Conecte-se Conosco

Destaque

ANC lança em Pelotas memorial que conta história centenária da pecuária

Publicado

em

Espaço na sede da entidade é inaugurado e traz ao público arquivos e itens históricos utilizados nos primórdios do registro de animais – Foto: Carlos Queiroz/Divulgação

 

o município de Pelotas (RS) ganhou um espaço para contar a história da pecuária brasileira. Com a presença de autoridades e criadores, foi apresentado ao público o Memorial ANC, organizado pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC). Desde livros e registros centenários até artefatos utilizados nos primórdios da atividade, as peças estarão em exposição permanente na sede da entidade no município da Zona Sul gaúcha, tombada pelo patrimônio histórico.

Em seu discurso, o presidente da ANC, Joaquin Villegas, afirmou que a entidade, fundada há mais de cem anos, tem sido uma verdadeira guardiã da tradição e do progresso da pecuária. “O Memorial ANC é um tributo à dedicação, ao esforço e à paixão de gerações de pecuaristas que, ao longo dos anos, trabalharam incansavelmente para elevar os padrões de nossa produção agropecuária”, salientou.

Villegas acrescentou ainda que o Memorial ANC é uma celebração das raízes profundas que sustentam a pecuária gaúcha e brasileira. “Ele contará com uma coleção impressionante de documentos históricos, fotografias, relatos e artefatos que traçam a evolução da nossa pecuária desde os seus primórdios. Cada peça do memorial conta uma história de desafios enfrentados e superados, de inovações implementadas e de sucessos alcançados. Este espaço servirá não apenas como um arquivo histórico, mas como uma fonte de inspiração para as futuras gerações de pecuaristas, pesquisadores e entusiastas do setor”, ressaltou.

Publicidade

O trabalho foi desenvolvido pelo museólogo Renan da Mata. Ele explicou que este memorial é fruto da vontade da memória da ANC em tornar pública a sua trajetória através de seu acervo. ”O acervo que representa a história do registro genealógico no Brasil, representa a pecuária gaúcha e representa também a cultura da cidade de Pelotas. É um grande volume de bens culturais que são testemunhos históricos que conectam passado, presente e futuro, fortalecendo a nossa identidade cultural e preservando a nossa memória coletiva”, destacou.

Sobre o trabalho, o museólogo ponderou que foram quatro meses de trabalho que resultaram em um relatório de pesquisa, em um projeto expográfico, a execução do projeto e um plano de manutenção. “A história da ANC está amplamente registrada no seu acervo e na sua ampla produção editorial que inclui relatórios anuais , livros publicados pela própria associação, que são documentos que foram fundamentais no projeto de pesquisa e forneceram uma base sólida para entender o contexto histórico da ANC”, disse, acrescentando ainda que foram elencados quatro eixos temáticos para a proposta: a história do registro genealógico no Brasil, Leonardo Brasil Collares, seu fundador, com sua memória e legado, o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e a ANC e seu edifício sede.

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, relatou em sua fala que é um dia de grande emoção entrar na casa da ANC para conhecer o memorial. Lembrou especialmente do tempo que seu pai, Fernando Octávio da França Mascarenhas, foi presidente da casa, na gestão de 1974 a 1977. “Eu sempre me reencontro aqui com as minhas raízes, com as minhas origens. O meu pai, a quem hoje estava pensando nisso, eu devo muito a ele de quem sou. E meu pai deve muito a essa casa”, frisou.

Paula também reforçou o trabalho e a história da ANC em prol da pecuária brasileira. “São tantos que por aqui passaram e que tiveram a oportunidade de mergulhar neste ambiente tão sério, de tanta responsabilidade. Um patrimônio realmente de todos nós. Então, eu só tenho a agradecer e dizer que realmente faltava esse espaço”, complementou.

O Memorial ANC funcionará mediante agendamento prévio de visitas. O endereço é Rua Padre Anchieta, 2043, em Pelotas. O telefone para contato é (53) 3222.4576.

