Mato Grosso
Estudantes selecionados para intercâmbio compartilham expectativas para viagem a Inglaterra

Com o embarque se aproximando, os estudantes da rede estadual de ensino selecionados para a 3ª edição do Programa MT no Mundo compartilham suas expectativas para a experiência de intercâmbio em um país de língua inglesa.
O programa, criado pela Secretaria de Educação (Seduc), contempla 100 alunos com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado. Entre os selecionados está Aquiles França do Nascimento, de 16 anos, estudante do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá.
“Estou super feliz por essa conquista. Viajar para outro país é um sonho de muita gente. Sem dúvida, será uma experiência incrível e algo muito importante para o meu currículo”, afirma Aquiles.
Também entusiasmado está Pedro Guilherme de Paula Gambetta, de 18 anos, aluno do 3º ano da Escola Estadual Júlio Strübing Muller, em Várzea Grande. “Já viajei de avião, mas nunca para fora do país. Estou com aquele friozinho na barriga, mas muito animado”, disse.
Para Pedro, praticar o inglês, conhecer uma nova cultura e aproveitar cada segundo será uma experiência incrível. “Quero mostrar o lado acolhedor do povo mato-grossense e apresentar nossas comidas típicas e belezas naturais como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães”, conta, animado.
Em Guarantã do Norte, o estudante indígena Perakopri Panará, de 15 anos, que cursa o 1º Ano na Escola Estadual Albert Einstein, também vê o intercâmbio como uma grande oportunidade de troca cultural.
“Será minha primeira vez em um avião e fora do Brasil. Quero viver essa experiência e entender como as pessoas se comunicam e vivem na Inglaterra. Também quero levar um pouco da cultura do meu povo e trazer novos aprendizados para minha comunidade e colegas de escola”, diz, com orgulho.
A terceira edição do programa MT no Mundo soma mais de R$ 16 milhões em investimentos. Os estudantes vão participar de um curso com 30 aulas semanais, com material didático incluso, teste de nivelamento e certificado de conclusão.
Além disso, o programa cobre todos os custos com passagens, hospedagem, alimentação, chip de internet, cartão de transporte, emissão de documentos e seguro.
A iniciativa faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras, integrada ao Plano Educação 10 Anos, que visa posicionar Mato Grosso entre os cinco melhores sistemas educacionais do país até 2026.
De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o programa é uma ferramenta de transformação de vida. “O intercâmbio proporciona aos nossos estudantes não apenas o aprendizado da língua, mas a vivência de novas culturas, o desenvolvimento pessoal e a ampliação de horizontes. Estamos formando cidadãos globais a partir da escola pública mato-grossense”.
A data de embarque dos estudantes deve ser anunciada nos próximos dias pela Seduc.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Confira o calendário de coleta de sangue do MT Hemocentro em agosto

Em agosto, serão realizadas diversas coletas em Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nova Marilândia, Poconé, União do Sul e Várzea Grande – Crédito – Secom-MT
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, divulgou o calendário de coletas de sangue em agosto. No decorrer do mês, serão realizadas diversas coletas internas e externas para que os moradores de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nova Marilândia, Poconé, União do Sul e Várzea Grande possam fazer suas doações.
“Convido a população a comparecer em nossa sede na região central ou nos eventos externos planejados com os parceiros para doar sangue e salvar a vida de quatro pessoas”, afirmou o diretor do MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo.
Segundo o diretor, a unidade abrirá as portas no sábado, dia 16 de agosto, das 7h30 às 12h, para atender quem não consegue realizar a doação em dias úteis.
Além de programar as coletas itinerantes e de abrir em ao menos um sábado por mês, o MT Hemocentro realiza a coleta de sangue regular de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, na sede da unidade, na rua 13 de junho, em Cuiabá, para manter os estoques abastecidos.
“Sempre precisamos receber todos os tipos sanguíneos, mas, no momento, o O- está em estado de alerta, os outros estão estáveis. No entanto, é importante lembrar: todas as doações são bem-vindas e salvam vidas”, acrescentou o diretor.
A enfermeira Edirlene Giane Antunes de Sá destacou que a equipe de Captação de Doadores do MT Hemocentro tem planejado ações e incentivado parcerias com instituições religiosas, empresas privadas e instituições públicas para que levem seus fiéis, funcionários, colaboradores e familiares para doar sangue.
“O MT Hemocentro é feito de gente e também de parcerias. Firmamos as colaborações com estas instituições para que tragam mais pessoas até a nossa sede. Conseguimos atender entre 40 e 50 voluntários por período. Quem tiver interesse, pode entrar em contato conosco pelo WhatsApp (65) 98433-0624, para que possamos articular campanhas, realizar orientações e trocas que possibilitem a maior participação de candidatos à doação”, explicou Edirlene.
De acordo com a enfermeira, a Mesquita de Cuiabá, por exemplo, tem a previsão de conseguir, para o próximo dia 16 de agosto, cerca de 50 interessados na doação voluntária de sangue.
“Fazemos fotos, vídeos e postamos as campanhas nas redes sociais para que mais gente possa ser incentivada a vir doar sangue. No mês passado, a PGE [Procuradoria Geral do Estado] trouxe seus funcionários e gravou uma frase linda, em uníssono, no corredor da doação: ‘Heróis não usam capas, eles estendem o braço e doam sangue’”, concluiu Edirlene.
Confira as datas e os locais de coleta para o mês de agosto:
Cuiabá
04 a 08/08 – Coleta interna da Nova Rota D´Oeste no MT Hemocentro;
09/08 – Coleta externa na Igreja Adventista do Sétimo Dia no Tijucal;
16/08 (sábado) – Coleta na sede do MT Hemocentro;
16/08 – Coleta interna do Grupo de Jovens da Mesquita de Cuiabá no MT Hemocentro;
8 a 20/08 – Coleta externa na Assembleia Legislativa de MT;
21/08 – Coleta externa no Grupo Canopus;
25/08 a 25/09 – Coleta interna da BPW Brasil (Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil) no MT Hemocentro;
27 e 28/08 – Coleta externa na Águas Cuiabá;
Chapada dos Guimarães
19 a 21/08 – Coleta externa em Chapada dos Guimarães;
Nova Marilândia
12 A 14/08 – Coleta externa em Nova Marilândia;
Poconé
05 a 07/08/25 – Coleta externa em Poconé;
União do Sul
26 a 29/08 – Coleta externa na União do Sul;
Várzea Grande
12 e 13/08 – Coleta externa no Hospital Metropolitano;
26/08 – Coleta externa no aeroporto.
Quem pode doar?
O voluntário que quiser doar sangue precisa apresentar um documento oficial com foto, pesar 50kg ou mais, estar em bom estado de saúde e ter feito uma refeição equilibrada. Recomenda-se que o doador esteja bem alimentado para efetuar a doação.
Podem doar pessoas com idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Quem tem entre 60 e 69 anos só poderá doar sangue se já tiver doado antes dos 60 anos. Adolescentes de 16 e 17 anos devem levar uma autorização dos pais ou responsável legal para fazer a doação. Esse documento pode ser retirado no MT Hemocentro.
Em um período de 12 meses,ens podem doar até quatro vezes e, mulheres, até três vezes. São coletados até 450 ml de sangue por doação e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após a doação.
Serviço
Para agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro, basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode fazer o agendamento pelo telefone (65) 98433-0624 (WhatsApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o comprovante de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, o MT Hemocentro dá um comprovante de comparecimento e, para quem efetuou a doação de sangue, é entregue o atestado de doação de sangue para justificar a ausência no trabalho.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Detran abre inscrição para segunda turma do Curso de Direção Defensiva

Trânsito na região central de Cuiabá – Foto por: Secom-MT
Estão abertas as inscrições para a segunda turma do Curso de Direção Defensiva, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Escola Pública de Trânsito.
