Transporte
Polícia Penal deteve 151 visitantes por tentarem entrar com materiais proibidos em unidades prisionais de MT

Sejus-MT
Nos sete primeiros meses do Programa Tolerância Zero contra as Facções Criminosas em Mato Grosso, as equipes da Polícia Penal, da Secretaria de Estado de Justiça, prenderam 151 visitantes que tentaram entrar com materiais ilícitos em unidades do Sistema Penitenciário estadual. Os números compreendem o período de dezembro do ano passado a junho de 2025.
A maioria das ocorrências foi registrada nos finais de semana, e entre os produtos apreendidos estão drogas, fumo, comprimidos e celulares.
Em 4 de maio deste ano, sete visitantes foram flagradas por policiais penais na Penitenciária Central do Estado, a maior de Mato Grosso. Durante procedimento de revista eletrônica, com uso de escâner corporal, o equipamento apontou que as visitantes estavam com materiais como pacotes de fumo, medicamentos sem receita e cigarros. Todas estavam em visitas a seus companheiros, custodiados na PCE.
Na Cadeia Feminina de Rondonópolis, uma visitante tentou levar um pacote de entorpecente enrolado com fumo, camuflado na área íntima.
Em junho, outros 12 visitantes foram detidos ao serem flagrados com produtos proibidos nas unidades prisionais de Colniza, Tangará da Serra e Pontes e Lacerda.
O secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, pontua que o número de visitantes flagrados é reflexo do aprimoramento na segurança interna nas unidades prisionais.
“Desde a criação da Secretaria de Justiça, um dos nossos pilares de trabalho é o fortalecimento da segurança penitenciária, com operações contínuas, padronização de procedimentos operacionais e readequação das ferramentas tecnológicas, para que possamos chegar aos resultados que estamos alcançando, e queremos melhorar ainda mais essas metas, entre elas mais rigor em revistas e inspeções de segurança”, enfatizou o secretário, destacando o papel da Polícia Penal para alcançar os resultados.
No Centro de Detenção de Tangará da Serra, três mulheres estavam com entorpecentes que levariam a seus companheiros na unidade prisional. Ao serem questionadas se portavam material ilícito, as três confessaram que tinham porções de maconha escondidas nas partes íntima do corpo. Elas foram conduzidas à Polícia Civil no município e autuadas pelo crime de financiamento para o tráfico de entorpecentes.
No Centro de Detenção de Pontes e Lacerda, oito visitantes foram surpreendidas durante a revista eletrônica de entrada da unidade prisional, com uso do escâner corporal, que detectou que as mulheres levavam diversos pacotes de fumo escondidos no corpo. As visitantes eram companheiras, irmã e mãe de homens custodiados na unidade prisional.
Os visitantes flagrados com materiais ilícitos têm as carteiras de visitação apreendidas e o direito de visita suspensos pelo período de 90 dias. Para quem é flagrada com entorpecentes, a suspensão é pelo período de um ano.
Fortalecimento do Sistema Penitenciário
Dentro do programa Tolerância Zero, houve o desmembramento dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo da Secretaria de Segurança Pública, que passaram a integrar a nova Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), conforme a Lei Complementar 799/2024. A mudança resultou, entre outros procedimentos adotados, na redução de fugas e no fortalecimento da segurança nas unidades prisionais em todo o estado.
O reforço na segurança nas unidades prisionais produz reflexos também na interceptação de drones que, pilotados por criminosos externos, tentam levar aparelhos celulares e drogas para dentro dos presídios.
“O esforço operacional que realizamos para impedir a entrada de materiais ilícitos ao interior das prisões, seja com visitantes ou levados por drones, resulta em prejuízo às facções criminosas e evita a utilização desses materiais pelas facções para ordenar crimes nas ruas”, acrescentou o secretário Vitor Hugo.
Entre os resultados obtidos a partir do Programa Tolerância Zero destacam-se 405 operações.
“A Polícia Penal e nossos servidores têm atuado com muita dedicação para remover os ilícitos. O mais importante é que, nas últimas operações, esse aparato empregado tem surtido efeito e vamos continuar nosso trabalho contínuo para que a população mato-grossense tenha a sensação de segurança necessária para viver tranquilamente em nosso Estado”, assegurou o gestor da Sejus.
Além da localização e remoção de 2.387 celulares, usados pelos criminosos presos para a comunicação com as ruas e ordens para delitos, as ações operacionais e o aprimoramento na segurança prisional resultaram na remoção de outros materiais ilícitos, como 907 chips de telefonia celular, 4.805 porções de entorpecentes variados, 27 drones, 1.072 carregadores de celular e 248 armas artesanais.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Bombeiros recebem viaturas da Sema para reforçar combate aos incêndios florestais em MT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) recebeu, na tarde desta terça-feira (29.7), viaturas cedidas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que reforçarão as ações da corporação de prevenção e combate aos incêndios florestais no Estado.
Ao todo, foram 80 viaturas destinadas às ações do CBMMT, sobretudo neste período de estiagem, quando as condições climáticas se tornam mais propícias à propagação do fogo.
A entrega foi realizada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá, e contou com a presença do comandante-geral do CBMMT, em substituição legal, coronel BM Rony Robson Cruz Barros; do secretário executivo de Meio Ambiente da Sema, Alex Marega; do delegado da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Guilherme Pompeo; do secretário executivo do Comitê Estadual de Gestão do Fogo em Mato Grosso, coronel BM Dércio Santos da Silva, além de coronéis da corporação.
O coronel Rony Robson destacou que as novas viaturas se somarão às frentes já em operação e fortalecerão a capacidade operacional do Corpo de Bombeiros Militar. Os veículos serão distribuídos estrategicamente em todo o Estado, ampliando a capacidade de resposta rápida, o transporte de equipes e o suporte logístico necessário às ações de campo.
As viaturas também contribuirão diretamente para a execução do Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF), que contempla medidas como prevenção, contratação de brigadistas, ampliação da estrutura da corporação, uso de maquinário pesado, estabelecimento de parcerias, entre outras ações estratégicas.
“As viaturas entregues serão empregadas em áreas prioritárias, em apoio direto às equipes e brigadas, ampliando nossa capacidade de resposta e mobilização rápida. Mato Grosso é um Estado de contrastes e riquezas naturais inigualáveis, e proteger esse patrimônio exige esforço conjunto, estratégia e presença. Nos últimos anos, enfrentamos desafios severos, mas também mostramos que, quando Estado e instituições caminham juntos, com planejamento e compromisso, é possível fazer a diferença”, afirmou.
O secretário Alex Marega ressaltou que a entrega das viaturas é resultado do trabalho desenvolvido pelo Comitê Estratégico de Combate ao Desmatamento Ilegal e aos Incêndios Florestais, criado em 2020, com o objetivo de integrar e fortalecer as ações ambientais no Estado. Segundo ele, vêm sendo realizados planejamentos estratégicos que têm permitido ao Governo de Mato Grosso ampliar, de forma contínua, os investimentos em fiscalização e proteção ambiental.
“Ao longo desses últimos seis anos, foram aplicados mais de R$ 400 milhões para combater incêndios e desmatamento. O plano deste ano, de 2025, está em torno de R$ 125 milhões. E essas viaturas estão sendo locadas e entregues não só para o Corpo de Bombeiros, mas também para a Sema, para o Batalhão de Polícia Ambiental, e essas viaturas vão poder compor as ações dos próximos 36 meses”, explicou.
Ainda segundo o secretário, os veículos darão suporte às fases de prevenção, fiscalização, combate e responsabilização de infratores flagrados cometendo crimes ambientais, reforçando o compromisso do Governo de Mato Grosso de tolerância zero contra os crimes ambientais.
“Esses veículos nada mais são do que um reconhecimento do trabalho que o Corpo de Bombeiros já realiza, de toda a dedicação. É um trabalho extremamente cansativo, exaustivo e de risco, mas que, com esse tipo de equipamento, torna-se um pouco mais fácil. São veículos novos que oferecem segurança e garantem que o combatente, o bombeiro que estará no campo, no dia a dia, possa contar com o melhor equipamento possível para realizar esses combates”, concluiu o secretário.
Proibição do uso do fogo
Desde 1º de junho, está proibido o uso do fogo no Pantanal, medida que se estende até 31 de dezembro. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano. As medidas estão previstas no decreto estadual que regulamenta o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar de Mato Grosso encerra extração ilegal de madeira na floresta amazônica

