Conecte-se Conosco

Transporte

Operação da Polícia Civil mira grupo criminoso que atua com tráfico e receptação de veículos na região de fronteira

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2.4), a Operação Prospice II, para cumprimento de cinco ordens judiciais contra um grupo criminoso que atua na região de fronteira com o tráfico de drogas e receptação de veículos roubados ou furtados em outros Estados. Os mandados são cumpridos por meio da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco).

As ordens judiciais de busca e apreensão foram deferidas pela Quarta Vara Criminal de Cáceres e são cumpridas nas cidades de Várzea Grande, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. A operação contou com o apoio de equipes das delegacias de Cáceres, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc).

A primeira fase da operação foi deflagrada no dia 26 de junho de 2023, quando foram cumpridas 29 ordens judiciais nos municípios de Lambari d’Oeste, Curvelândia, Mirassol d’Oeste, São José dos Quatro Marcos, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Várzea Grande, Cuiabá, Monte Aprazível (SP) e Cariacica (ES).

Publicidade

A partir dos elementos coletados na primeira fase da operação, foram identificadas outras quatro pessoas envolvidas nos crimes, duas residentes nos municípios de fronteira que eram responsáveis pela logística de armazenamento e transporte da droga até a região metropolitana de Cuiabá. Os outros dois investigados são moradores de Várzea Grande, que tinham a função de receber e armazenar a droga até o envio para outros Estados, além da comercialização local.

Na segunda fase, apurou-se que veículos furtados ou roubados eram guardados em um hotel de Várzea Grande até o momento oportuno para encaminhamento à região de fronteira. O mesmo hotel também era utilizado para armazenar drogas que teriam como destino outros Estados e também hospedar as pessoas que levariam as substâncias ilícitas por meio de transporte coletivo.

Esquema de tráfico

As investigações começaram em junho de 2022 para apurar o tráfico de drogas cometido por moradores da região de fronteira, que enviavam cloridrato e pasta base de cocaína ao Estado de São Paulo.

Durante as investigações, foram realizadas três apreensões de drogas do grupo criminoso. A primeira ocorreu em 1º de julho de 2022, quando foram encontrados 126 quilos de cocaína pela Polícia Civil na área rural do município de Curvelândia, em ação conjunta entre a Defron e a Delegacia de Pontes e Lacerda.

Publicidade

A segunda apreensão foi realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc), no Terminal Rodoviário de Cuiabá, em agosto do ano passado, quando um suspeito foi preso com dois quilos de cloridrato de cocaína com destino ao Estado de São Paulo.

Em fevereiro deste ano, em ação conjunta com a Delegacia de Mirassol d’Oeste, foram apreendidos 500 gramas de cocaína na residência da mãe de um dos investigados.

Pagamento em veículos

Além disso, a Defron apurou que os integrantes do grupo criminoso em Mato Grosso recebiam veículos roubados ou furtados em outros Estados. Os carros eram utilizados como pagamento de entorpecentes adquiridos na fronteira. Em um dos casos, um veículo modelo Fiat Toro foi encaminhado do Estado do Rio de Janeiro, por intermédio de um morador do Espírito Santo, mas não chegou a ser trocado por drogas porque foi apreendido no município de Vila Bela da Santíssima Trindade em ação realizada pela Gefron.

Nome da operação

Publicidade

Prospice é um termo originário do latim e significa “olhe para frente”, o que faz referência à primeira apreensão de drogas da organização criminosa que estava enterrada em uma região de mata e foi encontrada a partir da observação dos vestígios deixados pelos investigados.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combater a atuação de facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Em Marcelândia Polícias Civil e Militar prendem autor de duplo homicídio e roubo em menos de quatro horas após crimes

Publicado

em

Foto: Assessoria PC

 

As Polícias Civil e Militar prenderam em flagrante, neste domingo (18.5), um homem de 33 anos, suspeito de ser autor de um duplo homicídio em uma propriedade rural de Marcelândia. A prisão ocorreu menos de quatro horas depois do crime.

Após matar as vítimas, o suspeito passou a noite bebendo e jogando com amigos em um bar do município, onde foi localizado e preso.

As vítimas Valdir de Vargas, o “Gaúchinho”, e Edinaldo Francisco de Oliveira, conhecido como “Juarez”, de 66 e 65 anos respectivamente, foram encontradas mortas no domingo, na casa da fazenda, com sinais de disparos de arma de fogo na cabeça.

Publicidade

Os corpos foram descobertos depois que populares encontraram o carro de Valdir capotado na estrada do Castanhal, no distrito de Analândia do Norte. Eles foram até a propriedade da vítima para verificar se estava precisando de ajuda.

No local, foi verificado que as portas da casa estavam abertas, sendo encontrados diversos cartuchos de arma de fogo pelo chão, além de uma espingarda calibre 12, utilizada na execução das vítimas.

Assim que tomaram conhecimento dos fatos, as equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar foram até o local e iniciaram as diligências para identificar e prender o autor do crime. Com a identificação do suspeito e informações do seu possível paradeiro, os policiais seguiram para Marcelândia, onde foi realizada a prisão em flagrante.

No momento da abordagem, o suspeito estava com dinheiro subtraído das vítimas e com uma mochila onde foram encontradas roupas sujas de sangue. Questionado, ele confessou a autoria do crime e disse que matou as vítimas porque estava sendo ameaçado por elas. No entanto, a perícia preliminar no local apontou que as vítimas estavam deitadas no chão quando foram atingidas pelos disparos e, desta forma, não ofereciam riscos ao suspeito.

Após a execução, o suspeito ainda pegou o dinheiro de uma das vítimas e roubou o carro da outra para fugir do local, porém acabou capotando o veículo durante a fuga, pelo fato de não saber dirigir. Em seguida, ele pegou um táxi e foi para Marcelândia, onde passou a noite bebendo e jogando com amigos. Ele fugiria mais tarde durante a madrugada.

Após ser detido, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Marcelândia, interrogado, autuado em flagrante pelos crimes de duplo homicídio e roubo e, posteriormente, colocado à disposição da Justiça.

Publicidade

Redação AguaBoaNews

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Gefron apreende carga ilegal de agrotóxico boliviano no Brasil avaliada em R$ 100 mil

Publicado

em

Gefron/MT

 

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu neste domingo (18.5) uma carga ilegal de agrotóxico boliviano e prendeu o suspeito que transportava os insumos no município de Porto Esperidião (520 km de Cuiabá).

A operação gerou um prejuízo de R$ 100 mil a ação criminosa com a apreensão de 30 embalagens de herbicidas e inseticidas, além de quatro lâmpadas solares e 60 litros de combustível.

Conforme o Gefron, a apreensão ocorreu durante patrulhamento na MT 338, região de fronteira do município com a Bolívia, ao abordar uma caminhonete GM S10, prata, que estava sendo conduzida por brasileiro.

Publicidade

Ao vistoriar o veículo, os operadores de fronteira encontraram a carga de origem estrangeira sem documentação e autorização de entrada no Brasil, e sendo transportada fora da rota aduaneira.

O condutor do veículo foi detido por contrabando e descaminho e encaminhado à Delegacia de Polícia de Porto Esperidião, juntamente com a carga ilegal.

Assessoria | Sesp-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Sesp e associação de comerciantes firmam parceria para instalar 53 câmeras na avenida XV de Novembro em Cuiabá

Publicado

em

PMMT

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Associação dos Comerciantes da XV de Novembro firmaram uma parceria para instalar 53 câmeras de videomonitoramento 24 horas em toda a extensão da Avenida XV de Novembro, no Centro de Cuiabá, por meio do programa Vigia Mais MT.

A Sesp disponibilizou 43 câmeras, sendo uma do modelo Speed Dome e 42 do tipo Bullet, fixa. Outras 10 foram doadas pela associação e que serão integradas ao sistema de monitoramento do Vigia Mais MT. Até o momento, já foram instaladas 37 câmeras.

O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, classificou como vital a colaboração da associação com a Sesp para levar mais segurança tanto para os empresários, quanto para as pessoas que fazem compras na região comercial.

Publicidade

“Essa parceria entre o Estado e a iniciativa privada, por meio do programa Vigia Mais MT, propicia um eficiente sistema de monitoramento. Nessa parceria, a população, os empresários e o governo são beneficiados, com cada um cumprindo seu papel”, destacou.

O comandante do 1º BPM, tenente-coronel Alessandro Pereira de Jesus, pontuou que o sistema de monitoramento beneficia a segurança na região, que registra um grande fluxo de pessoas.

“A nossa maior preocupação, nosso maior objetivo e cuidado, é a segurança pública da sociedade. A XV de Novembro é uma região de grandes comércios e a sociedade agora poderá tranquilamente fazer a sua compra, o passeio, porque também é um centro histórico com vários locais públicos de visitação, de lazer e prazer”, disse.

A instalação das câmeras doadas pela Sesp é de responsabilidade da Associação dos Comerciantes da XV de Novembro, que contratou a empresa Infinity Telecom. Além de ser vinculado com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), uma segunda central de monitoramento foi instalada no quartel do 1º Batalhão da Polícia Militar, onde terá acompanhamento de policiais do batalhão.

“Com esse sistema, a avenida XV de Novembro será a mais vigiada de Cuiabá. O monitoramento em primeiro plano será realizado no batalhão da PM, que terão operadores para fazer a verificação das imagens. Ao mesmo tempo, também é disponibilizado à Sesp, onde será feito monitoramento pelo Ciosp”, detalhou o diretor executivo da Infinity Telecom, Guilherme Moreira.

Publicidade

Além de monitorar as vias, uma das câmeras foi instalada de forma estratégica para monitorar o quartel do 1º Batalhão da PM, ampliando a segurança aos policiais durante 24h.

Assessoria | Sesp-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo

Tendência