A capacitação será gratuita e os interessados podem se inscrever até o dia 1º de agosto. CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO
Serão disponibilizadas 200 vagas, sendo 160 vagas para condutores em geral e servidores públicos com autorização para condução de veículos oficiais; e 40 vagas para profissionais intérpretes de Libras.
A carga horária do curso será de 16 horas/aula para condutores em geral e profissionais intérpretes de libras e 20 horas/aula para servidores públicos com autorização para condução de veículos oficiais.
O curso será realizado de 1º a 30 de setembro, na modalidade de Ensino a Distância, pela plataforma virtual da escola: www.escola.detran.mt.gov.br.
Essa será a segunda turma do ano de 2025. “O curso já está em sua 14ª edição com o objetivo de oportunizar reflexões sobre o cotidiano vivenciado no trânsito na perspectiva de sensibilizar os condutores para a adoção de comportamentos mais seguros e responsáveis no trânsito, por meio da prática da direção defensiva”, enfatizou a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Renata Freitas.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]
Lidiana Cuiabano | Detran-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governo de MT abre licitação para aquisição de equipamentos voltados à cadeia produtiva do leite

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf-MT) tornou pública nesta segunda-feira (28.7), a abertura do Pregão Eletrônico SRP nº 004/2025/SEAF/MT, destinado ao registro de preços para futura e eventual contratação de empresa especializada no fornecimento, montagem, instalação e entrega técnica de equipamentos voltados à cadeia produtiva do leite.
O processo licitatório contempla a aquisição de resfriadores verticais e horizontais de 10 mil litros, verticais de 20 mil e 40 mil litros, sistemas de resfriamento e sistemas de limpeza automatizados, conforme especificações técnicas detalhadas no Termo de Referência. A ação irá atender projetos de municípios, associações e cooperativas ligadas à produção de leite, promovendo avanços na infraestrutura produtiva da agricultura familiar.
Segundo a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, a iniciativa representa um importante passo para a consolidação da cadeia produtiva do leite no estado.
“O Governo está investindo em tecnologias que aumentam a eficiência e a qualidade da produção. Esses equipamentos irão garantir melhores condições de trabalho para os produtores e agregar valor ao produto final”, destacou a secretária.
As propostas e documentos de habilitação deverão ser lançados no Sistema de Aquisições Governamentais (Siag) entre os dias 28 de julho e 06 de agosto de 2025. A abertura das propostas e o início da sessão pública ocorrerão no dia 07 de agosto, às 08h00 (horário local) no portal: https://aquisicoes.seplag.mt.gov.br.
O edital completo está disponível no site da Seaf, no link: https://www.agriculturafamiliar.mt.gov.br/, na aba serviços em opção editais e licitações.
Todas as publicações referentes ao certame serão divulgadas no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso: https://www.iomat.mt.gov.br.
Informações e dúvidas podem ser enviadas ao e-mail: [email protected] ou pelo telefone (65) 3613-6251.
A iniciativa faz parte das ações do Governo de Mato Grosso para fortalecer a agricultura familiar e garantir melhores condições produtivas aos pequenos produtores do estado.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Mato Grosso7 dias atrás
Secel publica resultado preliminar de seleção do edital Viver Cultura 2025
-
Notícias7 dias atrás
Aplicativo gratuito ajuda produtores a reduzir defensivos em lavouras na Bahia
-
Pecuária6 dias atrás
Cotações Agropecuárias: Julho acumula quedas nos preços do boi para abate
-
Mato Grosso6 dias atrás
Estado reage à Moratória da Soja
-
Agronegócio5 dias atrás
Ibraoliva forma grupo técnico para conectar pesquisa e prática no campo da olivicultura
-
Mato Grosso7 dias atrás
Ager realiza audiência pública para apresentar Relatório Anual de Atividades de 2024
-
Mato Grosso6 dias atrás
Governo de MT vai superar meta e entregar mais de 6.000 km de asfalto novo em rodovias até final de 2025
-
Transporte6 dias atrás
Polícia Civil prende faccionados envolvidos em tráfico e tentativa de homicídio em Lucas do Rio Verde