Conecte-se Conosco

Notícias

Semeadoras do Agro são destaque em Congresso Nacional de Mulheres Rurais

Publicado

em

Fotos: Assessoria

 

Na 9ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, realizado em São Paulo, a Comissão Semeadoras do Agro teve uma presença de destaque com a participação da vice-presidente Juliana Farah. O evento reuniu mulheres de todo o Brasil sob o tema “Mulher Agro Brasileira: Voz para o Mundo”, e abordou temas essenciais para o setor, como sustentabilidade, mercado de carbono e o futuro do agronegócio nacional.

Durante os dois dias do evento, mais de 3 mil congressistas de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, assistiram aos painéis apresentados por importantes lideranças do agro. Dentre elas, Juliana Farah, que apresentou os impactos do movimento das Semeadoras, uma iniciativa do Sistema Faesp/Senar-SP em parceria com os Sindicatos Rurais para capacitação e desenvolvimento das mulheres do campo. Ela falou na Arena Master do evento, no dia 24/10, sobre o tema “Minha Voz no Agro”, a respeito da importância da representatividade feminina e da força da mulher do campo.

“Tive a honra de mostrar os resultados da Comissão Semeadoras do Agro, destacando os números e conquistas desse movimento transformador”, afirmou Juliana, ressaltando o compromisso de incluir cada vez mais mulheres no setor. “Para a mulher ser a melhor naquilo que faz, primeiro ela precisa olhar para si. Essa é a mensagem que eu trouxe, de a mulher ser sua maior admiradora, acreditar em si. Dessa forma ela poderá ser a melhor em tudo, independentemente do setor onde atua”, concluiu.

Publicidade

O presidente do Sistema Faesp/Senar-SP, Tirso Meirelles, fez parte do Conselho de Conteúdo do Congresso deste ano, formado por representantes de diversas associações do Agro brasileiro para uma curadoria multissetorial do evento. “Com mais de dois anos de atuação, a Comissão Semeadoras do Agro pavimenta um novo caminho de reconhecimento para as mulheres rurais, promovendo uma verdadeira transformação e dando protagonismo a aquelas que, historicamente, tinham pouca ou nenhuma visibilidade”, destaca Tirso.

Mario Teixeira

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Mauro manda reforçar fiscalização contra bebidas adulteradas em Mato Grosso após mortes em SP

Publicado

em

foto: Só Notícias/Kelvin Ramirez/arquivo

 

O governador Mauro Mendes determinou, hoje, que as forças de Segurança intensifiquem a fiscalização em todo o Estado para combater a falsificação e adulteração de bebidas alcoólicas. A ordem foi dada como resposta preventiva aos casos registrados recentemente em outras regiões do país, especialmente em São Paulo, que registrou mortes por bebidas adulteradas com o uso da substância metanol.

“Emitimos um alerta para todas as forças de segurança. Esse é um crime grave, que coloca vidas em risco. Aqui em Mato Grosso, a resposta está sendo rápida e firme”, afirmou o governador.

Mauro registrou que ainda nesta semana a Polícia Civil e a Polícia Militar desarticularam um galpão clandestino em Nova Mutum, onde funcionava um esquema de falsificação de bebidas. No local, foram apreendidas garrafas adulteradas, tampas, rótulos e apetrechos usados para enganar o consumidor, além da prisão em flagrante de três envolvidos. A Politec realizou perícia no material apreendido e colabora com a apuração.

Publicidade

De acordo com o governador, a população também pode ajudar a combater esse crime por meio do disque-denúncia 181, com a garantia do sigilo absoluto. “Se você souber de algo parecido, denuncie. Ligue 181. É anônimo, não precisa se identificar, finalizou.

Redação Só Notícias

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Notícias

Detran leva palestra sobre segurança no trânsito a estudantes de Cuiabá

Publicado

em

Kamila Nascimento/Detran-MT

 

Nesta segunda-feira (22.9), servidores da Coordenadoria de Ações Educativas para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizaram uma série de palestras na Escola Estadual Prof. Welson Mesquita de Oliveira, no bairro Pascoal Ramos, em Cuiabá. A unidade atende cerca de 1.600 alunos e recebeu a iniciativa como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito.

