Conecte-se Conosco

Meio Ambiente

Primeira massa de ar frio da primavera tem data para chegar

Publicado

em

Foto: Imagem Ilustrativa

 

A primeira massa de ar frio da chamada primavera climática ou meteorológica, que tem começo e fim distintos da primavera astronômica e compreende o trimestre de setembro a novembro, já tem data chegar. Vai ingressar no Sul do Brasil no final desta semana com queda acentuada da temperatura e alívio do calor em parte do Centro-Oeste e do Sudeste.

A massa de ar frio vai começar a ingressar no Rio Grande do Sul a partir do Oeste e do Sul ainda na quinta-feira, tomará conta do território gaúcho na sexta-feira e ainda na sexta alcança Santa Catarina e o Paraná.

Calor? Chuva? A previsão para setembro para todo o país

Publicidade

No final da quinta, a temperatura já estará baixa em cidades do Oeste, Centro e o Sul com marcas à noite abaixo de 10ºC em diversas localidades e sensação térmica menor por efeito do vento acompanhando o ingresso do ar mais frio.

A sexta-feira será o dia em que a atmosfera vai estar mais resfriada sobre o território gaúcho com temperatura baixa em todas as regiões. Com muitas nuvens, chuva e garoa, a tarde da sexta será muito fria na Serra e Aparados com marcas entre 5ºC e 8ºC na maioria das cidades.

Nas demais regiões, com sol e nuvens, máximas de apenas 12ºC a 15ºC na maioria dos municípios. Esta incursão de ar frio terá maior impacto no Sul gaúcho que nas áreas de maior altitude da Metade Norte, seja pela maior força do ar frio no Sul do estado, seja pela presença de nuvens no Norte e no Nordeste do estado que impedirá mínimas mais baixas.

Por isso, as menores temperaturas neste episódio devem se dar no Rio Grande do Sul na Campanha, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e no Sul. Nestas regiões, as madrugadas mais frias serão as de sexta, sábado e o domingo com as menores marcas no sábado. São esperadas as primeiras temperaturas mínimas negativas de setembro e da primavera climática com tendência de a temperatura cair abaixo de zero na região de Pinheiro Machado e Pedras Altas no final da semana.

Em Porto Alegre, onde a quinta será muito chuvosa pela frente fria, começa a esfriar na segunda metade do dia com sensação de frio à noite. Na sexta, mesmo com sol e nuvens e períodos de nublado, as máximas ficam ao redor de apenas 15ºC, quando a máxima média histórica de setembro é de 22,8ºC. A mínima, à noite, em torno de 10ºC a 11ºC.

Publicidade

O sábado começa com 8ºC a 9ºC, mas a tarde já será agradável. Esta massa de ar frio não vai chegar forte ao Centro-Oeste, trazendo um bastante breve alívio do calor entre sexta e sábado em parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul para depois esquentar novamente e rápido. No Sudeste, a influência será em áreas perto da costa, como no Leste de São Paulo, o que inclui o litoral e a capital.

Mais para o interior, a maioria das cidades seguira quente. Na capital paulista, máximas muito agradáveis no fim de semana de 17ºC a 20ºC. Não se afasta precipitação leve no sábado. Na cidade do Rio de Janeiro, aumento de nuvens com chuva, vento e queda de temperatura no fim de semana.

AR FRIO VOLTARÁ A TRAZER GEADA

Com a chegada desta nova incursão de ar frio, a tendência é de geada que não será nem tão forte nem tão generalizada. Aliás, as áreas que devem ter geada devem se limitar mais ao Rio Grande do Sul por presença de nuvens entre o Norte gaúcho e o Paraná.

Na sexta a geada deve se concentrar mais a Oeste e na Campanha, uma vez que haverá muitas nuvens ainda na Metade Norte. No sábado, a geada afeta um maior número de cidade, mas ainda mais no Oeste, Centro e o Sul do estado. No domingo, por sua vez, com o enfraquecimento do ar frio, deve gear em muito menos locais e mais próximos da fronteira com o Uruguai.