Polícia militar encerra extração ilegal de madeira na floresta amazônica – Foto: PM
Em ação realizada na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Militar de Mato Grosso embargou uma área de extração ilegal de madeira no distrito de Guatá, zona rural de Colniza, durante a Operação Hot Spot, vinculada à Tolerância Zero contra crimes ambientais.
Mais de 60 metros cúbicos de madeira, entre toras brutas e beneficiadas, foram apreendidos pelas equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com apoio do Bope. No local, também havia uma serraria móvel em pleno funcionamento, operada por um homem que fugiu ao avistar os policiais e não foi localizado.
Segundo a PM, não havia qualquer autorização para a atividade, nem registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o que caracteriza crime ambiental. A madeira recolhida foi destinada à subprefeitura de Guatá, após formalização de interesse do gestor distrital.
Os equipamentos encontrados foram inutilizados no local. O boletim de ocorrência foi registrado, e as providências legais estão em andamento.
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Homem condenado por roubo é preso em Nova Xavantina após decisão definitiva

Homem condenado por roubo é preso em Nova Xavantina após decisão definitiva – Foto: PJC
A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu nesta terça-feira (29) um mandado de prisão definitiva contra um homem de 37 anos, condenado a 18 anos e oito meses de reclusão por crimes de roubo em Nova Xavantina. A sentença foi proferida pela 2ª Vara Criminal e Civil do município.
O investigado foi localizado em sua residência no bairro Novo Horizonte, após diligências e monitoramento realizados pela equipe da Delegacia de Nova Xavantina. Após a prisão, ele foi encaminhado à unidade policial e, posteriormente, transferido para o Presídio Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa.
Os crimes ocorreram entre 2018 e 2019, com destaque para roubos em postos de combustíveis. Na época, ele chegou a ser preso preventivamente por cinco meses, mas foi solto até a decisão final, que transitou em julgado no último dia 14
Fonte: CenárioMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Mato Grosso7 dias atrás
Secel publica resultado preliminar de seleção do edital Viver Cultura 2025
-
Notícias7 dias atrás
Aplicativo gratuito ajuda produtores a reduzir defensivos em lavouras na Bahia
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Conheça o selo que reconhece o uso de bioinsumos e boas práticas no campo
-
Pecuária6 dias atrás
Cotações Agropecuárias: Julho acumula quedas nos preços do boi para abate
-
Mato Grosso6 dias atrás
Estado reage à Moratória da Soja
-
Agronegócio5 dias atrás
Ibraoliva forma grupo técnico para conectar pesquisa e prática no campo da olivicultura
-
Mato Grosso7 dias atrás
Ager realiza audiência pública para apresentar Relatório Anual de Atividades de 2024
-
Mato Grosso6 dias atrás
Governo de MT vai superar meta e entregar mais de 6.000 km de asfalto novo em rodovias até final de 2025