Transporte
PRF apreende mais de 90 metros cúbicos de madeiras em Ariquemes/RO
PF/RO
Rondônia, 27/05/2024 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, no último sábado (25), realizando atividade de fiscalização ambiental na BR 364, no município de Ariquemes/RO, identificou dois carregamentos de madeiras sendo transportadas de modo contrário à legislação vigente.
A primeira apreensão ocorreu no período da manhã. A equipe visualizou uma combinação de veículos de carga deixar a rodovia e adentrar em uma via conhecida como “desvio”. Após o acompanhamento e abordagem à combinação veicular, foi constatado que o veículo transportava madeira serrada sem os documentos de porte obrigatório.
A segunda ocorrência aconteceu no período da tarde. Os policiais abordaram outra combinação de veículos de carga. Após análise dos documentos apresentados pelo motorista, a equipe constatou uma carga de madeiras com diversas espécies diferentes das autorizadas no Documento de Origem Florestal (DOF), além de ser constatado um excesso de peso.
No total, 93,7 metros cúbicos dos materiais florestais foram retidos para inspeção dos órgãos ambientais e encaminhados à justiça para posterior destinação. Os condutores assinaram o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial Criminal (JECRim) da respectiva Comarca.
FONTE: ASSESSORIA COMUNICATIVA – PRF/RO
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Operação Fair Play cumpre 19 mandados contra grupo que lavou dinheiro do tráfico e comprou apartamento
PJC
A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil de Mato Grosso, deflagrou nesta quarta-feira (27.11) a Operação Fair Play para cumprir 19 mandados judiciais, entre prisões, buscas e apreensões, contra um grupo criminoso que lavou dinheiro do tráfico, em Cuiabá, usando para tal objetivo a aquisição de imóvel no litoral sul do País.
A investigação contou com a cooperação da Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Itapema, que identificou a localização do imóvel adquirido pelos criminosos.
Os mandados, decretados pelo juiz Jorge Alexandre Martins Ferreira, do Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá, são cumpridos na Capital mato-grossense e também na cidade de Itapema.
A decisão judicial inclui ainda o sequestro de quatro veículos e de um apartamento localizado no litoral catarinense, bloqueios de contas bancárias e a suspensão de atividade econômica de duas empresas abertas em nomes dos investigados.
Lavagem de dinheiro
A operação desta quarta-feira é um desdobramento da Operação Apito Final, deflagrada pela GCCO em abril deste ano, contra o tesoureiro de uma facção criminosa, também o principal investigado na Fair Play.
Além de Paulo Witer Faria Paelo, 38 anos, outros alvos da Apito Final também são investigados pela GCCO na operação atual, entre eles um advogado que continuou a atuar como ‘laranja’ do líder criminoso.
Também entre os alvos da Fair Play está um ex-assessor da Câmara de Vereadores de Cuiabá, investigado anteriormente em outra operação contra o crime organizado em Mato Grosso. E.J.X.P., de 40 anos, tem extensa ficha criminal. Ele respondeu a inquérito pela GCCO por delitos relacionados a instituições bancárias e em outros estados do País.
E.J.X.P. foi identificado como a pessoa que adquiriu como ‘laranja’ o apartamento na cidade de Itapema, em outubro de 2023, para o investigado Paulo Witer, que usufruiu do imóvel em diversas viagens ao litoral catarinense acompanhado de comparsas. A investigação apurou que o apartamento, em um condomínio de classe média, foi comprado com recursos provenientes do tráfico de drogas e para lavar dinheiro da organização criminosa.
Para pagar o imóvel, os investigados usaram uma tática conhecida como ‘smurfing’, que consiste em fracionar pagamentos bancários em valores menores a fim de despistar a fiscalização do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).
O advogado, J.C.D.S., 35 anos, foi a pessoa designada pelo tesoureiro da organização criminosa para olhar o imóvel, verificar a documentação e autorizar a compra do apartamento.
Renorcrim
A Operação Fair Play faz parte das ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim). A rede reúne delegados titulares das unidades especializadas e promotores públicos dos 26 estados e Distrito Federal e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para traçar estratégias de inteligência de combate de forma duradoura à criminalidade.
O cumprimento dos mandados nesta quarta-feira conta com apoio operacional das unidades da Diretoria de Atividades Especiais, da Polícia Civil de Mato Grosso, e da Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais e Delegacia de Itapema.
Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil cumpre 19 mandados contra influenciadores digitais que divulgavam jogos online ilegais
PC-MT
A Polícia Civil, por meio das Delegacias Especializadas de Defesa do Consumidor e de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou, nesta quarta-feira (27.11), a Operação 777 para prisão de influenciadores digitais que promoviam o lançamento e divulgação de jogos de azar online, popularmente conhecidos por “jogo do Tigrinho”, e de rifas ilegais em suas redes sociais.
As investigações da Polícia Civil apontaram que quatro influenciadores digitais de Mato Grosso e dois de São Paulo utilizavam suas redes para promoção de lançamentos diários de novas plataformas de jogos online ilegais, incentivando seus seguidores a apostar pelos vídeos onde eles apareciam ganhando altos valores, em poucos segundos, e com apostas de valor baixo.
As mães de um dos influencers de Mato Grosso e de dois de São Paulo foram envolvidas pelos filhos na lavagem do dinheiro obtido com a promoção das plataformas ilegais, e também acabaram presas na operação policial.
Prisões e bloqueios
As ordens judiciais foram deferidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá, após parecer favorável da 18a Promotoria de Justiça da Capital, em representação apresentada pela Delegacia Especializada do Consumidor.
Foram expedidos oito mandados de prisão temporária, 11 mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro e bloqueio de bens e de valores milionários movimentados pelos investigados.
Operação 777
A sequência de números 777 é frequentemente associada à sorte, otimismo e proteção espiritual em muitas culturas. Na numerologia, o 7 é considerado um número espiritualmente significativo, o que pode adicionar mais profundidade ao significado da sequência 777.
Além disso, a sequência 777 é muito utilizada para compor o nome de empresas ligadas a jogos online. Dois dos influenciadores presos possuíam empresas com essa numeração em seus nomes.
Raquel Teixeira | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
PF deflagra operação em combate aos crime ambientais na reserva indígena Igarapé Lage/RO
PF/RO
Porto Velho/RO. A Polícia Federal, com o apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do Batalhão de Polícia Ambiental, e do grupo tático da Polícia Militar (PATAMO), deflagrou, nessa última segunda-feira (25/11), a operação Kurumi’i em combate a crimes ambientais na região oeste de Rondônia.
A operação foi realizada na Linha 24 C da reserva indígena Igarapé Lage. No interior da reserva, foram localizados diversos pontos de extração ilegal, além de aproximadamente 100 m³ de madeiras em toras. Além disso, foram apreendidos três cartuchos de espingarda calibre 36.
Diante dos fatos, as investigações seguem em andamento para a identificação do envolvidos na prática criminosa, se identificados, eles poderão responder pelo crime de desmatamento ilegal em área pública e porte ilegal de armas e munições.
Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia
Fone: (69) 3216-6273
E-mail: [email protected]
Fonte: Polícia Federal
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Notícias7 dias atrás
Cuidado com o calor: manejo avícola na primavera
-
Agronegócio6 dias atrás
Mulheres de Sinop e Sorriso são destaques em seus negócios e inspiram novas empreendedoras
-
Agronegócio6 dias atrás
Cooperativismo agrícola ganha destaque como motor de desenvolvimento sustentável e social
-
Mato Grosso7 dias atrás
Brasil prevê recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas
-
Mato Grosso7 dias atrás
Energisa promove campanha de negociação de débitos no sábado
-
Mato Grosso7 dias atrás
Prefeito eleito de Sorriso anuncia criação de secretaria da Mulher e da Vulnerabilidade
-
Transporte7 dias atrás
Rotam prende mulher com tablete e pinos de cocaína em Sorriso
-
Agronegócio6 dias atrás
96% da produção de grãos é transportada por caminhões. Foram mais de 10 milhões de viagens na safra passada