Destaque
FAEP mobiliza 700 produtores para audiência pública sobre tabaco

Foto: Faep
O Sistema FAEP mobilizou 700 fumicultores de 18 municípios do Paraná para participarem de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em Curitiba, nesta terça-feira (15), sobre mudanças nas regras da classificação do tabaco. O objetivo foi discutir o Projeto de Lei 119/2023 (veja autores abaixo), que pretende obrigar a agroindústria a fazer a classificação da matéria-prima na propriedade, na hora da aquisição do produto.
Atualmente, a comercialização do tabaco segue um sistema de classificação estabelecido pelo Ministério da Agricultura de Pecuária (Mapa), por meio de instrução normativa, com a finalidade de determinar o preço pago aos produtores. No entanto, a centralização da classificação em poucas unidades favorece as empresas compradoras, muitas vezes, prejudicando os produtores, que ficam distantes do processo de análise da sua produção.

Na tribuna da Alep, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, agradeceu o apoio de parlamentares envolvidos com o projeto, que contribui para fortalecer a atividade dentro da porteira, com mais autonomia para o produtor. “Esse projeto de lei vai contribuir muito para os nossos produtores de tabaco, pois corrige uma distorção histórica e garante que o fumicultor acompanhe e até conteste a classificação do seu tabaco, colocando-o no centro da cadeia produtiva”, apontou Meneguette. “Com essa mudança, o produtor vai receber o valor real da qualidade do seu produto, não ficando mais refém da indústria”, complementa.
O deputado estadual e presidente da Alep, Alexandre Curi, também enfatizou a importância da cadeia produtiva do tabaco no Estado, que representa o sustento de 28 mil famílias paranaenses. “Nosso objetivo não é politizar. Temos um projeto importante e o nosso compromisso é, antes de aprovar ou não, debater com quem está no dia a dia. A Alep preza pelo diálogo, dando oportunidade a todos de participarem desse debate não político, mas técnico”, ressaltou.
Atualmente, o Paraná é o terceiro maior produtor de tabaco do Brasil, atrás do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cerca de 95% da produção brasileira estão concentradas nos Estados da Região Sul. Além disso, o Brasil é o maior exportador de tabaco do mundo, respondendo anualmente por 20% a 30% de todo o comércio global.
Já o deputado estadual Anibelli Neto, também presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Alep, defendeu o PL e classificou a audiência pública como um dia histórico. “Após essa audiência, temos que ter a sensibilidade, enquanto deputados, para que possamos fazer projeto que possa passar pelas comissões, vir a plenário e efetivamente ser votado. É nossa missão valorizar todos os atores envolvidos, os nossos fumicultores e a indústria fumageira. Mas temos que valorizar o elo mais fraco, que é o dos fumicultores”, defendeu.
“Esse projeto vem em benefício das famílias dos fumicultores paranaenses. Nós estamos preocupados e queremos ajudar, é mais do que justo que classificação do tabaco seja feita nas propriedades e de forma justa”, pontuou a deputada estadual Maria Victória.
Outro parlamentar que defendeu a iniciativa foi o líder do governo, deputado estadual Hussein Bakri. “Essa relação entre a indústria e o produtor tem que ficar equilibrada. Vamos ver o que tem de melhorias, com vista a implantar uma lei que pelo menos equilibre essa relação. Tenho respeito pela indústria, mas estou do lado dos fumicultores”, esclareceu.
Valmor Thesing, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), parabenizou a iniciativa da Alep, em promover a audiência pública, e o engajamento dos produtores rurais. “Nossa preocupação é que esse debate seja ampliado dentro das comissões, com a participação de todas as partes envolvidas no sistema integrado de produção. Estamos à disposição para aprofundar esse tema”, apontou.
Orientação sobre classificação
O Sistema FAEP apoiou recentemente a elaboração e divulgação de um folder e de um vídeo sobre a preparação do produto para a comercialização. A iniciativa é coordenada pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), com apoio do Sistema FAEP e de outras entidades do setor. O objetivo foi divulgar o que preconiza a Instrução Normativa (IN) 10/2007, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece os critérios para classificação e preparação do tabaco para a comercialização.
O material está disponível na íntegra no Site do Sistema FAEP.
PL 119/2023
Apresentado em 13 de março de 2023
Proponentes:
– Deputado Alexandre Curi, presidente da Alep;
– Deputada Maria Victoria, 2ª Secretária da Alep;
– Deputado Hussein Bakri, líder do governo da Alep;
– Deputado Anibelli Neto, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Alep;
– Deputado Luiz Claudio Romanelli;
– Deputado Luis Corti;
– Deputado Marcelo Rangel;
– Deputado Professor Lemos.
Resumo da justificativa: a obrigatoriedade de enviar a produção para classificação em locais distantes reduz a capacidade de contestação dos agricultores e impõe custos adicionais. Para as empresas integradoras, que já possuem equipes técnicas para assistência, seria mais viável organizar a classificação diretamente nas propriedades.
(Com FAEP)
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
ANCP participou de simpósio sobre genética animal nos EUA