Segundo a diretora de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran-MT, Adriana Carnevale, o objetivo foi sensibilizar os jovens para uma postura mais responsável nas vias. “Hoje estamos aqui na escola acompanhando uma ação educativa, um circuito de palestras com sete servidores da CAET, ensinando, alertando aos jovens sobre a percepção de risco e sensibilizando o respeito às normas de trânsito”, afirmou.

A ação contou com a participação da Gerência de Política sobre Drogas da Secretaria de Justiça de Mato Grosso. A assistente social Fátima Vieira do Prado destacou a importância de abordar também os riscos associados ao consumo de álcool e ao uso de cigarros eletrônicos. “Viemos fazer uma fala sobre drogas, no caso sobre a influência do álcool no trânsito, e também sobre o cigarro eletrônico, que é a droga mais utilizada por adolescentes no momento”, ressaltou.

Publicidade

O diretor da escola, Fábio Bernardo da Silva, avaliou positivamente a iniciativa. “É extremamente importante a visita do Detran nessas ações, na escola, na programação da Semana Nacional do Trânsito, para o processo de conscientização dos nossos estudantes e da comunidade. Para além da escola, o estudante vai levar essa aprendizagem, essa experiência vivida nesse momento, para seus familiares e responsáveis. Então ficamos felizes com a visita do Detran e sabemos que é de extrema importância a participação do Detran para um trânsito mais seguro, e uma educação que vai além do currículo convencional”, destacou.

A Semana Nacional de Trânsito segue até quinta-feira (25), com ações educativas promovidas pelos Detrans de todos os Estados do Brasil, visando reforçar a conscientização sobre a segurança viária no País.

Roberto Felippe Santiago | Detran-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Notícias

Controle parasitário em cavalos garante saúde, bem-estar e desempenho físico

Publicado

em

Divulgação

 

A saúde e longevidade dos cavalos podem ser seriamente comprometidas por parasitas muitas vezes imperceptíveis, como vermes gastrointestinais e carrapatos. Esses organismos afetam diretamente o bem-estar dos animais, prejudicam seu desempenho e, em casos não tratados, reduzem significativamente a expectativa de vida.

De acordo com a zootecnista Paula Kawakami, coordenadora de produtos para grandes animais da Syntec, “os parasitas internos (endoparasitas), como vermes redondos, são comuns e perigosos. Eles se instalam no trato digestivo, causando cólicas, emagrecimento, anemia, diarreia e, em situações mais graves, até a morte”.

Impactos das infestações crônicas no desempenho do animal

Infestações persistentes comprometem o sistema imunológico, tornando os cavalos mais suscetíveis a doenças. Cavalos infectados apresentam fadiga precoce, perda de massa muscular e dificuldade de recuperação após exercícios, o que prejudica não apenas a rotina diária, mas também o desempenho em competições.

Publicidade

“Sem um controle adequado, os danos se acumulam ao longo do tempo, afetando órgãos vitais e encurtando a vida do animal. Em haras e centros de treinamento, a falta de programas preventivos eficazes pode gerar prejuízos econômicos consideráveis, devido à queda no rendimento e ao aumento nos custos com tratamentos”, alerta Paula Kawakami.

Estratégias de controle parasitário para cavalos

O controle eficaz requer uma abordagem integrada, que inclui:

  • Vermifugação regular;
  • Exames de fezes periódicos;
  • Manejo sanitário das pastagens;
  • Higienização adequada das baias;
  • Controle de vetores.

Segundo a especialista, é essencial que criadores, proprietários e treinadores consultem um médico-veterinário para definir protocolos de vermifugação adaptados à realidade de cada animal e propriedade.

Produtos indicados para controle e tratamento de parasitas

Para auxiliar no manejo parasitário, a Syntec disponibiliza produtos de ampla eficácia:

  • Anequim Plus: antiparasitário oral à base de Oxibendazol e Triclorfon, indicado para o tratamento e controle de adultos, larvas e ovos dos principais parasitas que acometem equinos.
  • Equimectin: antiparasitário oral à base de Ivermectina, seguro e eficaz, recomendado para o tratamento e controle das principais vermes que afetam os cavalos.

A utilização adequada desses produtos, aliada a práticas de manejo corretas, garante mais saúde, bem-estar e desempenho físico para os equinos, além de prevenir prejuízos econômicos para criadores e treinadores.

Fonte: Portal do Agronegócio

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

 

Publicidade
Continue Lendo

Tendência