Conecte-se Conosco

Mato Grosso

SES promove oficina sobre aconselhamento em amamentação

Publicado

em

Esses multiplicadores organizarão oficinas regionais para formar novos multiplicadores, fortalecendo a estratégia “Aconselhamento em Amamentação” – Crédito – Elza Fiúza | Agência Brasil

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), em parceria com o Ministério da Saúde, promove nesta quarta e quinta-feira (5 e 6 de novembro) uma oficina de formação de multiplicadores da estratégia “Aconselhamento em Amamentação”, das 8h às 17h, no auditório do MT Hemocentro, em Cuiabá.

A capacitação é voltada para servidores dos Escritórios Regionais de Saúde (ERS) da Baixada Cuiabana, de Barra do Garças, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra, profissionais dos Bancos de Leite Humano (BLH), além de apoiadores, como professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e servidores da Atenção Primária à Saúde (APS).

Quando formados, esses multiplicadores organizarão oficinas regionais para formar novos multiplicadores municipais, fortalecendo a estratégia em todo o estado.

Publicidade

Segundo a coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, o Aconselhamento em Amamentação é baseado em habilidades de comunicação verbais e não verbais entre profissionais da saúde e quem amamenta.

“Esta estratégia de aconselhamento melhora a aplicabilidade do conhecimento técnico e científico por meio de uma melhor abordagem, acolhimento e escuta ativa, compreendendo as reais demandas, queixas ou dúvidas das lactantes sobre a amamentação”, explicou Rosiene.

O técnico responsável pela área da Promoção da Amamentação e Alimentação Complementar Saudável, Rodrigo Carvalho, informou que a programação da oficina engloba atividades teóricas, de escuta e compreensão das dúvidas maternas sobre a amamentação. Ela também detalha como o profissional da saúde pode promover circunstâncias que favoreçam o desenvolvimento da confiança da pessoa que amamenta.

“Haverá ainda um momento, na quinta-feira, em que os participantes da oficina poderão aplicar o conhecimento adquirido em atividades práticas, diretamente com mães e bebês, no alojamento conjunto do Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá”, acrescentou Rodrigo.

Durante a capacitação, será proposta a construção de planos de ação regionais para a multiplicação da oficina nas regiões de saúde a partir de 2026.

Publicidade

Luiza Goulart | SES-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

7ª Expedição Araguaia-Xingu inicia hoje a segunda etapa em Confresa e São Félix do Araguaia

Publicado

em

Imagem Ilustrativa

Começa hoje (03 de novembro) a segunda etapa da 7ª Expedição Araguaia/Xingu! A caravana segue até o dia 14 de novembro levando justiça, cidadania, solidariedade, educação, saúde, ciência, cultura, esporte, sustentabilidade e diversos outros serviços aos moradores da Agrovila Jacaré Valente e do Distrito Veranópolis, em Confresa (1.100 km a noroeste de Cuiabá), e do Distrito Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia (1.061 km a noroeste da capital).

Promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Justiça Comunitária, a ação conta com o apoio de dezenas de parceiros das esferas municipal, estadual e federal, além da iniciativa privada. Ao longo das seis edições anteriores, a Expedição já realizou mais de 210 mil atendimentos, impactando positivamente a vida de milhares de pessoas.

A primeira etapa desta 7ª edição ocorreu de 3 a 10 de outubro, passando pelo distrito de São José do Couto, em Campinápolis (a cerca de 500 km de Cuiabá), e pelo município de Bom Jesus do Araguaia (a aproximadamente 800 km da capital).

Programação da segunda etapa da Expedição Araguaia/Xingu:

Publicidade

03/11 – Partida de Cuiabá

05 e 06/11 – Agrovila Jacaré Valente (Confresa) – Escola Municipal Jacaré Valente

08 e 09/11 – Distrito Espigão do Leste (São Félix do Araguaia) – Escola Municipal Alberto Nunes da Silveira

11 e 12/11 – Distrito Veranópolis (Confresa) – Escola Municipal Vereador Valdemiro Nunes de Araújo

13/11 – Retorno para Cuiabá

Publicidade

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do TJMT

Redação AguaBoaNews

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

11ª Feira da Agricultura Familiar movimenta a Praça Alencastro nesta segunda

Publicado

em

Crédito: Francinei Marans

Prefeitura de Cuiabá realiza nesta segunda-feira (03), a partir das 8h, a 11ª edição da Feira da Agricultura Familiar, na Praça Alencastro, no centro da Capital. O evento é promovido por meio da Secretaria Adjunta de Agricultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e reúne produtores rurais da agricultura familiar de diversas regiões de Cuiabá e municípios vizinhos, como Santo Antônio do Leverger. A programação está prevista para permanecer até às 18h.

A feira visa valorizar o pequeno produtor, incentivar o consumo de alimentos locais e aproximar o campo da cidade, oferecendo ao público produtos frescos e de qualidade, diretamente das propriedades rurais.

Entre os itens disponíveis estão frutas, verduras, legumes, mel, queijos, pães, bolos, biscoitos, pratos da culinária regional, variedade de artesanato em crochê, pintura, madeira, entre outros, e vasos de flores.

Lembrando que as feiras da Agricultura Familiar, Produtiva e Solidária estão tendo uma rotatividade, sendo realizadas nas Praças Alencastro, da República e a Ipiranga, sempre às segundas-feiras dos meses.

Publicidade

Serviço:

Data: Hoje (03)

Horário: das 8h às 18h

Eliana Bess

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Primeira-dama de MT e Setasc entregam novas casas do SER Família Habitação em Novo São Joaquim

Publicado

em

O SER Família Habitação – Faixa Zero tem como objetivo fomentar a construção de moradias de interesse social – Foto por: João Reis

 

O Governo de Mato Grosso realiza, nesta terça-feira (4.11), a entrega adicional de nove novas unidades habitacionais do Programa SER Família Habitação – Faixa Zero em Novo São Joaquim. Nesta modalidade não há custos para os beneficiários.

A cerimônia será às 15h e contará com a presença da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, idealizadora do programa, e do secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes.

O SER Família Habitação – Faixa Zero tem como objetivo fomentar a construção de moradias de interesse social, garantindo qualidade de vida e dignidade à população dos municípios mato-grossenses. O programa é destinado a famílias com renda per capita de até R$ 218,00, e nesta vertente os beneficiários são selecionados pelos próprios municípios.

Publicidade

Entre os critérios para participar, é necessário residir no município há pelo menos cinco anos, ter mais de 18 anos e não ter sido contemplado em outro programa habitacional de interesse social.

Até o momento, 79 municípios já aderiram ao SER Família Habitação, fortalecendo o compromisso do Governo do Estado em reduzir o déficit habitacional e ampliar o acesso à moradia digna para as famílias mais vulneráveis de Mato Grosso.

Serviço | Entrega de casas do Ser Família Habitação – Faixa Zero

Data: Terça-feira, 04 de novembro

Horário: 15h

Publicidade

Local: Novo São Joaquim

Layse Ávila | Setasc-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência