal, afetando também armazéns e outros setores. “Não só o setor de base florestal está sendo afetado, os armazéns estão cheios, não conseguem mais receber mercadorias de diversos outros setores, e o colapso que ora está no porto vem subindo e hoje já atingiu as empresas mato-grossenses, paraenses, ou seja, toda a cadeia de exportação brasileira”, finalizou.

Fonte: Assessoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

PM apreende 50 tabletes de drogas, rádios comunicadores e munições em Mato Grosso

Publicado

em

foto: assessoria

A Polícia Militar apreendeu, ontem, 50 tabletes de substância análoga à maconha e prenderam um homem, de 21 anos, suspeito de tráfico de drogas, em Cáceres. Com ele, foram recolhidos ainda dois rádios comunicadores, 22 munições de calibres diversos, um carregador de pistola e uma motocicleta.

Durante a Operação Resposta Imediata, as equipes receberam uma denúncia de que uma casa no bairro Carvalhada II havia uma grande quantidade de entorpecente e que um integrante de uma organização criminosa seria o responsável pela sua comercialização. Os militares reforçaram o patrulhamento na região e flagraram o denunciado saindo do imóvel em uma motocicleta. Ele foi abordado em seguida. Questionado sobre os ilícitos, ele confessou que havia 30 tabletes na residência e que outros 20 estavam enterrados no quintal.

As equipes ainda encontraram na casa algumas munições. Conforme informações do suspeito, havia outros materiais ilícitos em outra residência. No local, foram localizadas novas munições, o carregador e os rádios comunicadores que estavam escondidos no forro de um banheiro.

O suspeito e todo o material apreendido foram entregues à delegacia.

Publicidade

Redação Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Militar prende homem por agredir e ameaçar a namorada em Nova Mutum

Publicado

em

PMMT

 

A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu um homem por agredir uma adolescente, na noite deste domingo (15.2), em Nova Mutum. A vítima teve lesões no rosto e pescoço, após o suspeito desferir socos e chutes.

A equipe policial foi acionada para uma ocorrência em que uma adolescente foi agredida pelo namorado. Os policiais se deslocaram até o endereço indicado, próximo a uma unidade de atendimento médico, e localizaram a menor.

Em relato à PM, a vítima informou que estava na casa de sua mãe com o suspeito, que estava ingerindo bebida alcoólica. Ao retornar para a sua residência, o homem iniciou uma discussão com xingamentos. A adolescente ressaltou que permaneceu em silêncio e foi tomar banho.

Publicidade

Em seguida, o homem desferiu um soco em seu rosto e diversos chutes pelo corpo, além de ter sido arrastada pelos cabelos. A vítima conseguiu fugir e foi encaminhada a uma unidade hospitalar.

Os policiais iniciaram as buscas pelo suspeito que foi localizado em sua residência. Questionado sobre a violência, o homem permaneceu em silêncio e foi detido. A equipe identificou que ele possui passagem criminal por lesão corporal.

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a delegacia, para as providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Publicidade

Da Assessoria | PMMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Homem acaba preso após agredir esposa e ameaçar irmão e enteada em Sorriso

Publicado

em

foto: Só Notícias/arquivo

Um homem de 47 anos foi preso, ontem à noite, suspeito de ameaça e tentativa de lesão corporal contra uma mulher de 64 anos. Segundo a Polícia Militar, ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito deitado ao solo, já contido por familiares com amarras, aguardando a chegada da equipe.

Conforme o boletim de ocorrência, o homem apresentava sinais visíveis de embriaguez, comportamento extremamente alterado e pequenas lesões na face, além de escoriações pelo corpo. Testemunhas relataram que ele vinha ingerindo bebida alcoólica desde o período da manhã, consumindo cerveja e whisky, e permaneceu agressivo durante todo o dia, provocando conflitos com os familiares.

Por volta das 19h, o suspeito teria tentado agredir a esposa, por motivos considerados fúteis. Ele foi contido pelo irmão, de 42 anos, com auxílio de outros familiares. Segundo os relatos, foi necessária a imobilização com amarras para evitar novas agressões, já que o homem resistiu.

Ainda conforme a ocorrência, o suspeito também tentou agredir a enteada e proferiu ameaças contra a esposa, a enteada e o próprio irmão. Mesmo com a presença da Polícia Militar, ele continuou exaltado, utilizando palavras de baixo calão e reiterando ameaças.

Publicidade

O Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar atendimento ao suspeito devido às lesões apresentadas. Em seguida, ele recebeu voz de prisão pelos crimes de ameaça e tentativa de lesão corporal no âmbito da violência doméstica. Após atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e liberação médica, o homem foi encaminhado à delegacia.

Redação Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência