Mato Grosso
“É a primeira vez que vejo um espetáculo dessa grandeza aqui em Cuiabá”, afirma espectadora do Auto da Paixão de Cristo

A aposentada Rozecrei Rosa, moradora do bairro Porto, ficou encantada com o espetáculo proporcionado pela Governo de Mato Grosso – Foto por: Darlene Marques
Em uma noite marcada pela emoção, espiritualidade e conexão entre gerações, o Auto da Paixão de Cristo, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, encantou centenas de pessoas com um espetáculo a céu aberto nesta quinta-feira (17.4), retratando os últimos momentos da vida de Jesus. A ação vem se consolidando como um dos mais importantes eventos de fé e cultura do calendário mato-grossense.
Para muitos, a apresentação não foi apenas uma encenação teatral, mas uma oportunidade de reflexão profunda e vivência espiritual coletiva.
Residente em Mato Grosso há 36 anos, a aposentada Rozecrei Rosa, que mora em Cuiabá há seis anos, afirmou que foi a primeira vez que assistiu um espetáculo grandioso como este, ficando encantada com a experiência.

Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
“Eu estou aqui com a minha família e é a primeira vez que temos a oportunidade de ver um espetáculo como este. Minha mãe e irmão vieram do Paraná e estão aqui comigo. Está sendo mais surpreendente do que eu pensava. Não tinha noção de como seria, mas estou adorando. Nunca vi algo tão grandioso como esse espetáculo aqui em Cuiabá. Que o Governo de Mato Grosso continue pensando na cultura como um todo, porque precisamos muito disso. Para a minha mãe, que tem 76 anos, e meu irmão, que é especial, encontramos uma estrutura com boa acessibilidade, cadeiras confortáveis, tudo de muito bom acesso. Estamos aproveitando bastante”, destacou Rozecrei.
Outro espectador que se emocionou com a apresentação foi Joaquim Ribeiro Rocha, de 66 anos, morador do bairro Cidade Verde. Evangélico, ele ressaltou a importância de momentos como este para o fortalecimento da fé.

Foto: Darlene Marques | Setasc-MT
“A gente precisa refletir sobre o que aconteceu com Jesus, sobre a vida e a morte d’Ele. Não vivemos só para esta terra. Jesus está prometendo uma vida eterna e precisamos ter essa visão espiritual. Está tudo muito bonito. Convido todo mundo que ainda não veio: venham assistir, é um momento nobre e muito especial”, convidou.
O evento faz parte do Programa SER Família Fé e Vida, uma iniciativa do Governo de Mato Grosso voltada ao fortalecimento dos valores familiares, espirituais e culturais, com atenção especial à inclusão de idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade.
A secretária da Setasc, coronel PM Grasi Paes, destacou a importância da ação como um espaço de união e fortalecimento da espiritualidade:
“A fé move as pessoas, e o SER Família Fé e Vida vem justamente com essa proposta: promover momentos de encontro, acolhimento e espiritualidade. O Auto da Paixão de Cristo é uma manifestação cultural que toca a alma, resgata valores e fortalece os laços familiares. Estamos felizes em proporcionar essa experiência a tantas famílias mato-grossenses”, afirmou a secretária.

Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
O espetáculo segue em exibição até domingo (20) e a entrada é gratuita. A organização reforça que o evento é totalmente acessível, com estrutura adaptada para pessoas com mobilidade reduzida e espaço amplo para acolher o público com conforto e segurança.
Mutirão da Cidadania integra programação do Auto da Paixão de Cristo
Além do espetáculo que emociona o público, o evento também conta com o Mutirão da Cidadania, que segue até domingo (20), das 14h às 18h, oferecendo atendimentos gratuitos à população. Entre os serviços disponíveis estão a emissão de segunda via de documentos, fotos 3×4, orientações jurídicas e sociais, atendimento psicológico e ações voltadas à promoção de direitos, fortalecimento dos vínculos familiares e informações sobre os benefícios do Programa SER Família.
A união entre cultura, fé e cidadania reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o cuidado integral às famílias, promovendo não só o acesso à arte, mas também a serviços essenciais que impactam diretamente na qualidade de vida da população.
Programação do Auto da Paixão de Cristo 2025
Local: Arena Pantanal (Setor Oeste)
- Sexta-feira (18/04) – 18h30 e 21h
- Sábado (19/04) – 19h
- Domingo (20/04) – 19h
- Layse Ávila | Setasc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Documentário selecionado em edital da Secel resgata memórias e valoriza mestre da cultura em Poxoréu

Secel-MT
O município de Poxoréu se transformou em cenário de memória e emoção com a produção do documentário “O Menino e a Sanfona”, que foi viabilizado pelo edital de Fomento Audiovisual – edição Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
Atualmente em fase de montagem e edição, o filme conta a trajetória de um mestre da cultura em Poxoréu, o baiano Natalino Alves de Sousa, sua relação com a música e garimpos de diamantes em Mato Grosso. As gravações ocorreram entre os dias 5 e 8 de abril.
Natural de Cabrália de Piatã, na Bahia, Natalino chegou em Poxoréu em 1955, a bordo de um pau de arara, e na bagagem trouxe sua inseparável sanfona “pé de bode”, que ganhou na adolescência e guarda há setenta anos. Desde que saiu de sua terra natal, nunca mais voltou à Bahia, e por isso a sanfona se tornou seu mais precioso elo com as origens — um símbolo de identidade, pertencimento e resistência.
O documentário recria com sensibilidade diversos momentos marcantes de sua trajetória: desde a chegada a Poxoréu e o primeiro contato com o instrumento, até a relação com os garimpos de cristais na Bahia e garimpos de diamantes em Mato Grosso.
As gravações registraram o impacto cultural e emocional que a música tem em sua vida, com direito a cenas tocantes no centro histórico da cidade, onde Natalino emocionou moradores ao tocar pelas ruas acompanhado de sua fiel cachorrinha, “Foca”.
Com direção de Éden Costa e co-direção de Wanderson Lana, a produção envolveu mais de 12 profissionais na equipe técnica, contou com mais de 30 figurantes e utilizou locações autênticas dentro do próprio município.
Além de “O menino e a Sanfona”, a produção audiovisual em Poxoréu está a pleno vapor, com outros projetos viabilizados também em editais do Governo de Mato Grosso, por meio da Secel. Entre as iniciativas estão o longa-metragem “Ensaio sobre a Verdade”, que está sendo gravado na cidade, e o curta-metragem “Passos por trás do Olhar”.
O edital MT Criativo da Secel, promovido em 2021, ainda possibilitou a implantação da Film Commission Rio dos Bororos. A iniciativa tem como objetivo atrair e incentivar produções audiovisuais na região. Entre algumas de suas atividades está o apoio na operação e na logística das gravações.
(Sob supervisão de Cida Rodrigues)
Tuani Nunes* | Secel-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Auto da Paixão de Cristo terá duas sessões nesta sexta-feira (18) na Arena Pantanal

O público cuiabano terá duas oportunidades de vivenciar a emoção do Auto da Paixão de Cristo 2025 nesta Sexta-feira Santa (18.4). Realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, o espetáculo terá duas sessões, às 18h30 e às 21h.
A encenação, que prossegue até o domingo de Páscoa (20), tem proporcionado uma experiência inesquecível, marcada por lágrimas, reflexões e profunda comoção.
Maria Aparecida Souza, moradora do bairro Coophamil, em Cuiabá, já assistiu ao espetáculo e pretende retornar.
“Foi lindo demais! A encenação, os atores, tudo muito emocionante. Hoje vou levar minha filha e minha neta. Recomendo a todos que ainda não assistiram. Vale muito a pena”, afirma.

Foto: João Milano
Elizeu Figueiredo, morador do bairro Mapim, em Várzea Grande, também convida a população que ainda não assistiu para se emocionar.
“Eu ouvi falar muito bem e vim conferir. Impressionante a dedicação dos atores, o cenário, a mensagem… é algo realmente único! Quem ainda não teve oportunidade, corre, porque é uma experiência que fica marcada para sempre na memória e no coração. Não vão se arrepender”, diz Elizeu.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel Grasi Paes, destaca a importância das duas sessões.
“A procura da população pelo Auto da Paixão de Cristo demonstra a força da fé e o sucesso do programa SER Família Fé e Vida. Oferecer duas sessões nesta sexta-feira amplia a oportunidade para quem ainda não assistiu, garantindo a todos a chance de vivenciar a emoção e a beleza deste espetáculo. É uma demonstração do nosso compromisso com a cultura e a espiritualidade do povo mato-grossense”, finaliza Grasi.
Mutirão da Cidadania
Além do espetáculo, o evento integrou o Mutirão da Cidadania, que também segue até domingo (20), das 14h às 18h, oferecendo serviços gratuitos à população, como emissão de segunda via de documentos, orientações diversas e atendimento psicológico voltado à promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, além de informações sobre o programa SER Família. A combinação da arte com o acesso a serviços essenciais reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o bem-estar social.
Programação do Auto da Paixão de Cristo 2025
Sexta-feira (18.4): 18h30 e 21h
Sábado (19.4): 19h
Domingo (20.4): 19h
Mailson Prado | Setasc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
FecoAgro/RS alerta para gravidade do endividamento rural e cobra política pública

Foto: Agência FPA/Divulgação
A crise enfrentada pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul foi tema de reunião realizada nesta semana no Ministério da Fazenda, em Brasília (DF). A audiência, que estava prevista para contar com a presença do ministro Fernando Haddad — ausente de última hora — foi liderada pelo secretário executivo da pasta, Guilherme Mello, e teve como objetivo discutir alternativas para o endividamento do setor agropecuário gaúcho.
A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) esteve representada pelo presidente Paulo Pires, que classificou a situação como uma crise generalizada na economia do Estado. “Essa audiência tinha o objetivo de trazer uma solução para o endividamento dos produtores do Rio Grande do Sul, já que estamos com três anos de frustração de safra: 2022, 2023, e 2025, com as estiagens, e em 2024 com o excesso de chuva. Então, são quatro eventos extremos, entre estiagens e enchentes, muito fortes nos últimos anos, o que provocou um endividamento por parte do produtor. E hoje já não é mais uma crise do produtor. É uma crise gaúcha, da nossa economia, e nós precisamos de um encaminhamento para isso, de uma política pública específica para o Rio Grande do Sul”, ressaltou Pires.
Durante o encontro, convocado pelo senador Luiz Carlos Heinze, representantes políticos e de entidades ligadas ao setor produtivo demonstraram preocupação com os rumos da crise e cobraram providências do Governo Federal. A área técnica do Ministério da Fazenda apresentou diagnóstico parcial da situação, o que, para Pires, já está suficientemente claro. “São 312 municípios com estado de emergência decretado. E o estado de emergência, justamente, é uma necessidade quando se faz uma política pública — o primeiro pedido de um governo, seja ele estadual ou federal, é o reconhecimento de emergência ou de calamidade pública”, enfatizou.
Segundo o dirigente, a sinalização por parte da equipe técnica do governo ainda é incerta, com dificuldades legais apontadas no Manual de Crédito Rural. “Chegou-se a um ponto em que esse produtor não sobrevive, ele não continua com capacidade de plantio, de produção, sem uma política específica que recupere sua renda — até para mudar sua atividade”, declarou. Para Pires, o momento exige uma política de securitização da dívida, a exemplo do que foi feito há 25 anos e que permitiu o salto da produção nacional de grãos de 80 para 320 milhões de toneladas.
O dirigente também citou o impacto direto das mudanças climáticas sobre o campo gaúcho. “Existe, sim, essa ‘espada na cabeça’ do Rio Grande do Sul. Estamos sofrendo devido às mudanças climáticas que ocorrem no mundo, e isso pode estar ocorrendo de forma muito forte aqui no Estado. Vejam essa chuva de granizo que aconteceu Vacaria: uma coisa totalmente anormal”, observou, acrescentando que os técnicos das entidades estão buscando soluções juntamente com os técnicos dos ministérios da Agricultura, Fazenda e Desenvolvimento Agrário.
O presidente da FecoAgro/RS relatou ainda a frustração com a falta de medidas efetivas por parte do Governo Federal. “Confessamos que existe uma certa decepção, principalmente devido à necessidade de uma securitização. A última securitização que existiu na agricultura brasileira — principalmente devido à situação dos bancos — na época mudou totalmente a agricultura brasileira. Foi daquela securitização, que agora completa 25 anos, que o Brasil saiu de uma produção de 80 milhões de toneladas para os 320 milhões atuais”, afirmou. Ele defendeu a criação de programas de crédito e incentivo à mudança de atividade produtiva em regiões mais vulneráveis. “Sem o produtor ter crédito, sem ter programas que incentivem essa mudança, que o habilitem no sentido econômico para essas mudanças, isso não vai acontecer.”
Por fim, Paulo Pires reforçou o apelo por uma resposta urgente. “Nos parece que não há, digamos assim, a percepção da gravidade da situação do setor produtivo no Estado. A crise não é mais só do agricultor. Hoje é uma crise instalada na economia do Rio Grande do Sul, e com certeza muitas empresas, muitas cooperativas, muitos bancos podem ter dificuldades — podem ter problemas como consequência dessa falta de capacidade de pagamento por parte dos nossos produtores, independentemente do tamanho do produtor”, concluiu.
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Notícias7 dias atrás
Foragido por morte de policial civil aposentado é preso pela Polícia Civil em balsa no Rio Teles Pires
-
Mato Grosso7 dias atrás
Governo de MT lança licitação internacional para implantação de novo Data Center
-
Mato Grosso7 dias atrás
Governo de MT nomeia mais 52 novos policiais penais e agentes socioeducativos
-
Meio Ambiente4 dias atrás
Cinco cidades ultrapassam a média de chuva de abril em menos de 15 dias
-
Transporte7 dias atrás
Polícia Civil indicia autores de furto de armas em residência de vereador em Itanhangá
-
Mato Grosso7 dias atrás
Governador inaugura Comando da PM, vistoria obra na BR-163 e participa da abertura da Norte Show
-
Agronegócio4 dias atrás
Casal troca cidade pelo campo e encontra oportunidade nos queijos
-
Transporte4 dias atrás
Policiais civis agem rápido e salvam criança que engasgou em delegacia