Mato Grosso
Mato Grosso tem mais de 3 mil vagas de emprego disponíveis
Ganha Tempo – Foto: Varlei Cordova/AGORAMT
Analista financeiro, operador de empilhadeira e técnico agrícola são algumas das oportunidades de emprego divulgadas nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). Ao todo, estão disponíveis 3.126 oportunidades nos 35 postos de atendimento instalados, em 31 municípios de Mato Grosso.
Em Cuiabá e Várzea Grande são 297 novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Entre elas estão 50 vagas para operador de caixa, 47 vagas de repositor em supermercados, 30 vagas para instalador/reparador de redes e cabos telefônicos, 19 auxiliar de limpeza, 12 vagas de ajudante de obras, 11 vagas de auxiliar de linha de produção, 10 vagas para auxiliar técnico em laboratório de farmácia, sete vagas para consultor de vendas, duas vagas para psicólogo clínico, duas vagas para fiscal de prevenção e perdas, uma vaga para analista financeiro (economista), uma vaga para arquivista e uma vaga para técnico em manutenção de máquinas.
Também são ofertadas 49 vagas para Pessoa com Deficiência (PCD), em Cuiabá e Várzea Grande, sendo 10 para frentista, 10 para operador de caixa, nove para auxiliar de linha de produção, cinco para repositor de mercadorias, cinco para empacotador, cinco vagas para atendente de lavanderia, duas vagas para auxiliar de limpeza, uma vaga para oficial de serviços diversos na manutenção de edificações, uma vaga para servente de pedreiro e uma vaga para oficial de serviços gerais na manutenção de edificações.
O município de Diamantino, se destaca com a divulgação de 531 oportunidades nesta semana. São 200 vagas para operador de processo de produção, 150 vagas para retalhador de carne, 100 vagas para desossador, 20 vagas para oficial de serviços gerais na manutenção de edificações, 16 vagas para motorista carreteiro, 10 vagas para operador de empilhadeira, três vagas para cozinheiro geral, duas vagas para carregador (armazém), duas vagas para operador de escavadeira, uma vaga para criador de aves, uma vaga parta almoxarife, uma vaga para trabalhador volante da agricultura, e uma vaga para motorista de caminhão-basculante.
Em Jaciara, outras 288 oportunidades são disponibilizadas. Entre elas: 30 vagas para pedreiro, 30 vagas para servente de obras, 30 vagas para motorista de caminhão, 30 vagas para motoniveladora, 15 vagas para ajudante de obras, cinco vagas para carpinteiro, cinco vagas para auxiliar de armazenamento, uma vaga para operador de empilhadeira e uma vaga para zelador.
A unidade de Campo Novo do Parecis divulgou 224 oportunidades profissionais nesta semana. São 60 vagas para classificador de algodão no beneficiamento de fibras têxteis, 60 vagas para auxiliar de linha de produção, 20 vagas para técnico agrícola, 10 vagas para analista de riscos e controles internos, 10 vagas para pedreiro, oito vagas para operador de caixa, sete vagas para vendedor interno, seis vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria, duas vagas para atendente de lanchonete, duas vagas para sushiman, duas vagas para soldador, uma vaga para motorista de ônibus urbano, uma vaga para açougueiro e uma vaga para trabalhador volante da agricultura.
Atendimento
Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas oferecidas diariamente.
Os interessados devem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais. Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.
No posto do Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping, o horário de funcionamento é das 10h às 18h.
AgoraMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governador autoriza asfalto novo em 43 km entre Cáceres e Porto Esperidião
O governador Mauro Mendes autorizou o asfalto novo em 43 km da MT-388, que ligará o município de Cáceres a Porto Esperidião. O investimento total na obra é de R$ 73,2 milhões.
A autorização foi dada nesta terça-feira (26.11), em reunião do governador e do vice-governador Otaviano Pivetta com o deputado estadual Valmir Moretto, e com produtores e líderes políticos da região Oeste, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.
Durante a reunião, o governador Mauro Mendes enfatizou a importância da obra para a localidade.
“Essa é mais uma obra fundamental para a infraestrutura do Estado, um importante corredor logístico que vai facilitar a vida de todos. Isso demonstra o nosso compromisso em levar mais segurança e progresso a todos que transitam por essa importante região”, afirmou.
O vice-governador Otaviano Pivetta também ressaltou que a gestão está entregando mais de 4.000 quilômetros de asfalto novo até o final do ano, com previsão de chegar a 6.000 km até o final de 2026.