Publicidade

EPISÓDIO CURTO DE FRIO

Este episódio de frio será de muito curta duração, antecipa a MetSul Meteorologia. Por ser uma massa de ar frio sem um ciclone próximo do Sul do Brasil, que levasse o ar gelado em altitude com maior intensidade mais ao Norte e proporcionasse que a atmosfera ficasse seca por dias, o resfriamento vai ser bastante temporário e logo voltará a aquecer no Sudeste e no Centro-Oeste.

Mais ao Sul, no Rio Grande do Sul, o efeito do ar frio também será temporário, embora um pouco mais longo que no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil.

Ocorre que, ao contrário destas regiões onde logo volta a aquecer, no estado gaúcho o que vai acontecer é o retorno da chuva entre domingo e segunda com muita chuva prevista para a segunda-feira.

Publicidade

Fernanda Toigo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Meio Ambiente

Abril começa com máxima de 34°C e pancadas de chuva em Mato Grosso

Publicado

em

Tempo quente mato grosso

 

Início do mês será marcado por tempo abafado e instabilidade. Cuiabá e Poconé devem registrar as maiores temperaturas da semana, enquanto o Norte do estado fica em alerta para temporais isolados.

Se você achou que o outono traria refresco imediato, a natureza tem outros planos para Mato Grosso. Segundo a Agência Climatempo, uma nova onda de calor deve elevar os termômetros nesta semana de transição. O cenário será o clássico mato-grossense: manhãs de sol forte e tardes com chuvas irregulares, muitas vezes acompanhadas de raios e ventanias.

As temperaturas sobem gradualmente ao longo dos próximos dias, atingindo o pico entre terça e quarta-feira.

Publicidade
  • Cuiabá: Começa a segunda com 33°C, mas deve chegar aos 34°C já na terça-feira (31), com tempo abafado.

  • Interior: Em Barão de Melgaço e Poconé, os termômetros também batem os 34°C. Cidades como Cáceres e Curvelândia ficam na casa dos 33°C.

  • Lucas do Rio Verde e Região: Espere por um clima de “estufa” — calor intenso com umidade subindo à tarde.

⛈️ Alerta de Chuvas Irregulares

Chuva irregular
Onda de calor atinge Mato Grosso com máximas de 34°C e pancadas de chuva | Imagem – Canva

Apesar do sol predominante nas manhãs, a umidade vinda da Amazônia garante que o tempo não fique totalmente seco.

  • Segunda e Terça: Chuvas rápidas e mal distribuídas, principalmente à tarde e noite. No Norte e Leste, a condição para chuva é maior.

  • Quarta-feira (01/04): A circulação de ventos volta a transportar mais umidade. As pancadas de chuva podem cair com forte intensidade, acompanhadas de raios em áreas isoladas. No Norte de MT, o risco de temporais é real.

A onda de calor deve perder um pouco de força na quinta (02) e sexta-feira (03), com as máximas caindo levemente para a casa dos 31°C e 32°C na Capital, mas mantendo a característica de nuvens pela manhã e pancadas isoladas ao fim do dia.

🌡️ O que esperar do calor em Abril

Abril 2026 revisao de anomalia de temperatura
Anomalia da temperatura média prevista para o Brasil para abril de 2026: tons azul indicam volume de chuva acima da média; tons de marrom indicam chuva abaixo da média; o branco representa volume de chuva próximo da média (Fonte: Climatempo)

A primeira quinzena do mês será de “fogo”. O destaque fica para a segunda semana de abril, onde uma grande elevação de temperatura pode caracterizar uma verdadeira onda de calor no Centro-Oeste.

  • Bloqueio Atmosférico: Esse fenômeno vai agir como um “escudo”, fazendo com que as frentes frias passem apenas pela costa do Sul e Sudeste, despejando o frio diretamente no oceano.

  • Médias Acima do Normal: Em grande parte de MT, os termômetros devem registrar marcas superiores ao que é esperado para esta época do ano.

❄️ Quando chega o frio intenso?

Para quem gosta de cobertor e chocolate quente, a paciência será a palavra de ordem. O primeiro evento de frio intenso com potencial para derrubar as temperaturas de forma acentuada no Centro-Oeste está previsto apenas para a última semana de abril.

  • Friagem: Ainda é pouco provável que ocorra o fenômeno da friagem na Região Norte de MT e na Amazônia Legal nos primeiros 20 dias do mês.

🌧️ Chuva: Abaixo da média em Mato Grosso

O mapa de precipitação mostra tons de marrom sobre o norte e oeste de Mato Grosso, indicando que a chuva deve ficar abaixo da média histórica.

  • Impacto no Agro: A redução das chuvas acende um alerta para o milho safrinha, que depende da umidade de abril para o desenvolvimento das lavouras.

  • Destaque: Enquanto MT seca e esquenta, o Nordeste brasileiro deve enfrentar volumes de chuva muito acima da média.

Fonte: CenarioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Meio Ambiente

Temporais, tempo abafado e vendavais no Sul

Publicado

em

quinta-feira-tem-alerta-de-temporais-e-pancadas-de-chuva-em-varias-regioes-do-pais

Baixa pressão que formará ciclone traz risco de temporais nas próximas horas | DOUGLAS CUNHA

Baixa pressão que dará origem a um ciclone já começou a instabilizar o tempo no começo desta segunda-feira (23) em vários pontos do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul e as próximas horas têm risco de chuva localmente forte e temporais isolados com vendavais no estado, alerta a MetSul Meteorologia.

Os acumulados de chuva até o final da manhã desta segunda foram de 68 mm em Itaqui, 56 mm em Alegrete, 50 mm em Uruguaiana, 46 mm em Jaguarão, 37 mm em Maçambará e 30 mm em Hulha Negra. Nas próximas horas, à medida que a baixa pressão se desloca para Leste e começa a se aprofundar, encontrando ar muito quente à sua frente, a tendência é de a atmosfera se instabilizar nas demais regiões gaúchas.

Agro brasileiro ainda sente os efeitos do tarifaço

Uma vez que o sol aparece ainda com nuvens em parte do estado e a temperatura se eleva, nuvens carregadas devem se formar com o calor da tarde para a noite desta segunda, aumentando o potencial para chuva localmente forte e temporais isolados.

Publicidade

Além da chuva, há alta probabilidade de temporais com raios, ocasional granizo isolado e, principalmente, vendavais. Rajadas podem ficar perto ou acima de 100 km/h em pontos isolados, com potencial para danos como quedas de árvores, destelhamentos e interrupções de energia.

Em Porto Alegre e região, as próximas horas ainda devem ter sol e nuvens com forte calor, mas no fim da tarde ou à noite o tempo deve mudar com chuva, que não se afasta possa ser forte e vir com temporal acompanhado de raios e rajadas de vento.

A baixa pressão começa a dar origem ao ciclone no final do dia e durante a terça (24) a Sudeste do Chuí, mas no decorrer da terça-feira o sistema deve se deslocar rapidamente para Leste-Sudeste, com pressão ao redor de 990 hPa, enquanto a frente fria associada segue influenciando o Sul do Brasil com chuva irregular.

À noite, no fim do dia, e na madrugada da terça, à medida que a baixa pressão começa a se aprofunda e dar origem ao ciclone a Sudeste do Chuí há risco de vento forte ciclônico (não associado a temporal) no extremo Sul, especialmente na região da Lagoa Mirim e proximidades, e no Litoral Sul. As rajadas podem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. Na terça, o campo de vento forte do ciclone vai estar totalmente sobre o mar.

