Destaque
Famato esclarece dúvidas sobre CAR digital em reunião online

Foto por: Assessoria
Na ultima segunda-feira (22/07), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) realizou uma reunião online para esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) Digital. O encontro contou com a participação de produtores rurais, técnicos, cadastrantes e presidentes dos Sindicatos Rurais dos municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Ubiratã e Sorriso.
Esses municípios foram escolhidos devido à proximidade dos prazos limite para aceitação ou recusa do CAR Digital, sendo: 26 de julho em Nova Ubiratã e 17 de setembro em Lucas do Rio Verde e Sorriso. O objetivo foi alertar sobre essas datas, com a preocupação de que muitos registros possam ser suspensos se não forem atendidos a tempo.
Durante o encontro, os participantes debateram as razões pelas quais alguns produtores ainda não estão utilizando o Sistema do CAR Digital. As principais queixas incluíram inconsistências nas bases de referência da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e dificuldades de contato com engenheiros responsáveis por registros antigos do CAR.
Os apontamentos realizados durante a reunião serão encaminhados pela Famato, via ofício, à Sema. A intenção é buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais e evitar que sejam prejudicados pela suspensão de seus registros. A Famato está comprometida em garantir que as questões levantadas sejam resolvidas de maneira eficiente, assegurando que todos os produtores possam cumprir os prazos estabelecidos e manter suas atividades em conformidade com as exigências ambientais.
“Nossa função, como Federação, é assegurar que todos os produtores estejam cientes dos prazos e requisitos necessários para manter seus registros em conformidade, evitando possíveis suspensões e garantindo a continuidade de suas atividades”, destacou o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha.
Estiveram presentes na reunião Ronaldo Vinha, diretor de Relações Institucionais da Famato; presidentes de Sindicatos Rurais de Nova Ubiratã (Melquiades De Bastiani), Lucas do Rio Verde (Marcelo Lupatini) e Sorriso (Sadi Beledelli); Cleiton Gauer, superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea); Rodrigo Bressane, consultor jurídico da Famato; Tatiana Monteiro, gestora do Núcleo Técnico Ambiental; e as analistas de Assuntos Fundiários e Meio Ambiente, Anny Dornelles e Tânia Arévalo.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
ANCP participou de simpósio sobre genética animal nos EUA

Foto: Reprodução ANCP
Demonstrando seu compromisso constante com a evolução e atenta às inovações que moldarão o futuro da pecuária, a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) marcou presença no simpósio “Um passo em direção ao futuro”, promovido pelo renomado Grupo de Melhoramento Genético Animal da Universidade da Georgia (UGA), em Athens (Georgia), nos Estados Unidos, nos dias 8 e 9 de abril. O evento, que reuniu mais de 100 participantes, incluindo pesquisadores e desenvolvedores da América Latina, Europa e Estados Unidos, se consolidou como um fórum crucial para o futuro da genética animal.
O simpósio ofereceu um programa completo de palestras, conduzidas por renomados professores, pesquisadores e representantes de indústrias e associações de raças de prestígio internacional. As discussões focaram em temas estratégicos para o planejamento da pesquisa em melhoramento genético animal para a próxima década. Entre os tópicos abordados, se destacaram o futuro das avaliações genômicas que utilizam o método de passo único (Single Step), a seleção para características complexas como mortalidade, morbidade, resiliência e robustez, bem como os potenciais efeitos da seleção genômica.
O evento também proporcionou um espaço para a apresentação de experiências inovadoras, como a aplicação de aprendizado na predição de fenótipos e valor genético, o uso de fenótipos de alto rendimento, edição genética e análise de dados de sequenciamento genômico.
Um dos propósitos centrais do simpósio foi celebrar e integrar o conhecimento acumulado nos últimos 20 anos em torno da metodologia Single Step, desenvolvida pela Universidade da Geórgia e amplamente utilizada na avaliação genômica da ANCP, com reconhecimento e aplicação global, inclusive na área vegetal. O evento também homenageou a trajetória e as significativas contribuições do professor e pesquisador Ignacy Misztal ao melhoramento genético animal, por ocasião de sua aposentadoria da UGA.
A ANCP foi representada pela especialista em Pesquisa e Inovação, Letícia Pereira, e pelo pesquisador sênior e professor da Unesp, Fernando Baldi, que destacou a relevância da participação da entidade no evento, que foi importante em muitos sentidos. “Estreitamos nossas relações com outras instituições e fortalecemos nossas parcerias na área de pesquisa com a Universidade da Georgia e outras universidades americanas, além de reencontrarmos muitos amigos como Ignacy Misztal, Ignacio Aguilar e Andrés Legarra”, ressaltou o pesquisador, evidenciando o papel da ANCP na construção de pontes e no avanço da ciência para o melhoramento genético animal em nível internacional.
Daniel – DS Vox
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Gleyson Perosa assume o cargo de gerente de produtos do Grupo Orion

Foto: Divulgação / Orion
O Grupo Orion anunciou Gleyson Perosa como seu novo gerente de produtos. Com vasta experiência em gestão de projetos, liderança e uma carreira consolidada de 27 anos em multinacional de máquinas agrícolas, Perosa traz consigo uma visão inovadora e habilidades para impulsionar novos projetos e tecnologias do Grupo Orion, fortalecendo a marca e o posicionamento global no setor de aplicação de bioinsumos dentro do solo.
Formado em Engenharia Elétrica, especializado em redes e com MBA em gestão de empresas, Gleyson Perosa possui longa experiência nas áreas de tecnologia e agricultura de precisão, sendo um valioso ativo para a equipe Orion. “Sua determinação, conhecimento e expertise impulsionarão a inovação e a geração de novos produtos dentro do Grupo Orion, hoje posicionado como líder global no segmento. A chegada de Gleyson reforça nosso compromisso com o crescimento da empresa através da inovação, sustentabilidade e aumento de portfólio”, afirma o CEO e diretor de pesquisa e desenvolvimento da Orion, Ricardo Rodrigues da Cunha.
“Seu desafio será liderar nossa equipe de novos projetos e contribuir para a consolidação da marca Orion como referência tecnológica no segmento de aplicação de bioinsumos, agricultura regenerativa e sustentabilidade ambiental, agronômica e social”, completa Cunha.
“Chego à Orion com muito entusiasmo e grande determinação de contribuir com o crescimento da empresa, desenvolvendo soluções tecnológicas ainda mais eficientes, seguras e rentáveis para o setor, fortalecendo ainda mais a presença, a respeitabilidade e a marca Orion no mercado global”, afirma Perosa.
Fundada em 1967, a Orion vem investindo fortemente em sua expansão física e intelectual, não só no Brasil como também no exterior, sendo hoje uma multinacional com uma unidade em Pompéia (SP), uma nova unidade de 10 mil m² em fase de acabamento em Quintana (SP), uma unidade em Santa Rita, no Paraguai, e uma unidade em Leiria, em Portugal, em fase de montagem, que atenderá a Comunidade Europeia e o Leste Europeu. Em breve, o Grupo estenderá sua atuação aos Estados Unidos, consolidando assim seu projeto de expansão.
Práxis Mídia
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Destaque
Sabin apresenta plataforma Rita Saúde a empresários de Gurupi em evento sobre saúde corporativa

Fotos: Assessoria
Na última semana, o Grupo Sabin em Tocantins promoveu a palestra “Criando um Ambiente de Trabalho Saudável”, na sede da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (ACIG). O encontro reuniu empresários da região e teve como foco apresentar a plataforma Rita Saúde, uma solução digital para facilitar o acesso à saúde.
Durante a apresentação, a biomédica e gestora do Sabin no Tocantins, Nayara Borba, destacou o papel da plataforma na promoção da saúde corporativa. “Hoje, buscamos oferecer um cuidado a mais com o colaborador nas empresas. A Rita Saúde promove acesso à saúde com qualidade e eficiência,” afirmou.
Disponível para a população e empresas de Gurupi e região, por meio do site http://ritasaude.com.br, a Rita Saúde integra diversos serviços de saúde, oferecendo acesso a consultas com médicos e profissionais de saúde, telemedicina, medicamentos com preços diferenciados, bem como exames de análises clínicas e outros serviços para comunidades de saúde local.
A gestora explicou que a plataforma promove a integração entre profissionais e empresas de saúde, gerando benefícios tanto para os colaboradores quanto para as organizações. “A Rita Saúde chega com simplicidade e praticidade — que também são valores do Sabin — com o propósito de promover saúde de forma acessível e sustentável para todos,” completou.
Kiw Assessoria
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-
Meio Ambiente7 dias atrás
Cinco cidades ultrapassam a média de chuva de abril em menos de 15 dias
-
Agronegócio7 dias atrás
Casal troca cidade pelo campo e encontra oportunidade nos queijos
-
Meio Ambiente6 dias atrás
O Clima para a segunda metade de abril
-
Agronegócio6 dias atrás
Ritmo de queda de preços do arroz desacelera
-
Pecuária5 dias atrás
Búfalos afogam carrapatos e dispensam controle químico de pragas nos rebanhos
-
Transporte7 dias atrás
Policiais civis agem rápido e salvam criança que engasgou em delegacia
-
Agronegócio6 dias atrás
Volume das exportações de ovos aos EUA dobra a cada ano
-
Agronegócio7 dias atrás
Estado terá safra de arroz com produtividade recorde