Destaque
Durante a Agrotins 2025, roda de Conversa “Donas da Terra” vai debater liderança feminina no campo

Imagem Ilustrativa
A Associação dos Criadores de Gado Nelore do Tocantins (ACNT), em parceria com a Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (SEAGRO), realizam nesta quarta-feira, 14, às 14h, a roda de conversa “Donas da Terra”, sendo um momento de valorização e fortalecimento da presença feminina no agro. O evento integra a programação oficial da Agrotins 2025, a maior feira agropecuária do Norte do Brasil, essa roda de conversa será realizada na Praça de Alimentação da Agrotins.
Com o foco no conhecimento, liderança e transformação no campo, o diálogo aberto reunirá mulheres que atuam à frente do agronegócio no estado, para reforçar a importância da presença feminina na gestão, a visibilidade das suas trajetórias e a representação do setor rural.
Para a presidente da Associação dos Criadores de Gado Nelore do Tocantins, Andrea Stival, a iniciativa nasce da necessidade de reconhecer e celebrar a contribuição feminina para o desenvolvimento do Tocantins, além de estimular uma maior presença das mulheres no setor. “A pecuária do Tocantins é feita por muitas mãos, e muitas delas são femininas. São mulheres que lideram propriedades, que tomam decisões estratégicas e que investem seu tempo na gestão. Com o ‘Donas da Terra’, queremos abrir espaço para essas vozes, reconhecer a força feminina no agro e inspirar novas lideranças.”, destaca.
Dentre as presenças confirmadas está a Primeira dama do Tocantins, Karyne Sotero; Andrea Stival, presidente da Nelore Tocantins; Ariane Stival, vice-presidente do Fazendão Agronegócio; a médica veterinária e empresária, Camila Martins Agnolin; Caroline Schneider Barcellos, presidente da Aprosoja Tocantins; Márcia Christina Mascarenhas, produtora rural; a Diretora Administrativa do Grupo Uniggel Sementes, Betânia Godoy Garcia; Lilian Martins, Secretária Executiva da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (SEAGRO) e Jackeline Guelfi, médica veterinária da Fazenda Encontro da Natureza;
Sobre a Agrotins
A Agrotins 2025 chega à sua nova edição com o tema “AgroEvolução”, sendo promovida pelo Governo do Tocantins, com coordenação da Seagro, Adapec, Ruraltins, Fapt e Tocantins Parcerias. A feira reunirá mais de 800 expositores, entre empresas, cooperativas, instituições públicas e privadas, agricultores familiares, estudantes e produtores rurais, e tem como missão impulsionar o desenvolvimento do setor agropecuário com foco em tecnologia, sustentabilidade e valorização do produtor.
Kiw Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Fenagra reúne setor da agroindústria Feed & Food, em São Paulo

Fotos: Divulgação
De 13 a 15 de maio, acontece a 18ª edição da Fenagra – Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento, das 11h às 19h, no Pavilhão principal do Distrito Anhembi, em São Paulo. A entrada na feira é gratuita e o credenciamento pode ser feito pelo site www.fenagra.com.br.
Neste ano, são 230 expositores, de 17 países, reunidos uma área de 16 mil m2, para apresentação de insumos, matérias-primas, produtos, soluções, máquinas, equipamentos, serviços, tecnologia, inovação e tendências, abrangendo os setores de Biodiesel, Frigoríficos e Graxarias, Nutrição Animal (Pet Food, Aqua Feed, Animal Feed – Aves, Suínos e Bovinos), Óleos e Gorduras Vegetais, Grãos e Derivados.
“A Fenagra é o maior encontro do mercado de Feed & Food para a troca de informação, conhecimento, inovação, tecnologia e investimento e, neste ano, serão três dias de evento, atendendo às demandas dos expositores. Estima-se receber aproximadamente 9 mil pessoas, entre visitantes e congressistas, e gerar R$ 880 milhões em negócios, um acréscimo de 10% em relação à última edição”, declara Daniel Geraldes, Diretor da Fenagra.
Em paralelo à feira, acontecem 11 congressos técnicos com a participação de 200 palestrantes vindos também do exterior. Os congressos são promovidos pelas próprias Associações dos setores que representam. São elas: Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA); União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (UBRABIO); Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras (SBOG); Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e Associação Brasileira de Produtos de Higiene & Limpeza e Afins (ABISA).
Fabiana Paloro
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Academia AgBiTech focou nos desafios do controle de lagartas e no panorama de infestação crescente, nas principais culturas

Assessoria
Líder do mercado brasileiro de baculovírus para controle de lagartas na agricultura, a companhia AgBiTech reuniu na capital Goiânia um grupo de consultores vinculados a algumas das principais consultorias agronômicas do país. Entre os temas tratados pelos palestrantes, destaque para apresentações do professor e pesquisador Celso Omoto, da Esalq-USP e dos consultores Deivis Mussi, Eduardo Barros, Leandro Oliveira, João Silva e Maria Juliane, que focaram nos atuais desafios e no aumento contínuo e crítico da pressão de lagartas na fronteira agrícola nacional.
Pela AgBiTech, falaram inicialmente o CEO Adriano Vilas Boas e os executivos Pedro Marcellino, diretor de marketing e Marcelo Lima, gerente técnico. Eles ressaltaram a importância das atividades de pesquisa & desenvolvimento para o sucesso conquistado pela empresa no manejo de lagartas, bem como da importância dos bioinseticidas à base de baculovírus nas estratégias de controle dessas pragas, nos principais cultivos de importância econômica.
Daniel Caixeta, pesquisador da AgBiTech, tratou especificamente do uso eficaz do atrativo alimentar para mariposas de marca Chamariz®, do portfólio da companhia, uma ferramenta que conta com adesão crescente de agricultores e de players do agronegócio. A companhia, de origem australo-americana, já cobriu mais de cinco milhões de hectares de lavouras brasileiras com seus baculovírus e atende no país acima de 400 propriedades.
Também marcaram presença no evento representantes das consultorias Agro Acert, Agro Concept, Agro Performance, Agro Sistemas, Assist, Attentus, Ceres, DM, Equipe, FC, Gapes, Grupo Fries, Grupo Mizote, Ímpar, JF, MA, Marcão, Meta, Montech, MR, Multcrop, Plantar, Poka, Orlins, Rural Técnica, Solo Norte, Soma Field, Supera e 250 K.
“Academia AgBiTech consiste num programa contínuo de atividades técnicas. Tem por objetivo valorizar e levar a mercado iniciativas acadêmicas e de pesquisas em suporte à agricultura, bem como aprimorar constantemente tecnologias para controle biológico de lagartas”, reforça Marcelo Lima, gerente técnico da AgBiTech Brasil.
Desde 2002, a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia, que ajudam a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. A empresa combina experiência a campo com inovação científica. Trabalha com agricultores, consultores e pesquisadores e desenvolve soluções altamente eficazes para manejo de pragas agrícolas. Controlada pelo fundo de Private Equity Paine Schwartz Partners (PSP), a AgBiTech fabrica toda a sua linha de produtos na mais moderna unidade produtora de baculovírus do mundo, em Dallas (Texas, EUA). www.agbitech.com.br
Fernanda Campos
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Geopolítica e o futuro do agro: temática abrirá o 25⁰ Encontro Técnico de Soja em Cuiabá

Crop AgroComunicação/Assessoria Fundação MT
Com cerca de 12,7 milhões de hectares cultivados com soja e uma produção de quase 50 milhões de toneladas, segundo dados da Conab, o estado de Mato Grosso vivencia as interferências políticas e econômicas impostas por outros países e mercados, de forma global. Por isso, as discussões sobre os impactos geopolíticos sobre o setor agrícola estarão em pauta, de forma especial, no 25º Encontro Técnico de Soja, promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), entre os dias 13 e 15 de maio, na sede da FATEC/SENAI, em Cuiabá.
A abertura do evento – no dia 13, a partir das 19h – terá o painel “O cenário atual e tendências globais para o agro”, com a participação do sócio-diretor da Agroconsult, André Debastiani, além dos empresários e produtores rurais Odílio Balbinotti Filho e Marcelo Vendrame — este último, presidente do conselho curador da Fundação Mato Grosso. “Vamos discutir questões geopolíticas, precificação do nosso produto e tendências para as próximas safras”, afirma Debastiani.
Ainda segundo André Debastiani, o contexto atual das exportações da soja brasileira também será discutido no painel. “Justamente no momento em que o Brasil está diante de uma safra recorde, de mais de 170 milhões de toneladas, e o mundo demanda soja. É também um momento em que existe uma guerra comercial em curso, o que sem dúvida alguma favorece o Brasil”, pontua.
A programação da 25ª edição do Encontro Técnico é direcionada a produtores rurais, técnicos, agrônomos, pesquisadores e representantes da agroindústria. “Um evento como esse da Fundação é importante para permitir que haja o debate e a construção do conhecimento em torno de diversos temas. Assuntos que dizem respeito a técnicas dentro da porteira, mas também fora da porteira, para entendermos um pouco do contexto atual de comercialização da soja brasileira”, reforça André Debastiani, sócio-diretor da Agroconsult e palestrante no 25º Encontro Técnico de Soja.
Por dentro da Fundação: tour virtual marcará edição de 2025
Nesta edição do Encontro Técnico, os participantes terão acesso a uma experiência inédita: um tour virtual pelas áreas de pesquisa da Fundação MT. Com o uso de óculos de realidade virtual, o público poderá visitar os laboratórios de entomologia, nematologia, fitopatologia e biológicos.
As imagens em 360° também permitirão que o público conheça as casas de vegetação e o experimento de rotação de culturas na soja, realizado há quase 18 safras no Centro de Aprendizado e Difusão (CAD), em Itiquira, que é referência em estudos de manejo de sistemas de produção.
“Essa ação vai permitir que os visitantes explorem, de forma imersiva e realista, ambientes e experimentos que normalmente não são acessíveis durante o evento, até mesmo pela distância entre as unidades”, explica Luís Carlos de Oliveira, gestor comercial e de marketing da Fundação Mato Grosso. “É uma oportunidade única de mostrar a estrutura, a seriedade e a relevância do trabalho da Fundação MT no avanço da pesquisa agropecuária e gerar mais conexões do público agro com a nossa instituição”, destaca.
Fundação Mato Grosso: pessoas dedicadas construíram mais de três décadas de resultados
A 25ª edição do Encontro Técnico de Soja será marcada também por um momento histórico para a instituição: a reunião de atuais e ex-conselheiros do Conselho Curador, além de membros do Conselho Técnico da Fundação Mato Grosso.
Criada em 1993, quando o cultivo de grãos – especialmente a soja – não era uma realidade fácil no Cerrado mato-grossense, a Fundação Mato Grosso tem uma trajetória marcada por resultados e pesquisas que levaram soluções práticas para o desenvolvimento da agricultura, de forma sustentável e rentável. Ser um suporte para a atividade agrícola somente foi possível porque alguns homens aceitaram os desafios e contribuíram com tempo, ideias e experiência no agronegócio.
“Justamente, em reconhecimento a esses gestores, nesta edição de 2025, os presidentes que assumiram o comando do Conselho Curador serão homenageados pelo comprometimento e tempo dedicados à Fundação MT”, explica Luís Carlos Oliveira.
Fonte: Crop AgroComunicação/Assessoria Fundação MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária6 dias atrás
Suplementação Lipídica como Estratégia para Melhorar o Desempenho de Vacas Leiteiras no Pós-parto e Lactação
-
Notícias6 dias atrás
Produtores rurais recebem esclarecimentos sobre o Programa “Solo Vivo”
-
Mato Grosso7 dias atrás
Mapa entrega máquinas a municípios em ação contra os efeitos da seca
-
Agronegócio6 dias atrás
Brasil conquista acesso ao mercado australiano para exportação de pescados
-
Mato Grosso6 dias atrás
Governo de Mato Grosso investe mais de R$ 332 milhões na saúde de Rondonópolis
-
Mato Grosso6 dias atrás
Quem é o novo Papa? Conheça Robert Francis Prevost, o Leão XIV, sucessor de Francisco
-
Transporte6 dias atrás
Polícia Civil deflagra operação para apurar tentativa de homicídio a mando de facção em Matupá
-
Mato Grosso6 dias atrás
61 municípios cadastraram áreas para construção de casas pelo Programa SER Família Habitação