Notícias
Farelo de Amendoim: Uma Inovação na Nutrição Animal em Destaque na Fenagra 2024

Reprodução
A Fenagra 2024 está se aproximando, e entre os destaques do evento deste ano está a nutrição animal, que promete trazer diversas novidades e inovações para o setor. Uma das empresas que chamará atenção é a CRAS Brasil, líder na exportação de óleo de amendoim, que apresentará o Farelo de Amendoim, um produto proveniente do esmagamento do grão, como principal destaque em seu estande.
Benefícios Nutricionais e Econômicos
O Farelo de Amendoim tem conquistado espaço no mercado devido aos seus inúmeros benefícios na nutrição animal. Com alto teor de proteínas e minerais, é uma alternativa eficaz para a complementação da dieta de ruminantes, aves, suínos e peixes. Além disso, nos últimos anos, a CRAS Brasil aumentou significativamente a comercialização do produto, alcançando um aumento de quase 80% em cinco anos.
Rodrigo Chitarelli, CEO da CRAS Brasil, destaca as vantagens do Farelo de Amendoim, ressaltando sua disponibilidade ao longo do ano devido ao aumento da colheita de amendoim. Ele também enfatiza a redução de custos em comparação com outras opções, como o farelo de soja, tornando-o até 25% mais acessível.
Valor Nutricional e Qualidade
O Farelo de Amendoim se destaca pelo seu valor nutricional superior, sendo equiparado ao farelo de soja e superior ao farelo de algodão. Com alto teor de proteína bruta e uma variedade de minerais e vitaminas essenciais, contribui para a saúde e o desempenho dos animais. A qualidade do processo de produção, livre de contaminantes e micotoxinas, é um diferencial importante, assegura Ilton Nomura, diretor industrial da CRAS Agro.
Oportunidade na Fenagra 2024
A participação na Fenagra 2024 será uma oportunidade para os produtores conhecerem de perto os benefícios do Farelo de Amendoim e seu potencial para otimizar a nutrição animal de forma eficaz, segura e econômica. A CRAS Brasil espera mostrar como esse produto pode ser uma alternativa valiosa para a indústria agrícola e pecuária, proporcionando uma dieta balanceada e de qualidade para os animais.
Fonte: Portal do Agronegócio
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Notícias
Festa do Ovo de Bastos (SP) é cancelada por causa da ameaça de gripe aviária
A tradicional Festa do Ovo, de Bastos, no interior de São Paulo, em sua 64ª edição, prevista para ocorrer entre os dias 27 a 31 de agosto do ano de 2025, foi cancelada por conta da ameaça da gripe aviária. Comunicado nesse sentido foi divulgado pela Prefeitura de Bastos, em conjunto com a Associação Cultural e Esportiva Nikkey (Acenba) e o sindicato rural da cidade.
“Esta decisão foi tomada após reunião entre o prefeito, os representantes da Acenba e o Sindicato Rural de Bastos, considerando a atual ameaça da influenza aviária que representa riscos significativos para a avicultura regional”, diz a nota.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Segundo a prefeitura, a medida preventiva adotada demonstra o compromisso das autoridades municipais e do setor produtivo em proteger a avicultura de Bastos, reconhecida como um dos pilares fundamentais da economia local e importante fornecedora para a segurança alimentar nacional.
“A decisão de cancelamento, embora difícil, prioriza a segurança sanitária e a sustentabilidade da avicultura local”, destacou. “A prefeitura reafirma seu compromisso em avaliar continuamente a situação e informar a população sobre eventuais atualizações relacionadas ao tema”, concluiu.
Alerta da APA
A Associação Paulista de Avicultura (APA) reforçou em comunicado o alerta sobre a presença do vírus da influenza aviária em aves silvestres no estado de São Paulo.
“A campanha de orientação tem por objetivo conscientizar profissionais do setor avícola, tutores de aves, turistas e a população em geral sobre os riscos da doença e a importância de não manipular aves doentes ou mortas. A influenza aviária é uma enfermidade viral altamente contagiosa, que representa ameaça à saúde das aves, ao meio ambiente, à economia e à saúde pública”, ressaltou a APA.
O diretor-técnico da APA, José Roberto Bottura, recomendou que, diante da presença de aves silvestres com sinais clínicos como tremores, dificuldades respiratórias, asas caídas ou comportamento anormal, que a população evite qualquer contato direto. “Não toque, não tente socorrer e não remova aves doentes ou mortas”, ressaltou. A orientação é informar imediatamente a Unidade de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo mais próxima ou entrar em contato pelo e-mail [email protected].
No litoral paulista, também estão disponíveis números de contato de instituições ambientais para atendimento específico. Essas medidas são fundamentais para conter a disseminação do vírus e proteger a avicultura paulista.
O post Festa do Ovo de Bastos (SP) é cancelada por causa da ameaça de gripe aviária apareceu primeiro em Canal Rural.
Notícias
Motociclista morre em acidente em avenida de Sinop; 3ª vítima em 3 dias

fotos: Só Notícias/Fabiano Marques
O jovem identificado como Hayran Fellipe Campos Severo da Silva, de 18 anos, faleceu, há pouco, em acidente no cruzamento da avenida das Figueiras com a rua Roma, próximo ao bairro Jardim Itália 3. O Corpo de Bombeiros esteve no local, constatou o óbito do jovem e prestou atendimento médico ao garupa da motocicleta, de 19 anos, que sofreu ferimentos na perna.
O sargento Mauro, da Polícia Militar, relatou que a vítima conduzia uma Honda Twister 250 quando houve a colisão com o caminhão betoneira. “A moto seguia pela avenida das Figueiras. Na rua Roma, um caminhão que carregava o concreto fazia o contorno. Segundo uma das vítimas que sobreviveu, falou que ele (Hayran) seguia pela Figueiras e, quando visualizou o caminhão, reduziu a velocidade, mas mesmo assim sem tempo hábil para evitar o choque”, explicou.
Uma câmera de segurança registrou a batida seguida de atropelamento da vítima. Terceiros ainda tentaram acenar para o condutor do caminhão, que não parou no local.
A Politec foi acionada para perícia e apontará a causa e dinâmica do acidente, enquanto a Polícia Civil investigará as responsabilidades do acidente.
Ele é a terceira vítima fatal em acidentes de trânsito nos últimos 3 dias. Conforme Só Notícias já informou, Alexandre Meyer faleceu logo após o acidente envolvendo duas motos, ontem à noite, na avenida São Francisco. Na sexta, uma jovem foi atropelada por carreta perto do quartel dos bombeiros.
Só Notícias/Wellinton Cunha
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Notícias
Bombeiros apoiam pesquisa para mapear sistema de cavernas submersas em Nobres

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está prestando apoio técnico-operacional a uma equipe de mergulhadores que realiza uma expedição de pesquisa na Dolina Pai João, localizada no município de Nobres (a 122,3 km de Cuiabá). A operação teve início no último domingo (6.7) e segue até este sábado (12). Veja vídeo aqui e aqui.
O trabalho tem como foco a prospecção e o mapeamento de um complexo sistema de cavernas submersas interligadas na região. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre a formação geológica e a estrutura das cavernas locais, contribuindo para estudos ambientais e a preservação do bioma.
Todas as atividades de mergulho são conduzidas por uma equipe internacional composta por três mergulhadores de caverna. Entre eles, estão um brasileiro, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), um norte-americano e um russo. Todos são membros da organização internacional de mergulho Global Underwater Explorers (GUE).
O Corpo de Bombeiros participa da operação com seis militares especializados, sendo três mergulhadores de resgate e segurança pública, um especialista em salvamento em altura, um em salvamento terrestre e um profissional de atendimento pré-hospitalar (APH), além de duas viaturas operacionais.
O major BM Felipe Mançano Saboia, diretor-adjunto da Diretoria Operacional e especialista em mergulho autônomo, explica que a equipe está prestando apoio em diversas frentes, devido à complexidade e ao difícil acesso ao local. Foi montada uma estrutura de apoio com sistemas de acesso por cordas, para garantir a segurança no deslocamento até o espelho d’água, além de prover suporte direto durante os mergulhos, que atingem até 40 metros de profundidade.
“Essa atuação é fundamental, especialmente nos procedimentos descompressivos, considerados uma das etapas mais críticas e sensíveis do mergulho técnico em cavernas”, explicou.
Os mergulhos têm sido realizados na Dolina Pai João, mas está prevista ainda uma prospecção terrestre em outros pontos da região com potencial de acesso a cavernas alagadas. Estima-se que a Dolina Pai João abrigue a maior caverna alagada do Brasil em volume e, possivelmente, em extensão, de acordo com o pesquisador e líder da equipe de exploração, doutor Sérgio Rhein Schirato.
“Estamos no terceiro ano de pesquisa, e ainda há necessidade de muitas expedições futuras para dimensionar completamente o sistema hídrico subterrâneo da região. O apoio do Corpo de Bombeiros Militar tem sido essencial para garantir a segurança nas etapas mais arriscadas dos mergulhos. Saber que temos uma equipe treinada nos acompanhando o tempo todo, a partir dos 30 metros de profundidade, e pronta para acesso e remoção rápida nas áreas de difícil acesso, é determinante para a tranquilidade operacional”, afirmou o pesquisador.
Com o apoio a mais essa atividade, o Corpo de Bombeiros reforça seu compromisso com a segurança e com o apoio a projetos de pesquisa científica de relevância nacional e internacional, integrando ações estratégicas de salvamento com a preservação e o conhecimento do patrimônio natural de Mato Grosso.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Notícias6 dias atrás
Motociclista morre em acidente em avenida de Sinop; 3ª vítima em 3 dias
-
Pecuária6 dias atrás
Cotação do boi gordo tem leve aumento em MT
-
Mato Grosso4 dias atrás
MP mantém Atendimento Pré-Hospitalar pelo Corpo de Bombeiros na Baixada Cuiabana
-
Transporte4 dias atrás
Família busca socorro no quartel e bombeiros salvam recém-nascida engasgada
-
Pecuária4 dias atrás
Com arroba mais forte, Mato Grosso mostra recuperação expressiva na pecuária
-
Transporte4 dias atrás
Polícia Militar prende quatro faccionados por tráfico e apreende drogas e munições
-
Economia4 dias atrás
Produtores de MT são premiados pela JBS no SuperAgro 2025
-
Agronegócio6 dias atrás
Produção de morango é afetada pelo frio, mas segue em andamento