Conecte-se Conosco

Café

Soluções biológicas ajudam a mitigar adversidades no plantio de café

Publicado

em

Com o uso de tecnologias nutricionais na preparação de um solo saudável, os cafeicultores têm capacidade de prevenir os desafios produtivos – Assessoria

 

O potencial produtivo de uma planta de café é alcançado através do manejo adequado do solo, que proporciona nutrientes essenciais para o desenvolvimento e maturação da lavoura. Além disso, essa estratégia de produção contribui para induzir a resistência da planta, mitigando perdas em situações de adversidades climáticas. Já está comprovado que combinar o uso de soluções biológicas para o controle de patógenos, práticas de adubação e outros cuidados necessários para expressar todo o potencial genético da planta resulta em grãos mais pesados e de melhor qualidade.

A produção pode sofrer intempéries climáticas e hídricas, ações danosas ao desenvolvimento do plantio, em momentos decisivos no ciclo do cultivo. Um levantamento da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) mostrou o quanto a produção cafeeira da região foi atingida pela falta de chuvas e excesso de calor durante o último trimestre de 2023, época de floração e enchimento de grãos. Estes fatores provocaram uma quebra na safra 2024 do grão da segunda bebida mais consumida mundialmente. De acordo com a Emater-MG, a queda está diretamente relacionada aos fatores climáticos que assolaram a região.

O engenheiro agrônomo Wellington Carvalho, gerente de vendas da Alltech Crop Science, destaca que a preparação prévia do solo é fundamental para mitigar os efeitos das adversidades encontradas pelos cafeicultores. “Uma abordagem eficaz envolve induzir a resistência das plantas através da aplicação de soluções biotecnológicas. Isso permite preparar a planta para enfrentar melhor situações de estresses hídrico e climático, garantindo sua adaptação mais tranquila a condições adversas”, enfatiza.

Publicidade

Segundo o especialista, uma preparação adequada do solo cria condições para uma produção mais resistente a doenças fitossanitárias. “Um bom manejo nutricional ajuda a planta a responder melhor aos precursores hormonais e indutores de resistência, o que resulta em melhor desempenho. Ao integrarmos este processo com o uso de soluções químicas, conseguimos ter um controle mais eficaz do cafeeiro, incluindo o controle melhorado da ferrugem e da Phoma”, destaca.

Como cultura perene, o manejo do café demanda a construção de um solo supressivo e saudável, aponta o engenheiro agrônomo. Carvalho ressalta que, ao aliarem esta condição com métodos como rotação de culturas, uso de matéria orgânica e plantio direto, os cafeicultores otimizarão ainda mais a produção do grão. “Quando há uma base bem estabelecida no momento do plantio e um cuidado contínuo com a cultura, isso pode trazer uma alta produtividade”, comenta.

Feira de Negócios Coocafé

Para ajudar os cafeicultores a alcançarem resultados produtivos e maximizarem a eficiência e o rendimento nas lavouras, a Alltech Crop Science estará presente na 13ª edição da Feira de Negócios Coocafé, em Lajinha (MG). Entre os dias 1º a 3 agosto, a empresa apresentará uma variedade de soluções, que vão da proteção, nutrição e cuidado com o solo, como o Coppercrop™, o Liqui-Plex Fruit™ e o Soil-Plex Active™. Organizado pela Coocafé, cooperativa que conta com mais de 11 mil cooperados, o evento possibilita aos produtores conhecerem as principais inovações do setor e fecharem negócios. “Estaremos com uma equipe preparada para atender os cooperados”, conclui o gerente de vendas da Alltech Crop Science.

Sobre a Alltech Crop Science

Publicidade

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech, desenvolve soluções naturais para enfrentar os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas áreas de nutrição, solo, proteção e performance, auxiliamos na promoção da sustentabilidade e da rentabilidade do produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é composta pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).

Informações para imprensa:

Tel: (41) 99958-5463 – Olavo Pesch
Tel: (41) 99505-8888 – Gabriel Santos
[email protected]

Assessoria

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Café

Faesp Informa: Cupping de Cafés Diferenciados abre portas para negócios lucrativos

Publicado

em

Divulgação

 

A 3ª edição do Cupping e Negócios de Cafés Diferenciados do Sistema CNA/Senar oferece uma excelente oportunidade para os produtores rurais fecharem negócios e se conectarem diretamente com compradores nacionais e internacionais.

O evento, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), acontecerá durante a Semana Internacional do Café, de 20 a 22 de novembro, em Belo Horizonte.

Os produtores interessados têm até 1º de outubro para se inscreverem pelo link: cnabrasil.org.br/cuppingcafe24. Já os compradores podem manifestar interesse até 15 de novembro. O Cupping visa dar visibilidade aos cafés que possuem atributos de agregação de valor, facilitando contatos comerciais e diversificando os canais de venda.

Publicidade

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas categorias produtor e comprador. Mais detalhes estão disponíveis no regulamento, acessível no mesmo link de inscrição.

O evento conta com parceiros como a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o Sebrae, por meio do programa ‘Juntos pelo Agro’, e a empresa da especialista em cafés especiais Helga Andrade.

A Semana Internacional do Café é a maior feira do setor na América Latina e a quinta maior do mundo, destacando inovação, tendências de mercado e conexões de negócios.

Mario Teixeira

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Café

CAFÉ/CEPEA: Queimadas causam perdas pontuais; falta de umidade preocupa

Publicado

em

Divulgação

Os incêndios registrados em cafezais da praça de Mogiana Paulista não causaram prejuízo significativo, apenas perdas pontuais, conforme relatos de agentes consultados pelo Cepea. Segundo pesquisadores deste Centro, o maior problema continua sendo a falta de umidade, o que tem preocupado produtores quanto à oferta para a próxima safra.

O clima adverso vem se arrastando desde os efeitos do El Niño, no segundo semestre do ano passado, afetando a produção nacional de café, que está abaixo do esperado. Nesse cenário, cafeicultores aguardam um retorno de chuvas mais frequentes em setembro em volumes suficientes para mitigar os efeitos do estresse hídrico em que as plantas atualmente se encontram, ainda conforme acompanhamento do Cepea. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: Diárias de Mercado

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Café

CAFÉ/CEPEA: Indicador do robusta segue renovando recordes

Publicado

em

entenda-lei-que-determina-ao-governo-‘priorizar’-cafe-robusta-para-consumo-na-administracao-publica-em-ro

Divulgação

 

Em alta desde o último trimestre de 2023, os preços do café robusta atingiram patamares recordes reais em março/24, os quais vêm sendo renovados com certa frequência nas últimas semanas. Nessa segunda-feira, 26, o Indicador CEPEA/ESALQ do tipo 6, peneira 13 acima, fechou a R$ 1.378,89/saca de 60 kg, maior valor real da série histórica do Cepea, iniciada em novembro de 2001 (deflacionamento pelo IGP-DI de junho/24).

Na parcial de agosto (até o dia 26), o Indicador desta variedade acumula avanço de 107,61 Reais/sc ou de 8,5%. Segundo pesquisadores do Cepea, as valorizações estão relacionadas à expectativa de oferta mais restrita por parte do Vietnã e às limitações de produção do Brasil, uma vez que a safra 2024/25 do robusta nacional ficou aquém do potencial. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: Diárias de Mercado

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência