Destaque
Agrishow 2025 – Programa ‘Aplique Bem’ capacita equipe para aplicações com drones e intensifica inspeções de pulverizadores em uso

Divulgação
Em seu 18º ano de atividades, o Programa Aplique Bem trabalha continuamente a capacitação de seus engenheiros agrônomos para realizar treinamentos sobre uso correto e seguro de agroquímicos ou agrotóxicos. Executado gratuitamente, diretamente em propriedades rurais de todos os tamanhos, sem relação com marcas comerciais ou produtos, o Aplique Bem agora reúne também agrônomos aptos a levar conhecimento básico atrelado a pulverizações com drones, uma das inovações recentes do agronegócio.
Aplique Bem resulta de uma parceria entre o Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, e a multinacional UPL. Tem por objetivo qualificar produtores e aplicadores de agroquímicos para o uso correto e seguro desses insumos.
Além dos drones, o programa, que percorre toda a fronteira agrícola do país ao longo do ano, a bordo de laboratórios móveis (Techmoveis), intensificou ainda o preparo de seus profissionais para inspecionar a qualidade de pulverizadores agrícolas em uso nas propriedades.
“Pulverizadores bem mantidos e regulados constituem uma das estratégias-chave na proteção de lavouras frente a doenças, pragas e plantas daninhas”, explica Hamilton Ramos, diretor do CEA-IAC e coordenador do programa Aplique Bem.
Ramos destaca que desde a criação do Aplique Bem, mais de 90 mil agricultores do Brasil já foram beneficiados. “Até hoje, a equipe de agrônomos que lidera os treinamentos cobriu mais de 1 mil municípios no país, tendo concluído em torno de 5 mil treinamentos especializados em agroquímicos e percorrido mais de 1 milhão de quilômetros por rodovias brasileiras.”
De acordo com Ramos, para o CEA-IAC e a UPL, mais importante do que o número de treinados pelo Aplique Bem, contudo, “é a mudança de comportamento que o programa leva às propriedades, no tocante à redução de custos na safra, ao melhor aproveitamento de produtos agroquímicos, aos ganhos ambientais e de saúde ocupacional.”
“São pilares do programa a qualidade do atendimento ao agricultor e a proteção de cultivos, do meio ambiente e do trabalhador rural. Sem nenhum custo para os participantes”, reforça Ramos.
Oito países e déficit de mão de obra
Conforme Ramos, o modelo de ação do Aplique Bem ultrapassou as fronteiras do Brasil. Nos últimos anos, chegou também a mais oito países: Burkina Faso, Costa do Marfim, Colômbia, África do Sul, Mali, Gana, México e Vietnã.
“Exportamos o modelo com foco na redução do déficit de mão de obra qualificada. A exemplo do Brasil, onde mais de 60% dos aplicadores de agroquímicos jamais receberam capacitação específica, tais países se deparam com indicadores semelhantes”, finaliza Ramos.
Fernanda Campos
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Fenovinos 2025 contará com 588 ovinos em julgamento nas pistas de Vacaria

Foto: Nestor Tipa Júnior
Evento em Vacaria será palco de avaliação da evolução genética da ovinocultura brasileira
A 37ª Feira Nacional Rotativa de Ovinos (Fenovinos), um dos maiores eventos do setor, acontecerá entre os dias 30 de abril e 4 de maio, no Parque de Exposições Nicanor Kramer da Luz, em Vacaria (RS), município dos Campos de Cima da Serra. Organizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (Arco), em parceria com o Sindicato Rural de Vacaria e a prefeitura local, a feira contará com 588 exemplares de 14 raças ovinas, incluindo cinco variedades naturalmente coloridas.
O evento terá como um de seus momentos mais aguardados os julgamentos realizados por 11 jurados, que avaliarão os animais com base em critérios como conformação de carne, qualidade da lã e características genéticas de cada raça. A Fenovinos tem como objetivo destacar a evolução da ovinocultura brasileira, abrangendo raças voltadas para a produção de carne, lã e leite.
Julgamentos serão fundamentais para o avanço da genética ovina
Para Edemundo Gressler, presidente da Arco, o julgamento de classificação é o ponto alto da exposição. “Essa tarefa é fundamental, pois é nesse momento que os jurados avaliam com precisão as raças, analisando padrões raciais, conformação de carne e a qualidade da lã”, explica. Gressler será um dos jurados nas raças Dohne Merino e Corriedale, destacando-se pela atenção especial às características da carne e da lã. O julgamento, segundo ele, leva em consideração a avaliação do animal de cabeça a cauda, observando o arqueamento de costela, a profundidade de quarto, os aprumos (a forma como o animal caminha), além da homogeneidade da lã em toda a área corporal.
Jurados de renome contribuirão para o sucesso do evento
Gressler também ressaltou que os jurados que atuarão na Fenovinos foram cuidadosamente selecionados pelo Sindicato Rural de Vacaria, em colaboração com as associações promocionais de raça. “Os jurados convidados são profissionais de altíssimo gabarito e com grande conhecimento técnico, muitos dos quais pertencem aos colégios de jurados das raças. Sua participação certamente enriquecerá ainda mais a qualidade do evento”, conclui.
A Fenovinos 2025 promete ser uma vitrine de evolução genética, oferecendo uma importante oportunidade para a ovinocultura brasileira se destacar no cenário nacional e internacional.
Fonte: Portal do Agronegócio
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Pelo 2º ano consecutivo Leonardo Sodré é um dos 100 Mais Influentes do Agronegócio em 2025

