Conecte-se Conosco

Economia

Com safra recorde, Grupo Humenhuck projeta faturar R$ 75,9 milhões com armazenagem de grãos

Publicado

em

Fotos: Assessoria

São Roque de Minas, abril de 2025 – Localizado em São Roque de Minas (MG), aos pés da Serra da Canastra, o Grupo Humenhuck projeta que, na safra 2024/2025, sua estrutura de silos armazene 36 mil toneladas de grãos, o equivalente a 600 mil sacas. O montante é equivalente a 10% da produção da Serra da Canastra, cuja projeção para este ano-safra é de produzir seis milhões de sacas de cereais. Caso a estimativa se confirme, a empresa atingirá, somente com esse serviço, uma receita de R$ 75,9 milhões.

Os bons resultados do grupo refletem as projeções nacionais para o agronegócio: nesta safra, o Brasil se prepara para colher o maior volume de grãos da sua história. As projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apontam que o país vai colher acima de 328 milhões de toneladas. A atual estimativa representa uma alta de 10,3%, se comparada ao volume colhido no ciclo anterior (2023/24), com acréscimo de 30,6 milhões de toneladas de 16 grãos a serem colhidos.

De acordo com José Ricardo Loschi, vice-presidente do Grupo Humenhuck, a capacidade de armazenamento de sua estrutura de silos é ainda maior. “Atualmente nossos silos suportam 14 mil toneladas de grãos e é possível fazer quatro giros, atingindo 56 mil toneladas, o que corresponderia a 933 mil sacas”, comenta.

Para atender ao consumo de energia da estrutura de silos e o galpão de café, a Cemig autorizou que o Grupo Humenhuck invista R$ 3 milhões para acelerar a construção de uma subestação de energia. “O excedente de energia será disponibilizado para a população de São Roque de Minas, já que, hoje, o atual sistema de energia não dá conta de tudo o que a cidade precisa”, acrescenta.

Publicidade

Para a safra 2025/2026, o plano do grupo é de construir mais três silos e duplicar a sua capacidade atual, totalizando 28 mil toneladas (466 mil sacas). Como é possível fazer quatro giros, a capacidade total já para o ano que vem será de armazenar aproximadamente 1,9 milhão de sacas.

“Continuaremos construindo novas estruturas anualmente, até que alcancemos a capacidade de suprir toda a demanda da região da Serra da Canastra e nenhum agricultor precise mais utilizar silo de outra região para todos os processos envolvidos: entrada do grão, armazenagem, secagem, beneficiamento, rebeneficiamento e venda”, diz.

Loschi considera essencial manter esse capital circulando dentro da cidade de São Roque de Minas (MG). “O município é geograficamente extenso, mas tem apenas quatro mil habitantes e muitos desafios pela frente. Só para se ter uma ideia, o agricultor que precisar enviar sua produção para a cidade mais próxima, Piumhi, a 80 quilômetros, terá que desembolsar R$ 8 por saca apenas pelo trajeto”, finaliza.

Mais Informações para a imprensa

FirstCom Comunicação
Luis Claudio Allan
Eduardo Mustafa – Cel. 11 99982-2337
Rômulo Madureira – Cel. 11 9492-59597

Publicidade

Romulo Madureira

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Brasil agiliza importação com despacho antecipado

Publicado

em

Foto: Divulgação

 

O processo de importação no Brasil passa a contar com um novo modelo que promete reduzir o tempo de espera pela liberação de mercadorias internacionais. A mudança está sendo implementada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) em conjunto com o Ministério da Fazenda, por meio do Portal Único do Comércio Exterior.

Com as novas funcionalidades adotadas desde o fim de 2024, o processo de desembaraço aduaneiro poderá começar ainda durante o transporte das mercadorias. O procedimento vale tanto para importações marítimas, conhecidas como “despacho sobre águas”, quanto para importações aéreas, chamadas de “despacho sobre nuvens”.

“Quando o navio sai do país de origem com a carga ou quando o avião decola do aeroporto com os produtos comprados lá fora, o importador já pode fazer a declaração de importação antecipada. Não precisa mais esperar a carga chegar ao Brasil para iniciar o processo”, explicou o vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin. “E a economia com isso é enorme, pois cada dia em que o produto fica parado no terminal alfandegário representa um custo de 0,8% do preço total da carga”, acrescentou.

Publicidade

Antes da mudança, o importador precisava aguardar a chegada da carga ao país e a confirmação da presença da mercadoria em solo nacional para iniciar o processo de liberação. Apenas essa etapa consumia de dois a três dias de um tempo médio de nove dias para concluir a operação de importação. Com a nova sistemática, a estimativa é que esse prazo caia para cinco dias.

Até o ano passado, o benefício da declaração antecipada era restrito a empresas certificadas no Programa Operador Econômico Autorizado (OEA), que representam 25% das importações nacionais, mas apenas 1% do total de importadores. Agora, qualquer empresa registrada no Portal Único pode realizar a antecipação.

“Com isso, ampliamos o acesso ao benefício para todas as empresas importadoras, independentemente do porte. Ao reduzir os custos para a entrada de insumos e de maquinário, por exemplo, a medida fortalece a competitividade do país e impulsiona a integração do setor produtivo brasileiro às cadeias globais de valor”, afirmou a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres.

Segundo dados do governo federal, cerca de 28 mil empresas brasileiras atuam no comércio exterior. Em 2024, as importações somaram US$ 262,5 bilhões.

AGROLINK – Seane Lennon

Publicidade

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Economia

Demanda por ovos cresce na Semana Santa, mas preços se mantêm estáveis, aponta Cepea

Publicado

em

Divulgação

 

Levantamentos do Cepea indicam que a demanda por ovos apresentou crescimento gradual ao longo da Semana Santa, período tradicionalmente marcado por maior consumo do produto. Apesar disso, os preços permaneceram praticamente estáveis na maioria das regiões acompanhadas pelo Centro de Pesquisas.

Segundo os pesquisadores do Cepea, as cotações já estão em patamares elevados, o que limita o espaço para novas valorizações. Colaboradores consultados reforçam que, embora a procura tenha aumentado, o mercado encontra resistência para reajustes significativos devido ao nível já elevado dos preços praticados.

A expectativa é que a demanda siga sustentando os atuais valores pelo menos até o fim do período religioso. Após esse momento, com o avanço do mês, é possível que as altas percam força, acompanhando a tendência sazonal de retração no consumo.

Publicidade

Fonte: CenarioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Economia

China quer comprar mais. Como fica a logística?

Publicado

em

Imagem: Arquivo Pensar Agro

O que poderia ser celebrado como uma excelente notícia para o agro brasileiro pode rapidamente se transformar em um pesadelo logístico. Com uma safra recorde para escoar e portos operando no limite de sua capacidade, o Brasil corre o risco de não conseguir atender à crescente demanda da China por soja — seu principal parceiro comercial no setor.

Nesta semana, uma comissão técnica chinesa desembarca no Brasil para uma reunião bilateral com representantes do governo e técnicos brasileiros. O objetivo é avaliar, de forma reservada, a real capacidade logística do país para cumprir com uma possível ampliação dos embarques de grãos ao gigante asiático. A informação foi revelada pelo jornalista Marcelo Dias, do Canal Rural, e reforça uma preocupação já antecipada pelo Pensar Agro (veja aqui), que alertou sobre o risco de colapso na infraestrutura portuária nacional.

O encontro — tratado como sigiloso — foi tema de uma reunião entre o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada na segunda-feira (14.04), no Palácio da Alvorada. A sinalização é clara: o Brasil está sendo observado de perto, e o mercado internacional exige garantias de entrega em meio a gargalos logísticos cada vez mais visíveis.

Em março, a China se manteve como o maior destino das exportações do agronegócio brasileiro, com compras que somaram US$ 15,64 bilhões — crescimento de 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A expectativa é de que a procura continue em alta, em especial diante das incertezas climáticas nos Estados Unidos, que ameaçam a safra norte-americana.

Publicidade

O Brasil deve colher um recorde de 330,3 milhões de toneladas na safra 2024/25, um aumento de 10,9% (32,6 milhões de toneladas) em relação ao ciclo passado, segundo o 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025 divulgado na quinta-feira passada (10.04), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Porém, o escoamento da produção recorde brasileira enfrenta obstáculos sérios: portos sobrecarregados, filas crescentes de caminhões, limitações ferroviárias e falta de integração entre modais. A situação já preocupa tradings, cooperativas e produtores, que veem com apreensão o aumento da pressão por novos embarques sem a devida estrutura para sustentá-los.

Isan Rezende, presidente do Instituto do Agronegócio(IA), comentou a situação com preocupação e senso de urgência: “Como comentávamos no domingo, o que estamos vendo é um paradoxo. Produzimos como nunca, temos mercado comprador garantido, mas estamos travados pela falta de estrutura para escoar. A China quer comprar, o Brasil tem para vender, mas a logística virou nosso calcanhar de aquiles. Se não houver uma reação rápida, vamos assistir a um colapso anunciado”, disse.

“Essa visita técnica dos chineses é um sinal claro de que eles querem compromisso com entrega. E o mundo está olhando. Se falharmos, perdemos credibilidade e espaço para outros players. Não é só uma questão de soja ou de safra recorde. É a imagem do Brasil como fornecedor confiável que está em jogo”, comentou Rezende.

“Já passou da hora de tratarmos infraestrutura como política estratégica de Estado. Enquanto continuarmos exportando grãos por rodovias congestionadas e portos saturados, estaremos sempre no limite. É preciso investir pesado e com urgência em ferrovias, hidrovias e ampliação portuária, ou a conta dessa omissão vai chegar com juros para todo o setor”, completou Rezende.

Publicidade

Caso o Brasil não consiga garantir agilidade e eficiência na entrega, corre o risco de perder espaço para concorrentes no cenário global — justamente em um momento de forte demanda e bons preços internacionais. O temor é que atrasos, custos extras com armazenagem e demurrage (multas por espera de navios) minem a competitividade brasileira no mercado asiático.

A possível ampliação das exportações para a China exige, portanto, mais do que vontade política e capacidade produtiva: requer investimentos urgentes em infraestrutura, modernização portuária e ampliação dos corredores logísticos, especialmente os que conectam o Centro-Oeste ao litoral.

(Com Pensar Agro)

Fernanda Toigo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência