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Mato Grosso

Saúde Digital realizou 438 mil telediagnósticos até março de 2025

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Os dados da SES apontam que foram realizados 279 laudos de teleretinografia até março de 2025 – Crédito – Secom/Várzea Grande

 

O programa Saúde Digital Mato Grosso, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), teve 438.270 telediagnósticos entre fevereiro de 2018 e março de 2025 em Mato Grosso. Os dados da SES apontam que foram realizados 430.235 laudos de tele-eletrocardiografia (Tele-ECG), 3.688 de tele-espirometria, 2.149 de teledermatologia, 469 de tele-estomatologia, 279 de teleretinografia e 1.450 de teleraio-X.

De dezembro de 2023 a dezembro de 2024, também foram realizadas 1.298 teleconsultorias, em que os profissionais da Atenção Primária podem sanar dúvidas com médicos especialistas via mensagem de texto, e 6.862 teleinterconsultas, modalidade de consulta triangulada por vídeo em que o paciente é atendido virtualmente pelo médico especialista, tendo um profissional da Unidade Básica de Saúde como mediador.

Apesar de existir desde 2013 como Telessaúde, o programa evoluiu ao agregar, a partir de 2023, novas tecnologias e ampliar a gama de serviços de saúde, sendo integralmente disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos bons resultados, somente em 2023 e 2024, os atendimentos digitais já possibilitaram a economia de aproximadamente R$ 23 milhões aos cofres públicos, notada sobretudo com o transporte de pacientes.

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O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou os benefícios do programa, principalmente devido ao acesso facilitado do cidadão às avaliações de médicos especialistas.

“O Saúde Digital traz comodidade e conforto ao paciente, que não precisa se deslocar centenas de quilômetros para realizar um exame cardiológico, por exemplo, mas também gera uma economicidade para a gestão pública, que pode investir o valor economizado em outros serviços de saúde”, avalia.

Nova plataforma

A SES lançou uma nova Plataforma Web Funcional (telessaudemt.com.br) na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em 10 de abril. A ferramenta teve um investimento de R$ 2,5 milhões.

Segundo a gestora da Saúde Digital, Vânia Berti, esse novo sistema foi disponibilizado para os 1.066 estabelecimentos de saúde da Atenção Primária com o objetivo de melhorar os atendimentos na saúde pública estadual através dos serviços de telessaúde.

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“Foi desenvolvido com um layout de fácil utilização, possibilitando uma gestão otimizada para cada município, com possibilidade de faturamento no formato BPA [Boletim de Produção Ambulatorial] e interoperabilidade com os sistemas estaduais, federais e privados, nos casos de contratualização dos municípios com empresas privadas”, explicou.

Com 35 especialidades cobertas por 38 médicos especialistas e 1.500 profissionais da Atenção Primária cadastrados e aptos a utilizar a plataforma, o programa não se limita apenas aos seis telediagnósticos e às teleconsultas ofertadas aos 142 municípios do Estado, mas também oferece webaulas para aprimorar a capacitação dos profissionais de saúde.

O Saúde Digital ainda tem os projetos Ambulatório Digital de Saúde Mental, o MT sem AVC, o Saúde no Cárcere e o Proadi-SUS.

Luiza Goulart | SES-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

Auto da Paixão de Cristo reúne público recorde em seis dias de espetáculo

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João Milano

 

O Auto da Paixão de Cristo 2025, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com o programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, superou todas as expectativas. Em seis dias de apresentações, mais de 80 mil espectadores prestigiaram o espetáculo, que proporcionou momentos de fé, reflexão e encontro comunitário.

A primeira-dama Virginia Mendes se emocionou com a presença massiva do público.

“A presença de mais de 80 mil pessoas no evento, mesmo nos dias de chuva, demonstra a fé inabalável do povo mato-grossense. Estou feliz em participar deste momento e, através do Governo do Estado, poder proporcionar um momento de luz e reflexão para tantas famílias”, destacou.

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Rosenil Sales, espectador presente em uma das noites, destacou a importância de investimentos em eventos culturais como este.

“É fundamental investir em ações como o Auto da Paixão. Faz parte da nossa cultura brasileira, e eventos desse porte são importantes para fortalecer nossa fé e divulgar nossas tradições. Parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa”, disse.

Rosenil e sua filha.

Fernanda da Silva Chores, outra espectadora, elogiou a qualidade do espetáculo.

“Achei a apresentação muito bonita, importante e interessante, bem estruturada. A mensagem foi passada de forma clara e emocionante. Foi uma experiência inesquecível”, afirmou.

Patrícia Saucedo, que assistiu ao espetáculo três vezes – na sexta, no sábado e no domingo – levou os sobrinhos para a última apresentação.

“Já tinha vindo duas vezes e amei! Trouxe meus sobrinhos hoje para que eles também pudessem vivenciar essa experiência tão marcante. É um espetáculo lindo, emocionante e que fica marcado na memória”, declarou.

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O secretário Adjunto de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva, Emerson Toledo, celebrou o sucesso do evento.

“Quero parabenizar o público, que compareceu em massa, e todos que trabalharam incansavelmente para que o Auto da Paixão de Cristo fosse um sucesso. Em especial, quero agradecer a primeira-dama Virginia Mendes, que idealizou este projeto e teve a sensibilidade de entender a importância de levar fé e cultura para o nosso povo”, ressaltou ele.

