Pecuária
Manejo e produção leiteira serão destaques no Dia do Búfalo

Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Estudantes e pesquisadores que se dedicam a estudar os búfalos terão um dia especial para se aprimorarem sobre questões técnicas e de manejo. O 3º Dia do Búfalo, organizado pelo Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), Estação Experimental Agronômica (EEA) e Grupo de Estudos de Bubalinos (Gebu), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), será realizado no dia 25 de abril, na EEA, em Eldorado do Sul (RS). Com apoio da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu), o evento contará com mesa redonda, palestras e visitas técnicas.
A ordenha das búfalas será um dos temas do Dia do Búfalo. Conforme uma das organizadoras, Vitória Di Domênico, parceria firmada com uma consultoria permitiu a criação de um projeto piloto denominado Tambo EEA. “É uma empresa que faz projetos de sala de ordenha, de assistência e de consultoria para a pecuária leiteira. Consolidamos essa parceria no ano passado e eles desenvolveram um projeto de sala de ordenha específico para búfalos que vai ser aplicado na Estação Experimental”, detalha. A Estação Experimental conta com um rebanho de 42 búfalos. Destes, até julho, 20 fêmeas estarão em lactação.
A presidente da Ascribu, Desireé Möller, também destacou a parceria da entidade com o Gebu e a importância dos participantes acompanharem a exposição sobre o projeto Tambo EEA. “Para quem não sabe, as búfalas da Ufrgs compõem o quarto rebanho produtor de leite de búfala a fornecer para o Laticínios Kronhardt”, conta a dirigente.
A professora Amanda Motta conta que o Dia do Búfalo também terá um momento onde os estudantes serão o centro das atenções. “A mesa redonda terá a participação dos alunos de graduação e pós-graduação que vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa e de extensão dentro da Estação Experimental, mais especificamente com o rebanho de búfalas que nós temos ali, seja voltado à produção leiteira, à sanidade, reprodução ou manejo nutricional”, observa a professora.
A Estação Experimental possui, hoje, oito alunos de graduação e cinco de pós-graduação envolvidos diretamente com a bubalinocultura e que compõem a comissão organizadora do evento. Também fazem parte dois professores da universidade, uma médica veterinária e um engenheiro agrônomo da Estação Experimental.
Confira a programação abaixo:
9h30min – Credenciamento
9h45min – Abertura – Prof. Rafael Dionello
Das 10h às 11h – Palestra – Caren Ghedini, zootecnista e professora UFRGS
Das 11h às 12h – Mesa Redonda Compartilhando experiências com o búfalo dentro e fora da universidade – Zootecnistas, Médicos Veterinários, graduandos de Zootecnia e de Medicina Veterinária da UFRGS
Das 12h às 12h15min – Palestra UFRGS x Ascribu – Desireé Möller, presidente Ascribu
Das 12h15min às 12h30min – Apresentação AJAGRO Agroconsultoria – Projeto Tambo EEA
12h30min – Almoço
Das 13h30min às 16h – Visita técnica: produção e manejo de bubalinos na Estação Experimental Agronômica da UFRGS (Nutrição, Sanidade, Reprodução, Ordenha e Qualidade do Leite)
16h – Encerramento
Texto: Ieda Risco/AgroEffective
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
“Esse apoio nos bairros é excelente para quem não tem condições de realizar esses serviços”, afirma beneficiária do Mutirão da Cidadania

Mutirão de Cidadania na Comunidade Santíssima Trindade, no bairro Jardim Umuarama – Foto por: Junior Silgueiro
A Comunidade Santíssima Trindade, em Cuiabá, recebeu, neste sábado (3.4), o Mutirão da Cidadania. Cerca de 200 atendimentos foram realizados. A ação, idealizada pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, é promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) com o objetivo de levar dignidade, inclusão e acesso a direitos essenciais às famílias em situação de vulnerabilidade.
Nesta edição, foram ofertados serviços como plastificação de documentos, emissão de segundas vias de certidões, orientações sobre os programas SER Família, Carteira de Identificação do Autista, além de atendimentos por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), com o apoio das secretarias adjuntas de Cidadania, Inclusão Socioassistencial, Direitos Humanos e Assistência Social.
Nicole, que levou os filhos para participar do evento, aproveitou a oportunidade para plastificar documentos e ainda relatou ter feito o curso de Confeitaria, por meio do Programa SER Família Capacita, ressaltando a importância dos cursos oferecidos pelo Governo do Estado.
“Fiz o curso de confeitaria, sou estudante de pedagogia e também trabalho com bolos e doces por encomenda. Esses cursos foram essenciais para sustentar os meus filhos e pagar as contas. E esse mutirão aqui no bairro está sendo muito útil, porque eu tenho três filhos e trabalho. Esse apoio nos bairros é excelente para quem não tem condições financeiras para realizar esses serviços. Eu gostei muito”, contou a moradora.

Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel Grasi Paes, destacou o impacto da ação, principalmente para quem enfrenta dificuldades de acesso aos serviços básicos.
“Ver tanta gente sendo beneficiada por essa ação é extremamente gratificante. Os mutirões foram idealizados com muito carinho pela nossa primeira-dama, Virginia Mendes, justamente para atender quem não tem condições de arcar com custos como a plastificação de um documento ou a emissão de uma segunda via de certidão. Nosso compromisso é seguir promovendo cidadania com eficiência e respeito às necessidades da população”, afirmou.
O padre Elilzo Marques de Oliveira, da Paróquia São Sebastião, destacou a importância da união entre Estado e comunidade para levar cuidado e atenção aos que mais precisam.
“Estamos vivendo um momento muito bonito de parceria entre o Estado e a comunidade, dos nossos paroquianos, principalmente das crianças, dos idosos e das pessoas em situação de vulnerabilidade. É um tempo de reencontro, de solidariedade e de serviço. Que Deus abençoe todos os órgãos presentes e os voluntários que estão fazendo tanto bem. Que cada gesto seja recompensado com muitas bênçãos”, afirmou o religioso.

Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
Quem também aproveitou a ação foi Cristiane Pereira de Souza, enfermeira com seis anos de experiência, que buscava uma nova oportunidade profissional por meio do atendimento do Sine.
“A minha amiga veio fazer um atendimento na clínica médica e eu aproveitei para ver sobre emprego, porque estou precisando na área da enfermagem. Já estou aproveitando todos os atendimentos. Tudo é útil para a nossa saúde e é um benefício muito grande para a população, essa ação social”, relatou.
Cristiane vê no mutirão uma esperança para voltar ao mercado de trabalho.
“Sou enfermeira, mas não está fácil conseguir emprego. Então estou aqui, fiz o cadastro e espero que apareça uma vaga. Creio que vou conseguir voltar a atuar como eu queria”, concluiu.
A Setasc seguirá com a realização dos mutirões ao longo do ano, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a cidadania, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das comunidades mais vulneráveis.

Foto: Junior Silgueiro | Setasc-MT
Pecuária
Genética de excelência marca a parada na Estância Bela Vista do Mundial Braford

Foto: ABHB/Divulgação
A quarta-feira, foi de campo e conhecimento em Sant’Ana do Livramento (RS), durante o terceiro dia da Gira Técnica do 9º Congresso Mundial Braford. A Estância Bela Vista, um dos mais tradicionais criatórios das raças Hereford e Braford no Brasil, recebeu os participantes em uma jornada que evidenciou não apenas a rusticidade da raça, mas também a força da seleção genética feita no bioma Pampa.
Localizada em uma região de campos rasos sobre solo basáltico, a propriedade apresentou aos visitantes a adaptação do Braford às condições naturais da fronteira oeste gaúcha. Com mais de 100 anos de história na criação de Hereford e, desde a década de 1980, atuando no desenvolvimento do Braford, a Bela Vista é referência nacional. “Temos uma longa trajetória e também um longo caminho de história dentro da raça Braford”, afirmou a titular da estância, Celina Maciel, que representa a terceira geração da família à frente da fazenda.
Durante o Dia de Campo, foram apresentados diversos lotes de animais, representando diferentes categorias e fases produtivas. O momento serviu para mostrar, na prática, os resultados de um trabalho de seleção que já levou mais de 50 touros da marca Bela Vista para centrais de inseminação, com genética difundida por todo o país. A realização do Congresso Mundial Braford no Brasil tem especial relevância diante do crescimento da raça em todo o território nacional, especialmente em regiões como Centro-Oeste e Norte, onde o Braford tem sido amplamente utilizado em cruzamentos industriais. “É uma raça fértil, com um excelente acabamento de carcaça, com rendimentos excelentes, aliados à uma grande rusticidade, condição muito importante nas criações extensivas, já que o cruzamento traz esse grande atributo aos animais.”, destacou Celina Maciel.
Além da mostra a campo, o evento contou com palestra da presidente da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, Ana Doralina Alves Menezes. Com o tema “Carne bovina brasileira: qualidade, sustentabilidade, desafios e oportunidades de mercado”, ela abordou pontos-chave para o futuro da carne nacional, destacando o papel da pecuária brasileira frente às exigências globais e à agenda ambiental.
A Gira Técnica segue até esta quinta-feira e antecede a programação oficial do 9º Congresso Mundial Braford, que ocorre até 4 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), com organização da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Em paralelo, também será realizada a 18ª Exposição Nacional da raça Hereford.
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Pecuária
Estância do Sossego apresenta sua genética no segundo dia da Gira do Mundial Braford

