Mato Grosso
Seduc já agendou mais de 196 mil provas por meio do Exame Certificador de EJA

Assessoria
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) já agendou, de 2022 a maio de 2025, mais de 196 mil provas por meio do Exame Certificador de EJA. Objetivo é conceder a pessoas com idade acima de 15 anos que não finalizaram seus estudos em idade escolar regular, a oportunidade de concluírem o Ensino Fundamental ou Médio e obterem a certificação da Educação Básica reconhecida pelo MEC.
Entre as áreas do conhecimento a de Matemática é a que registrou o maior número de agendamentos 61.078, que corresponde a (31,05%), seguido da área de Linguagens com 48.889, que equivale a (24,85%), Ciências da Natureza com 46.615 equivalente a (23,70%) e, por último, Ciências Humanas com 40.103 agendamentos que corresponde a (20,38%).
De acordo com o Painel de Agendamentos do Exame Online, da Seduc, de janeiro a 22 de maio de 2025, mais de 26 mil pessoas agendaram provas, que serão realizadas por áreas de conhecimento, conforme o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como Ciências, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas.
As provas para a etapa do Ensino Fundamental têm 20 questões objetivas e o candidato tem 120 minutos para respondê-las. Para a Etapa do Ensino Médio a prova tem 30 questões objetivas e o candidato tem 90 minutos para responder às questões.
Para obter aprovação tanto na etapa do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio, é preciso acertar 50% das questões.
O secretário de Educação, Alan Porto, observa que, ao validar o conhecimento adquirido ao longo da vida, não apenas reconhece a experiência do indivíduo, mas também incentiva a busca por um futuro melhor.
Para ele, o exame certificador é uma importante ferramenta para promover a inclusão educacional. “O exame abre portas para a participação em vestibulares e concursos públicos, oferecendo novas oportunidades de ascensão social”.
Inscrição
As inscrições são realizadas através do site oficial da Seduc (https://www3.seduc.mt.gov.br/) e serão efetivadas mediante o preenchimento da ficha de cadastro, contendo os dados pessoais do participante.
O participante pode inscrever-se para as seguintes etapas da Educação Básica: Ensino Fundamental para participante cuja idade for igual ou superior a 15 anos e Ensino Médio para participante cuja idade for igual ou superior a 18 anos, independente de comprovação da escolaridade anterior.
A inscrição pode ser feita até dezembro de 2025 e a aplicação das provas ocorre na data em que o interessado agendar, com limite até o dia 15 de dezembro de 2025.
No ato do agendamento, o sistema gerará um comprovante de inscrição com número de protocolo. O calendário de agendamento do Exame Certificador de EJA-ECEJA é vinculado ao calendário letivo de cada unidade escolar aplicadora.
Por esta razão, no período de férias escolares de 7 a 21 de julho de 2025 e de 19 de dezembro de 2025 a 17 de janeiro de 2026, não há aplicação da prova do Exame Certificador.
A Seduc esclarece que pessoas que não dominam as tecnologias da informação ou não tenham acesso a um computador, ou notebook para realizar suas inscrições, podem procurar as escolas aplicadoras no município onde o Técnico Administrativo Educacional – TAE do Exame Certificador, poderá auxiliá-los na realização das inscrições.
Rui Matos | Seduc-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Mato Grosso
Psol e Instituto Kabu pedem ao STF suspensão do licenciamento e leilão da Ferrogrão

ANTT
O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e o Instituto Kabu, organização indígena, solicitaram ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a ampliação da medida cautelar que suspendeu os efeitos da Lei 13.452/2017. O pedido tem como foco também interromper o processo de licenciamento ambiental e o leilão de concessão da Ferrogrão, ferrovia que pretende ligar o Mato Grosso ao Pará para o escoamento de grãos.
A solicitação foi apresentada no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.553, relatada por Moraes, que questiona a constitucionalidade da lei que reduziu os limites do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, justamente para viabilizar a construção da ferrovia. Segundo o Psol e o Instituto Kabu, a alteração territorial representa um retrocesso ambiental e fere direitos constitucionais.
No documento enviado ao Supremo no início de maio, os autores pedem que todos os estudos e pareceres técnicos elaborados por órgãos públicos sobre a Ferrogrão sejam anexados ao processo. O objetivo é evitar o que classificam como uma “mitigação de informações e dados técnicos”, ou seja, omissões ou interpretações tendenciosas que possam favorecer o projeto em detrimento das comunidades afetadas.
Outra medida solicitada é o encaminhamento da ADI ao Núcleo de Processos Estruturais (Nupec) do STF, além da realização de uma audiência pública com especialistas, para que o debate sobre a Ferrogrão seja feito com transparência e supervisão do Judiciário, garantindo a participação de comunidades indígenas, ambientalistas e demais interessados.
A ação foi originalmente protocolada pelo Psol em setembro de 2020, e o Instituto Kabu foi admitido como amicus curiae (parte interessada) em junho de 2022. Embora o caso tenha passado pelo Centro de Soluções Alternativas de Litígios (Cesal) do STF e motivado a criação de um grupo de trabalho (GT) no Ministério dos Transportes em 2023, Psol e Instituto Kabu alegam que as vozes indígenas e ambientalistas não foram consideradas nas decisões do GT.
A Ferrogrão é um dos projetos prioritários do governo federal para melhorar a logística do agronegócio na região Norte, mas tem sido alvo de intensas críticas por seu potencial impacto ambiental e social, especialmente sobre terras indígenas e unidades de conservação. A decisão sobre o futuro da ferrovia agora depende do julgamento do STF, que deve avaliar tanto a legalidade da mudança no Parque do Jamanxim quanto os desdobramentos administrativos relacionados ao projeto.
Fonte: CenarioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
Mato Grosso
Mais de 2,2 mil vagas são disponibilizadas pelo Sine-MT nesta semana

O Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), divulgou a oferta de 2.255 oportunidades de emprego para esta semana em Mato Grosso. As vagas abrangem diversas áreas de atuação e estão distribuídas entre os 36 postos de atendimento do Sine, instalados em 32 municípios de Mato Grosso.
Em Cuiabá e Várzea Grande são 494 postos de empregos disponíveis em funções como auxiliar de linha de produção (119), balanceiro (80), auxiliar de logística (20), magarefe (20), cortador de carne em matadouro (20), auxiliar de limpeza (12), operador de caixa (11), pedreiro (10), representante comercial autônomo (12), motorista carreteiro (8), operador de vendas lojas (5), repositor de mercadorias (4), porteiro (3), frentista (3), operador de telemarketing ativo (1), técnico de edificações (1), caseiro (1), encarregado de manutenção (1), estampador de placa de identificação veicular (epiv) (1), carregador de descarregador de caminhões (1), chapista de lanchonete (1) e armador de ferros (1).
Para as Pessoas com Deficiência (PCD), estão sendo ofertadas 22 vagas distribuídas entre: servente de limpeza, operador de caixa, oficial de manutenção, lubrificador de automóveis, frentista, auxiliar de linha de produção, auxiliar de limpeza e auxiliar administrativo.
O município de Porto Alegre do Norte (1.030 km de Cuiabá) é um dos destaques nesta semana. Estão disponibilizadas 188 oportunidades, nas áreas de servente de obras (126), classificador de grãos (20), pedreiro (11), armador de ferros (10), carpinteiro (10), soldador (6) e eletricista (5).
No município de Juara (654 km de Cuiabá) estão disponíveis 144 vagas, entre elas: auxiliar de linha de produção (101), retalhador de carne (25), embalador a mão (10), agente de coleta de lixo (5), servente de limpeza (1), técnico agrícola (1) e controlador de dosadores de rações (1).
Em Cáceres (217 km de Cuiabá) são disponibilizadas 117 oportunidades como: trabalhador agropecuário em geral, vendedor de serviços (17), vendedor interno (7), auxiliar operacional de logística (7), garçom (4), trabalhador volante da agricultura (4), instalador de equipamentos de comunicação (4), açougueiro (3), auxiliar de mecânico de autos (3), professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal (2), atendente de lojas (1), motorista entregador (1), padeiro (1) e fiscal de loja (1).
A lista detalhada e completa das vagas ofertadas pela Rede Sine pode ser acessada diariamente utilizando o Portal Emprega Brasil.
Atendimento
Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas oferecidas diariamente.
Os interessados devem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais. Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
No posto do Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping, o horário de funcionamento é das 10h às 18h.
Para ter acesso completo a todas as oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso, acesse o documento em anexo.
Mato Grosso
Seciteci abre inscrições para IV Mostra Estadual das Escolas Técnicas

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abriu prazo de inscrições para a IV Mostra Estadual das Escolas Técnicas (MEET). A iniciativa visa estimular a criatividade e inovação dos alunos, capacitando-os a desenvolver soluções para desafios contemporâneos.
As inscrições foram abertas nesta segunda-feira (2.6) e seguem até 12 de junho. Nesta quarta edição, o tema será “Energias Renováveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade” como forma de inspirar projetos e práticas profissionais que contribuam para a mitigação de impactos socioambientais.
Podem inscrever projetos de estudantes matriculados nas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e alunos egressos de cursos técnicos intercomplementares, concomitantes e subsequentes.
Cada equipe pode ter até cinco alunos e um professor orientador, este pode ser tanto um membro do corpo docente da Seciteci quanto da Seduc, contanto que os alunos participantes estejam regularmente matriculados nos cursos técnicos das ETECs ou sejam egressos desses cursos.
A presidente da Comissão organizadora da MEET, Elinez Rocha, ressalta que essa é uma oportunidade de expor à sociedade o que vem sendo desenvolvido pelos estudantes dentro das Escolas Técnicas. “E a comunidade também vai ter a oportunidade de prestigiar esses trabalhos que, muitas vezes, podem ser soluções que contribuirão com a sociedade de alguma forma”, completa.
Segundo a professora Elinez, a organização observou que a MEET tem sido um ponto inicial para ideias inovadoras. “A partir dela, muitos desses projetos viajam para serem apresentados em outras feiras em nível nacional e internacional. De um modo geral, estamos tendo uma conquista nesse sentido com vários trabalhos premiados”, afirmou.
Os trabalhos inscritos na MEET devem se adequar a três áreas: Ciências Ambientais e Agrárias (Área I); Engenharias e Design (Área II); e Saúde e Bem-estar (Área III). Para mais detalhes, como o formato dos trabalhos e categorias, confira o edital completo clicando aqui.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelos professores através do formulário eletrônico (Acesse Aqui).
Premiação
As equipes dos projetos vencedores da MEET serão divididas, para fins de premiação, em dois segmentos: aluno e professor orientador. Serão premiados 1ª, 2º e 3º colocações de cada categoria.
No segmento aluno, a premiação consistirá em: Um smartphone (1º lugar), um tablet (2º lugar) e um Smart Speaker Amazon Echo Dot (3º lugar). Para os professores orientadores a premiação será: Kit Professor Tech, composto por um tablet, uma mochila; um projetor 4K HD (150 polegadas) e um controle apresentador de slides (1º lugar); um Smartphone (2º lugar) e um tablet (3º local).
*Sob supervisão de Téo Meneses.
Gabriel Vieira*
Colaborou: Astrogildo Nunes – astrogildonunes56@gmail.com
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