Mutirão da Cidadania atendeu mais de 1200 pessoas

Além do espetáculo, o evento integrou o Mutirão da Cidadania, que registrou mais de 1200 atendimentos entre os dias 15 e 20 de abril. Foram oferecidos serviços gratuitos como emissão de segunda via de documentos, orientações diversas e atendimento psicológico voltado à promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, além de informações sobre o programa SER Família.

Foto: Junior Silgueiro

A combinação da arte com o acesso a serviços essenciais reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o bem-estar social, promovendo não apenas a fé, mas também a cidadania plena para todos os mato-grossenses.

Mailson Prado | Setasc-MT

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Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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Mato Grosso

Mais de 80 mil pessoas assistem ao Auto da Paixão de Cristo e primeira-dama de MT agradece o público

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Crédito – Jana Pessoa

 

Durante seis dias de apresentações, o espetáculo Auto da Paixão de Cristo 2025 reuniu mais de 80 mil pessoas na Arena Pantanal, em Cuiabá. Mesmo com dias de chuva, o público compareceu em massa ao evento motivado pela primeira-dama do Estado Virginia Mendes, por meio do programa SER Família Fé e Vida, com apoio do Governo de Mato Grosso.

O encerramento aconteceu neste domingo (20.4), e muitas pessoas chegaram a participar mais de uma vez, tocadas pela mensagem de fé e amor transmitida pela encenação.

Para a primeira-dama Virginia Mendes, ver a emoção do público e saber que o evento contribuiu para fortalecer a fé e os laços familiares é a maior recompensa.

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“Vi que houve pessoas que foram mais de uma vez, levaram amigos e familiares. E o principal: foram tocadas pelo amor de Jesus por nós na cruz. Um amor incondicional, que não existe igual em todo este mundo”, afirmou Virginia.

Ela agradeceu à população e a todos os envolvidos na realização do espetáculo. “Agradeço a cada pessoa que esteve na Arena. Que Deus possa abençoá-las. Também quero agradecer ao Governo do Estado por apoiar mais uma ação do programa SER Família Fé e Vida; aos secretários-adjuntos da Setasc, Klebson e Emerson, e a todos os servidores que se dedicaram ao evento, desde o Mutirão da Cidadania até a equipe que manteve a organização do espaço. Minha equipe da Unaf, nosso querido parceiro de primeira hora, secretário David Moura da Secel, e a imprensa que fez a cobertura do evento. Deus abençoe a todos”, completou.

Emocionado, o ator Kayky Brito falou da oportunidade de viver uma semana de apresentação em Cuiabá.

“Quero agradecer a primeira-dama Virginia Mendes pela oportunidade de encenar Jesus Cristo, também todo o elenco, atores e figurantes que se dedicaram de corpo e alma. Foi lindo, foi especial. Gratidão a cada pessoa que esteve conosco”, expressou o ator.

“Estive aqui na abertura e hoje não resisti, retornei e me emocionei tanto quanto no primeiro dia. Gratidão, dona Virginia, por todo o carinho e por ser essa mulher de fé”, disse.

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Mailson Prado | Setasc-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

 

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Mato Grosso

“Fico mais forte quando tenho o Governo ao meu lado”, diz empresária sobre estande de MT

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A WTM é uma das 10 feiras em que a Sedec investe para consolidar Mato Grosso como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil – Foto por: Assessoria/Sedec

Os investimentos do Governo do Estado na promoção do turismo têm gerado negócios para empresários que participam das principais feiras nacionais e internacionais do setor. A CEO da Pantanal Wild Safaris, Afra Miranda, já colhe os frutos neste ano após participar da WTM Latin America 2024 e fechar contato com uma operadora internacional.

Ela negociou um pacote de cinco dias para uma produtora espanhola, que fará gravações de material audiovisual sobre a preservação do Pantanal. Esse é o principal produto que atrai estrangeiros, especialmente europeus, ao Brasil – além dos destinos de sol e praia.

“Para mim, é uma satisfação enorme, não só por vender o destino, mas por divulgar o Pantanal lá fora, torná-lo ainda mais conhecido. É importante o Estado investir nessas feiras. Fico mais forte quando tenho o Governo ao meu lado; passo a ter representação. Sozinha, não conseguiria atender ou vender”, argumentou Afra Miranda.

Ela lembrou que, em edições passadas, Mato Grosso não teve estande na WTM, deixando os operadores em situação difícil, sem um local definido para divulgar o trabalho e apresentar o que Pantanal, Amazônia, Cerrado e Araguaia têm a oferecer.

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De acordo com a secretária adjunta de Turismo, Maria Letícia Costa, a WTM é uma das 10 feiras em que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) investe para consolidar Mato Grosso como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

“O Governo oferece o estande para os empresários do trade turístico aproveitarem essa vitrine e fazerem conexões. É a oportunidade para prospectar e fechar negócios. O turismo só funciona com parceria entre o setor público e o privado”, destacou.

Além da Pesca Trade Show e da WTM, a Sedec planeja promover Mato Grosso em eventos como Avistar Brasil, BNT Mercosul, FIT Pantanal, Fishing Show Brasil, Salão do Turismo, ABAV Expo, BTM e Festuris, além de feiras internacionais. O Estado já participou da BTL Lisboa e da ITB Berlin e deve marcar presença na WTM em Londres e na Meeting Brasil.

Segundo o levantamento da Secretaria Adjunta de Turismo, em 2024, os empresários do setor registraram um aumento de 30% a 50% no interesse por viagens a Mato Grosso – tanto por turistas nacionais quanto internacionais – após a participação nas feiras.

Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

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Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

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