Conecte-se Conosco

Transporte

Sorriso: delegada diz que câmera em escola auxiliou para prisão de professor suspeito de abusar aluno

Publicado

em

foto: Só Notícias/Lucas Torres

A delegada de Polícia Civil, Jéssica Cristina, detalhou as investigações que resultaram na prisão em flagrante de um professor da rede pública de ensino por abuso sexual, ontem, no município. Conforme a delegada, o suspeito, 38 anos, lecionava para crianças da faixa etária de 6 anos, as quais informaram a equipe escolar sobre os toques inapropriados que recebiam do homem, após uma palestra sobre o maio laranja (mês do combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil).

Jéssica explicou que a escola conta com circuito de monitoramento interno nas salas, onde foi observado que esse professor tinha levado a vítima para o fundo da sala, onde se posicionou de maneira que ficasse escondido atrás de uma carteira, a criança se deitou embaixo carteira, e ambos permaneceram naquele local por cerca de 7 minutos. “Nesse intervalo de tempo, várias crianças da sala estavam brincando de ‘lutinha’, tinha criança escondida dentro do armário, tinha criança ameaçando outro coleguinha com lápis e ele não fazia nada porque estava concentrado ali naquela criança. Uma das representantes da escola, estranhando a situação, adentrou na sala, ele sequer viu ela entrando na sala, ela tocou o ombro dele e ele se assustou, ajeitou a camisa do menino e se levantou. Ela deu uma desculpa a qualquer testemunha para ele buscar um documento no armário da sala de aula, momento em que ele foi até o armário pegar esse documento e essa pessoa notou que ele estava com o pênis ereto”, detalhou a delegada.

“Ficamos convencidos de que houve um delito de estupro vulnerável cometido dentro da sala de aula com um sistema de monitoramento vigiando aquele professor. Nas filmagens é muito nítido até que várias crianças nesse momento, durante esses lapsos de minutos que ele fica com o menino de baixo da carteira, algumas crianças se aproximam dele, abraçam ele por trás, chama a atenção uma cena que uma criança abraça ele por trás, ele retira bruscamente os braços da criança em volta dos ombros dele e dá uma tapa na orelha da criança, assim, para ela se afastar ali daquela situação. Todo o contexto é muito denotativo de uma situação realmente de abuso sexual, motivo pelo qual nós estamos lavrando o alto de prisão em flagrante e vamos representar também pela conversão em prisão preventiva. Estamos apurando na realidade se houve ou não crimes pretéritos, até porque como a investigação está no começo ainda, a gente ainda não tem todos os elementos”, disse Jéssica.

Ainda segundo a delegada, é necessário que caso alguma testemunha tenha mais informações sobre o suspeito, as repasse à polícia, mesmo que faça de maneira anônima. “Para que a gente consiga uma dosimetria de vítimas para pena adequada. Houve um caso muito parecido aqui em Sorriso no ano passado e é um caso que conseguimos dar uma resposta muito adequada para gravidade do que aconteceu”, explicou.

Publicidade

“O que a gente está apurando é que realmente parecia que a criança já estava treinada a ir para aquele canto da sala de aula, então isso gente é extremamente grave, quem tem informação não pode ficar segurando esse tipo de informação, não pode deixar de procurar a Polícia Judiciária Civil porque senão a gente não vai conseguir fazer o trabalho direito e esse homem rapidamente estará nas ruas, lecionando novamente, caso nós não promovamos uma reunião entre a população sorrisense para a gente conseguir punir esse agressor”.

O suspeito foi interrogado e negou as acusações. “Ele disse que ficou ali com a criança apenas uns dois minutos suficiente para conversar, porque é rechaçado pelas filmagens e ele disse que ele usa os toques e carinhos como uma forma de estreitar os vínculos com as crianças”, acrescentou Jéssica. “O pedófilo geralmente tem esse perfil, as pesquisas já mostram, principalmente nesse âmbito de um abuso que não é com pessoas da família, geralmente é uma pessoa solitária, que ela não tem um relacionamento público, ela busca uma profissão que ela vá trabalhar com crianças, que ela possa ter uma interação mais estreita com esse tipo de público, que ele possa ganhar vínculo de uma maneira desvigiada e o que chama a atenção realmente na gravidade desse caso é por ser cometido numa sala de aula com diversas outras crianças debaixo de uma câmera de vigilância de monitoramento. Se não fossem as pessoas corajosas ali de dentro da escola para atuar rapidamente naquele caso, realmente a situação teria ficado pior, se é que já não ficou”, concluiu.

Conforme Só Notícias já informou, a mãe da criança foi ouvida e contou em depoimento que o professor vem, há meses, presenteando a criança com skate, mochila e garrafas e ainda pediu para que pudesse levar o menor em casa após as aulas, alegando que queria ajudar a mãe. O professor, de 38 anos, foi conduzido à Delegacia de Sorriso e autuado em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável.

Só Notícias/Ana Dhein com Lucas Torres, de Sorriso

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Polícias Civis do RN e de MT cumprem mandados contra autor de extorsão cibernética em Cuiabá

Publicado

em

PJC

 

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpre, em apoio à Polícia Civil do Rio Grande do Norte, quatro ordens judiciais no âmbito da Operação Cyber Guard, contra um alvo investigado pelo crime de extorsão cibernética, mediante ameaças de divulgação de fotos íntimas da vítima, na manhã desta quinta-feira (6.11).

Entre as ordens judiciais, são cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, além de ordens de bloqueio de bens e valores até o limite de R$ 460 mil, expedidas pela Justiça do Rio Grande do Norte. Todas as ordens judiciais são cumpridas em Cuiabá.

Os mandados contra o alvo, de 29 anos, foram expedidos com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) de Caicó (RN). O cumprimento das ordens judiciais é realizado com apoio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) de Mato Grosso.

Publicidade

Os trabalhos investigativos possibilitaram a identificação do suspeito, morador de Cuiabá, que utilizava meios tecnológicos e perfis falsos para impor pressão psicológica sobre a vítima, constrangendo-a a realizar transferências financeiras em seu favor. A partir dos elementos reunidos, foi representado pelas medidas cautelares, que foram deferidas pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.

Investigações

As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, quando uma vítima, moradora de Caicó (RN), procurou a Defur para relatar que vinha sendo vítima de extorsão virtual por um homem até então desconhecido. Segundo a vítima, o investigado vinha exigindo valores em dinheiro mediante ameaças de exposição de conteúdo íntimo em redes sociais e veículos de imprensa, o que resultou em um prejuízo aproximado de meio milhão de reais.

As condutas do suspeito se inserem, inicialmente, no contexto de um golpe conhecido como “Golpe do Nudes”, modalidade criminosa em que indivíduos que se passam por homens ou mulheres jovens, estabelecem contato com a vítima por meio de redes sociais ou aplicativos de mensagens.

Após conquistarem a confiança da vítima, iniciam conversas de teor íntimo e troca de imagens de nudez, que posteriormente são utilizadas para chantagem e exigência de valores em dinheiro, sob ameaça de divulgação do material íntimo.

Publicidade

Cyber Guard

O nome da operação faz referência à atuação protetiva da Polícia Civil no espaço digital, simbolizando o papel da instituição como “guardiã” da sociedade contra crimes cibernéticos que violam a privacidade e a integridade das pessoas.

Os mandados foram cumpridos na Região Metropolitana de Cuiabá (MT), onde o investigado foi localizado, preso e conduzido ao sistema prisional de Rio Grande do Norte, permanecendo à disposição da Justiça potiguar.

Assessoria | Polícia Civil-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Lalamove amplia operação no Brasil com foco em personalização e novos perfis de clientes

Publicado

em

lalamove-amplia-operacao-no-brasil-com-foco-em-personalizacao-e-novos-perfis-de-clientes

Com uma estratégia focada na personalização das entregas e no atendimento a diferentes perfis de clientes, a Lalamove chega a 2 milhões de motoristas parceiros ativos mensalmente e registrou um crescimento de 15% no número de clientes corporativos ativos entre 2024 e o primeiro semestre de 2025.

Fundada em Hong Kong em 2013 e presente no Brasil desde 2019, a Lalamove atua como uma plataforma de logística sob demanda que permite a solicitação de entregas em tempo real. Pelo aplicativo, o usuário escolhe o tipo de veículo conforme o volume da carga, define o trajeto e acompanha o deslocamento em tempo real.

“Existe uma divisão bastante equilibrada entre os diferentes públicos dentro da plataforma. Claro que, quando olhamos para microempreendedores e pequenas e médias empresas, o volume de clientes é maior, afinal, há muito mais usuários que fazem menos pedidos individualmente. Mas, ao observar o faturamento e outras métricas, percebemos que esses grupos se mantêm muito próximos. Ou seja, temos uma divisão saudável tanto em número de usuários quanto de empresas”, afirma Helena Lizo, diretora-geral da Lalamove no Brasil.

A executiva explica que essa base diversificada de clientes garante estabilidade e crescimento sustentável. “Não existe uma área específica da qual dependemos mais ou que dependa mais de nós. Isso é muito positivo, porque, mesmo quando um setor passa por dificuldades na economia, o volume geral de pedidos não cai, já que outros segmentos acabam compensando. Esse equilíbrio é muito saudável para o negócio”, diz.

Atualmente, a empresa está presente nas principais capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e se prepara para expandir para Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Goiânia e Fortaleza. Cada nova cidade é escolhida com base em análises sobre o potencial de demanda e a oferta de motoristas parceiros, o que garante um crescimento sustentável e bem direcionado.

Publicidade

Flexibilidade e autonomia

Além da personalização para os clientes, a Lalamove aposta na flexibilidade como diferencial para os motoristas parceiros, que utilizam seus próprios veículos para realizar as entregas.

Por meio do aplicativo, os motoristas têm autonomia para escolher as corridas que desejam aceitar, definir horários de trabalho e selecionar o tipo de veículo mais adequado à sua rotina, de motos e carros a utilitários e caminhões. A empresa também oferece programas de capacitação e benefícios exclusivos, como descontos em manutenção, combustível e seguros, por meio de parcerias com empresas do setor automotivo.

“Para os motoristas, a plataforma oferece a possibilidade de receber, recolher e aceitar vários pedidos ao mesmo tempo, o que aumenta a produtividade e a rentabilidade das corridas. Esse modelo é muito bem visto e aceito no mercado, algo que se confirma pelos números e pelos feedbacks recebidos, especialmente dos motoristas”, diz.

Alta demanda em períodos sazonais

As datas promocionais e festivas seguem como momentos de maior movimentação para a empresa. Durante a Black Friday de 2024, o volume de entregas aumentou 18% em relação à semana anterior, com forte demanda de e-commerces e pequenos lojistas. O movimento se mantém até o Natal, quando empresas reforçam suas operações logísticas e motoristas parceiros aproveitam o aumento de corridas.

“No varejo, as principais datas para nós são as mesmas do comércio tradicional: Black Friday, Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e também o Dia das Mulheres, que, curiosamente, tem uma semana de grande movimento. Provavelmente isso ocorre porque muitas microempresas fazem brindes, cestas e campanhas especiais nessa época, e nós atendemos bastante esse tipo de demanda”, destaca Helena.

Publicidade

Além das entregas diretas ao consumidor, a Lalamove também tem se tornado parceira de marcas que utilizam sua rede para logística reversa, reposição de estoque entre lojas e transporte de itens de maior volume.

Imagem: Divulgação

O post Lalamove amplia operação no Brasil com foco em personalização e novos perfis de clientes apareceu primeiro em Mercado&Consumo.

Continue Lendo

Transporte

Amazon amplia rede logística no Brasil com mais de 100 novos CDs

Publicado

em

amazon-amplia-rede-logistica-no-brasil-com-mais-de-100-novos-cds

A Amazon intensificou seu plano de expansão logística no Brasil com a adição de mais de 100 novos centros de distribuição à sua operação nacional, uma média de dois por semana. O objetivo é ampliar a capacidade de armazenamento e envio de produtos, acelerar os prazos de entrega em todos os estados e contribuir para o fortalecimento do comércio eletrônico no País.

Em 2024, a empresa investiu mais de R$ 13,6 bilhões no Brasil e pretende seguir ampliando suas operações, ao mesmo tempo em que apoia o desenvolvimento do varejo nacional. A companhia reduziu as taxas de seus programas de logística e anunciou que o Fulfillment by Amazon (FBA) será gratuito até dezembro, além de reduzir custos em outras modalidades, como o Delivery by Amazon (DBA) e o FBA Onsite.

“A Amazon foi construída com base na inovação e na excelência operacional, sempre buscando proporcionar melhores experiências aos clientes, impactando positivamente as pessoas ao longo do dia, além de nossos múltiplos segmentos. Somos também uma empresa que nunca deixou de investir no futuro e de se concentrar no longo prazo”, explica Juliana Sztrajman, presidente da Amazon Brasil.

Tecnologia e automação

A adoção estratégica de Inteligência Artificial (IA) e automação desenvolvidas por times locais acelerou a transformação das operações da Amazon no Brasil, possibilitando uma expansão rápida e eficiente. Essa estratégia levou ao crescimento de um para mais de 250 centros logísticos em seis anos, reduziu o tempo de implementação de cada unidade em 77% e ampliou a seleção de produtos de 1 milhão para 180 milhões de itens.

O avanço se intensificou em 2024, com a adição de 30 milhões de novos produtos, o que representa um aumento de mais de 20% desde janeiro, incluindo itens internacionais.

Publicidade

“O Brasil é uma prioridade estratégica para a Amazon globalmente e, hoje, temos milhares de pessoas e tecnologia trabalhando juntas em todo o país, proporcionando o crescimento da empresa. Os investimentos da Amazon no Brasil são extremamente estratégicos, reforçando nossa visão de longo prazo para o país. Com nossa rede logística e tecnologia distribuídas por todas as regiões, estamos acelerando os prazos de entrega, melhorando a experiência dos nossos clientes”, acrescenta Juliana.

A rede logística tecnológica da Amazon apoia mais de 100 mil vendedores parceiros no País, permitindo que empreendedores de diferentes portes alcancem clientes fora de suas regiões de origem por meio do marketplace da empresa, utilizando os programas e tecnologias globais da Amazon para expandir seus negócios.

Imagem: Divulgação

O post Amazon amplia rede logística no Brasil com mais de 100 novos CDs apareceu primeiro em Mercado&Consumo.

Publicidade
Continue Lendo

Tendência