Santa Catarina

Publicidade

Na segunda-feira (23), a combinação do calor e da instabilidade de um sistema de baixa pressão, localizado entre o RS e países vizinhos, que dará origem a uma frente fria e a um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, volta a provocar temporais e chuva pontualmente intensa entre a tarde e à noite, especialmente na metade oeste de SC e na divisa com o RS. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos e queda de galhos e árvores. As temperaturas seguem altas, com máximas variando entre 27°C e 32°C na maioria das regiões, podendo chegar a 35°C no Extremo Oeste. Com a formação da frente fria, o vento ganha força e varia de nordeste a noroeste , com rajadas superando 60km/h, principalmente no Litoral, o que gera agitação localizada no mar, em especial no Litoral Sul.

Na terça-feira (24), a frente fria e o ciclone se afastam rapidamente sobre o mar, mas mantêm o fluxo de calor e umidade direcionado para SC. Essa condição provoca pancadas de chuva e temporais isolados no estado catarinense entre a tarde e à noite, especialmente no Planalto Norte e Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos e queda de galhos e árvores. As temperaturas ficam mais amenas em relação ao dia anterior, com máximas de 32°C no Grande Oeste e Vale do Itajaí e não ultrapassando os 30°C nas demais regiões.

No Paraná

A semana começa com tempo instável em todas as regiões paranaenses. A formação de um sistema de baixa pressão nos países vizinhos, aliada à elevada disponibilidade de umidade na atmosfera, volta a favorecer o desenvolvimento de instabilidades principalmente a partir da tarde no Paraná. Há previsão de tempestades.

A sensação será de tempo abafado, com temperaturas elevadas especialmente no interior. No Noroeste, as máximas ficam próximas dos 35 °C, enquanto no Oeste os valores devem atingir cerca de 31 °C. No Norte e Norte Pioneiro, as máximas variam entre 31 e 32 °C.

Publicidade

Já nas regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul, as temperaturas ficam mais amenas, variando entre 26 e 28 °C. Na Região Metropolitana de Curitiba, a máxima prevista é de aproximadamente 27 °C na capital. No Litoral, os termômetros devem chegar aos 29 °C, com maior presença de nebulosidade ao longo do dia.

Na terça-feira, o avanço de um sistema frontal pelo oceano favorece a formação de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas no Paraná. Inicialmente as áreas chuvosas atuam entre as regiões Oeste e Sudoeste do estado. Ao longo da tarde e noite, as instabilidades se espalham para as demais regiões paranaenses, de forma irregular. As temperaturas seguem elevadas, mantendo a sensação de tempo abafado.

Com Metsul, Climatempo e Simepar

Fernanda Toigo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Meio Ambiente

Temporais, tempo abafado e vendavais no Sul

Publicado

em

Baixa pressão que formará ciclone traz risco de temporais nas próximas horas | DOUGLAS CUNHA

 

Baixa pressão que dará origem a um ciclone já começou a instabilizar o tempo no começo desta segunda-feira (23) em vários pontos do Oeste e do Sul do Rio Grande do Sul e as próximas horas têm risco de chuva localmente forte e temporais isolados com vendavais no estado, alerta a MetSul Meteorologia.

Os acumulados de chuva até o final da manhã desta segunda foram de 68 mm em Itaqui, 56 mm em Alegrete, 50 mm em Uruguaiana, 46 mm em Jaguarão, 37 mm em Maçambará e 30 mm em Hulha Negra. Nas próximas horas, à medida que a baixa pressão se desloca para Leste e começa a se aprofundar, encontrando ar muito quente à sua frente, a tendência é de a atmosfera se instabilizar nas demais regiões gaúchas.

Agro brasileiro ainda sente os efeitos do tarifaço

Publicidade

Uma vez que o sol aparece ainda com nuvens em parte do estado e a temperatura se eleva, nuvens carregadas devem se formar com o calor da tarde para a noite desta segunda, aumentando o potencial para chuva localmente forte e temporais isolados.

Além da chuva, há alta probabilidade de temporais com raios, ocasional granizo isolado e, principalmente, vendavais. Rajadas podem ficar perto ou acima de 100 km/h em pontos isolados, com potencial para danos como quedas de árvores, destelhamentos e interrupções de energia.

