Transporte
PF libera acesso a imagens de satélite para auxiliar no combate às queimadas no Pantanal

PF libera acesso a imagens de satélite para auxiliar no combate às queimadas no Pantanal – PF
A Polícia Federal está disponibilizando acesso gratuito a imagens de satélite de alta resolução para municípios atingidos ou em risco pelas queimadas no Pantanal. A iniciativa visa auxiliar os órgãos públicos na resposta a desastres naturais, fornecendo informações precisas e atualizadas sobre as áreas afetadas. A ação ocorre por meio do Programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Todos os municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem solicitar acesso. Os órgãos estaduais também podem solicitar adesão. A disponibilização é gratuita e não exige contrapartida financeira. Mais de 480 instituições já participam do programa, que é financiado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (por intermédio da Senasp) e pela Polícia Federal.
Serviço
Para solicitar o acesso às imagens, os órgãos públicos devem enviar um e-mail do gabinete da maior autoridade da instituição, por exemplo, do prefeito ou do gabinete do prefeito. O e-mail deve ser enviado para o endereço eletrônico [email protected].
Na mensagem é necessário fornecer algumas informações básicas, como nome, sigla e endereço da instituição; nome, cargo e e-mail da maior autoridade e dos pontos focais; lista de usuários para acesso (nome, cargo, e-mail, telefone, lotação). Os dados podem ser complementados posteriormente.
O Programa não tem limite de instituições, usuários ou acessos, e os municípios podem utilizar quantas imagens precisarem para auxiliar no combate aos desastres. O Programa Brasil MAIS possui imagens diárias e alertas de cicatriz de queimadas e focos de incêndio da região, o que pode contribuir para o planejamento e execução do combate aos incêndios.
O Programa Brasil Mais é um dos projetos estratégicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública. É o maior projeto operacional de sensoriamento remoto do país, fornecendo imagens diárias de satélite em alta resolução de todo o Brasil, além de alertas automáticos para diversos crimes ambientais, como desmatamento, garimpo, incêndios e plantio de culturas ilícitas.
A rede criada pelo programa, RedeMAIS, conta com a participação de mais de 480 instituições e mais de 97 mil usuários de instituições públicas federais, estaduais e municipais.
O e-mail com solicitação de acesso deve ser enviado para o endereço eletrônico [email protected]
A Polícia Federal integra o gabinete de crise contra os incêndios no Pantanal, com o objetivo de responsabilizar criminalmente os responsáveis por ações ilícitas. A atuação se dá através de equipes de plantão, operando em flagrante e em diligências de campo, além de investigações em coordenação com outros órgãos federais e estaduais. As equipes atuarão a partir de bases em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Fonte: AgênciaGov
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia apreende drogas e munições na região central de Nova Mutum; um preso

foto: assessoria
Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de drogas, munições e materiais utilizados para o tráfico de drogas, ontem, na Avenida Mutum, região central do município. Durante a ação, um homem foi preso.
De acordo com a PM, a ocorrência teve início após uma denúncia anônima informando que uma carga de drogas teria acabado de chegar a uma residência localizada ao lado de um comércio. Segundo o denunciante, um homem de estatura alta, magro, de cor branca e com diversas tatuagens pelo corpo estaria no local portando uma arma de fogo e, posteriormente, sairia em uma motocicleta Honda Bros vermelha para distribuir os entorpecentes.
Diante da gravidade das informações, foi montada uma força-tarefa envolvendo as equipes militares, que passaram a realizar rondas nas proximidades do endereço denunciado. Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram um indivíduo com as mesmas características repassadas, saindo da residência e se dirigindo a uma motocicleta vermelha.
Antes que o suspeito deixasse o local, foi realizada a abordagem policial. Na busca pessoal, os militares encontraram duas pequenas porções de substância análoga à maconha no bolso do abordado. Questionado, o suspeito informou espontaneamente que havia mais entorpecentes em sua residência, guardados dentro de uma mochila.
Com autorização do morador e diante da situação de flagrante, os policiais entraram no imóvel e localizaram, em um dos quartos, ao lado do guarda-roupa, uma mochila preta contendo porções de drogas, munições de arma de fogo e uma balança de precisão, objetos comumente utilizados no tráfico de drogas.
O suspeito foi detido e encaminhado à delegacia de Polícia, onde foi apresentado para a lavratura do flagrante.
Redação Só Notícias
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Preso em Lucas do Rio Verde motorista acusado de transportar arma e munições

foto: Só Notícias/arquivo
O condutor de uma caminhonete, de 36 anos, foi detido por policiais militares do Grupo de Apoio (GAP), ontem à noite, ao ser acusado por porte ilegal de arma de fogo, durante patrulhamento no bairro Bandeirantes. A ação resultou na apreensão de um revólver calibre 22, municiado com nove munições.
Segundo o boletim de ocorrência, o homem demonstrava sinais aparentes de tensão ao decorrer da abordagem, gerando suspeitas. Com isso, foi solicitado que desembarcasse do veículo e, durante buscas em seu interior, os policiais identificaram a arma numa bolsa do banco traseiro.
Ao ser questionado quanto à documentação necessária, alegou não possuir a autorização para o porte. A guarnição o encaminhou à delegacia municipal para as medidas cabíveis.
Só Notícias/Guilherme Araújo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Moto furtada de agência do Detran no Nortão é encontrada “escondida” em área de mata

foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo
As equipes da Polícia Militar recuperaram uma Honda Fan vermelha com registro de furto, ontem à tarde, em estrada vicinal nas imediações da Comunidade Juara, pertencente ao município de Apiacás (335 quilômetros de Sinop).
Conforme o boletim de ocorrência, inicialmente, as equipes receberam informações de que havia uma motocicleta abandonada às margens da via. Durante buscas, avistaram a Titan em meio a um matagal, coberta por folhas e galhos.
Foi constatada a ausência de diversas peças, como uma bateria, escapamento, painel e farol dianteiro. Ao contatar a Agência Municipal de Trânsito, a PM confirmou que o veículo havia sido levado do pátio do órgão há alguns dias. A moto foi encaminhada à delegacia municipal para as medidas cabíveis.
Só Notícias/Guilherme Araújo
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Agronegócio7 dias atrásProdução de milho em Mato Grosso deve cair 8% na safra 2025/26, aponta Imea
-

Notícias7 dias atrásIncentivos fiscais colocam Moratória da Soja em risco em Mato Grosso
-

Notícias7 dias atrásAno é marcado por maior produção de leite e por preço em queda
-

Agronegócio7 dias atrásQueijos puxam alta de preços no Brasil enquanto leite e arroz recuam
-

Agronegócio7 dias atrásProdução de morango mantém boa aceitação no mercado
-

Agronegócio7 dias atrásAlgodão brasileiro reafirma seu protagonismo global em 2025
-

Mato Grosso6 dias atrásRéveillon da Família movimentará setores produtivos do município
-

Agronegócio7 dias atrásMesmo com menor área, preços do trigo recuam em boa parte de 2025






































