Mato Grosso
Ação integrada apreende 465 quilos de pasta base de cocaína avaliada R$ 20 milhões em Juína

PMMT
Dois homens, de 21 e 46 anos, foram presos em flagrante, nesta quarta-feira (02.4), por tráfico de drogas, na zona rural de Juína (800 km de Cuiabá). No local, foram apreendidos 13 fardos de aproximadamente 465 quilos de pasta base de cocaína, gerando um prejuízo de R$ 20 milhões às facções criminosas.
Participaram da ação, policiais militares do 8º Comando Regional, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e a Polícia Federal.
As equipes, por meio dos setores de inteligência, receberam informações de que o condutor de uma caminhonete realizaria um grande carregamento de drogas em uma zona rural do município. Após a denúncia, as forças de segurança intensificaram o policiamento na região e abordaram dois homens no veículo.
Os agentes flagraram seis fardos de entorpecentes na carroceria do veículo. Em buscas pela região, os policiais militares encontraram outro carregamento dos ilícitos enterrados em um bananal. Os suspeitos não revelaram a origem e destino das drogas.
Após a identificação, os policiais constataram que eles possuem passagens criminais por homicídio e tráfico de entorpecente, no Estado de Rondônia. A dupla foi encaminhada à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Assessoria
Pais ou responsáveis de estudantes das 628 escolas estaduais devem atualizar, a partir desta quinta-feira (9.4), os dados no cadastro escolar informados no momento da matrícula. A atualização encerra em 23 de maio.
A atualização é um procedimento obrigatório realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Ao todo, a Rede Estadual de Mato Grosso tem 326.084 alunos matriculados.
De acordo com a Seduc, a atualização cadastral busca estabelecer uma comunicação eficiente entre a unidade e os responsáveis, além de viabilizar a organização, o planejamento e o suporte para programas e benefícios governamentais, como transporte escolar, atendimento educacional especializado e alimentação.
O superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Ronair Batista Moreira da Silva, explica que, neste período, as secretarias de todas as escolas precisam revalidar as informações do estudante e dos pais entregues no ato da matrícula para o ano letivo.
“A verificação dos dados deve ser realizada diretamente na unidade onde o estudante está matriculado, podendo ser feita de forma presencial, ou por meio do telefone disponibilizado pela escola”, afirma Ronair.
A medida também possibilita maior segurança dos estudantes e o acesso do responsável aos dados do estudante no MT Cidadão, como transferência, matrícula, rematrícula e emissão de outros documentos.
Segundo ele, entre as informações que necessitam de confirmação estão endereço de e-mail, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e telefone do responsável e entre outras documentações requeridas na legislação.
Rayane Alves | Seduc
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Prefeitura decreta Situação de Emergência pela cheia no Madeira

Reprodução/Rondoniagora
A Prefeitura de Porto Velho publicou nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, o Decreto nº 20.894 que institui a Situação de Emergência por conta da cheia do rio Madeira, que se intensificou desde o início deste mês de abril. A previsão é de que o rio atinja a sua cota de inundação, que é de 17 metros.
A Situação de Emergência apenas é declarada pelo Poder Público diante de condição anormal provocada por desastre, com potencial para causar danos insuperáveis às comunidades afetadas, expondo-as à vulnerabilidade social.
Conforme o Decreto, todos os órgãos e entidades da administração pública municipal deverão atuar sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre, ajuda humanitária, reabilitação do cenário e reconstrução.
Segundo o prefeito Léo Moraes, a natureza imprevisível e incontrolável da cheia do rio Madeira, decorrente de caso fortuito ou força maior, alheio à intervenção humana, motivou a necessidade da publicação desse Decreto, que tem validade de 180 dias.
“Até a presente data, temos em torno de 14.652 pessoas atingidas na zona rural e urbana do Município. Existe a previsão de continuidade das intensas chuvas nos próximos dias, agravando a situação das famílias em áreas de risco”, justificou o prefeito Léo Moraes.
Com a edição do Decreto, poderá ser dispensada licitação para aquisição de bens e insumos necessários às atividades de resposta ao estado de emergência, bem como para serviços e obras necessárias ao atendimento da situação emergencial, que possam ser concluídas no prazo máximo de 1 (um) ano, contado da data de ocorrência da emergência.
Rondoniagora
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Seduc inova com lançamento de ferramenta para transferência online dos estudantes

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) lança, nesta quinta-feira (10.4), o serviço de transferência online em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do MT Cidadão.
De acordo com a Seduc, essa iniciativa visa transformar a experiência de transferência escolar, tornando-a mais ágil e acessível aos alunos, pais ou responsáveis e, oferecer maior segurança na transmissão de dados e facilitar o acesso a informações essenciais.
Com a nova ferramenta, eles poderão solicitar a transferência de estudantes entre as escolas da rede estadual de forma simples e rápida, utilizando o aplicativo ou o site do MT Cidadão.
Para utilizar o serviço, é fundamental que o CPF do responsável esteja vinculado ao cadastro do aluno. O processo é descomplicado: basta selecionar a opção “solicitar transferência de estudante entre escolas da rede estadual” e enviar documentos, como uma foto do RG ou CNH para identificação, um autorretrato, além da certidão de nascimento ou RG do aluno, CPF e um comprovante de residência, como uma conta de energia.
Para a Secretaria de Educação, essa inovação não apenas moderniza a gestão escolar, mas também promove a sustentabilidade ao reduzir o uso de papel e facilitar a movimentação de alunos, garantindo que todos possam ter acesso à educação de qualidade com mais comodidade.
Rayane Alves | Seduc
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Economia6 dias atrás
Agro emprega mais de 28 milhões em 2024, 26% das ocupações do Brasil
-
Pecuária7 dias atrás
Estiagem prolongada e calor intenso ameaçam produção de leite
-
Pecuária7 dias atrás
Tratamento Vip: Conheça vacas que não ficam no pasto e tomam banho todos os dias
-
Pecuária6 dias atrás
“Suplementação animal impulsiona pecuária sustentável no Brasil”, diz presidente da ASBRAM
-
Agronegócio7 dias atrás
Logística e infraestrutura travam exportação de frutas no Brasil
-
Transporte7 dias atrás
Polícia apreende 215 animais exóticos em cativeiro
-
Agronegócio7 dias atrás
Começa a colheita de pinhão!
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil está próximo de exportar DDG para a China, diz Fávaro