“Desde 2019, temos trabalhado intensamente para recuperar o nosso estado, que enfrentava um cenário muito triste de dívidas. Graças a um esforço coletivo, conseguimos colocar em ordem a gestão fiscal de Mato Grosso e avançar em diversas obras de infraestrutura, saúde, educação e outras áreas essenciais”, explicou.
O deputado Valmir Moretto, que representa a região na Assembleia Legislativa, comemorou a autorização para a obra.
“O governador Mauro Mendes é um grande parceiro da nossa região. Ele tem sido fundamental para o avanço do nosso estado e para realizar grandes obras que são históricas e contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso”, afirmou.
A prefeita de Cáceres, Eliene Liberato, afirmou que a obra, aguardada há mais de 40 anos, vai impulsionar o desenvolvimento do município. Ela ainda citou outras importantes obras destravadas pelo Governo do Estado junto ao município.
“Esta região, vital para o escoamento da produção agrícola, incluindo grãos e a agricultura familiar, será ainda mais fortalecida. Graças ao governador Mauro Mendes, a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres e as obras no nosso aeroporto trarão benefícios para todos”, disse ela.
Segundo Jadilson Alves, prefeito de Curvelândia, o asfalto novo mostra o compromisso do estado em ajudar os municípios a prosperarem.
“O notável progresso do nosso estado, confirmado por esta e outras obras, nos coloca em posição de destaque no país. Um avanço tão rápido que, às vezes, parece inacreditável. Agradecemos ao governador pelo apoio e por mais essa conquista”, disse o prefeito.
Também participaram da reunião: os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e Marcelo Oliveira (Infraestrutura e Logística), a prefeita de Glória d’Oeste, Gheysa Borgato, o prefeito de São José dos Quatro Marcos, Jamis Silva, o prefeito eleito de Porto Esperidião, Odirlei Faria e outras lideranças da região.
Mato Grosso
Seplag destaca investimentos e tecnologias digitais aplicadas à Gestão de Pessoas no Governo de MT
A edição deste ano trouxe o tema “novas tecnologias, novas tendências e velhos desafios” – Crédito – Michel Alvim – SECOM / MT
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) realizou, nesta terça-feira (26.11), o primeiro dia do 3° Encontro de Gestão de Pessoas do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso, no Centro de Eventos do Pantanal. O evento termina nesta quarta-feira (27.11).
Cerca de 500 profissionais de 32 órgãos do Poder Executivo de MT participam de palestras, com especialistas, sobre novas tecnologias, tendências atuais e antigos desafios relacionados à área de Gestão de Pessoas.
Os participantes são responsáveis pelo gerenciamento de processos e tomadas de decisões que impactam cerca de 110 mil servidores públicos. Além dos gestores dos departamentos de pessoal das entidades estaduais, também estiveram presentes representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública de MT.
O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, que fez a palestra de abertura, destacou a importância do evento para esses gestores. Uma vez capacitados, eles são capazes de proporcionar mais celeridade e eficiência nos serviços públicos, gerando benefícios que impactam na qualidade da atuação profissional e no atendimento prestado aos mato-grossenses.
“A atual gestão do Governo de Mato Grosso investiu nos últimos três anos R$ 1,3 bilhão em tecnologias digitais para diversas áreas de trabalho e a área de Gestão de Pessoas não está indiferente a este investimento. Para melhorar o desempenho de atividades é necessário inovação e automação”, pontua o secretário, afirmando que a tecnologia é essa oportunidade.
A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, mencionou o projeto Rede InteliGente, que foi premiado recentemente no Programa Acelera Gov.MT. Essa plataforma conecta e fortalece as gestões de pessoas dos órgãos estaduais de MT, por exemplo, a partir da centralização de informações que facilitam a compreensão de leis e normativas.
Outra novidade é o Conecta Gente, que está sendo implementado para o aperfeiçoamento do fluxo de atividades relacionadas à Gestão de Pessoas. “O Conecta Gente é um programa e dentro dele vamos poder planejar ações de gestão de pessoas, desenvolver instrumentos e ferramentas de inteligência artificial, prestando informações de modo mais rápido para as setoriais que operam as políticas de gestão de pessoas”, finalizou.
Palestras
Neste primeiro dia, o especialista em cooperação entre gerações e o futuro do trabalho, Dado Schneider, abordou o tema “O mundo mudou… Bem na minha vez!”, destacando as transformações geracionais impulsionadas, principalmente, pelos avanços tecnológicos.
“Antigamente, os mais velhos tinham mais a ensinar aos jovens. Hoje, há um volume imenso de conhecimento que os jovens também compartilham com os mais velhos”, afirma Schneider, enfatizando a relevância do diálogo entre gerações como caminho para construir soluções conjuntas.
O primeiro dia do evento encerrou após as palestras com os gerentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sandro de Carvalho e Suleima Coelho. As abordagens desses gerentes discorreram acerca das práticas de gestão de pessoas no setor público e o papel dos gestores de pessoas na atualidade.
Mato Grosso
Sedec, Famato e sindicatos rurais encerram circuito para agropecuária sustentável com evento em Cuiabá
Pecuária intensiva e a integração com lavoura e floresta são medidas para reduzir emissão de gases poluentes – Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
O Plano ABC+ em Ação, organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e com apoio dos sindicatos rurais, encerra as atividades de 2024 com um evento no Sindicato Rural de Cuiabá, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro.
O encontro, que acontece nesta quarta-feira (27.11), busca apresentar soluções para uma agropecuária mais sustentável e produtiva, além de fortalecer a parceria entre o Estado e o setor agropecuário.
Neste ano, o ABC+ em Ação já passou por mais de nove cidades do Estado, oferecendo palestras e uma feira de negócios que ajudaram a disseminar técnicas como recuperação de pastagens degradadas, aumento da pecuária intensiva, integração lavoura-pecuária-floresta e uso de bioinsumos.
O objetivo é compartilhar informações e orientações sobre financiamento com produtores, trabalhadores rurais, empresas do agro, estudantes e órgãos públicos.
O secretário César Miranda destacou o compromisso de Mato Grosso em liderar a transformação da agropecuária rumo à sustentabilidade e com ações concretas para enfrentar as mudanças climáticas para fortalecer a produção no campo.
“Mato Grosso está liderando ações para adaptar o campo às mudanças climáticas, reduzir emissões de gases de efeito estufa e aumentar a eficiência produtiva. Com o apoio de 41 instituições, estamos incentivando práticas sustentáveis, ampliando a assistência técnica, fomentando pesquisas e oferecendo crédito e incentivos para produtores rurais do Estado. Nosso objetivo é transformar desafios ambientais em oportunidades, garantindo renda, produtividade e respeito ao meio ambiente”, destaca o secretário.
Além de informações técnicas, o evento de encerramento apresentará linhas de financiamento disponíveis para apoiar os produtores na implementação das práticas agrícolas. Além de palestras, debates e atividades práticas voltadas para a integração entre lavoura e pecuária, além de temas relacionados à sustentabilidade e inovação no setor agropecuário.
Os interessados que não realizaram a inscrição online para participar do evento, poderão se inscrever no dia do evento.
Confira a programação:
* 16h – Início com inscrição e Feira de Negócios
* 17h – Abertura das palestras
* 17h30 – Vantagens e Tecnologias Propagadas pelo programa ABC+
* 17h50 – Plano Agrícola Pecuário 2024/2025 e linhas de crédito disponíveis
* 18h10 – Resultados Práticos da Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT em propriedades de corte da região
* 18h40 – Intervalo
* 19h – Integração Lavoura e Pecuária (ILP) com foco nos animais de 2ª safra
* 19h50 – Terminação Intensiva de Pasto
* 20h40 – Mesa redonda e debate entre a plateia e os palestrantes
* 21h – Jantar, churrasco e feira.
-
Agronegócio6 dias atrás
Mulheres de Sinop e Sorriso são destaques em seus negócios e inspiram novas empreendedoras
-
Agronegócio6 dias atrás
Cooperativismo agrícola ganha destaque como motor de desenvolvimento sustentável e social
-
Agronegócio6 dias atrás
96% da produção de grãos é transportada por caminhões. Foram mais de 10 milhões de viagens na safra passada
-
Transporte6 dias atrás
PF de Rondônia prende delegado da Polícia Civil que atuou em Humaitá em operação contra corrupção
-
Mato Grosso6 dias atrás
Curso do ifro em parceria com a deputada Sílvia Cristina para criadores de cordeiro é finalizado
-
Pecuária6 dias atrás
A recuperação do boi gordo e as perspectivas para o mercado: alta dos preços reflete oferta restrita e forte demanda
-
Agronegócio6 dias atrás
Importações de fertilizantes batem recordes e refletem cenário global instável
-
Agronegócio5 dias atrás
Arrozeiros doam 40 mil litros de diesel para produtores da região Central gaúcha atingidos pelas enchentes