Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Mato Grosso é o segundo com a menor taxa de desemprego no país, segundo IBGE

Publicado

em

Percentual de desocupação no Estado é 2,3%, atrás apenas de Rondônia, que registrou 2,1% de desocupação

 

Em mais um trimestre, Mato Grosso segue com uma das três menores taxas de desemprego no país, com um percentual de 2,3% de desocupação, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mato Grosso apresentou a segunda menor taxa de desemprego do país. Na frente, está Rondônia com um percentual de 2,1%; e em terceiro desponta Santa Catarina com 2,8%. No país, a taxa de desemprego é de 6,4% no terceiro trimestre (julho, agosto e setembro).

Nesses três meses de 2024, Mato Grosso registrou uma taxa composta de subutilização da força de trabalho de apenas 7,6%, a terceira menor do país, atrás apenas de Santa Catarina (5,1%) e Rondônia (5,5%). Este índice inclui pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e aquelas na força de trabalho potencial. A média nacional foi de 15,7%, revelando que o Estado se mantém como um dos líderes no aproveitamento da mão de obra.

Publicidade

Além disso, o percentual de desalentados – pessoas que desistiram de buscar emprego – foi de 1%. É um dos menores do Brasil ao lado de Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro. O índice nacional foi de 2,7%, com Estados como Alagoas (9,7%) e Maranhão (9,5%), enfrentando desafios significativos.

Outro destaque é o percentual de 78,1% dos trabalhadores ocupados no setor privado em Mato Grosso com carteira assinada – o que indica maior segurança e direitos trabalhistas garantidos. Essa proporção está acima de muitos Estados brasileiros e demonstra que o emprego formal é uma prioridade no mercado de trabalho local.

Mato Grosso também apresentou uma taxa de informalidade de 35,3% também no setor privado, abaixo da média nacional de 38,8%. Este índice reflete uma economia mais estruturada e com menos dependência de ocupações precárias ou sem registro.

Além disso, 23,7% da população ocupada no estado trabalha por conta própria, um número alinhado com a média nacional (24,6%) e que demonstra equilíbrio entre o empreendedorismo e o trabalho formal.

“O Estado de Mato Grosso mantém-se em uma posição privilegiada, refletindo os resultados de políticas públicas eficientes e o fortalecimento de setores estratégicos da economia, como de serviços, construção e agroindústria. A baixa taxa de subutilização e desalentados no Estado é um reflexo direto de um mercado que continua a absorver a mão de obra disponível, especialmente em setores com alto dinamismo econômico”, apontou o coordenador do Data Hub da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Vinicius Hideki.

Publicidade

Para o secretário César Miranda, Mato Grosso vive há anos uma situação de pleno emprego em razão das políticas públicas do Governo do Estado e o dinamismo da economia.

“As perspectivas para o próximo ano também são otimistas, com previsão de novos investimentos em infraestrutura, agroindústria e tecnologia, setores que tradicionalmente impulsionam o mercado de trabalho local. Com indicadores que se destacam no cenário nacional, Mato Grosso reafirma seu protagonismo como um estado que alia crescimento econômico à geração de emprego de qualidade e sustentabilidade, sendo um modelo para outras regiões do Brasil”, concluiu.

ODOC

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

“A retratação do Carrefour mostra a força do nosso agronegócio”, afirma governador

Publicado

em

Crédito – Mayke Toscano

 

O governador Mauro Mendes afirmou que o pedido de retratação do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, mostra a força do agronegócio brasileiro e a necessidade de respeito à produção brasileira de alimentos em relação ao mundo.

Bompard havia anunciado que o Carrefour da França não compraria mais carne do Mercosul. O governador repudiou a fala, defendeu o boicote aos produtos do Carrefour e recebeu apoio de vários produtores, empresas e segmentos ligados ao agronegócio que decidiram não vender mais ao Carrefour.

Em entrevista ao Boletim Metrópoles nesta terça-feira (26.11), Mauro Mendes enfatizou a importância do agronegócio brasileiro para suprir a demanda mundial por alimentos.

Publicidade

“O lamentável comentário do CEO do Carrefour gerou uma polêmica que exigiu uma resposta imediata e contundente. Felizmente, a empresa reconheceu o erro e se retratou, repondo a verdade e, acima de tudo, o respeito devido ao Brasil e ao seu agronegócio, maior fornecedor de alimentos do mundo”, disse ele.

O governador Mauro Mendes defendeu a reciprocidade comercial em resposta às críticas do CEO do Carrefour sobre a qualidade dos produtos brasileiros.

“O tamanho da França como compradora não justifica o desrespeito à nossa carne, reconhecida mundialmente como uma das melhores. Se o Carrefour quer comprar de A, de B ou de C, ele tem todo o direito. Mas, o mesmo direito que eles têm, nós também temos de não comprar os produtos franceses”, destacou.

Mauro também enfatizou a crucial contribuição do agronegócio para a economia brasileira e o bem-estar de milhões de brasileiros.

“A nossa produção de duas safras anuais, aliada às condições climáticas favoráveis, nos garante competitividade global. Apesar das regras internacionais e da necessidade de relações comerciais recíprocas com países como a França, não aceitaremos práticas desleais que impeçam os nossos produtos de chegar ao mercado internacional. Ou seja, a livre concorrência, beneficiando o consumidor final”, completou.

Publicidade

Mailson Prado | Secom-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Botelho celebra Espaço Cidadania Kids, finalista na 27ª Conferência da Unale

Publicado

em

Imagens: Vanderson Ferraz (ALMT)

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho, celebrou o sucesso do Espaço Cidadania Kids, que já atendeu 11 mil crianças desde sua criação, em 2021. Durante visita ao espaço nesta segunda-feira (26), Botelho conversou com a equipe e destacou o trabalho desenvolvido, que proporciona tranquilidade às crianças durante a emissão de documentos, tornando-se referência nacional.

O projeto especializado em coleta de biometria e acolhimento é finalista da 5ª edição do Prêmio Unale – Assembleia Cidadã, que será entregue durante a 27ª Conferência Unale 2024, de 3 a 5 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Sob a liderança de Botelho, a ALMT também concorre com o projeto Modernização, Controle e Acompanhamento das Emendas Parlamentares. O Prêmio Unale reconhece os melhores projetos das Assembleias Legislativas do país nas categorias Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.

Publicidade

“Estamos concorrendo com esse projeto tão importante, que tem sido bem aceito pela população e replicado por outras Assembleias Legislativas. Criamos uma sala acolhedora e confortável para as crianças, e nossa equipe treinada tem garantido resultados muito positivos. É motivo de orgulho e comemoração ver esse trabalho sendo reconhecido em todo o Brasil”, afirmou Botelho, que participará da Conferência Unale.

A cidadã Tamires Dias aproveitou para solicitar a Carteira de Identidade Nacional (CIN) do filho Antônio Humberto, de 1 ano. “Fiz o agendamento e todo o processo foi muito rápido. Enquanto ele brincava na sala cheia de brinquedos, a equipe agilizou o documento. Meu filho adorou o espaço!”, relatou.

Três anos de sucesso na emissão de RG

O projeto pioneiro de identificação infantil, idealizado pelo deputado Botelho, completa três anos. Com um ambiente lúdico e decorado para atrair a atenção dos pequenos, o espaço oferece atendimento humanizado para a emissão da CIN.

“Estamos muito felizes por sermos finalistas do prêmio Unale e pelo reconhecimento do presidente Botelho. Esse projeto promove cidadania para as famílias, com um espaço totalmente adaptado para atender nossas crianças de zero a cinco anos e também as crianças atípicas”, comemorou a ouvidora-geral da ALMT, Uecileny Rodrigues Fernandes Vieira.

Espaço Cidadania – Papa João Paulo II

O Espaço Cidadania da ALMT foi criado pela Resolução nº 1.180, de 19 de maio de 2009, e denominado Espaço Cidadania Papa João Paulo II.

Agendamentos:

Publicidade
•   Geral: (65) 3313-6529
•   Exclusivo para crianças: (65) 3313-6435

Horário de atendimento: 7h30 às 16h30

                    Imagens: Vanderson Ferraz (ALMT)

 

Continue Lendo

Mato Grosso

Cuiabá recebe encontro nacional de secretários estaduais de Educação para discutir inovação tecnológica nas salas de aula

Publicado

em

Assessoria

Os secretários estaduais de Educação do país estarão reunidos em Cuiabá, nesta quarta-feira (27.11), para discutir o futuro da tecnologia na educação básica e as estratégias de boas práticas de seu uso nas salas de aula.

Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o encontro será no Hotel Inter, na avenida Miguel Sutil, com abertura às 17h, com o GT de Tecnologia do conselho. O evento segue até sexta-feira (29.11).

O secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, será o anfitrião do evento. A programação inclui oficinas temáticas sobre infraestrutura tecnológica, competências digitais e gestão para tecnologias com a contribuição de especialistas da área.

Também haverá apresentações de práticas exitosas realizadas por secretarias estaduais de educação de diversos estados, como Bahia, Ceará, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Mato Grosso, sob a mediação do secretário Alan Porto.

Publicidade

O encontro busca promover um intercâmbio de experiências e soluções inovadoras para os desafios da educação no Brasil.

O evento também contará com painéis liderados por representantes do Ministério da Educação (MEC) e da Coalizão TEC Educação, um grupo de organizações da sociedade civil para apoiar o Governo Federal e potencializar o uso da tecnologia na educação, além de sessões plenárias para alinhamento das estratégias do Consed na área de tecnologia.

De acordo com Alan Porto, o encontro reafirma o compromisso das secretarias estaduais com o avanço tecnológico nas escolas públicas e é uma oportunidade de fortalecer a colaboração entre as redes de ensino para alinhar iniciativas inovadoras que beneficiem diretamente os estudantes brasileiros.

“O uso estratégico da tecnologia é essencial para garantir uma educação mais inclusiva e de qualidade”, disse.

Além da Secretaria de Educação do Mato Grosso, o GT de Tecnologia do Consed conta com o apoio da Coalizão Tec Educação, formada pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), Fundação Lemann, Fundação Telefônica Vivo, Instituto Natura, Instituto Sonho Grande e MegaEdu.

Publicidade

Serviço:

GT de Tecnologia do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)

Onde: Hotel Inter Cuiabá, Av. Miguel Sutil, 2050 – Jardim Leblon

Abertura oficial dia 27, às 17h

Rayane Alves | Seduc

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência