Mato Grosso
Governador: “Vamos distribuir 25 mil ingressos gratuitos para a população assistir à Stock Car”

O governador Mauro Mendes, durante a coletiva – Crédito – Tonico Pereira/Secom
O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (15.10), que o Governo do Estado vai distribuir 25 mil ingressos gratuitos para o público acompanhar a etapa inédita da Stock Car em Cuiabá, que será realizada entre os dias 13 e 15 de novembro, no Autódromo Internacional de Mato Grosso, no Parque Novo Mato Grosso.
“Vamos distribuir entre 20 e 25 mil ingressos gratuitos para a população. Todas as arquibancadas são de propriedade do Estado e serão disponibilizadas sem nenhum custo, tanto para os treinos quanto para as provas. Teremos um sistema de cadastramento para garantir que os ingressos cheguem às pessoas que queiram assistir”, afirmou o governador.
A etapa da BRB Stock Car Pro Series será a primeira corrida noturna da categoria com iluminação de padrão internacional no Brasil, marcando a inauguração oficial da pista do autódromo, construído dentro dos parâmetros da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) e da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Além do acesso gratuito às arquibancadas, Mauro Mendes também garantiu transporte de graça para as pessoas que não tiverem condições de ir ao autódromo com veículo próprio.
“Já alinhamos isso com o prefeito Abílio e teremos ônibus que vão sair do centro de Cuiabá até o parque, pensando naquelas pessoas com menos condições”, explicou.
Além da Stock Car, o evento ainda contará com provas da TCR South America Banco BRB e da Turismo Nacional, atraindo equipes e visitantes de diversas regiões do país.
“Nós teremos um autódromo com padrão internacional. A iluminação permitirá provas noturnas, o que coloca Mato Grosso na rota dos grandes eventos do automobilismo nacional e internacional”, destacou Mendes.
Mauro destacou a importância de mais esse evento no parque para a atração de turistas, geração de empregos e para a imagem de Mato Grosso em todo o Brasil e exterior.
“Somente nas equipes envolvidas são cerca de mil profissionais. Isso movimenta hotéis, bares, restaurantes, transportes e gera uma grande atividade econômica. Estamos consolidando Mato Grosso como um destino de eventos. Isso ativa a economia, atrai novos investimentos e projeta o nosso estado para o Brasil inteiro”, pontuou.
O Parque Novo Mato Grosso será o maior centro multieventos da América Latina e já tem outros grandes eventos confirmados ainda esse ano, como o Natal, o Réveillon e o Campeonato Brasileiro de Skate.
Também participaram do anúncio o CEO da VICAR, responsável pela Stock Car e demais modalidades, Lincoln Oliveira; o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Giovanni Guerra; o deputado estadual Valmir Moretto; o prefeito de Diamantino, Chico Mendes; os secretários de Estado Fabio Garcia (Casa Civil), David Moura (Cultura, Esporte e Lazer) e Laice Souza (Comunicação); e o presidente da MT Par, Wener Santos.
A nova pista
Localizado no Parque Novo Mato Grosso, o traçado de Cuiabá será a 23ª pista diferente a receber uma prova da BRB Stock Car Pro Series ao longo de 46 anos de história. Até o momento, o Autódromo Victor Borrat Fabini, na cidade uruguaia de El Pinar, havia sido o último local inédito a ser visitado pela categoria, em 2024.
O traçado cuiabano foi projetado seguindo normas esportivas e de segurança da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e Federação Internacional de Motociclismo (FIA), as duas entidades mundiais do esporte a motor, atendendo assim também aos parâmetros das Confederações Brasileiras de Automobilismo e Motociclismo (CBA e CBM). Com 4.500 metros de extensão no traçado misto e 2.800 no anel externo, a pista completa tem um total de 13 curvas: nove à direita e quatro à esquerda. A reta de largada/chegada possui 670 metros, mas a maior é a reta oposta, com 750.
Lucas Rodrigues | Secom/MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governo de MT prorroga até 2028 benefício fiscal que isenta IPVA de veículos novos

Sesp-MT
A redução na base de cálculo do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que isenta o pagamento do tributo no primeiro emplacamento de veículos novos adquiridos em concessionárias estabelecidas em Mato Grosso, foi prorrogada por mais três anos. O benefício fiscal, que encerraria em dezembro deste ano, passa a vigorar até 31 de dezembro de 2028.
De acordo com a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz MT), esse é um dos incentivos que vem sendo prorrogado sucessivamente, devido ao impacto positivo para o cidadão e para a economia local. A medida reduz a carga tributária do IPVA e estimula o consumo dentro do Estado, promovendo a geração de empregos e o fortalecimento do setor automotivo.
A isenção é concedida automaticamente, a partir da emissão e registro da nota fiscal eletrônica. Para manter o benefício, o veículo deve permanecer registrado em Mato Grosso pelos dois anos seguintes à aquisição.
Caso o proprietário transfira o veículo para outra unidade da federação antes do prazo, deverá pagar o IPVA proporcional corrigido. Nesses casos, é necessário formalizar solicitação à Sefaz para que os débitos sejam lançados e, após o recolhimento dos valores, o veículo será liberado para transferência.
Em caso de dúvidas, os contribuintes podem buscar orientações nos canais de atendimento disponíveis no site da Sefaz.
Lorrana Carvalho | Sefaz-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Duplicação da BR-163 recebe prêmio de asfalto mais confortável do Brasil e é comparada às rodovias alemãs

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
A duplicação da BR-163 no trecho entre os municípios de Sorriso e Sinop, em Mato Grosso, bateu recorde nacional de qualidade ao atingir o melhor índice de conforto já registrado no Brasil, e recebeu o prêmio de Melhor IRI de Implantação de Obras. O troféu foi entregue nesta quinta-feira (16.10) ao governador Mauro Mendes, ao presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, e ao diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchôa.
A premiação, concedida pela MOBA (empresa alemã de equipamentos e automação para infraestrutura), é um reconhecimento pela qualidade e pelo conforto alcançados na obra, em um trecho específico de 10 km, que atingiu o Índice de Irregularidade Internacional (IRI) médio de 0,58 m/km.
Quanto menor o valor do IRI, mais liso é o asfalto, o que indica mais conforto ao dirigir, redução do desgaste dos veículos e o aumento da segurança nas vias. A média dos demais trechos duplicados pela Nova Rota do Oeste é de 1,2 m/km, também considerado excelente, conforme parâmetros da convenção internacional.
Para o governador Mauro Mendes, o resultado é motivo de orgulho por colocar Mato Grosso no mesmo patamar das melhores rodovias do mundo. “Fico muito feliz por estarmos entregando uma rodovia com muita qualidade e segurança para a vida dos mato-grossenses. Receber esse prêmio coroa toda a competência técnica dos profissionais envolvidos nessa obra”, afirmou.
De acordo com a gerente-geral da MOBA na América Latina, Patrícia Herrera, é a primeira vez que uma rodovia brasileira alcança um índice tão baixo. “Estamos acostumados com esse padrão de qualidade na Alemanha, que tem a melhor malha rodoviária do mundo. No Brasil, é inédito. Acompanhamos a evolução da pavimentação no país há 10 anos e nunca tínhamos encontrado um IRI tão baixo. Essa qualidade é importante para o país como um todo”, destacou.
O desempenho alcançado reflete a exigência técnica adotada pela Nova Rota do Oeste, conforme explica o diretor-presidente da Concessionária, Luciano Uchôa. “Todo o trabalho que desenvolvemos é focado na qualidade das entregas e na aplicação das melhores tecnologias. Incluímos essas exigências nos contratos e agora colhemos resultados excelentes, como esse reconhecimento. Já tínhamos a maior obra rodoviária do país e agora temos também a rodovia mais confortável”, ressaltou.
O presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos, também destacou o avanço obtido desde o início da concessão.
“Saímos de uma rodovia que mal conseguia tapar buracos para o reconhecimento de melhor trecho rodoviário do Brasil. Esse prêmio é fruto do esforço das equipes desde 2023 para entregar uma rodovia cada vez melhor”, afirmou.
Obras de duplicação
As obras com os melhores resultados são executadas pelo Consórcio Caminhos do Mato Grosso (CCMT), formado pelas empresas Pedrisa Pavimentações e Neovia Engenharia. O IRI desse trecho da rodovia mato-grossense supera até mesmo o padrão exigido para algumas pistas de automobilismo profissional, que estabelecem índice mínimo de 1,00 m/km.
Atualmente, a Nova Rota do Oeste conta com oito lotes de duplicação em execução, de Cuiabá a Sinop, desenvolvendo a maior obra rodoviária em andamento no Brasil.
Análise e premiação
A avaliação da qualidade do asfalto foi realizada pela empresa especializada T-Road Engenharia. Além do alto padrão da BR-163, outro dado que chama a atenção é a consistência do resultado, o que garante maior segurança viária, conforto aos motoristas e aumento da durabilidade do asfalto.
Para chegar a este desempenho, foi exigida a adoção da tecnologia de nivelamento automatizado MOBA Big Sonic-Ski, acoplada às vibroacabadoras. A tecnologia assegura espessura uniforme da camada asfáltica e elimina irregularidades da base. O rigoroso processo de controle de qualidade, aplicado desde a fundação da pista até a camada final, também foi determinante para o resultado.
Raquel Ferreira | Nova Rota do Oeste
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Embrapa oferece curso gratuito sobre Inoculação e Coinoculação em Soja

Foto: Antonio Neto/Arquivo Embrapa
A Embrapa Soja promove um novo curso online gratuito sobre Inoculação e Coinoculação em Soja com informações atualizadas sobre esse tema para profissionais das ciências agrárias, produtores e estudantes. O curso é ministrado pela pesquisadora Mariangela Hungria e pelos pesquisadores Marco Antonio Nogueira e André Prando, da Embrapa Soja. As inscrições podem ser feitas na plataforma E-Campo da Embrapa.
Com carga horária de seis horas, o curso conta com sete módulos: 1) Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), 2) FBN durante o desenvolvimento da soja, 3) Benefícios econômicos e ambientais da FBN, 4) Fertilizante nitrogenado e inoculação anual, 4) Boas práticas de inoculação, 5) Coinoculação e 6) Como garantir o sucesso da FBN na cultura da soja.
Sobre a questão
A inoculação anual de soja com bactérias fixadas de nitrogênio (Bradyrhizobium) é adotada em 85% de toda a área cultivada com soja no Brasil e, em média, aumenta 8% na produção de grãos. Os pesquisadores da Embrapa revelam que esse rendimento é obtido sem nenhuma aplicação de fertilizante nitrogenado.
Outra tecnologia apresentada no curso é a coinoculação da soja, que reúne as bactérias Bradyrhizobium e as bactérias promotoras de crescimento de plantas (Azospirillum brasilense). Lançada em 2014, a coinoculação já foi adotada em aproximadamente 35% da área total cultivada de soja. De acordo com levantamento da Embrapa, os benefícios da inoculação e da coinoculação da soja, somente em 2024, promoveram uma economia estimada de 25 bilhões de dólares, por dispensar o uso de fertilizantes nitrogenados. Além do benefício econômico, o uso dessas bactérias ajudou a mitigar, em 2024, a emissão de mais de 230 milhões de toneladas de CO₂ equivalentes para a atmosfera.
Fonte: Assessoria/Lebna Landgraf
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
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