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Mato Grosso

Fundação Shunji Nishimura promove evento internacional de inovação na educação

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Assessoria

 

Estão abertas as inscrições para o Imaginal Teachers Training, workshop de transformação de professores que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de março de 2025 no Instituto de Desenvolvimento Familiar Chieko Nishimura, localizado na cidade de Pompeia, no estado de São Paulo.

O evento é promovido pelo Imaginal Transformation Center Brasil, entidade mantida pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia em parceria com o Imaginal Education, entidade canadense que mantém a metodologia educacional Imaginal Learning, inicialmente adotada no Senai de Pompéia e Colégio Shunji Nishimura e, atualmente, utilizada por escolas e faculdades públicas e privadas do país com o apoio da Fundação.

O Workshop é um programa de capacitação para professores que desejam aprimorar e inovar suas práticas educacionais e ampliar seu papel como educador por meio da Filosofia Imaginal e da Metodologia Imaginal Education.

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O workshop terá a participação de Tom Rudmik, CEO do Imaginal Education e idealizador da metodologia e os professores Jeffery Graham, designer educacional do Imaginal, Cindy Backstrom, responsável pela expansão do Profound Learning em outros lugares do mundo, Marci Hogg, professora da Master’s Academy & College, e Curtis Arends, que harmoniza o Profound Learning com avanços tecnológicos. O evento, que contará com tradução consecutiva, acontece pelo terceiro ano consecutivo no Brasil e deve receber professores e educadores de todo o país.

O Imaginal Learning é uma metodologia de ensino inovadora que tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais em estudantes de todas as idades. A metodologia utilizada no Canadá foi criada pelo Imaginal Education e utilizada na Master’s Academy & College, uma organização canadense que tem como missão transformar a educação em todo o mundo. O Imaginal Learning é baseado em pesquisas científicas e utiliza técnicas de ensino que estimulam a autonomia, criatividade, colaboração, pensamento crítico e a resolução de problemas. No Brasil, a metodologia começou a ser utilizada pelo Senai Pompéia e Colégio Shunji Nishimura, ambas instituições mantidas pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, e, posteriormente, começou a ser adotada por escolas e universidades públicas e privadas em outros locais do Brasil com o suporte da Imaginal Transformation Center Brasil.

O Imaginal Transformation Center Brasil é fruto de parceria entre a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e o Imaginal Education. O Centro tem como objetivo promover a transformação da educação no Brasil, oferecendo programas de treinamento para professores e gestores educacionais. O ITC Brasil também realiza pesquisas e desenvolve novas técnicas de ensino baseadas no Imaginal Learning.

O público-alvo do workshop são professores, educadores e interessados em transformar a educação no país, que desejam aprimorar suas habilidades de ensino e aprender novas técnicas pedagógicas. O evento é uma oportunidade única para os participantes aprenderem com especialistas em educação e se conectarem com outros profissionais da área por meio da Comunidade Imaginal no Brasil.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site do ITC Brasil www.oitbrasil.org.br.

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Milena Almeida

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

Ager-MT promove semana de atividades para celebrar o “Dia do Ouvidor”

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Objetivo do evento é fortalecer a ouvidoria da autarquia como um instrumento de participação e controle social. – Foto por: Filipe Drescher | Ager-MT

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager-MT) promoverá, entre os dias 17 e 21 de março, uma série de atividades em comemoração ao Dia do Ouvidor, celebrado em 16 de março.

A programação do evento “Ouvidoria 360º: Escutar, Inovar e Evoluir” conta com palestras online, divulgação de conteúdos digitais nas redes sociais da autarquia e o lançamento da nova Cartilha de Ouvidoria da Ager-MT.

As palestras serão realizadas, exclusivamente, pela internet, com transmissão ao vivo para todo o território nacional, através do canal da TV Ager-MT no YouTube (confira aqui). Para participar não é necessária a inscrição prévia.

Entre os palestrantes estão a presidente da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO Nacional), Adriana Alvin, o especialista em Ouvidoria Mário Nelson Alves Jr. e o ouvidor-geral da Prefeitura de Belo Horizonte, Gustavo Nassif.

Idealizado pela Diretoria de Ouvidoria e Saneamento da Agência, o objetivo do evento é fortalecer a ouvidoria da autarquia como um instrumento de participação e controle social. A realização também busca promover a reflexão sobre a importância desse canal de comunicação para a transparência e a cidadania.

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A Ouvidoria da Ager-MT foi a primeira ouvidoria pública estabelecida no Estado, no ano de 2001, sendo um pilar fundamental da regulação e essencial para o cumprimento da missão institucional da Agência.

O diretor regulador de Ouvidoria e Saneamento (DROS), Jossy Soares afirmou que o evento destaca a importância do ouvidor no setor público e reforça a autonomia da Ouvidoria, além disso garante um retorno eficaz para melhorar os serviços públicos atendendo ao interesse da população.

“A Ouvidoria é o canal do usuário para trazer suas impressões sobre os serviços prestados pelas nossas delegatárias e também sobre a atuação da Ager-MT. Pensando nisso, estamos promovendo esse evento que marca a importância do profissional ouvidor para o serviço público. Sem ele não há feedback do usuário e sem este ficamos impossibilitados de medir se estamos cumprindo ou não o nosso papel de servidores e se estamos atendendo o principal, que é o interesse público. Por isso, estamos trabalhando para dotar a Ouvidoria da autonomia que lhe é inerente para desenvolver suas funções”, pontuou o diretor.

Para a superintendente de Ouvidoria da Ager-MT, Clarice Zunta, o principal objetivo da realização é apresentar o canal de Ouvidoria da entidade.

“Este será o primeiro evento que realizamos na Ouvidoria. Nosso público-alvo não são somente ouvidores, mas todos os gestores, servidores, concessionárias do serviço público e cidadãos para que possam conhecer mais o nosso papel e possam utilizar melhor desta importante e democrática ferramenta”, disse.

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Confira a programação.

*Com supervisão de texto de Nayara Takahara.

Maria Fagundes | Ager-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
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Mato Grosso

Seciteci altera início das aulas de cursos técnicos ofertados pelas Escolas Técnicas Estaduais

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Regras para ingresso de alunos podem ser vistas no site da Seciteci, na aba editais – Foto por: Ascom Seciteci

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) alterou a data do início das aulas para cursos noturnos ofertados pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs). No novo calendário, o cronograma previsto para começar nesta segunda-feira (10.3) foi adiado para 17 de março ou até 14 de abril.

Para os cursos técnicos em Enfermagem em Confresa, Técnico em Meio Ambiente em Alto Araguaia e Técnico em Agricultura em Campos de Júlio, o início das aulas será no dia 17 de março.

Nos demais cursos, as aulas se iniciam até 14 de abril. As novas datas serão divulgadas no site da Seciteci, na aba de editais (Acesse Aqui).

A transmissão da aula inaugural terá o link de acesso disponibilizado no Instagram da Seciteci. As inscrições para o curso continuarão abertas enquanto existirem vagas remanescentes. Os interessados podem se inscrever pelo formulário online, clicando aqui.

Os cursos ofertados são Administração, Agricultura, Agronegócio, Enfermagem, Meio Ambiente, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho. Todas as aulas ocorrerão no período noturno e serão realizados inteiramente na modalidade Educação à Distância (EAD),  por meio da Plataforma Moodle/Seciteci.

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A capacitação visa preparar os participantes para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, desenvolvendo competências como: comportamento profissional, gestão do tempo, produtividade, inteligência emocional, pensamento crítico e entre outros temas.

A carga horária será de 80 horas e duração de um mês com uma média de três aulas síncronas (ao vivo) semanais, sendo duas horas no máximo cada. Para participar, o único pré-requisito obrigatório é ter concluído o Ensino Fundamental.

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, ressalta que são ofertadas 150 vagas para o curso. “Essa é uma oportunidade para aquelas pessoas que não podem fazer uma capacitação presencial, mas têm interesse em continuar buscando melhores condições no mercado de trabalho”.

Os inscritos já selecionados vão ser contatados para orientações de envio da documentação necessária (histórico de escolaridade e RG). É importante atenção a esta parte do processo, pois somente após a análise e aprovação dos documentos a Sala Virtual será liberada para acesso do aluno ao curso.

Para outras dúvidas, entre em contato via WhatsApp pelo número (65) 9 99805162.

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*Sob supervisão de Téo Meneses.

Gabriel Vieira* | Seciteci

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

Corpo de Bombeiros abre inscrições para projetos sociais na Região Metropolitana de Cuiabá

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CBMMT

 

Estão abertas as inscrições para os projetos sociais oferecidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) na Região Metropolitana de Cuiabá. Ao todo, são 445 vagas disponíveis nos projetos Karabom, Bombeiros do Futuro e Musicalizar e os interessados podem se inscrever até o dia 19 de março, tanto de forma online quanto presencialmente nas unidades da corporação. Inscreva-se aqui.

Os projetos são gratuitos e destinados às crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, regularmente matriculados na rede de ensino pública ou privada, nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Poconé. Esses projetos fazem parte do Programa Educacional e Social do CBMMT (Proesbom), e oferecem aos participantes atividades educativas e de desenvolvimento pessoal, incluindo fornecimento de uniforme e lanche. As atividades ocorrerão no contraturno escolar (matutino ou vespertino) ou aos sábados, em turmas de até 35 alunos. Confira o edital.

As 445 vagas disponíveis estão distribuídas da seguinte forma: 210 vagas são destinadas ao projeto Karabom, 175 vagas para os Bombeiros do Futuro e 60 vagas para o Musicalizar, sendo 30 delas para iniciação e outras 30 vagas para formação de banda. Dessas vagas, 75% são reservadas para crianças e estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo e que estejam cadastrados no CadÚnico. As outras 25% são destinadas à ampla concorrência.

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As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de março, sendo exclusivas para pais ou responsáveis das crianças e adolescentes. As vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição, até o limite de oportunidades oferecidas. Caso o número de inscritos ultrapasse a quantidade disponível, os demais participantes serão incluídos em um cadastro reserva.

Após a inscrição, os pais e responsáveis deverão efetivar a matrícula, que será realizada exclusivamente de forma presencial, entre os dias 24 e 28 de março, na unidade escolhida. Caso a matrícula não seja realizada, a vaga será disponibilizada para os interessados incluídos no cadastro reserva.

Outras informações sobre os projetos estão disponíveis no edital. Abaixo, segue um resumo dos projetos sociais:

Projeto Social Karabom: 08 a 14 anos

Cuiabá – 1º BBM (Verdão) – 35 vagas – matutino
Cuiabá – 1º BBM (Distrito Industrial) – 35 vagas – matutino
Cuiabá – BEA (Dom Aquino) – 35 vagas – vespertino
Cuiabá – Escola Dom Pedro II (Centro) – 35 vagas – noturno
Várzea Grande – 2º BBM – 35 vagas – vespertino
Poconé – 1ºPIBM – 35 vagas – vespertino

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Projeto Social Bombeiros do Futuro: 08 a 12 anos

Cuiabá – 1º BBM (Verdão) – 35 vagas – matutino
Cuiabá – BEA (Dom Aquino) – 35 vagas – vespertino
Várzea Grande – 2º BBM – 35 vagas – vespertino
Nossa Sr. do Livramento – 2º BBM – 35 vagas – matutino (sábado)
Poconé – 1ºPIBM – 35 vagas – matutino

Projeto Social Musicalizar Inicialização: 09 a 14 anos

Cuiabá – Escola Dom Pedro II (Centro) – 30 vagas – matutino/ vespertino

Projeto Social Musicalizar Prática de Conjunto: 12 a 17 anos

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Cuiabá – Escola Dom Pedro II (Centro) – 30 vagas – matutino/ vespertino

Assessoria | CBMMT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
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