Conecte-se Conosco

Transporte

Corpo de Bombeiros combate 17 incêndios florestais em Mato Grosso nesta segunda-feira (12)

Publicado

em

Michel Alvim – Secom-MT

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 17 incêndios florestais no Estado nesta segunda-feira (12.08). Atuam 115 bombeiros, cinco aviões, 36 viaturas entre caminhões-pipa e caminhonetes, 16 máquinas e um barco.

No Pantanal, 59 bombeiros estão distribuídos na RPPN Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; na Fazenda Cambarazinho e Porto do Triunfo, em Poconé; na divisa com a Bolívia e em Porto Conceição, em Cáceres. Os militares contam com três aviões, 12 viaturas, quatro máquinas e um barco.

Auxiliam nas ações oito funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), três membros da Defesa Civil do Estado, um integrante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), brigadistas do ICMBio e Ibama, militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.

Publicidade

Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.

No Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, são 13 bombeiros, enquanto em Cuiabá, nas regiões do Distrito da Guia, Usina do Manso, Aguaçu e Campo Limpo, são 12 militares.

Trinta e quatro combatem incêndios florestais na APA Nascente do Rio Paraguai, em Diamantino; no Sitio Salvador, em Aripuanã; na Fazenda Luz do Luar, em Juína; na Fazenda Renascer, em Alto Paraguai; na Fazenda Batovi, em Tesouro; próximo ao Grupo de Artilharia de Campanha, em Rondonópolis; e em Mimoso.

Monitoramento de incêndios

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora incêndios na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, entre Aripuanã e Colniza; Fazenda Floresta VII, em Apiacás; na Fazenda Guanabara e Vale Verde, em Marcelândia; na Fazenda Coroados do Norte II, em Paranaíta; na Fazenda Bauru, em Colniza; no Parque Estadual Cristalino e na Fazenda Conquista, em Novo Mundo; na Fazenda Bonanza, em Cláudia; no Boeing Beneficiamento de Madeiras, em Vera; em Santo Antônio 1B, em Tapurah; na Fazenda São Longuinho, em Nova Ubiratã; nas Fazendas São Paulo e Três Formigas, em Tabaporã; na Fazenda Tauá, em Nova Mutum; na Fazenda Maika, em União do Sul; no Sitio Bom Descanso, em Sinop; na Fazenda Garcias, em Nova Bandeirantes; em Santa Carmem, Cocalinho e Nossa Senhora do Livramento.

Publicidade

O BEA monitora incêndios florestais na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo, e na Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande, na região de Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim. Por serem áreas indígenas, o combate deve ser feito por órgãos do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros não foi acionado.

Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.

A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu 53 incêndios florestais no Estado, em Cuiabá, Pontes e Lacerda, Chapada dos Guimarães, Sorriso, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Poconé, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Barão de Melgaço, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Canarana, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Canabrava do Norte, Itanhangá, Primavera do Leste, Paranaíta, Nova Mutum, Sinop, São José do Rio Claro, Alto Araguaia, Novo Santo Antônio, Poxoréu, Cláudia e Canarana, em Jaciara, em Confresa; e em Barra do Garças.

Publicidade

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 762 focos de calor entre domingo e segunda-feira, conforme última checagem às 16h30, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 370 se concentram na Amazônia, 285 no Cerrado e 107 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

Secom-MT

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícia Civil deflagra 52 operações em março e intensifica combate às facções criminosas

Publicado

em

A Polícia Civil intensificou as ações de enfrentamento à criminalidade e deflagrou, no decorrer do mês de março, um total de 52 operações policiais em todo o Estado, evidenciando o fortalecimento das atividades investigativas e a atuação estratégica da instituição no combate, especialmente, às facções criminosas.

As operações são resultado de investigações conduzidas pelas Diretorias de Atividades Especiais (DAE), Metropolitana e de Interior, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), com foco na repressão qualificada a crimes como tráfico de drogas, organização criminosa, homicídios e lavagem de dinheiro. “A investigação constitui o principal produto da Polícia Civil e é por meio dela que se estruturam as nossas operações policiais, com foco em apurações mais robustas e qualificadas. Esse expressivo resultado em um mês, com mais de 50 operações importantes, é resultado direto dos investimentos em capacitação, das melhorias materiais e tecnológicas, além do incremento do efetivo. Tudo isso tem permitido impulsionar, de forma mais eficaz, o enfrentamento à criminalidade”, destacou a delegada-geral, Daniela Maidel.

Entre as ações deflagradas no período, duas operações se destacaram pelo impacto no combate às facções criminosas, a Operação Speakeasy e a Operação Inter Mali.

A Operação Speakeasy teve como foco a desarticulação de um esquema de lavagem de dinheiro vinculado a lideranças de facção criminosa em Mato Grosso. A ação resultou no cumprimento de 100 ordens judiciais, nas cidades de Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Pontes e Lacerda (MT), Goiânia (GO) e Barueri (SP). Ao todo, foram apreendidos 13 veículos de luxo, 15 aparelhos celulares, 28 munições, uma arma de fogo, R$ 58,175 mil e US$ 84, além de relógios e joias, além de dez pessoas foram presas em flagrante.

Já a Operação Inter Mali teve como objetivo desarticular uma rede de tráfico atuante nas cidades Cuiabá e Várzea Grande. Durante a operação, foram cumpridas 28 ordens judiciais contra integrantes do grupo criminoso, resultando em prisões, apreensão de entorpecentes e outros materiais utilizados na atividade ilícita, enfraquecendo significativamente a atuação da organização.

Publicidade

Renorcrim

Todas as operações da Polícia Civil fazem parte das ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim).

A rede reúne delegados titulares das unidades especializadas e promotores de Justiça dos 26 estados e do Distrito Federal e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Inteligência e Operações Integradas (Diopi) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), para traçar estratégias de inteligência de combate duradouro à criminalidade.

Dana Campos | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade

 

Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil conduz funcionário de empresa de agronegócio de Cuiabá por furto de equipamentos de informática

Publicado

em

PJC

 

Um funcionário de uma empresa de agronegócio de Cuiabá foi conduzido até a delegacia por suspeita de furto de equipamentos de informática. A detenção ocorreu na ultima quarta-feira (1/4), na Capital.

A Delegacia Especializada em Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERRFVA), com o apoio do setor de compliance, responsável pela prevenção de fraudes, cumprimento de normas e criação de códigos de conduta, conduziu à delegacia um funcionário de 23 anos para prestar esclarecimentos sobre a posse de equipamentos de informática pertencentes ao grupo empresarial. Durante a ação conjunta, os materiais foram identificados e apreendidos pelas autoridades.

A denúncia sobre o furto chegou ao conhecimento da DERRFVA após o responsável pelo setor relatar o desaparecimento de equipamentos de informática da empresa. O alerta havia sido gerado automaticamente por um sistema de monitoramento contratado junto à fabricante, apontando um dos equipamentos no endereço residencial de um funcionário do próprio setor de Tecnologia da Informação (TI).

Publicidade

Com base nas informações obtidas, uma equipe de investigadores da DERRFVA deslocou-se até a sede da empresa, onde o suspeito acabou confessando estar na posse dos bens pertencentes ao grupo empresarial.

O material foi apreendido e o homem conduzido para delegacia para realização dos devidos procedimentos legais cabíveis.

Segundo o delegado responsável pela condução do caso, Raphael Guerra, as investigações seguem para a oitiva de outras pessoas ligadas à empresa, para melhor esclarecimentos quanto aos fatos.

“A parceria com o setor de compliance da empresa tem sido fundamental para a resposta rápida a crimes patrimoniais praticados no ambiente corporativo. As investigações continuam para apurar todas as responsabilidades”, disse o delegado.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Civil prende 96 pessoas em 15 operações de combate ao tráfico na região metropolitana

Publicado

em

PJC

 

Com ações e operações de combate ao tráfico de drogas, a Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil de Mato Grosso, apresentou resultados expressivos no primeiro semestre de 2026, com a desarticulação de grupos criminosos envolvidos com o comércio de entorpecentes e repressão à lavagem de dinheiro proveniente do narcotráfico.

Nos três primeiros meses do ano, a Denarc realizou 15 operações policiais, que resultaram na prisão de 96 pessoas, sendo 20 delas em flagrante e 76 em cumprimento de mandados de prisão, expedidos pela Justiça com base em investigações conduzidas pela equipe da especializada.

Dentro das operações policiais, também foi dado cumprimento a 132 mandados de busca e apreensão, que contribuíram para a coleta de provas e o avanço de procedimentos relacionados ao tráfico de drogas e às atividades financeiras ilícitas associadas.

Publicidade

No campo investigativo, foram instaurados 235 inquéritos policiais e relatados 246 procedimentos, demonstrando o volume de trabalho técnico e a consolidação de provas encaminhadas ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para responsabilização dos envolvidos.

Durante as operações e diligências, os policiais civis também apreenderam seis armas de fogo e 44 aparelhos celulares, que passaram por perícia e análise de dados, contribuindo para a identificação de outros integrantes das redes criminosas e o mapeamento de rotas e fluxos do tráfico.

Desarticulação patrimonial

Além da repressão direta ao tráfico, a delegacia intensificou as investigações com foco na desarticulação patrimonial dos grupos criminosos, conseguindo o bloqueio judicial de cerca de R$ 29,5 milhões e o sequestro de 25 veículos e cinco imóveis vinculados a investigados.

Segundo o delegado titular da Denarc, Wilson Cibulskis Junior, as medidas visam enfraquecer financeiramente as organizações criminosas e impedir a continuidade das atividades ilícitas.

Publicidade

O delegado destacou ainda que os números refletem a atuação estratégica da unidade, com foco em investigações qualificadas, integração com outras forças de segurança e uso de técnicas modernas de inteligência policial.

“A prioridade tem sido desarticular estruturas organizadas, atingir o patrimônio do crime e reduzir a oferta de drogas no estado, protegendo a população e enfraquecendo financeiramente os grupos criminosos. A finalidade da delegacia é manter o ritmo de operações policiais dos últimos anos, focando especialmente em financiadores e nas lideranças do crime organizado”, disse o delegado.

Drogas incineradas

Outro ponto que ganhou destaque no primeiro trimestre foi a quantidade de entorpecente incinerada. No período, a  Denarc realizou a incineração de aproximadamente duas toneladas de entorpecentes, retirando de circulação grande quantidade de drogas que seriam distribuídas em diferentes regiões do estado.

“A queima do material ilícito apreendido é o ato final do trabalho de enfrentamento ao tráfico, destruindo tudo aquilo que movimenta o crime de tamanha gravidade que afeta pessoas, devasta famílias e causa tanta tristeza à sociedade”, concluiu Cibulskis.

Publicidade

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

 

Continue Lendo

Tendência