Economia
JBS avança na auditoria do TAC da carne e supera 98% de conformidade

JBS
A JBS conquistou mais um avanço expressivo na auditoria dos compromissos da pecuária na Amazônia Legal. Os dados do 2º Ciclo do Protocolo de Monitoramento Boi na Linha, divulgados nesta quarta, 14, pelo Ministério Público Federal (MPF) em Brasília, apontam para 100% de conformidade em volume de animais na próxima rodada de informações. Nesta edição, a Companhia alcançou 98,23%, 4,4 pontos percentuais mais que na estreia.
O MPF consolidou pela segunda vez os resultados de Pará, Rondônia, Acre, Mato Grosso e Tocantins, que estreou neste ano. Também foi divulgado o desempenho no Amazonas, estado em que a JBS não conta com fábricas de processamento de bovinos. A auditoria foi realizada pela consultoria Grant Thornton de 20 de setembro do ano passado até 15 de março. O levantamento abrangeu as compras do período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022.
Estes foram os desempenhos da JBS por estado: Rondônia – 99,23% (mais 11,22 pontos percentuais em relação ao ciclo anterior); Mato Grosso – 98,19% (+0,34 ponto percentual); Acre – 98,14% (+8,28 pp); Tocantins – 98,03% (estreia do estado, não há comparação com a edição passada); e Pará – 97,01% (+3,01 pp).
Não fossem questões relacionadas à documentação, o percentual de não conformidade da JBS de 1,77% teria se reduzido a 0,27%. “Esse desempenho mostra que estamos muito próximos da meta de 100% de conformidade, número que vai refletir todo o empenho da Companhia para a produção sustentável na Amazônia. A evolução comprovada neste ciclo comprovou o que dissemos na edição anterior, de que temos clareza sobre como alcançar esse objetivo”, afirmou Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil.
A Companhia prossegue no aprimoramento da gestão documental, que inclui somente aceitar protocolos de projetos de regularização ambiental (PRA) com termo de compromisso assinado (em vigor desde novembro de 2021), além de melhorias nos registros ligados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Todo o processo de auditoria foi conduzido com base no Protocolo de Auditoria do Boi na Linha, que estabelece as premissas e orientações. As avaliações foram amostrais, com exceção dos contratos de arrendamentos e da lista do Trabalho Escravo, avaliados para toda a base de GTAs (Guias de Trânsito Animal) recebidas pela equipe de auditoria.
A JBS utiliza há 15 anos um sistema de monitoramento geoespacial para garantir o cumprimento de seus critérios socioambientais no país. Os fornecedores da JBS não podem atuar em áreas de desmatamento, terras indígenas, unidades de conservação ambiental ou territórios quilombolas; não utilizem mão de obra análoga à escravidão, nem possuam embargos ambientais.
A Companhia apoia o trabalho de harmonização da auditoria empreendido pelo Ministério Público Federal para os estados do bioma Amazônia e concorda com que todas as empresas que tenham assinado o TAC da Carne sejam auditadas e para que as indústrias de fora deste acordo setorial também sejam acompanhadas.
“Nenhuma empresa, sozinha, vai resolver as questões socioambientais na Amazônia. Se as milhares de fazendas eventualmente bloqueadas continuarem a vender animais para quem não está no acordo, haverá uma lacuna importante. É preciso que o setor tenha regras universais de atuação”, enfatiza a diretora de Sustentabilidade da JBS Brasil.
Presença no Estado
A JBS e suas cadeias produtivas movimentaram, em 2020, o equivalente a 2,93% do PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso e contribuíram, em 2021, para a geração de 7,2% dos empregos do estado. Os dados são do levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Em números totais, o impacto da JBS no PIB mato-grossense foi de R$16,57 bilhões, com valor adicionado de R$5,2 bilhões. Em 2021, a Companhia gerou 131.274 empregos diretos, indiretos e induzidos no estado. A JBS está presente em 16 municípios mato-grossenses, com forte atuação nas indústrias de bovinos, aves, biodiesel, couros e alimentos preparados, além de outras atividades como confinamento de gado, transporte e geração de valor agregado.
Fonte: Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Economia
Brasil exporta US$ 15 bilhões em abril e registra recordes em produtos menos tradicionais da pauta exportadora

Foto: Divulgação
Em abril de 2025, o Brasil exportou US$ 15,03 bilhões em produtos do agronegócio. O resultado representa um crescimento de 0,4% na comparação com o mesmo mês do ano passado e reflete a combinação entre preços internacionais mais altos e leve retração no volume embarcado.
Na prática, o desempenho do mês foi impulsionado pela valorização de produtos como café e celulose, enquanto a soja em grãos, principal item da pauta, teve forte volume exportado, mas ainda sentiu a pressão dos preços internacionais em queda. Foram 15,27 milhões de toneladas embarcadas, o segundo maior volume da série histórica para abril. Ainda assim, a receita ficou em US$ 5,9 bilhões, influenciada pela queda de 9,7% no preço médio da tonelada. Mesmo com o recuo da soja em valor, outros produtos se destacaram, como o café verde, que alcançou US$ 1,25 bilhão, maior valor já registrado para o mês, graças à valorização do grão no mercado internacional.
A China manteve-se como principal destino do agro brasileiro, com US$ 5,5 bilhões em compras em abril. Mais de 75% desse valor foi gerado pelas exportações de soja em grãos. A União Europeia aparece na sequência, com US$ 2,2 bilhões, mantendo crescimento estável e ampliando as compras de itens com maior valor agregado, como café solúvel, óleo essencial de laranja e carne de frango.
Além dos produtos tradicionais da pauta exportadora, alguns itens alcançaram o melhor desempenho da série histórica, resultado direto da estratégia de diversificação de mercados adotada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). É o caso do óleo de milho, que atingiu US$ 55,3 milhões em exportações, maior valor já registrado. A madeira compensada (ou contraplacada) teve o maior volume embarcado em abril: 145,5 mil toneladas. Já as miudezas de carne bovina, exportada para mercados na Ásia e recentemente habilitada para o Marrocos, somou 21,3 mil toneladas. Outro destaque foi o sebo bovino, com 35,6 mil toneladas exportadas, e os bovinos vivos destinados principalmente à reprodução, que registraram valor recorde de US$ 61,8 milhões e têm como principal destino a Turquia, o que evidencia o alto valor genético do gado brasileiro. Esses dados mostram que o Brasil vem ganhando espaço não apenas em volume, mas em produtos com maior valor agregado e potencial de diferenciação nos mercados internacionais.
O Mapa, por meio da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, tem atuado para fortalecer a presença internacional do agro brasileiro com foco em três frentes: ampliação de mercados, diversificação de produtos e promoção comercial. Os resultados de abril refletem esse esforço conjunto entre Mapa, MRE e setor produtivo para consolidar o Brasil como fornecedor confiável de alimentos para o mundo.
Fonte: Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Economia
VLI atinge recorde histórico de movimentação de açúcar na Ferrovia Centro-Atlântica

Divulgação
A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, atingiu seu recorde histórico de movimentação de açúcar na safra de 2024/2025 – iniciada em abril do ano passado e concluída no último mês de março – na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). A marca de 6,2 milhões de toneladas transportadas foi atingida mesmo com a produção de açúcar na região Centro-Sul do Brasil sendo 5,3% inferior ao volume registrado na safra anterior. Nos portos, a empresa manteve o mesmo desempenho do exercício anterior, embarcando 5,0 milhões de toneladas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio de Mesquita (Tiplam).
A safra 2024/2025 foi marcada por desafios climáticos, que impactaram no volume da produção da commodity no Centro-Sul brasileiro. Tais efeitos ocasionaram uma maior compactação do açúcar, o que representa um grande desafio logístico, por dificultar o desembarque do produto. Para solucionar a questão, a VLI investiu na cocriação de soluções inovadoras com seus clientes, como a adoção do uso de socadores pneumáticos para auxiliar na descarga dos vagões, a adoção de um tempo de descanso mínimo nos Terminais Integradores de Guará (TIGU) e Uberaba (TIUB), aspersão nos armazéns (aplicação de partículas de água no produto para equilíbrio de temperatura), entre outros.
“O resultado expressivo que obtivemos na safra 2024/2025, mesmo com um volume produzido de açúcar menor no Centro-Sul brasileiro, é fruto de nossa capacidade para desenvolver soluções operacionais e estratégicas inovadoras, sempre com o olhar atento às necessidades de negócio de nossos clientes. Ao trabalharmos lado a lado, superamos os desafios e alcançamos uma nova marca histórica na Ferrovia Centro-Atlântica, uma ferrovia de características singulares, na qual a VLI possui expertise para extrair o máximo em eficiência, contribuindo com os fluxos dos nossos clientes e a economia do Brasil”, afirma Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI.
As soluções logístico-estratégicas propostas pela VLI viabilizaram impactos positivos no negócio dos clientes que utilizam o Tiplam para a exportação de açúcar. A Czarnikow, por exemplo, aumentou seus carregamentos no terminal em 32% em relação ao volume movimentado na safra 2023/2024.
Corredor Sudeste da FCA
O corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica é um sistema logístico de alta eficiência, que atende fluxos de importação e de exportação por meio do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita, o Tiplam. Sua área de cobertura abrange estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, movimentando açúcar, grãos e fertilizantes, majoritariamente.
A estrutura do corredor também inclui dois terminais integradores, em Uberaba (MG) e Guará (SP), onde é feito o transbordo da carga para o sistema ferroviário. Além da alta eficiência ofertada aos clientes, o Tiplam também gera impactos positivos na região da Baixada Santista, uma vez que todos os seus fluxos de exportação são feitos por ferrovia, contribuindo para o trânsito e o ambiente da região, uma vez que o modal ferroviário é até nove vezes menos intensivo que o rodoviário na emissão de CO² na atmosfera.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Por quatro anos consecutivos entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Pedro Araújo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Economia
Educação financeira em pauta – Sicredi lança curso gamificado para crianças e jovens, vídeocast e nova temporada do Explica Aí Sicredi durante Semana ENEF

Fotos: Assessoria
Sicredi participa da 12ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), realizada a partir desta segunda-feira (12/05) até sexta-feira (18/05). O tema central deste ano é “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”. Na ocasião, a instituição financeira cooperativa lançará um curso interativo na plataforma Sicredi na Comunidade, criado especialmente para crianças e jovens, com o objetivo de incentivar escolhas financeiras mais saudáveis e conscientes.
Para o Sicredi, quanto mais cedo as pessoas tiverem consciência e responsabilidade com as finanças, maiores são as chances de se ter uma vida financeira sustentável no futuro.
A Semana ENEF é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF) e reúne instituições públicas, privadas e a comunidade escolar de todo o país, sendo o Sicredi uma das instituições com maior número de ações no evento, do qual faz parte desde 2016. Isso porque, a cooperativa financeira tem como propósito promover o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, sendo a educação financeira uma ferramenta para isso.
Outra novidade do Sicredi que marcará a Semana ENEF é o lançamento do videocast “Escolhas Conscientes para um Futuro Sustentável”, apresentado pelos planejadores financeiros Eduardo Amauri e Vivian Magalhães. Em três episódios, eles abordam as escolhas que fazemos no presente e no futuro que impactam na vida financeira.
Haverá ainda a 6ª temporada do “Explica aí, Sicredi”, disponível desde 12 de maio no youtube do Sicredi, com cinco episódios que vão trazer orientações, de forma simples e didática, de como os adultos podem abordar o tema com as crianças e adolescentes. E a parceria nacional entre a Mauricio de Souza Produções e a Fundação Sicredi, iniciada em 2018 para promover a educação financeira para o público infantil, tem novidades – um novo gibi e um novo vídeo em que a Turma da Mônica aprende ainda mais sobre investimentos, exemplificando temas como liquidez e inflação.
“Estamos comprometidos em criar hábitos financeiros saudáveis em relação às finanças e ao consumo desde o público infantil, passando pelos adolescentes e adultos. Trabalhamos o ano inteiro em uma série de ações voltadas à educação financeira, que são reforçadas ainda mais durante a Semana ENEF, da qual participamos intensamente. Acreditamos que esse também é um caminho fundamental para gerar prosperidade e desenvolvimento para as pessoas e comunidades”, destaca Cristiane Amaral, gerente de Educação Financeira da Fundação Sicredi.
Além dessas iniciativas, as mais de 100 cooperativas do Sicredi em todo o Brasil realizarão ações locais de educação financeira em diferentes formatos, alinhadas com o contexto de cada região. Para se ter uma ideia, em 2024, foram realizadas mais de 4,5 mil ações durante a Semana ENEF, realizada excepcionalmente no mês de setembro.
Parceiro importante
Dados divulgados no último relatório da FBEF aponta que nas edições 2022 e 2023 da Semana ENEF foram realizadas mais de 8,6 mil iniciativas de educação financeira que alcançaram aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo o País. O Sicredi participa do evento há 10 anos e as ações não ficam restritas à Semana ENEF. São realizadas iniciativas ao longo de todo o ano, pelas mais de 100 cooperativas presentes no Brasil. Ainda confirme o relatório da FBEF, em 2022 e 2023, o Sicredi se destacou como a instituição que mais realizou iniciativas de educação financeira no Brasil. Nessas edições, 65% das atividades promovidas durante a Semana foram promovidas pela instituição.
Para a gerente de Sustentabilidade e Cooperativismo do Sicredi, Daniela Lepinsk Romio, a Semana ENEF é mais uma oportunidade de colocar em prática os valores do Sicredi como uma cooperativa crédito. “A educação financeira, por exemplo, faz parte da essência do Sicredi, e ao longo dos anos esse comprometimento se fortalece cada vez mais. Em mais uma edição, as cooperativas levam atividades educativas e acessíveis para diversos públicos, sejam crianças, jovens ou adultos. As ações visam promover hábitos financeiros saudáveis, e vão desde a palestras e seminários, até workshops, oficinas e feiras. Todas as atividades são importantes para a transformação da realidade das pessoas e para o fortalecimento do cooperativismo de crédito” destaca.
Ações locais
Na edição deste ano, as cooperativas do Sicredi em Mato Grosso realizarão mais de 300 ações. As atividades foram pensadas para conversar com pessoas de todas as idades, com conteúdo acessíveis e adaptados para cada tipo de público e perfil. Entre as diversas atividades programadas para o público infantil, estão rodas de leitura e contação de histórias nas escolas, oficinas para cofrinhos sustentáveis, peças teatrais que contam mais sobre o mundo das finanças, entre outras.
Para jovens e adultos estão previstas oficinas sobre crédito consciente, palestras sobre finanças comportamentais e de como se proteger de golpes, além de bate-papos sobre investimentos, e visitas guiadas às agências para entender, na prática, o cooperativismo de crédito.
Para os colaboradores e a comunidade onde cada cooperativa atua serão disponibilizadas oficinas voltadas ao desenvolvimento profissional, conteúdos informativos na TV corporativa e ações digitais como podcasts, vídeos e publicações nas redes sociais institucionais, que incentivam a busca por mais conhecimento sobre a Educação financeira. Ferramentas como gibis e jogos da Turma da Mônica e materiais complementares como cartilhas e vídeos educativos, também serão utilizados para reforçar os conceitos de educação financeira de forma leve, didática e acessível.
A expectativa é impactar mais de 30 mil pessoas na área de atuação das cooperativas em Mato Grosso. Para viabilizar as ações, a instituição contará com o envolvimento e o apoio de mais de 1,7 mil colaboradores. Saiba mais sobre a programação do Sicredi dentro da Semana ENEF 2025 em sicredi.com.br/educacaofinanceira.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.800 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 253 municípios e possui 350 agências, para o atendimento a mais de 1,5 milhão de associados.
Site do Sicredi: www.sicredi.com.br
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