Mato Grosso
SES realiza ações de prevenção à sífilis durante o mês de outubro

O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita será comemorado no dia 18 de outubro = Crédito – Breno Esaki | Arquivo Agência Saúde DF
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) promove, durante todo o mês de outubro, a conscientização sobre os cuidados com a sífilis e sífilis congênita. Trata-se de campanha do Outubro Verde, que neste ano tem como slogan: “O Diagnóstico Precoce é o Primeiro Passo para a Cura”.
“Apesar de ser menos conhecida do que o Outubro Rosa, a campanha de Outubro Verde também é muito relevante e merece o cuidado e atenção da Secretaria para a redução de casos de sífilis e sífilis congênita no estado”, destacou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Anualmente, todo terceiro sábado do mês de outubro é celebrado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, que neste ano será no dia 18. Segundo a servidora da área técnica da sífilis da SES, Queli de Oliveira, a doença é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum e que pode ser curada com o tratamento adequado, sendo o diagnóstico precoce o primeiro passo para a cura.
“Queremos chamar a atenção para os cuidados contra essa doença. A sífilis pode ser transmitida por meio de relações sexuais sem proteção, mas também durante a gestação, quando a mãe passa a doença para o feto, podendo causar problemas graves de saúde no recém-nascido. É importante que as pessoas percam o receio do diagnóstico e façam o teste rápido gratuito para, em caso positivo, tratar a doença o mais rápido possível”, afirmou.
A SES desenvolve diversas estratégias em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde para prevenir os casos de sífilis em Mato Grosso. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem preservativos, testes rápidos e penicilina para o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao longo dos meses de outubro e novembro, a Secretaria promoverá reuniões online com os municípios das 16 regiões de saúde para tratar sobre a operacionalização das ações de controle da doença.
“O objetivo é avaliar as potencialidades e fragilidades de cada região, identificar como os municípios estão agindo para controlar a sífilis, incentivar as ações de testagem e rastreamento de casos, e alinhar as estratégias para fortalecer o combate à doença em todo o estado. Vamos dar ênfase no diagnóstico precoce e no tratamento oportuno”, explicou.
Além destas estratégias, o trabalho em conjunto com as maternidades é imprescindível para diagnosticar e tratar a mãe e o recém-nascido acometidos.
De acordo com Queli, dezenas de municípios já aderiram à mobilização do Outubro Verde e pretendem fazer ações educativas com gestantes e parceiros; busca ativa de gestantes em atraso no pré-natal; parceria com comércios e empresas para que os funcionários façam a testagem rápida; testagem e educação em saúde para população de garimpos, mineradoras e casas noturnas.
“Também haverá campanha escolar quanto à prevenção de ISTs e ao uso de preservativos, Dia D nos assentamentos e nas UBS, simpósio sobre sífilis na gestação e sífilis congênita; capacitação para a realização do teste rápido, testagem por demanda espontânea no SAE [Serviço de Atenção Especializada], entre outras ações municipais.”
Conforme a servidora, é de suma importância que os profissionais de saúde façam a notificação dos casos de sífilis. “A notificação da doença é fundamental no controle da doença. Os dados permitem que as autoridades de saúde rastreiem os casos, investiguem a cadeia de transmissão, planejem e executem medidas de prevenção e tratamento eficaz”, concluiu.
Casos de sífilis em Mato Grosso
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, em 2023, Mato Grosso registrou 3.718 casos de sífilis adquirida, 1.853 de sífilis em gestante e 278 casos de sífilis congênita em menores de 1 ano. Já em 2024, foram registrados 4.025 casos de sífilis adquirida, 2.243 de sífilis em gestante e 359 casos de sífilis congênita em menores de 1 ano.
De janeiro a setembro deste ano, foram registrados 2.620 casos de sífilis adquirida, 1.411 casos de sífilis em gestante e 247 casos de sífilis congênita em menores de 1 ano.
Luiza Goulart | SES-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governador assina autorização para novo Trevão de Rondonópolis

O governador Mauro Mendes durante a assinatura – Crédito – Mayke Toscano/Secom
O governador Mauro Mendes assinou, nesta terça-feira (08.10), a autorização para início das obras do novo Trevão de Rondonópolis, no entroncamento das BRs-163 e 364. A intervenção resolve um dos maiores gargalos logísticos de Mato Grosso, esperado há quase 50 anos pelos moradores da região.
“Acabamos de assinar a autorização para a Nova Rota do Oeste contratar essa obra tão aguardada. Serão quatro viadutos, rotatória e alças de acesso que vão acabar definitivamente com aquele problema crônico na entrada da cidade. Uma entrega importante para quem vive aqui e para o setor produtivo”, afirmou Mauro.
De acordo com o governador, a engenharia do projeto vai garantir fluidez para o tráfego e segurança para a mobilidade urbana local. O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, ressaltou que a solução elimina os atuais conflitos entre o tráfego pesado das rodovias federais e o trânsito urbano de Rondonópolis, com impactos positivos para motoristas, empresas e moradores.
“Essa obra é esperada desde 1976. Vai conectar bairros, melhorar o trânsito urbano e facilitar o escoamento da produção. Um avanço gigante. Só temos a agradecer ao governador e à equipe dele por essa sensibilidade com Rondonópolis”, registrou.
A obra faz parte do grande pacote de infraestrutura da BR-163. Desde que o Governo do Estado assumiu a concessão da rodovia (que é federal), já foram entregues 100 quilômetros de pistas duplicadas e mais 130 serão concluídos até o final deste ano.
O contrato dconcessão prevê conclusão total das obras até 2031, mas a meta da é entregar tudo na metade do tempo.
Também estiveram presentes na assinatura o vice-governador Otaviano Pivetta; o presidente do Conselho Administrativo da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos; o CEO da Nova Rota, Luciano Uchoa; os deputados estaduais Thiago Silva, Sebastião Rezende e Nininho; o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; além de vereadores de Rondonópolis, secretários municipais e demais lideranças da região.
Lucas Rodrigues | Secom/MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governador e primeira-dama lançam Dia do SER Família Criança na Arena Pantanal nesta quarta-feira (8)

Crédito – Jana Pessoa
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes farão o lançamento da programação do Dia do SER Família Criança, nesta quarta-feira (8.10), às 18 horas, na Arena Pantanal.
A ação celebra o dia das crianças e segue até o próximo domingo (12.10). Nesta quarta-feira, o evento será para crianças de escolas públicas e entidades cadastradas.
De 9 a 12 de outubro, o evento será aberto ao público em geral, das 18h às 22h, com dois shows por noite, às 19h e 21h. A programação gratuita ainda terá parque de diversões, oficinas recreativas, feira de artesanato, praça de alimentação e mutirão de atendimentos sociais.
Serviço | Lançamento do Dia do SER Família Criança
Data e hora: quarta-feira (8.10), às 18h
Local: Arena Pantanal
Mailson Prado | Unaf
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Mulheres do agro brasileiro se destacam em Summit Global na Bélgica e reforçam modelo sustentável do país

Paulo de Castro Reis, CEO da Connexpand
Na semana passada, a Bélgica recebeu o Global Summit Women in Agritech (GWIA), que reuniu cerca de 150 líderes femininas de mais de 50 países para debater inovação e liderança no agronegócio. Pela primeira vez, o Brasil teve um painel exclusivo no evento, intitulado “Brazilian Agribusiness: Innovation and Sustainability from the COP 30 Host Nation”, um marco no momento em que o país se prepara para receber a COP30 em Belém do Pará.
A delegação brasileira, que reuniu representantes do Pará, Mato Grosso e São Paulo, foi composta por líderes que representam a força e a diversidade do agro nacional: somente no Brasil, lideranças femininas respondem por cerca de 1 milhão de propriedades rurais. Entre os nomes que estiveram presentes no evento na Bélgica estão: Teresa Vendramini, primeira mulher presidente da Sociedade Rural Brasileira em mais de 100 anos e conselheira da Embrapa; Juliana Farah , presidente da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP; Luciana Tomain , presidente e cofundadora da Comissão Famato Mulher, da FAMATO; Maxiely Scaramussa, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e fundadora do movimento Rural Delas; Cristina Nagano, presidente do Sindicato Rural de Bastos-SP e coordenadora da Comissão de Aves e Suínos da FAESP e Gabriela Tomain, cofundadora da Comissão Famato Mulher e membro da Comissão Nacional de Novos Líderes do Agro da CNA.
A delegação brasileira, que reuniu representantes do Pará, Mato Grosso e São Paulo, foi composta por líderes que representam a força e a diversidade do agro nacional: somente no Brasil, lideranças femininas respondem por cerca de 1 milhão de propriedades rurais. Entre os nomes que estiveram presentes no evento na Bélgica estão: Teresa Vendramini, primeira mulher presidente da Sociedade Rural Brasileira em mais de 100 anos e conselheira da Embrapa; Juliana Farah , presidente da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP; Luciana Tomain , presidente e cofundadora da Comissão Famato Mulher, da FAMATO; Maxiely Scaramussa, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e fundadora do movimento Rural Delas; Cristina Nagano, presidente do Sindicato Rural de Bastos-SP e coordenadora da Comissão de Aves e Suínos da FAESP e Gabriela Tomain, cofundadora da Comissão Famato Mulher e membro da Comissão Nacional de Novos Líderes do Agro da CNA.
A mensagem central do Brasil foi clara: o crescimento do agronegócio nacional não se dá pela expansão descontrolada, mas sim pelo aumento de produtividade com base em tecnologia e sustentabilidade.
Nos últimos 45 anos, a produção de grãos cresceu 565% , enquanto a área cultivada apenas duplicou. Isto é resultado direto de inovações como o plantio direto, os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o uso de bioinsumos e ferramentas digitais.
Esse modelo coloca o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo e, ao mesmo tempo, como um dos países que mais preservam o meio ambiente: 66,3% do território mantém florestas e vegetação nativa, percentual muito superior ao dos Estados Unidos (44%) e da União Europeia (33%). O exemplo de Mato Grosso é emblemático: mesmo com produção recorde e o maior rebanho bovino do país, 62,5% do estado permanece preservado.
Entre os nomes que estiveram presentes no evento na Bélgica estão: Teresa Vendramini, primeira mulher presidente da Sociedade Rural Brasileira em mais de 100 anos e conselheira da Embrapa; Juliana Farah , presidente da Comissão Semeadoras do Agro da FAESP; Luciana Tomain , presidente e cofundadora da Comissão Famato Mulher, da FAMATO; Maxiely Scaramussa, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas e fundadora do movimento Rural Delas; Cristina Nagano, presidente do Sindicato Rural de Bastos-SP e coordenadora da Comissão de Aves e Suínos da FAESP e Gabriela Tomain, cofundadora da Comissão Famato Mulher e membro da Comissão Nacional de Novos Líderes do Agro da CNA.
Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agronegócio4 dias atrás
Preços do feijão recuam em outubro
-
Mato Grosso4 dias atrás
Governo de MT beneficia mais de 2,8 mil estudantes com inauguração de duas novas escolas em Sorriso
-
Mato Grosso3 dias atrás
Mulheres brasileiras do agro comandam painel inédito em cúpula global na Bélgica
-
Pecuária3 dias atrás
Melhoramento genético transforma produção de leite em Mato Grosso
-
Mato Grosso3 dias atrás
Mulheres do agro brasileiro se destacam em Summit Global na Bélgica e reforçam modelo sustentável do país
-
Mato Grosso3 dias atrás
Governo entrega obras de reconstrução, ampliação e modernização da sede da Secretaria de Segurança Pública
-
Mato Grosso5 dias atrás
Embratur destaca Pantanal e Mato Grosso como potências do turismo brasileiro
-
Agronegócio4 dias atrás
Lavouras de trigo seguem com alto potencial produtivo