Agricultura
Setor sucroenergético – ‘Conexão Cana’ 2024 trata do cenário tecnológico da cultura

Divulgação
Especialistas na cultura da cana-de-açúcar e na produção de açúcar, etanol e energia estarão reunidos na paulista Piracicaba, no dia 22 de agosto próximo, durante o evento Conexão Cana 2024. O encontro da consultoria Agrociência tem entre os apoiadores a Sipcam Nichino Brasil, companhia líder no desenvolvimento e na entrega de soluções de fomento à qualidade da matéria-prima da cana-de-açúcar.
Conforme a gerente de marketing da Sipcam Nichino, engenheira agrônoma Carulina Oliveira, a companhia tem no setor sucroenergético um parceiro estratégico para seus negócios no Brasil. A empresa, ela informa, fornece soluções de ponta às unidades produtoras de açúcar, etanol e energia e a agricultores fornecedores de cana-de-açúcar.
“Comercializamos um amplo portfólio de soluções na área”, destaca Carulina. Segundo ela, o inseticida Takumi® e o maturador Sprint® 50 WG são duas das soluções de ponta comercializadas pela Sipcam Nichino para a cana-de-açúcar.
Segundo ela, o maturador Sprint® 50 WG acelera a maturação natural da cana-de-açúcar, provê ganhos em ATR (açúcar total recuperado) e constitui um recurso de ponta visando a potencializar acúmulo de sacarose, além de ampliar a janela de colheita e melhorar o gerenciamento da colheita da matéria-prima.
Já o inseticida Takumi®, complementa Carulina, se consolida safra após safra entre as ferramentas estratégicas do produtor frente a infestações da broca-da-cana (Diatraea saccharalis), que nas últimas safras chegou a mais de 70% das áreas cultivadas. “A solução tem por ingrediente ativo a flubendiamida 222, molécula potente patenteada pela Nichino do Japão”, continua ela.
Conforme Carulina, Takumi® é altamente eficaz na redução das infestações da broca-da-cana. Segundo a agrônoma, recentes estudos envolvendo o inseticida, em parceria com pesquisadores do IAC – Instituto Agronômico – e da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos –, apuraram que o uso correto de Takumi® reduz a população do inseto e, consequentemente, a porcentagem dos colmos brocados na colheita.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fernanda Campos
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Agricultura
Governo estuda subsidiar pequenos empreendedores que exportam para os EUA

Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, disse nesta quarta-feira (30) que o governo estuda a possibilidade de subsidiar a produção de pequenos empreendedores que seria inicialmente destinada aos EUA, de forma que ela seja consumida ou vendida nacionalmente.
Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, França explicou que a medida seria uma forma mitigar os efeitos das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e classificadas por ele como “boicote”.
“Estamos pensando em soluções para bens perecíveis, aqueles que estragam mais depressa. Imagina peixe, por exemplo. No Ceará, mais de 50% das exportações do estado de peixe vão para os Estados Unidos. São peixes sofisticados, atuns, lagostas, camarões. Esse tipo de produto é difícil você reencaixar.”
O ministro afirmou que sugeriu ao vice-presidente, que lidera as negociações relacionadas ao tarifaço, que os pequenos empreendedores possam ser priorizados. “Minha sugestão ao vice-presidente [Geraldo] Alckmin e também ao presidente Lula é que, nesses casos, como os valores são pequenos perto do todo, perto de um avião ou de uma laranja, é que a gente possa subsidiar e colocar na rede pública, de merenda, de alimentação”, comparou.
Segundo o ministro, cerca de 20 mil pequenos empreendedores brasileiros atualmente exportam sua produção para os Estados Unidos – dos US$ 40 bilhões exportados todos os anos para o território norte-americano, eles representam 0,8%. “São pequenos produtores de alho, mel, peixes. Alguns, de frutas como açaí, por exemplo”, enumerou. “É um valor pequeno, que não é tão relevante pra você subsidiar. Pelo menos, tentar ajudar essas pessoas primeiro. Um peixe, para você armazenar e congelar durante um bom período, custa mais caro que o preço do próprio peixe. Não compensa”, disse.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Na avaliação dele, o subsídio seria importante até que fosse possível redirecionar a produção a outros mercados. “Depois, com o tempo, a gente vai se reencaixando em outros mercados e aí vamos tocar a nossa vida. Tem que estar preparado para tudo. Quando você trata com gente normal, vai tratar com medidas normais. Quando você trata com doidice… Como você vai tratar com um doido? Você tem que tentar amenizar, colocar algodão para que os cristais quebrem menos”, afirmou, em referência às dificuldades que o Brasil tem encontrado para dialogar com o governo norte-americano e chegar a termos razoáveis de negociação, baseados em aspectos econômicos.
O post Governo estuda subsidiar pequenos empreendedores que exportam para os EUA apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Trump disse que não irá prorrogar prazo para implementar tarifaço

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (30) que o prazo de 1º de agosto para a aplicação das tarifas recíprocas aos parceiros comerciais restantes não será prorrogado.
Em mensagem publicada em sua plataforma de redes sociais, a Truth Social, Trump afirmou em letras maiúsculas que “o prazo de primeiro de agosto é o prazo de primeiro de agosto ele permanece firme e não será estendido. Um grande dia para a América!!!”
Índia
Trump também se manifestou sobre a Índia nesta quarta-feira nas redes sociais. O presidente norte- amerciando disse que o país impõe tarifas excessivamente altas sobre produtos norte-americanos e continua comprando petróleo da Rússia, apesar da guerra na Ucrânia. Segundo Trump, essas práticas são prejudiciais aos interesses dos EUA e ao esforço internacional de pressão contra Moscou.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
“Embora a Índia seja nossa amiga, ao longo dos anos tivemos relativamente poucos negócios com eles porque suas tarifas são muito altas – entre as mais altas do mundo – e eles mantêm algumas das barreiras comerciais não-monetárias mais rígidas e difíceis que já vi”, escreveu Trump.
Ele também criticou o fato de Nova Délhi continuar adquirindo armamentos russos e ser, junto com a China, um dos maiores compradores de energia da Rússia: “Eles sempre compraram a maior parte do seu equipamento militar da Rússia e hoje são um dos principais compradores de energia russa, num momento em que o mundo quer que a Rússia pare com a matança na Ucrânia. Tudo isso não é bom!”
O post Trump disse que não irá prorrogar prazo para implementar tarifaço apareceu primeiro em Canal Rural.
Agricultura
Zé Neto realiza 1º leilão de elite com genética e raízes no campo

O cantor sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, realiza nesta quarta-feira (30), às 20h, o 1º Leilão Elite Cheiro de Terra, pelo seu criatório Nelore Joy. O evento será realizado em São José do Rio Preto (SP), com transmissão ao vivo pelo Canal do Criador e pelo aplicativo Lance Rural.
Inspirado pelas lembranças da infância e pelos valores aprendidos na roça, o artista leva para a pista uma seleção de animais de genética apurada, reunindo tradição, emoção e tecnologia no mesmo projeto.
Lembranças do campo
Em entrevista ao Canal do Criador, Zé Neto contou que sua ligação com a pecuária começou cedo, ainda na infância, quando vivia com a família no sítio.
“Uma das imagens mais fortes que me vêm é da primeira bezerrinha que comprei. Depois de muito tempo buscando lavagem com meu pai, tratando de porco… Eu lembro até hoje. Tudo que nos remete ao passado é muito bom. Relembrar é viver”, relembra.
Segundo ele, os pais foram fundamentais nesse processo: “Meu pai e minha mãe com certeza foram os doutrinadores da minha vida no campo, sem dúvida nenhuma.”
Valores da roça na pista
Mais do que vender animais, o Cheiro de Terra representa a essência do criador. “O mais importante de tudo é o que te faz feliz, não é o ter, é o ser. Essa é a essência da nossa bagagem lá do sítio”, afirma o artista.
Com linguagem simples e direta, Zé Neto convida os apaixonados por genética para acompanhar o leilão. “Não é porque é meu não, mas o negócio tá tão bom, que até o barulho de foguete vai parecer silencioso perto do que vai rolar aqui.”
Pecuária e música de mãos dadas
Com o Cheiro de Terra, Zé Neto passa a integrar um grupo cada vez maior de artistas do sertanejo que encontraram na pecuária uma extensão de suas raízes e um novo campo para investir. Leonardo, Henrique & Juliano, Murilo Huff e outros nomes já promovem ou participam de remates, mostrando que o palco e o curral têm muito em comum: paixão, dedicação e presença de público.
O post Zé Neto realiza 1º leilão de elite com genética e raízes no campo apareceu primeiro em Canal Rural.
-
Notícias7 dias atrás
Aplicativo gratuito ajuda produtores a reduzir defensivos em lavouras na Bahia
-
Pecuária6 dias atrás
Cotações Agropecuárias: Julho acumula quedas nos preços do boi para abate
-
Mato Grosso6 dias atrás
Estado reage à Moratória da Soja
-
Agronegócio5 dias atrás
Ibraoliva forma grupo técnico para conectar pesquisa e prática no campo da olivicultura
-
Mato Grosso6 dias atrás
Governo de MT vai superar meta e entregar mais de 6.000 km de asfalto novo em rodovias até final de 2025
-
Transporte6 dias atrás
Polícia Civil prende faccionados envolvidos em tráfico e tentativa de homicídio em Lucas do Rio Verde
-
Mato Grosso6 dias atrás
Seciteci e Unemat projetam verticalização de cursos técnicos a partir de 2027
-
Transporte6 dias atrás
Força Tática prende homem por roubo a loja de eletrodomésticos em Cuiabá