Transporte
Sema realiza operação de combate à pesca ilegal na MT-010 e nas margens do rio São Lourenço

Crédito – Sema-MT
A Coordenadoria de Fiscalização de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com o apoio da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), apreendeu, no último domingo (23.3), 34,7 quilos de pescado durante um patrulhamento terrestre, realizado na rodovia MT-010.
A ação ocorreu quando a equipe de fiscalização abordou um veículo suspeito e encontrou o pescado em situação de ilegalidade. Os fiscais apreenderam o veículo, petrechos de pesca utilizados para a prática do crime ambiental e o pescado. O infrator foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São José do Rio Claro, onde o material foi entregue às autoridades policiais.
Foram apreendidos 9 exemplares de Jaú, 3 exemplares de Matrinchã, 9 exemplares de Jurupensen descaracterizados e 1 exemplar de Pacu prata abaixo da medida. Jaú e Matrinchã estão entre as espécies proibidas para pesca em Mato Grosso.
Como penalidade, foi emitido um auto de infração, aplicando uma multa no valor de R$ 18,4 mil ao infrator. O destino do pescado e dos petrechos será determinado posteriormente pelo delegado responsável pela unidade.
Apreensão de petrechos de pesca predatória
Em outra ação de fiscalização, realizada pela Sema com o apoio do 10º e 24º Batalhões da Polícia Militar (BPM), nas margens do Rio São Lourenço, foram apreendidas três redes de emalhar e duas tarrafas, que estavam sendo utilizadas na prática de pesca predatória da região.
Além disso, durante patrulhamento fluvial realizado pelos servidores da Sema em conjunto com os policiais militares da 3ª CIPM, foram apreendidas duas redes de emalhar armadas, também destinadas à prática ilegal de pesca. Todos os petrechos foram apreendidos e posteriormente terão seu destino definido pelas autoridades policiais.
Regras da Pesca
Para o pescador profissional, é permitida a pesca, transporte e comercialização do pescado, com exceção das 12 espécies restritas previstas na lei. Já para o pescador amador, é permitido o pesque e solte, e a captura de dois quilos ou uma unidade de qualquer peso, respeitando as medidas mínimas estabelecidas em lei, desde que seja para consumo local e não esteja na lista de espécies proibidas. É proibido o transporte e comercialização do pescado por parte do pescador amador.
As espécies proibidas são cachara, caparari, dourado, jaú, matrinchã, pintado/surubin, piraíba, piraputanga, pirara, pirarucu, trairão e tucunaré.
Denúncias de crimes ambientais
A Sema-MT reforça que a pesca ilegal e outros crimes ambientais podem ser denunciados por meio da Ouvidoria Setorial, pelo número (65) 98153-0255, pelo e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, pelo aplicativo MT Cidadão ou diretamente em uma das regionais da Sema.
A colaboração da população é essencial para a preservação do meio ambiente e combate à pesca predatória no estado.
*Com supervisão de Renata Prata
Juliana Sanders* | Sema-MTJuliana Sanders* | Sema-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Transporte
PM desarticula quadrilha e apreende arma de fogo de facção em São José dos Quatro Marcos

PMMT
Dois homens, de 23 e 72 anos, e duas mulheres, de 29 e 62 anos, foram presos em flagrante pela Polícia Militar por porte ilegal de arma de fogo, nesta sexta-feira (23.5), em São José dos Quatro Marcos. Com a quadrilha, a PM apreendeu três armas de fogo e munições de uma facção criminosa.
As equipes policiais receberam informações do setor de inteligência sobre um casal que estaria em uma motocicleta para fazer o recolhimento de armas de fogo de uma facção criminosa. Segundo a denúncia, as armas teriam sido utilizadas em crimes de homicídios na região e estariam escondidas na zona rural da cidade.
Os policiais militares foram até a localidade informada e encontraram os dois suspeitos, de 23 e 29 anos, próximos de uma motocicleta. Os militares se aproximaram para abordar a dupla, momento em que o homem tentou fugir, mas foi detido rapidamente.
Com o suspeito, a PM apreendeu um revólver de calibre .38, que estava em sua cintura. Para a PM, o homem revelou ainda que havia mais armas escondidas em uma propriedade rural de um casal de idosos, que seriam avós de um integrante da facção, em região próxima.
Os militares foram ao endereço relatado pelo suspeito e encontraram o casal de idosos. Em buscas na propriedade deles, os policiais localizaram uma pistola de calibre .9mm e uma espingarda de calibre .36, também foram apreendidas munições para todo o armamento.
Diante da situação, os quatro suspeitos foram conduzidos até a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Hallef Oliveira | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Transporte
Quatro dos cinco fugitivos do presídio de Água Boa foram recapturados

Michel Franck/AguaBoaNews
Após a confirmação da identidade, a PM foi acionada e com apoio de policiais de folga, montou um cerco tático que resultou na captura dos foragidos, sendo: Antônio Augusto de Moraes Araújo e José Cleiton Melo da Silva.
Com mais essas duas prisões, sobe para quatro o número de fugitivos recapturados. Alexsander Gonzaga da Silva, de 34 anos é o único foragido dos cinco que empreenderam fuga do presídio.

Foto: Secom-MT/Reprodução
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Transporte
PF deflagra operação contra crimes financeiros cometidos por associação criminosa em Rondônia

PRF/RO
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (22/5), a Operação Cronos Specus, com o objetivo de coletar provas em investigação que apura a prática de crimes financeiros por uma associação criminosa em Rondônia. As ações consistiam na obtenção fraudulenta de financiamentos junto a instituições financeiras.
Durante as investigações, foram reunidos fortes indícios da existência de um grupo criminoso especializado em obter financiamentos por meio de fraudes, utilizando documentos falsificados. Até o momento, foram identificados nove financiamentos fraudulentos, cujos valores indevidamente obtidos ultrapassam R$ 500 mil.
Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Velho/RO, Cacoal/RO, Pimenta Bueno/RO e Foz do Iguaçu/PR. Também foi determinada a medida cautelar de sequestro e arresto de bens dos investigados.
Os envolvidos são investigados pelos crimes de associação criminosa e obtenção de financiamento mediante fraude.
FONTE: ASSESSORIA – PRF/RO
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
-
Agricultura2 dias atrás
Agricultura – Adjuvantes nas aplicações de agroquímicos será tema de apresentações em Jaboticabal e Ribeirão Preto
-
Agronegócio6 dias atrás
Cultivo de flores em rodovia traz de volta polinizadores e é bom para o agro
-
Pecuária6 dias atrás
Pecuária dá passo estratégico rumo à sustentabilidade
-
Notícias6 dias atrás
INDEA aumenta fiscalização em Mato Grosso após 1º caso de gripe aviária no Brasil
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Onde vai ter mais chuva esta semana?
-
Agronegócio5 dias atrás
Alta nos insumos eleva custo do algodão em abril
-
Mato Grosso6 dias atrás
SES e Seduc promovem debate online sobre alergia alimentar
-
Mato Grosso5 dias atrás
Oscar Neto é exonerado em edição extra do Diário Oficial; urgência na publicação chama a atenção