Publicidade

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Sabin apresenta plataforma Rita Saúde a empresários de Gurupi em evento sobre saúde corporativa

Publicado

em

Fotos: Assessoria

Na última semana, o Grupo Sabin em Tocantins promoveu a palestra “Criando um Ambiente de Trabalho Saudável”, na sede da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG). O encontro reuniu empresários da região e teve como foco apresentar a plataforma Rita Saúde, uma solução digital para facilitar o acesso à saúde.

Durante a apresentação, a biomédica e gestora do Sabin no Tocantins, Nayara Borba, destacou o papel da plataforma na promoção da saúde corporativa. “Hoje, buscamos oferecer um cuidado a mais com o colaborador nas empresas. A Rita Saúde promove acesso à saúde com qualidade e eficiência,” afirmou.

Disponível para a população e empresas de Gurupi e região, por meio do site http://ritasaude.com.br, a Rita Saúde integra diversos serviços de saúde, oferecendo acesso a consultas com médicos e profissionais de saúde, telemedicina, medicamentos com preços diferenciados, bem como exames de análises clínicas e outros serviços para comunidades de saúde local.

A gestora explicou que a plataforma promove a integração entre profissionais e empresas de saúde, gerando benefícios tanto para os colaboradores quanto para as organizações. “A Rita Saúde chega com simplicidade e praticidade — que também são valores do Sabin — com o propósito de promover saúde de forma acessível e sustentável para todos,” completou.

Publicidade

Kiw Assessoria

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Destaque

74 produtores encaminham Passaporte Equestre

Publicado

em

Foto: Arnaldo Alves/Arquivo AEN

 

Com o objetivo de oferecer facilidades ao produtor rural, o Estado simplificou a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) para equídeos, com o Passaporte Equestre. Desde setembro do ano passado o próprio produtor pode emitir a guia, tornando mais ágil o trabalho e o transporte dos animais dentro do Estado.

Destinado a proprietários de equinos, asininos e muares procedentes de estabelecimentos cadastrados na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e em conformidade com a legislação sanitária vigente, o passaporte pode ser utilizado para diferentes finalidades: engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte, trabalho e atendimento veterinário.

Segundo Maira Polatti Tomaz Sypniewski, chefe da Divisão de Trânsito Animal da Adapar, a iniciativa representa um avanço para o setor. “A emissão da GTA é prática e pode ser realizada diretamente no local de criação, evitando irregularidades no transporte durante o trajeto. O produtor pode emitir diretamente de sua propriedade, garantindo assim um transporte seguro e com regulamentação sanitária”, diz.

Publicidade

Além de agilizar a movimentação, o passaporte tem papel fundamental no controle sanitário. “Ele contribui para o monitoramento de doenças infectocontagiosas, como a anemia infecciosa equina, facilitando a identificação precoce de casos e permitindo uma resposta rápida e eficaz”, acrescenta.

Outro benefício do Passaporte Equestre, instituído pela Lei nº 20.962/2022, é a rastreabilidade dos equídeos.

Conforme explica Rafael Gonçalves Dias, chefe do Departamento de Saúde Animal da Adapar, o sistema registra informações essenciais sobre os animais, como origem, destino e histórico sanitário. “Essa medida ajuda a evitar prejuízos causados por surtos sanitários, mantendo a integridade do setor”, destaca.

PASSAPORTE – Até agora 74 produtores aderiram ao Passaporte Equestre, com 395 equídeos cadastrados no sistema. Desde o lançamento foram emitidas 309 GTAs, que movimentaram 618 animais em todo o Estado.

A maioria das movimentações teve como destino atividades esportivas (241), seguidas por exposições (37), trabalho (15), cria/reprodução (15) e leilão (1). A região dos Campos Gerais lidera em número de animais cadastrados: são 126 em Castro e 104 em Palmeira.

Publicidade

A emissão está condicionada ao cumprimento das exigências sanitárias previstas nas legislações federal e estadual. Ela segue também as diretrizes da Portaria nº 265, de 10 de outubro de 2017, que estabelece as normas para a autorização dos produtores a emitirem a GTA, em processo validado eletronicamente.

Para participar de eventos agropecuários, como feiras, exposições e leilões, a apresentação da GTA é obrigatória. Sem ela, a participação é inviabilizada, restringindo o acesso a canais de comercialização e visibilidade no mercado.

ADESÃO – Para solicitar a autorização para emissão da GTA, o produtor deve ter a propriedade e os equídeos cadastrados na Adapar e estar em conformidade com as normas sanitárias vigentes. O acesso ao sistema é feito pelo portal www.produtor.adapar.pr.gov.br, onde é necessário fazer o cadastro.

Após a adesão, o produtor deve apresentar ao Escritório Local (EL) da Adapar os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) e o atestado de vacinação contra a Influenza Equina dos animais que pretende movimentar.

De acordo com a Lei nº 21.530/2023, que altera dispositivos da Lei nº 17.044/2011, a adesão ao Passaporte Equestre exige o pagamento de 1,5 UPFs (Unidade Padrão Fiscal) no momento da solicitação e 1 UPF anualmente para renovação. Produtores vinculados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) são isentos dessa taxa.

Publicidade

Segundo a Unidade Técnica de Tecnologia da Informação (UTTI) da Adapar, está prevista a implementação do sistema de pagamento via pix para facilitar o processo de adesão ao programa.

MANUAL – Para apoiar o produtor, a Divisão de Trânsito Animal montou um manual de orientação com o passo a passo para a emissão da GTA.

Fernanda Toigo

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Destaque

Expectativa positiva marca contagem regressiva para os julgamentos do Mundial Braford

Publicado

em

Foto: Gustavo Rafael/Divulgação

Com a proximidade do 9º Congresso Mundial da Raça Braford, a expectativa dos jurados que irão avaliar os animais durante o evento cresce a cada dia. A programação começa no dia 28 de abril com a Gira Técnica por propriedades selecionadas e segue até 4 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), reunindo criadores, técnicos e representantes de diversos países envolvidos no desenvolvimento da raça.

Entre os jurados da exposição está Ciro Manoel Canto Freitas, que compartilha a responsabilidade com Celina Maciel. Para Ciro, a honra de compor a mesa de julgamento do Mundial representa um reconhecimento importante. “É uma satisfação muito grande ser convidado para julgar essa exposição do Mundial, juntamente com a Celina. Me sinto muito honrado pela confiança da associação e dos criadores de nos designarem essa tarefa tão significativa que é classificar os animais da raça Braford”, afirma. Segundo ele, a expectativa é de uma exposição com excelente representatividade. “Acho que teremos um grande número de animais e, principalmente, uma qualidade muito boa. O Braford é uma raça que vem crescendo, melhorando, evoluindo e buscando espaço em todo o Brasil”, reforça.

Celina Maciel, que tem mais de quatro décadas de envolvimento direto com a raça, também projeta uma edição histórica do evento. “Nossa expectativa é de uma grande exposição, tanto em volume quanto em qualidade genética, já que estarão presentes os melhores criatórios da raça. Foi uma grata satisfação ser convidada junto com o Ciro para compor a dupla de jurados do Congresso Mundial da Raça. Convidamos a todos para estarem conosco nesse grande evento”, convida.

Os julgamentos do Mundial Braford contarão com a arbitragem de Paulo Azambuja. A programação completa do Congresso inclui, além da Gira Técnica e da Exposição, painéis técnicos, atividades de campo, ações de promoção da carne e momentos de confraternização entre os criadores brasileiros e estrangeiros. O Mundial Braford é promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e contará com a participação de delegações da Argentina, Uruguai, Paraguai, Austrália e Estados Unidos, consolidando o evento como um dos principais do calendário internacional da pecuária de corte.

Publicidade

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência