Transporte
Facção criminosa responsável por lavagem de dinheiro em casas de shows é desarticulada em Mato Grosso

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO/MT), com o apoio do CIOPAER e do GAECO/MPMT, deflagrou nesta quarta-feira (05) a Operação Ragnatela. A operação tem o objetivo de desarticular o núcleo da maior facção criminosa do estado de Mato Grosso, responsável por lavagem de dinheiro em casas noturnas cuiabanas.
Aproximadamente 400 policiais cumprem oito mandados de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso e Rio de Janeiro, além do sequestro de imóveis e veículos, bloqueio de contas bancárias, afastamento de servidores de cargos públicos e suspensão de atividades comerciais. As ordens judiciais foram expedidas pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá.
Equipes da FICCO identificaram que criminosos participavam da gestão de casas noturnas em Cuiabá. Com uso dessa estrutura, o grupo passou a realizar shows de cantores nacionalmente conhecidos, custeados pela facção criminosa em conjunto com um grupo de promoters.
As investigações apuraram que os acusados repassavam ordens para a não contratação de artistas de unidades da Federação com influência de outras organizações criminosas, sob pena de represálias deliberadas pela facção criminosa.
A ORCRIM contava com o apoio de agentes públicos responsáveis pela fiscalização e concessão de licenças para a realização dos shows, que agiam sem observância da legislação de posturas e recebendo, em contrapartida, benefícios financeiros.
Durante as apurações, identificou-se também esquema para a introdução de celulares dentro de presídios; bem como, a transferência de lideranças da facção para estabelecimentos de menor rigor penitenciário, a fim de facilitar a comunicação com o grupo investigado que se encontrava em liberdade.
Dois dos principais alvos da operação acabaram sendo presos pela Polícia Federal neste último sábado (1/6), quando desembarcaram em aeroporto do Rio de Janeiro fazendo uso de documentos falsos e posse de grande quantidade de dinheiro em espécie e joias. Posteriormente, foram recolhidos no sistema penitenciária fluminense e também presos por força dos mandados de prisão da presente investigação.
A FICCO/MT é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado do Mato Grosso.
AgoraMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
PM prende homem e mulher suspeitos por ameaça e apreende arma de fogo

PMMT
Policiais militares da 12ª Companhia Independente prenderam, em duas ações distintas nesta segunda-feira (14.7) um homem por porte ilegal de arma de fogo e uma mulher, suspeita de ameaçar a própria irmã de morte com uma faca, no município de Barra do Bugres (166 km de Cuiabá).
Durante patrulhamento da Operação Tolerância Zero, as equipes foram acionadas para se deslocarem até um alojamento localizado na Rua da Alegria, pois um homem relatou ter sido ameaçado de morte pelo suspeito, que anda armado. A vítima contou que foi acusada de furtar ferramentas de serviço do denunciado.
No local os policiais militares flagraram o suspeito conduzindo uma caminhonete modelo S-10. Após ser abordado, as equipes encontraram com ele uma pistola calibre 380, com 17 munições. Ele foi detido e encaminhado à delegacia para registro.
Ainda durante policiamento no município, os policiais militares receberam nova denúncia de que uma mulher, de 43 anos, foi ameaçada de morte pela própria irmã, de 32 anos, que se diz faccionada. Ela ressaltou que a suspeita estava indo até a sua residência com uma faca.
Na casa da vítima, ela confessou manter um relacionamento com o ex marido da irmã, e com isso, passou a ser ameaça de morte pela suspeita. A irmã da vítima chegou até a casa com uma faca e bastante transtornada. A suspeita tentou invadir o local, mas foi contida em flagrante pelos policiais.
Diante da situação, a suspeita passou a proferir novas ameaças de morte contra a vítima. A mulher foi levada à delegacia para registro do boletim de ocorrência. Os policiais identificaram diversas mensagens da mulher para a irmã.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende mulher por tentativa de homicídio contra o esposo em Ribeirão Cascalheira

PMMT
Policiais militares de Ribeirão Cascalheira prenderam uma mulher, de 20 anos, por tentativa de homicídio motivada por violência doméstica contra o esposo, de 19 anos, na madrugada desta terça-feira (15.7). A suspeita desferiu golpes de faca no tórax da vítima.
A equipe policial foi acionada por um funcionário do Hospital Municipal Cristo Rei relatando que um homem deu entrada no atendimento de emergência com uma perfuração no peito. De imediato os militares se deslocaram até o hospital.
No local, os policiais identificaram a vítima. Questionado sobre o ferimento, o homem relatou que estava em sua residência ingerindo bebida alcoólica com a sua esposa e que, em determinado momento saiu para comprar cigarro e, ao voltar, a esposa começou uma discussão.
A vítima ressaltou que a esposa ficou com ciúmes e pegou uma faca de cozinha atingindo o seu tórax. A equipe se deslocou até o endereço da vítima em busca pela suspeita. Ao chegar na residência, os policiais localizaram a mulher que confirmou a agressão.
A suspeita relatou que estava bebendo com o marido desde o começo da noite e confirmou que ele saiu para comprar cigarros e demorou para voltar. Quando o esposo retornou para a residência começaram a discutir e, nesse momento, ela pegou uma faca e o atingiu. A mulher não soube informar onde estava a faca utilizada na agressão.
Diante do flagrante, a suspeita foi encaminhada para a delegacia, para as providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
*Sob supervisão Wellyngton Souza
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil deflagra operação de enfrentamento à conflito agrário em Vila Bela da Santíssima Trindade

PJC
A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (15.7), a Operação Lex Terrae – fase 1, com o objetivo de cumprir 12 mandados judiciais de busca e apreensão contra alvos envolvidos em conflitos agrários violentos na zona rural de Vila Bela da Santíssima Trindade.
A operação, deflagrada com base em investigações conduzidas pela Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade, teve como foco o enfrentamento a um histórico conflito fundiário que perdura há mais de duas décadas no município, marcado por episódios graves de violência, incluindo tentativas de homicídio, ameaças armadas, emboscadas, danos qualificados e disputas territoriais sustentadas por força e intimidação.
As terras objeto da disputa já haviam sido objeto de decisão judicial garantindo a posse legítima, mas continuavam sendo alvo de invasões e ações organizadas por grupos armados.
Até o momento, a ação resultou na apreensão de aparelhos celulares, armas de fogo, munições e diversos outros apetrechos, além de duas pessoas presas em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e munições.
As ordens judiciais foram cumpridas com observância rigorosa dos protocolos legais, incluindo a formalização dos autos de busca, apreensão de arma de fogo e munições e dispositivos eletrônicos (aparelhos celulares). Os procedimentos foram devidamente formalizados, com encaminhamento dos presos à audiência de custódia e o reenvio de materiais à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
A mobilização envolveu dezenas de policiais civis que atuaram simultaneamente em diversos endereços estratégicos relacionados aos investigados.
A operação foi coordenada pelo delegado de Vila Bela da Santíssima Trindade, Luiz Roberto Camargo Rodrigues, e contou com o apoio de equipes da região e suporte das Delegacias da Regional de Pontes e Lacerda (Comodoro, Pontes e Lacerda, Jauru, Vila Bela da Santíssima Trindade e Campos de Júlio), da Regional de Cáceres (Porto Esperidião, Rio Branco, 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres, Mirassol D´Oeste, Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cáceres) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer).
A operação integra um plano estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para enfrentamento à criminalidade fundiária no estado, voltado à pacificação da região, à garantia do cumprimento das decisões judiciais e à preservação da ordem e da segurança pública no campo.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Agronegócio7 dias atrás
Mato Grosso deve colher safra recorde de milho, mas setor teme prejuízos
-
Notícias6 dias atrás
Vitivinicultura – Tecnologia de Aplicação de agroquímicos em uva foi tema de encontro entre cooperativas vinícolas do RS e CEA-IAC
-
Notícias6 dias atrás
Casos de raiva em morcegos ‘acendem’ alerta no DF
-
Meio Ambiente6 dias atrás
Reflorestar neutraliza contrato com crédito de carbono
-
Pecuária5 dias atrás
Acrimat alerta para impacto de possível taxação da carne bovina nos EUA
-
Agronegócio6 dias atrás
Encontro reúne produtores de frutas no Paraná
-
Agronegócio4 dias atrás
Santa Catarina bate recorde histórico nas exportações de carne suína e impulsiona agronegócio no primeiro semestre de 2025
-
Agronegócio5 dias atrás
Menor demanda de tilápia pressiona cotações em junho