Assessoria
O CEO do Grupo GIROAgro, Leonardo de Castro Sodré, foi homenageado na noite desta terça-feira, 29 de abril, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto/SP, com o Prêmio 100 Mais Influentes do Agronegócio 2025, na categoria Indústria, demonstrando que com estratégia, inovação, compromisso e eficiência é possível alçar grandes feitos. Esta é a segunda vez consecutiva que o executivo conquista este reconhecimento. Em 2024, Leonardo recebeu o prêmio na categoria Negócios.
Considerado o Oscar do Agronegócio, o prêmio visa reconhecer personalidades que impulsionam o setor e contribuem para o seu crescimento no Brasil e Leonardo foi um deles. O prêmio traz nomes de influentes líderes que atuam no setor e se destacaram nos últimos doze meses pelos esforços para colocar o agronegócio brasileiro como importante agente no desenvolvimento do país.
Os eleitos foram escolhidos por meio de dois critérios rigorosos: votação oficial no site do evento e pesquisa de mercado conduzida pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia. A premiação contou com 10 categorias, incluindo líderes de empresas, pesquisadores, executivos, autoridades públicas e profissionais do setor que se destacaram em suas áreas de atuação. As categorias são: Empresário, Entidades Setoriais, Gente e Gestão, Gestão e Eficiência, Indústria, Negócios, Produtor, Referência, Representatividade e Tecnologia e Inovação.
Além das personalidades do agro, várias autoridades marcaram presença na cerimônia, como o Governador de Minas Gerais Romeu Zema, o Deputado Federal e Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária Arnaldo Jardim, o Prefeito de Ribeirão Preto Ricardo Silva, entre outras.
Para o CEO Leonardo Sodré, ser reconhecido pelo segundo ano consecutivo a uma premiação de grande relevância como esta é um privilégio. “O agro é um celeiro de lideranças que fazem acontecer no setor que é responsável por grande parte da economia nacional, mas também por alimentar o mundo. Saber que sou considerado um desses líderes, é muito gratificante e isso só me impulsiona a querer fazer ainda mais por essa paixão nacional chamada agronegócio.”, destaca Sodré.
O governador de Minas Gerais Alexandre Zema e o CEO Leonardo Sodré
Fabio Bouças
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Aprovados para o programa de estágio do Detran são convocados em Cacoal e Porto Velho

Assessoria
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RO), divulga a terceira convocação do processo seletivo para recrutamento e seleção de estagiários. A chamada, referente ao Edital nº 2/2025/DETRAN, convoca 46 estudantes que atenderam aos requisitos para integrar o quadro de estagiários da Autarquia em Cacoal e Porto Velho. Os candidatos de nível médio e superior listados deverão comparecer ao IEL/RO, para a entrega da documentação exigida e assinatura do Termo de Compromisso de Estágio até 13 de maio.
DOCUMENTAÇÃO
Para os candidatos residentes em Porto Velho, a documentação deverá ser entregue, presencialmente, na sede do IEL/RO, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 1.112, Bairro Arigolândia, CEP: 76801-186.
Já os candidatos de Cacoal, devem enviar a documentação digitalizada para o e-mail [email protected], identificando no assunto: CONVOCAÇÃO ESTÁGIO DETRAN – [NOME COMPLETO] – [LOCALIDADE].
ESTÁGIO
O início das atividades de estágio está previsto para o dia 3 de junho de 2025, na respectiva unidade do Detran-RO para a qual o candidato foi convocado. O não comparecimento dentro do prazo estipulado à entrega dos documentos e assinatura do termo implicará no cancelamento da convocação.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected] ou pelos telefones (69) 3216-3408 e 3216-3402. A sede do Instituto Euvaldo Lodi em Porto Velho, também está disponível para atendimento presencial na Rua Rui Barbosa, nº 1.112, Bairro Arigolândia.
Rondoniagora
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agronegócio7 dias atrás
Exportações da piscicultura brasileira batem novos recordes
-
Transporte7 dias atrás
Jaru: Polícia Civil age rápido e prende casal por furto em motel e golpe em motorista de aplicativo
-
Pecuária7 dias atrás
Preços do boi gordo e da carne seguem firmes em abril, impulsionados por exportações e demanda interna
-
Agronegócio7 dias atrás
Alta no preço do leite perde força em março, enquanto custos de produção seguem em alta
-
Mato Grosso7 dias atrás
Audiência no Senado reacende debate sobre a Moratória da Soja e suspensão de lei estadual em MT
-
Agronegócio7 dias atrás
Carne suína ganha competitividade frente a concorrentes
-
Transporte7 dias atrás
Polícia Rodoviária Federal em Rondônia apreende mais de 40 kg de entorpecentes em Vilhena
-
Transporte7 dias atrás
Gefron apreende 340 tabletes de drogas e causa prejuízo de R$ 6,4 milhões às facções