Foto: ABHB/Divulgação
O segundo dia da Gira Técnica do Mundial Braford 2025 teve como palco a Estância do Sossego, localizada em Uruguaiana (RS), na Fronteira Oeste do Estado. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), é uma das etapas do Congresso Mundial da raça, que ocorre até o próximo dia 4 de maio com programação também no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Na propriedade, os participantes puderam acompanhar de perto os investimentos em tecnologia de reprodução, nutrição e avaliação genética que sustentam o trabalho da família Ormazabal Moura na criação de animais Braford. Com uma propriedade voltada para a integração entre pecuária e agricultura, a estância mantém suas matrizes Braford em produção, todas registradas e inseridas nos programas de melhoramento genético da ABHB.
Recebendo visitantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, a Estância do Sossego destacou sua trajetória histórica no desenvolvimento da raça no país. “Feliz de receber todos esses participantes, gente da Argentina, do Uruguai, do Paraguai, muitos brasileiros. É uma honra para nós sermos uma das sedes que está recebendo a gira. E nós produzimos o Braford com muita paixão. Somos referência na raça desde o início. Nós somos uma das propriedades que iniciou a Braford no Brasil e estamos já na terceira geração”, afirmou Irene Ormazabal Moura Dornelles, titular da Estância do Sossego.
A programação técnica incluiu a apresentação de lotes de touros e fêmeas selecionadas a campo, além dos resultados das avaliações de carcaça por ultrassonografia, reforçando o compromisso da propriedade com genética adaptada à produção de carne de qualidade em sistemas extensivos. “Para nós da Sossego, que fazemos parte da formação da raça de forma familiar e massiva desde os anos 1070, é um prazer e uma responsabilidade muito grande poder mostrar o que o Brasil produz de prata”, completou outro titular do criatório, Luciano Dornelles.
Já o presidente da ABHB, Eduardo Soares, ressaltou que este segundo dia também teve um bom tempo e uma grande presença do público que acompanhou as atividades.. “Foi um dia maravilhoso de troca de conhecimento entre criadores de diversos lugares do Mercosul e do mundo”, salientou.
A programação na Sossego contou também com palestra de Júlio Barcellos, coordenador do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Ele abordou o tema “A resiliência dos sistemas de produção frente às mudanças do ambiente e os biótipos raciais”.
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária6 dias atrás
Jumbo de CV é o mais novo touro da marca contratado por central
-
Transporte7 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação contra acusados de comandar o tráfico de drogas em Ponte Branca
-
Notícias6 dias atrás
Qualidade genética da raça Holandesa será exibida em julgamento na Fenasul Expoleite
-
Pecuária5 dias atrás
Atualização de rebanhos: Prazo começa em 1º de maio
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Onde vai ter mais chuva esta semana?
-
Meio Ambiente5 dias atrás
Chuvas regulares favorecem milho segunda safra em Mato Grosso e Centro-Oeste, aponta boletim agrícola
-
Pecuária5 dias atrás
Estância do Sossego apresenta sua genética no segundo dia da Gira do Mundial Braford
-
Pecuária5 dias atrás
Três parasitas que causam prejuízos bilionários à pecuária brasileira