Transporte
Polícia Civil prende autores de tentativa de homicídio poucas horas após o crime

Os maiores de 26 e 20 anos, foram autuados em flagrante pelos crimes de associação criminosa, tentativa de homicídio à traição ou emboscada e corrupção de menores. O adolescente de 15 anos responderá ato infracional análogo aos mesmo crimes.
Na manhã de sexta-feira (28), a Delegacia de Vila Bela da Santíssima Trindade foi comunicada acerca de uma tentativa de homicídio por meio de arma de fogo, contra um menor de 14 anos.
A vítima informou que estava em casa com sua mãe, quando os suspeitos entraram na residência, trancaram a genitora dentro de um dos cômodos e foram até o quarto onde o adolescente dormia.
Em seguida um dos suspeitos disparou contra a cabeça do menor, porém o tiro acertou a parede. Ato contínuo a vítima conseguiu desvencilhar e fugir pulando a janela do quarto.
Diante das informações, os policiais civis passaram a diligenciar e localizaram os três envolvidos, que foram encaminhados para esclarecimentos.
Os conduzidos foram interrogados, autuados em flagrante delito e ato infracional, respectivamente, sendo colocados à disposição da Justiça.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Em Alto Araguaia a Polícia Civil resgata mulher que vivia há mais de 20 anos sob ameaças do companheiro

Foto: Assessoria
A Polícia Civil realizou uma ação emergencial que resultou no resgate de uma mulher, de 43 anos, vítima de violência psicológica e ameaças constantes praticadas por seu companheiro, de 56 anos, com quem convivia há aproximadamente 23 anos.
O caso ocorreu na última sexta-feira (7.11), em uma propriedade rural, localizada na região do Rio do Peixe, zona rural do município de Alto Araguaia, próxima à divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul.
A situação chegou ao conhecimento da Polícia Civil, após familiares da vítima informarem terem recebido uma ligação, na qual a mulher, aos prantos, pedia ajuda para ser retirada da residência. Ela relatou que vivia isolada, sem contato com a família, e que o companheiro a ameaçava constantemente, afirmando que mataria qualquer pessoa que tentasse se aproximar da propriedade.
De acordo com os familiares, a mulher e seus filhos menores eram impedidos de deixar o local, vivendo sob controle total do agressor, que restringia sua liberdade e comunicação.
Diante dos fatos, uma equipe policial diligenciou até a fazenda. Ao chegar ao local, a vítima foi desesperadamente ao encontro dos policiais, sendo prontamente acolhida e levada em segurança para a cidade.
Em depoimento, a mulher revelou que vinha sofrendo agressões verbais, humilhações e ameaças há mais de duas décadas, e que, em razão do sofrimento psicológico, tentou tirar a própria vida duas vezes nos últimos anos.
Medidas Legais
A vítima solicitou Medidas Protetivas de Urgência, que foram imediatamente encaminhadas ao Poder Judiciário.
A Polícia Civil instaurou Inquérito Policial para apurar os crimes de ameaça (art. 147 do Código Penal) e violência psicológica contra a mulher (art. 147-B do Código Penal), conforme previsto na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).
As investigações prosseguem para esclarecer todas as circunstâncias do caso e garantir a segurança da vítima e de seus filhos.
Comprometimento e importância da denúncia
O delegado da Delegacia de Alto Araguaia, Marcos Paulo, destacou que ações como essa reforçam o compromisso da Polícia Civil de Mato Grosso com a proteção das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero, especialmente em regiões rurais e de difícil acesso.
“Cada denúncia feita pode salvar uma vida. É fundamental que as vítimas ou familiares procurem a polícia ao menor sinal de violência e, principalmente, mantenham a denúncia após registrada, colaborando com as investigações. Só assim conseguimos interromper o ciclo de agressões e garantir proteção efetiva”, ressaltou o delegado.
Assessoria / PC/AguaBoaNews
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Casal é preso com mais de 40 kg de drogas durante fiscalização da PRF em Vilhena

Divulgação/Rondoniagora
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, neste domingo (9), 22,6 kg de cloridrato de cocaína e 19,35 kg de maconha durante uma fiscalização em Vilhena. Os entorpecentes estavam escondidos no porta-malas e na estrutura de um veículo de passeio.
Após entrevista inicial com os ocupantes do automóvel, a equipe decidiu aprofundar as verificações, o que levou à localização da droga.
O casal que viajava no carro recebeu voz de prisão pelo crime de tráfico de drogas. O veículo, as substâncias e os detidos foram encaminhados à Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Vilhena para as providências cabíveis.
Rondoniagora
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Projeto promove atendimentos ginecológicos a mulheres privadas de liberdade

Sejus-MT
Projeto da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), criado para levar atendimento ginecológico a mulheres custodiadas no sistema prisional do estado, beneficiou, aproximadamente, 850 reeducandas em um ano e meio de atendimento.
O Mãos Amigas foi idealizado pela Coordenadoria de Saúde, com apoio da Superintendência de Políticas Penitenciárias da Sejus, e começou no ano passado com o objetivo de promover, por meio de atendimentos presenciais e teleatendimentos diagnósticos, o acesso a serviços de saúde para mulheres privadas de liberdade. A atividade se destaca pela economicidade, impacto social e capacidade de articulação interinstitucional.
O projeto foi desenvolvido em seis unidades carcerárias femininas e totalizou, em 15 meses, 1.237 atendimentos. Os atendimentos abrangeram 100% da população prisional feminina.
Os atendimentos ginecológicos são divididos entre presencial e virtual, se adequando à demanda estrutural específica de cada unidade prisional. Foram realizadas 603 consultas por teleassistência e 634 presenciais, sendo divididos entre mamografias (124), exames de rastreio para câncer do colo do útero, Papanicolau (562), acompanhamentos pré-natais (82) e exames laboratoriais para diagnóstico de ISTs (HIV, sífilis, hepatites B e C) e testes de gravidez (596).
A assistência ginecológica teve início em maio do ano passado, e se estendeu neste ano. A coordenadora de Saúde Penitenciária, Olga Santana, explicou que o projeto conta com uma médica ginecologista do quadro do sistema penitenciário estadual, em articulação com as Secretarias Municipais de Saúde, responsáveis pelo suporte logístico e técnico aos atendimentos.
A meta do Projeto Mãos Amigas para o próximo ano é a aquisição pela Sejus de um aparelho colposcópio móvel, para realizar com precisão diagnósticos de lesões no colo do útero e diagnóstico precoce de câncer nessa região.
Sob supervisão da jornalista Raquel Teixeira*
Wilerson Macedo* | Sejus-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Agronegócio5 dias atrásParaná projeta colheita de 21,96 milhões de toneladas de soja na safra 2025/26
-

Agronegócio5 dias atrásSafra 2025/26 avança com bom ritmo de plantio e exportações recordes de soja e milho impulsionam o agronegócio brasileiro
-

Agronegócio5 dias atrásColheita de pêssegos avança no Rio Grande do Sul com variedades em diferentes estágios
-

Mato Grosso7 dias atrásEstão abertas as inscrições para a 3ª Expominério 2025
-

Agronegócio6 dias atrásCafés robusta do Acre brilham em evento internacional
-

Agronegócio6 dias atrásPreços do arroz registram nova queda e acumulam recuo de mais de 40% em 2025, aponta Cepea
-

Mato Grosso5 dias atrás“Pela primeira vez na história, o Estado apresenta um projeto dessa dimensão voltado para a agricultura familiar”, afirma presidente da AL
-

Agronegócio6 dias atrásNAPI Erva-Mate vai contribuir inovação e sustentabilidade na cadeia produtiva






































