Transporte
Corpo de Bombeiros completa 61 anos com novos investimentos e expansão de unidades operacionais

CBMMT
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) completa, nesta terça-feira (19.8), 61 anos de história dedicados à proteção da sociedade mato-grossense. Ao longo de mais de seis décadas, a corporação se consolidou como uma das instituições mais respeitadas e essenciais para a segurança pública, recebendo investimentos do Governo do Estado em inovação, ampliação do efetivo e expansão das unidades operacionais em todas as regiões de Mato Grosso.
A história do CBMMT teve início em 19 de agosto de 1964, durante o governo de Fernando Corrêa da Costa, com a criação do então Batalhão de Bombeiros da Polícia Militar de Mato Grosso. A missão inicial era atuar nos serviços de combate a incêndios e salvamentos. Porém, foi apenas em fevereiro de 1967 que a unidade passou a funcionar de forma operacional, como 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, ainda vinculada à Polícia Militar e com um efetivo de apenas 42 homens.
Anos depois, em 28 de outubro de 1994, ocorreu a emancipação dos Bombeiros Militares, que se tornaram independentes da Polícia Militar. A partir daí, os Bombeiros Militares conquistaram autonomia administrativa e financeira, passando a se subordinar diretamente ao governador do estado e sendo vinculados à então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT). Hoje, o CBMMT está subordinado diretamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Investimentos
No decorrer dos seus 61 anos de história, o CBMMT tem ampliado progressivamente sua presença em todo o estado, impulsionado pelos investimentos constantes do Governo do Estado. Com foco na expansão e modernização dos serviços, a corporação vem fortalecendo sua estrutura operacional para estar cada vez mais próxima da população.
Somente na atual gestão estadual, a corporação passou a contar com novas unidades nos municípios de Confresa, Alto Araguaia, Guarantã do Norte, Campo Novo do Parecis, Poconé, Sorriso, Água Boa e Comodoro, além de um posto avançado no município de Santo Antônio de Leverger e uma unidade no Distrito Industrial, em Cuiabá. Também foi realizada a reforma da sede do Batalhão de Emergências Ambientais, localizada na capital do estado.
Dessa forma, a corporação passou a contar com 27 unidades operacionais, incluindo o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), distribuídas em 25 municípios de Mato Grosso. Essa estrutura é formada por 7 Comandos Regionais, 6 Batalhões, 13 Companhias Independentes, 2 Pelotões Independente e 5 Núcleos do Corpo de Bombeiros Militar, além do GAVBM.
A presença estratégica permite o atendimento a cerca de 80% da população mato-grossense, garantindo mais agilidade e eficiência nas respostas às ocorrências em todo o território estadual. Apenas em 2024, os bombeiros atenderam a mais de 365 mil ocorrências demonstrando a capacidade operacional da corporação.
Estão previstas ainda a implantação de novas unidades nos municípios de Sapezal, Juara, Querência, Canarana, Mirassol, Aripuanã, Diamantino e Tapurah. As novas unidades são fruto de uma parceria entre a corporação e as respectivas prefeituras, e integram um conjunto de ações do Estado voltadas à ampliação e qualificação dos serviços de emergência prestados à população.
Modernização
E, como a ampliação da estrutura não se sustenta sem modernização, a corporação também tem investido em inovação e tecnologia para aumentar a eficiência operacional, reduzir o tempo de resposta e aprimorar a segurança dos bombeiros militares durante as ações em campo.
O CBMMT dispõe de viaturas modernas, aeronaves, drones para monitoramento aéreo e apoio no combate a incêndios, sistemas digitais de mapeamento de focos de calor, softwares de gestão de ocorrências, entre outros recursos tecnológicos que fortalecem a capacidade de resposta da instituição.
A modernização também se reflete na identidade visual da corporação. A tradicional farda caqui deu lugar ao uniforme laranja, mais condizente com as atividades operacionais por proporcionar maior visibilidade e segurança aos profissionais em campo. A mudança reforça o alinhamento do CBMMT com as diretrizes das demais corporações do país, consolidando uma imagem mais moderna e padronizada.
Efetivo
Já em relação ao efetivo, a corporação teve um avanço expressivo, especialmente neste ano, a partir da inclusão de cerca de 160 bombeiros temporários. Desse total, 103 são profissionais da saúde, formados em enfermagem e técnico em enfermagem. Esse reforço amplia a capacidade de atendimento, com destaque para as ações pré-hospitalares na região da baixada cuiabana.
A corporação também conta com militares em formação e capacitação, visando ao fortalecimento da estrutura operacional do CBMMT. Atualmente, 27 cadetes participam do Curso de Formação de Oficiais (CFO), enquanto outros 50 militares estão matriculados no Curso de Adaptação de Oficiais Complementar (Caoc). Além disso, 44 alunos integram o Curso de Formação de Soldados (CFSD).
Vale destacar que, somente em 2014, a corporação ofereceu 182 mil vagas a bombeiros em cursos de capacitação no âmbito de suas formações técnicas e operacionais.
Além disso, reconhecendo o desgaste físico e emocional da profissão, a corporação investe em programas de saúde ocupacional, apoio psicológico e qualidade de vida para seus militares. São promovidos treinamentos constantes, palestras e parcerias para garantir capacitação técnica aliada ao bem-estar.
Projetos sociais e de ensino
Mais do que uma corporação dedicada à prevenção e resposta a emergências, o CBMMT se consolida como um agente fundamental de transformação social, atuando por meio de programas e projetos sociais, além da gestão das Escolas Estaduais Dom Pedro II, sob sua responsabilidade.
Dentre os projetos de destaque estão Bombeiros do Futuro, Karabom, Musicalizar, Bombeiros na Escola e Florestinhas, cujas iniciativas promovem a educação de crianças e adolescentes em temas essenciais como prevenção de acidentes, primeiros socorros, segurança doméstica, além da formação musical e práticas esportivas.
Já na área da educação formal, a corporação é responsável junto com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por cinco unidades escolares situadas nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta, Barra do Garças e Colíder, contribuindo para a formação integral dos estudantes, com uma proposta pedagógica que alia ensino de qualidade, disciplina e valores cívicos.
Essas escolas representam um importante investimento na educação pública estadual, ampliando o acesso a uma formação que prepara jovens para os desafios do futuro, com ênfase em responsabilidade social e cidadania.
Diante dos 61 anos de uma trajetória marcada por crescimento e inovação, o Corpo de Bombeiros Militar reafirma seu compromisso de estar sempre pronto para enfrentar os desafios do presente e do futuro, protegendo vidas, patrimônios e promovendo a segurança de cada cidadão mato-grossense.
Assessoria | CBMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Operação Guardiões 2 cumpre mandados judiciais em Canarana

Foto: Polícia Civil-MT/Reprodução
Foram cumpridos oito mandados judiciais de busca e apreensão domiciliares em endereços residenciais na cidade de Canarana, em ranchos ribeirinhos, embarcações e estruturas ligadas a região do rio Sete de Setembro, próximo ao rio Xingu.
A Operação Guardiões 2 também visou retirar de circulação armas de fogo e munições que poderiam ser utilizadas em ataques, apreender materiais para pesca ilegal, bem como caça e pescados ilegais.
Investigação
Os suspeitos respondem inquéritos por envolvimentos em crimes ambientais, comércio ilegal de armas, tráfico de drogas, ameaças contra pescadores e lideranças indígenas com a conivência de colaboradores locais.
Entre as condutas criminosas identificadas estão o lançamento de fios de aço no leito do rio para impedir a navegação, disparos de arma de fogo para intimidar pescadores, pesca predatória em período de defeso, além da utilização de estruturas já interditadas para a continuidade das atividades ilícitas.
Conforme o delegado de Canarana, Diogo Jobane, os indícios revelaram que as armas ostentadas pelos suspeitos não possuem registro no Sistema Nacional de Armas, configurando porte e posse ilegal.
“Há ainda registros de ameaças de morte explícitas contra moradores e lideranças indígenas locais, gerando clima de insegurança e medo”, completou o delegado.
A Delegacia de Canarana trabalha para cumprir a ordem pública, proteger a vida das comunidades e assegurar a confiança da sociedade no império da lei, diante da reiteração criminosa e do grave risco contra as comunidades tradicionais e ao meio ambiente.
A Polícia Civil reforça que continuará atuando de forma incisiva na região, em cooperação com demais órgãos ambientais e de segurança, para garantir o respeito às normas, a preservação do meio ambiente e a segurança da população.
Assessoria | Polícia Civil-MT/com redação AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Caso EXPOVALE Água Boa – Polícia Civil indicia quatro pessoas por lesão corporal grave

PJC
A Polícia Civil enviou ao Ministério Público, nesta sexta-feira (12.9), o pedido de indiciamento de quatro homens por lesão corporal grave. O crime aconteceu em julho deste ano, durante uma briga generalizada em um show musical no Parque de Exposição de Água Boa (Expovale). Dentre os indiciados está um político.
Conforme o delegado Bruno Gomes, responsável pela condução da investigação, após todos os levantamentos e análises de videomonitoramento, entrevistas de testemunhas, requisições de exames periciais, juntada dos laudos médicos acerca das lesões sofridas na vítima, foi possível concluir o inquérito e manifestar pelo indiciamento dos quatro suspeitos envolvidos no fato.
“Foram verificados indícios suficientes de materialidade e autoria do crime apurado. Além disso, de acordo com os autos, a materialidade delitiva foi amplamente comprovada por meio dos laudos periciais anexos aos autos, confirmando a existência das lesões corporais, as quais são compatíveis com o relato da vítima, evidenciando a existência das lesões corporais por ela sofrida”, apontou.
De acordo com o delegado, a vítima deverá passar por procedimento cirúrgico no maxilar e no ombro, decorrentes das agressões.
Os indicados devem responder pelo crime de lesão corporal grave, conforme previsto no art. 129, §1º, I e III do Código Penal, podendo ser condenados à reclusão de dois a oito anos de reclusão.
O crime
No último dia da Expovale, em 4 de julho de 2025, houve uma briga generalizada envolvendo os quatro indiciados, durante um show artístico, no camarote do evento.
Na ação, um homem de 33 anos foi vítima de agressões que resultaram em lesão corporal grave.
Diante dos fato, a Polícia Civil iniciou diligências com intuito de identificar, prender e responsabilizar os envolvidos.
Dana Campos | Polícia Civil-MT/AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Investigado é preso em flagrante por tráfico de drogas pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos

PJC/RO
A Polícia Civil de Rondônia prendeu em flagrante, na manhã desta quarta-feira (10), Adriano P.M., conhecido como “Bebê”, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas. A ação foi conduzida por policiais da Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos, sob comando do delegado Alessandro Morey.
De acordo com as investigações, Adriano já vinha sendo monitorado por suspeita de participação em roubos e receptação de veículos. Durante o trabalho investigativo, os agentes observaram intensa movimentação de pessoas na área de sua residência, fato que reforçou as suspeitas de comércio ilícito de entorpecentes.
Após uma campana noturna, os policiais confirmaram a movimentação típica do tráfico e, por volta das 7 horas, entraram em apartamento do Condomínio Porto Belo IV, localizado na zona leste da capital. No local, o investigado confessou possuir drogas e indicou onde o material estava guardado.
Dentro de uma bolsa rosa encontrada no guarda-roupa do casal, os agentes apreenderam várias porções de maconha, além de uma balança de precisão e filme plástico, itens usados para embalar entorpecentes.
Adriano recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Central de Flagrantes, onde ficou à disposição da autoridade policial. Segundo o registro da ocorrência, ele não portava pertences pessoais no momento da prisão.
Rondoniagora
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Pecuária4 dias atrás
Tecnologia brasileira será utilizada para avaliar rebanhos leiteiros do Equador
-
Meio Ambiente4 dias atrás
Do solo à semente: como o capim-pé-de-galinha dribla o controle convencional
-
Notícias3 dias atrás
EPI agrícolas – Aumento nas reprovações de qualidade de vestimentas protetivas mobiliza núcleo de pesquisas do ‘IAC-Quepia’
-
Transporte3 dias atrás
Acidente no Espaço Alternativo deixa militar morto e casal ferido em estado grave
-
Mato Grosso5 dias atrás
“Parceria do Governo de MT está sendo crucial para as transformações em Campo Verde”, afirma prefeito
-
Mato Grosso3 dias atrás
Michelle Bolsonaro e Sandra Melo promovem encontro do PL Mulher em Ji-Paraná
-
Mato Grosso5 dias atrás
Seciteci anuncia os 12 municípios vencedores da 2º edição do Prêmio Cidades Inovadoras
-
Mato Grosso3 dias atrás
Assembleia suspende plano de desocupação na Estação Ecológica Soldado da Borracha