Foto: Reprodução ANCP
Demonstrando seu compromisso constante com a evolução e atenta às inovações que moldarão o futuro da pecuária, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) marcou presença no simpósio “Um passo em direção ao futuro”, promovido pelo renomado Grupo de Melhoramento Genético Animal da Universidade da Georgia (UGA), em Athens (Georgia), nos Estados Unidos, nos dias 8 e 9 de abril. O evento, que reuniu mais de 100 participantes, incluindo pesquisadores e desenvolvedores da América Latina, Europa e Estados Unidos, se consolidou como um fórum crucial para o futuro da genética animal.
O simpósio ofereceu um programa completo de palestras, conduzidas por renomados professores, pesquisadores e representantes de indústrias e associações de raças de prestígio internacional. As discussões focaram em temas estratégicos para o planejamento da pesquisa em melhoramento genético animal para a próxima década. Entre os tópicos abordados, se destacaram o futuro das avaliações genômicas que utilizam o método de passo único (Single Step), a seleção para características complexas como mortalidade, morbidade, resiliência e robustez, bem como os potenciais efeitos da seleção genômica.
O evento também proporcionou um espaço para a apresentação de experiências inovadoras, como a aplicação de aprendizado na predição de fenótipos e valor genético, o uso de fenótipos de alto rendimento, edição genética e análise de dados de sequenciamento genômico.
Um dos propósitos centrais do simpósio foi celebrar e integrar o conhecimento acumulado nos últimos 20 anos em torno da metodologia Single Step, desenvolvida pela Universidade da Geórgia e amplamente utilizada na avaliação genômica da ANCP, com reconhecimento e aplicação global, inclusive na área vegetal. O evento também homenageou a trajetória e as significativas contribuições do professor e pesquisador Ignacy Misztal ao melhoramento genético animal, por ocasião de sua aposentadoria da UGA.
A ANCP foi representada pela especialista em Pesquisa e Inovação, Letícia Pereira, e pelo pesquisador sênior e professor da Unesp, Fernando Baldi, que destacou a relevância da participação da entidade no evento, que foi importante em muitos sentidos. “Estreitamos nossas relações com outras instituições e fortalecemos nossas parcerias na área de pesquisa com a Universidade da Georgia e outras universidades americanas, além de reencontrarmos muitos amigos como Ignacy Misztal, Ignacio Aguilar e Andrés Legarra”, ressaltou o pesquisador, evidenciando o papel da ANCP na construção de pontes e no avanço da ciência para o melhoramento genético animal em nível internacional.
Daniel – DS Vox
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Gleyson Perosa assume o cargo de gerente de produtos do Grupo Orion

Foto: Divulgação / Orion
O Grupo Orion anunciou Gleyson Perosa como seu novo gerente de produtos. Com vasta experiência em gestão de projetos, liderança e uma carreira consolidada de 27 anos em multinacional de máquinas agrícolas, Perosa traz consigo uma visão inovadora e habilidades para impulsionar novos projetos e tecnologias do Grupo Orion, fortalecendo a marca e o posicionamento global no setor de aplicação de bioinsumos dentro do solo.
Formado em Engenharia Elétrica, especializado em redes e com MBA em gestão de empresas, Gleyson Perosa possui longa experiência nas áreas de tecnologia e agricultura de precisão, sendo um valioso ativo para a equipe Orion. “Sua determinação, conhecimento e expertise impulsionarão a inovação e a geração de novos produtos dentro do Grupo Orion, hoje posicionado como líder global no segmento. A chegada de Gleyson reforça nosso compromisso com o crescimento da empresa através da inovação, sustentabilidade e aumento de portfólio”, afirma o CEO e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Orion, Ricardo Rodrigues da Cunha.
“Seu desafio será liderar nossa equipe de novos projetos e contribuir para a consolidação da marca Orion como referência tecnológica no segmento de aplicação de bioinsumos, agricultura regenerativa e sustentabilidade ambiental, agronômica e social”, completa Cunha.
“Chego à Orion com muito entusiasmo e grande determinação de contribuir com o crescimento da empresa, desenvolvendo soluções tecnológicas ainda mais eficientes, seguras e rentáveis para o setor, fortalecendo ainda mais a presença, a respeitabilidade e a marca Orion no mercado global”, afirma Perosa.
Fundada em 1967, a Orion vem investindo fortemente em sua expansão física e intelectual, não só no Brasil como também no exterior, sendo hoje uma multinacional com uma unidade em Pompéia (SP), uma nova unidade de 10 mil m² em fase de acabamento em Quintana (SP), uma unidade em Santa Rita, no Paraguai, e uma unidade em Leiria, em Portugal, em fase de montagem, que atenderá a Comunidade Europeia e o Leste Europeu. Em breve, o Grupo estenderá sua atuação aos Estados Unidos, consolidando assim seu projeto de expansão.
Práxis Mídia
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Sabin apresenta plataforma Rita Saúde a empresários de Gurupi em evento sobre saúde corporativa

Fotos: Assessoria
Na última semana, o Grupo Sabin em Tocantins promoveu a palestra “Criando um Ambiente de Trabalho Saudável”, na sede da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG). O encontro reuniu empresários da região e teve como foco apresentar a plataforma Rita Saúde, uma solução digital para facilitar o acesso à saúde.
Durante a apresentação, a biomédica e gestora do Sabin no Tocantins, Nayara Borba, destacou o papel da plataforma na promoção da saúde corporativa. “Hoje, buscamos oferecer um cuidado a mais com o colaborador nas empresas. A Rita Saúde promove acesso à saúde com qualidade e eficiência,” afirmou.
Disponível para a população e empresas de Gurupi e região, por meio do site http://ritasaude.com.br, a Rita Saúde integra diversos serviços de saúde, oferecendo acesso a consultas com médicos e profissionais de saúde, telemedicina, medicamentos com preços diferenciados, bem como exames de análises clínicas e outros serviços para comunidades de saúde local.
A gestora explicou que a plataforma promove a integração entre profissionais e empresas de saúde, gerando benefícios tanto para os colaboradores quanto para as organizações. “A Rita Saúde chega com simplicidade e praticidade — que também são valores do Sabin — com o propósito de promover saúde de forma acessível e sustentável para todos,” completou.
Kiw Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Notícias7 dias atrás
Foragido por morte de policial civil aposentado é preso pela Polícia Civil em balsa no Rio Teles Pires
-
Mato Grosso7 dias atrás
Governo de MT lança licitação internacional para implantação de novo Data Center
-
Mato Grosso7 dias atrás
Governo de MT nomeia mais 52 novos policiais penais e agentes socioeducativos
-
Meio Ambiente4 dias atrás
Cinco cidades ultrapassam a média de chuva de abril em menos de 15 dias
-
Mato Grosso7 dias atrás
Governador inaugura Comando da PM, vistoria obra na BR-163 e participa da abertura da Norte Show
-
Agronegócio4 dias atrás
Casal troca cidade pelo campo e encontra oportunidade nos queijos
-
Transporte4 dias atrás
Policiais civis agem rápido e salvam criança que engasgou em delegacia
-
Agronegócio4 dias atrás
Estado terá safra de arroz com produtividade recorde