Transporte
Facção criminosa PCC suplanta o CV no domínio da rota do tráfico de drogas em Mato Grosso

PM-MT
O estudo ‘Atlas da Violência – Retrato dos Municípios brasileiros’ revela que a zona de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia vem sendo dominada pela facção criminosa Primeiro Comando Capital (PCC), suplantando a anterior hegemonia do Comando Vermelho (CV), facção que predomina no território estadual. Mato Grosso tem posição estratégica para a entrada de drogas no território nacional, principalmente a cocaína e, por isso, é palco de confrontos entre as maiores facções criminosas do Brasil.
Segundo o documento divulgado nesta terça-feira (18), o PCC sempre atuou na região de fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, mas não tinha o domínio da rota rodoviária para escoar droga para os estado de São Paulo e Paraná, que passa por Sorriso.
O crescimendo do PCC em Mato Grosso está ligado a conflitos entre membros do CV que deixaram a organização e criaram a facção nativa ‘Tropa Castelar’, formada a partir de dissidentes do CV que se aliaram ao PCC no final de 2022. Reportagem do HiperNotícias que foi mencionada no estudo nacional explica o surgimento da Tropa Castelar.
Conforme o estudo, esse cenário causou aumento de crimes em Sorriso e elevou a cidade para 7ª posição entre as cidades mais violenta do Brasil com mais de 100 mil habitantes. Sua taxa de homicídios é de 70,5/100 mil. A nacional é de 21,7 por 100 mil habitantes, conforme já reportado pelo HNT.
Além de Sorriso, outras cidades da região também tiveram aumento significativo nos casos de violência, como revelou o estudo.
“[…] trouxe altíssimos índices também para Aripuanã e Colniza, todos no norte mato-grossense. Já no sudoeste do estado, sobressalta-se o município de Barra do Bugres, cenário de chacinas e mortes muito violentas, inclusive em ações policiais”, diz trecho do documento.
HNT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Homem é encontrado morto e com sinais de esgorjamento em Guarantã

foto: Só Notícias/arquivo
O homicídio foi registrado ontem de madrugada, na rua Salvador, no bairro Jardim Vitória, em Guarantã do Norte (233 km de Sinop). A vítima foi identificada como Marlon da Silva Oliveira, de 25 anos.
Só Notícias apurou com uma fonte que o corpo foi localizado em meio à rua. Foram encontrados pedaços de madeira com marcas de sangue, os quais apresentavam compatibilidade com as lesões na cabeça da vítima.
Também foi constatado um corte profundo na região frontal do pescoço da vítima, caracterizando esgorjamento, segundo os investigadores. Também havia sinais de perfuração na região do tórax.
Os policiais informaram ainda que não havia testemunha no momento da chegada da equipe. Foi verificado ainda que duas residências próximas possuem câmeras de monitoramento que podem ter registrado a ação criminosa.
A funerária Pax Memorial informou ao Só Notícias que o velório ocorreu na capela mortuária de Novo Mundo e o sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira no município.
Só Notícias/Kelvin Ramirez
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
PRF apreende mais de 200 kg de drogas e prende dois homens na BR-070, em Poxoréu

Foto: Assessoria PRF
Com base no indicativo técnico, a equipe realizou a abordagem do conjunto veicular, composto por caminhão-trator e dois semirreboques e de um automóvel que circulava à frente, caracterizando veículo de apoio. Após procedimentos de verificação e fundamentação para busca veicular, conforme previsto no Código de Processo Penal, os policiais localizaram um compartimento oculto no caminhão, onde estavam 245 tabletes de entorpecentes, totalizando aproximadamente 209 kg, entre maconha e skunk.
No automóvel, foram encontrados aparelhos telefônicos com registros que indicam comunicação operacional entre os ocupantes dos dois veículos, bem como anfetaminas utilizadas como estimulantes em viagens de longa distância.
Ao todo, foram apreendidos:
- 150,4 kg de maconha;
- 58,85 kg de skunk;
- comprimidos de anfetamina;
- cinco aparelhos celulares.
A PRF reforça seu compromisso permanente com o enfrentamento ao crime organizado, a segurança viária e a proteção da sociedade nas rodovias federais brasileiras.
Assessoria PRF/AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Tratorista morre ao cair em fossa durante trabalho em fazenda

Imagem: TNOnline
Um tratorista de 24 anos morreu após cair em uma fossa enquanto trabalhava na Fazenda Rincão, em Carambeí, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã de sexta-feira (21).
De acordo com testemunhas que falaram com a polícia, o trabalhador, identificado como Matheus Felipe Cenovicz, operava um trator e fazia a raspagem de esterco quando perdeu o controle e caiu acidentalmente na fossa, que tem aproximadamente quatro metros de profundidade.
Onça-parda é resgatada após invadir quintal de residência
Equipes da Defesa Civil de Carambeí acionaram a Polícia Militar. O local foi isolado para o esvaziamento da fossa e remoção do trator. Após o trabalho das equipes, o corpo do jovem foi encontrado já sem vida.
A Polícia Civil e a Polícia Científica estiveram na fazenda para realizar a perícia. O corpo foi encaminhado para os procedimentos legais. As causas do acidente ainda serão investigadas.
Com TNOnline
Fernanda Toigo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso5 dias atrásSedec e Sema reforçam protagonismo de Mato Grosso no mercado de madeira sustentável
-

Mato Grosso5 dias atrásCaixa Econômica deixa de receber tributos estaduais a partir desta quinta-feira (20)
-

Transporte5 dias atrásPolícia Militar apreende 31 tabletes de pasta base de cocaína em Várzea Grande
-

Mato Grosso5 dias atrásJustiça analisa em ação popular legalidade do contrato emergencial da coleta de lixo
-

Mato Grosso4 dias atrásPrograma Eloos Citros reforça eficácia de inseticidas contra ‘greening’ e pragas em pomares de citros
-

Transporte5 dias atrásHomem é preso em distribuidora usada como fachada para venda de drogas na zona Leste
-

Mato Grosso5 dias atrásVereadora Ellis Regina fala do endividamento dos servidores e pede suspensão do cartão corporativo
-

Agronegócio4 dias atrásBem-estar animal avança na suinocultura, mas uso de antibióticos ainda preocupa especialistas






