Em Porto Alegre e região, as próximas horas ainda devem ter sol e nuvens com forte calor, mas no fim da tarde ou à noite o tempo deve mudar com chuva, que não se afasta possa ser forte e vir com temporal acompanhado de raios e rajadas de vento.

A baixa pressão começa a dar origem ao ciclone no final do dia e durante a terça (24) a Sudeste do Chuí, mas no decorrer da terça-feira o sistema deve se deslocar rapidamente para Leste-Sudeste, com pressão ao redor de 990 hPa, enquanto a frente fria associada segue influenciando o Sul do Brasil com chuva irregular.

À noite, no fim do dia, e na madrugada da terça, à medida que a baixa pressão começa a se aprofunda e dar origem ao ciclone a Sudeste do Chuí há risco de vento forte ciclônico (não associado a temporal) no extremo Sul, especialmente na região da Lagoa Mirim e proximidades, e no Litoral Sul. As rajadas podem ficar entre 60 km/h e 80 km/h. Na terça, o campo de vento forte do ciclone vai estar totalmente sobre o mar.

Publicidade

Santa Catarina

Na segunda-feira (23), a combinação do calor e da instabilidade de um sistema de baixa pressão, localizado entre o RS e países vizinhos, que dará origem a uma frente fria e a um ciclone extratropical no Oceano Atlântico, volta a provocar temporais e chuva pontualmente intensa entre a tarde e à noite, especialmente na metade oeste de SC e na divisa com o RS. O risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos e queda de galhos e árvores. As temperaturas seguem altas, com máximas variando entre 27°C e 32°C na maioria das regiões, podendo chegar a 35°C no Extremo Oeste. Com a formação da frente fria, o vento ganha força e varia de nordeste a noroeste , com rajadas superando 60km/h, principalmente no Litoral, o que gera agitação localizada no mar, em especial no Litoral Sul.

Na terça-feira (24), a frente fria e o ciclone se afastam rapidamente sobre o mar, mas mantêm o fluxo de calor e umidade direcionado para SC. Essa condição provoca pancadas de chuva e temporais isolados no estado catarinense entre a tarde e à noite, especialmente no Planalto Norte e Sul. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos e queda de galhos e árvores. As temperaturas ficam mais amenas em relação ao dia anterior, com máximas de 32°C no Grande Oeste e Vale do Itajaí e não ultrapassando os 30°C nas demais regiões.

No Paraná

A semana começa com tempo instável em todas as regiões paranaenses. A formação de um sistema de baixa pressão nos países vizinhos, aliada à elevada disponibilidade de umidade na atmosfera, volta a favorecer o desenvolvimento de instabilidades principalmente a partir da tarde no Paraná. Há previsão de tempestades.

Publicidade

A sensação será de tempo abafado, com temperaturas elevadas especialmente no interior. No Noroeste, as máximas ficam próximas dos 35 °C, enquanto no Oeste os valores devem atingir cerca de 31 °C. No Norte e Norte Pioneiro, as máximas variam entre 31 e 32 °C.

Já nas regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul, as temperaturas ficam mais amenas, variando entre 26 e 28 °C. Na Região Metropolitana de Curitiba, a máxima prevista é de aproximadamente 27 °C na capital. No Litoral, os termômetros devem chegar aos 29 °C, com maior presença de nebulosidade ao longo do dia.

Na terça-feira, o avanço de um sistema frontal pelo oceano favorece a formação de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas no Paraná. Inicialmente as áreas chuvosas atuam entre as regiões Oeste e Sudoeste do estado. Ao longo da tarde e noite, as instabilidades se espalham para as demais regiões paranaenses, de forma irregular. As temperaturas seguem elevadas, mantendo a sensação de tempo abafado.

Com Metsul, Climatempo e Simepar

Fernanda Toigo

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência