Mato Grosso
Confira o resultado do sorteio que levará oito autistas à partida entre Cuiabá e Athletico-PR nesta terça-feira (15)

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) divulgou, nesta terça-feira (15.4), o resultado do sorteio que levará oito crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus acompanhantes ao camarote da Arena Pantanal. O Cuiabá enfrenta o Athletico Paranaense, nesta terça-feira (15.4), às 18h, em jogo válido pela 3ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
A ação, idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes, faz parte do programa SER Família Inclusivo e tem as parcerias do Dourado e da senadora Margareth Buzetti.
O sorteio foi realizado nesta segunda-feira (15), a partir do formulário disponibilizado no site da Setasc. Após o sorteio, foi verificado se as oito crianças cumpriam com os requisitos necessários, como possuir a Carteira de Identificação do Autista e o cadastro no FacePass.
Para o acesso ao estádio com camiseta de time, é permitida a entrada somente com uniforme do Cuiabá Esporte Clube ou da Seleção Brasileira de Futebol, no setor destinado a torcida cuiabanista. No setor destinado ao time adversário, os torcedores poderão usar a camisa do Athetico Paranaense,
FacePass
O cadastramento facial para a entrada na Arena Pantanal é gerido pelo aplicativo FacePass Brasil, empresa responsável pela implantação e desenvolvimento do sistema de reconhecimento facial no estádio. Para se cadastrar, o usuário deve preencher os formulários com informações pessoais e de endereço. O cadastro é feito no site: facepassbrasil.com.br/cadastrar-se
Confira abaixo o nome dos sorteados:
- Lucas Augusto Silva
- Gabriela Lais W. Santiago
- Caio Gabriel W. Santiago
- Valentino Alencar Ramalho
- Roni Henry Gomes Duarte
- João Fiatkoski de Oliveira
- Rafael Penteado Silva
- Gilvana da Silva Oliveira
Layse Ávila | Setasc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Retificação do Censo Escolar da Educação Básica termina nesta terça-feira (15)

Assessoria
A retificação do Censo Escolar da Educação Básica, focada na ‘Situação do Aluno’, termina às 22h59 desta terça-feira (15.4). Nesta fase, as escolas poderão retificar dados coletados dos alunos em 2024, baseados nos registros da primeira etapa da coleta (Matrícula Inicial).
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as escolas devem declarar se o aluno foi aprovado ou reprovado no Sistema Educacenso, além de outras situações como transferência, abandono ou falecimento.
Rodrigo Jacob, coordenador do Censo Escolar da Seduc, destaca a importância desses dados para o cálculo das taxas de rendimento, essenciais para a avaliação da qualidade educacional no estado.
Ele observa que os cálculos são um dos componentes do ICMS da Educação, que é distribuído aos municípios com base em indicadores educacionais que avaliam a qualidade da educação municipal, conforme estabelecido pela Lei Complementar 746/2022. “Além disso, são usados para a complementação do VAAR no Fundeb”, reforça.
O rendimento também é usado para calcular a taxa de não resposta, cujos resultados são divulgados anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
“Ao retificar e atualizar essas informações, as escolas contribuem diretamente para a formulação de políticas educacionais mais eficazes e direcionadas, a alocação adequada de recursos e para a implementação de programas que possam melhorar a qualidade do ensino”, conclui Rodrigo.
Rayane Alves | Seduc
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governador: “O nosso agro é forte e está preparado para qualquer mudança global”

O governador Mauro Mendes na feita Norte Show – Crédito – Mayke Toscano/Secom
O governador Mauro Mendes afirmou que a força do agronegócio mato-grossense irá superar qualquer adversidade que possa vir a acontecer em nível global, por conta da guerra econômica protagonizada pelos EUA.
Durante a abertura da feira agropecuária Norte Show, em Sinop, na noite desta segunda-feira (15/04), Mauro destacou que os produtores mato-grossenses sempre souberam superar desafios para se manter competitivos.
“Muita gente fica tentando imaginar a consequência disso para o Brasil e para Mato Grosso. Em um primeiro momento, podemos vender até mais para a China por conta desse conflito deles com os EUA. Eu acho que a maior resposta é falar sobre as nossas competências e as nossas capacidades de enfrentar os nossos desafios. E foi assim que Mato Grosso saiu de onde saiu e chegou onde está”, registrou.
O governador lembrou que Mato Grosso se tornou o maior produtor de alimentos do país, mesmo com várias dificuldades, como a distancia dos portos e uma grande malha rodoviária ainda não asfaltada.
“Não importa qual seja o desdobramento dessa crise global: nós aqui no estado de Mato Grosso estamos muito bem preparados para continuarmos sendo competitivos. Com dólar alto, dólar baixo, um pouco mais de chuva, um pouco menos de chuva, porque foi assim que durante algumas décadas nós enfrentamos todas essas adversidades”, frisou.
De acordo com Mauro Mendes, além da capacidade dos produtores, o Governo de Mato Grosso também tem sido um grande parceiro para o fortalecimento do setor.
“Hoje tudo o que o produtor paga de Fethab [Fundo de Transporte e Habitação] está retornando em investimentos, e ainda aportamos mais recursos na infraestrutura. Vamos mais que dobrar a quantidade de asfalto até 2026. A BR-163, que era um pesadelo, está com mais de 100 quilômetros entregues e muitas frentes de obras em andamento. Temos a ferrovia, que no próximo ano já vai ter o primeiro trecho concluído. Mato Grosso hoje é um exemplo de Brasil que dá certo”, completou.
Também participaram do evento: o prefeito de Sinop, Roberto Dorner; os senadores Wellington Fagundes e Margareth Buzetti; os deputados federais Nelson Barbudo e José Medeiros; os deputados estaduais Dilmar Dal Bosco, Diego Guimarães e Adenilson Rocha; os secretários de Estado César Roveri (Segurança), David Moura (Cultura e Esporte) e Cesar Miranda (Desenvolvimento Econômico); o presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos; o presidente da MT Par, Wener Santos; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco; o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Gledson; o CEO da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa; o diretor da Politec, Jaime Trevisan; o presidente da Aprosoja, Lucas Beber; o presidente da Famato, Vilmondes Tomain; o presidente do Cipem, Ednei Blasius; além de outras lideranças do agro e prefeitos da região.
Lucas Rodrigues | Secom/MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Municípios têm até 30 de abril para enviar dados do IMEA referentes ao exercício 2024

A Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) reforça que o prazo para o envio dos dados do Índice Municipal de Esforço de Arrecadação (IMEA), referentes ao exercício de 2024, termina no dia 30 de abril.
A Sefaz alerta que o preenchimento da Declaração de Envio no sistema é obrigatório para que os dados sejam considerados oficialmente entregues. Sem essa declaração, os dados inseridos não são gravados e, portanto, não serão computados para efeitos de cálculo do IMEA.
O índice, que substitui o antigo indicador de “receita própria”, passou a integrar a composição do Índice de Participação dos Municípios (IPM-ICMS) a partir deste ano, representando 2% do cálculo que define a parcela do ICMS destinada a cada prefeitura. A apuração considerará os dados dos exercícios de 2023 e 2024, conforme prevê o Decreto nº 647/2023.
De acordo com o artigo 14 do decreto, a não entrega tempestiva das informações implica atribuição automática de nota zero para o indicador ou variável correspondente, impactando diretamente a receita que o município pode receber do ICMS.
A coleta de dados do exercício 2024 está aberta desde 24 de março. O sistema utilizado foi desenvolvido pelo TCE-MT dentro do Portal de Serviços, e não é o sistema APLIC utilizado anteriormente. Para acessá-lo, um responsável da prefeitura deve estar devidamente cadastrado. Veja a metodologia detalhada.
As instruções para preenchimento estão disponíveis em documentos técnicos elaborados pela Sefaz e pelo TCE-MT, como o Tutorial de Preenchimento do IMEA e o manual de acesso ao formulário, com orientações específicas sobre o uso do sistema. É essencial que os responsáveis municipais consultem esses materiais antes de iniciar o envio dos dados.
Em caso de dúvidas sobre o acesso ao Portal de Serviços do TCE-MT, os municípios devem entrar em contato pelo telefone (65) 3613-2935 ou pelo e-mail [email protected].
Já as dúvidas relacionadas ao preenchimento dos dados no sistema IMEA podem ser esclarecidas diretamente com a Sefaz, pelos telefones (65) 3617-2206 ou (65) 98144-0198, ou pelo e-mail [email protected].
Noelisa Andreola | Sefaz-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária6 dias atrás
Suplementação de qualidade garante excelentes resultados em confinamento de SP
-
Agronegócio7 dias atrás
Baixa oferta de trigo sustenta cotações em alta
-
Agronegócio7 dias atrás
Preço doméstico do arroz fica abaixo da paridade de exportação em mar/25
-
Notícias6 dias atrás
StoneX projeta cenário complexo para commodities em meio a tensões comerciais e desafios climáticos
-
Pecuária6 dias atrás
Programação da 2ª Fenagen Promebo vai contar com palestras e julgamento de animais
-
Agronegócio5 dias atrás
Produção de grãos é estimada em 330,3 milhões de toneladas na safra 2024/25
-
Pecuária6 dias atrás
Mundial Braford tem julgamentos e palestras na etapa realizada no Parque em Esteio
-
Agronegócio6 dias atrás
Federarroz indica que panorama do mercado de arroz deve mudar nas próximas semanas