Transporte
Corpo de Bombeiros combate 26 incêndios florestais em Mato Grosso nesta segunda-feira (26)

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso combate 26 incêndios florestais no Estado nesta segunda-feira (26.08). Atuam 151 homens em campo, que contam com apoio de quatro aviões, um helicóptero, 54 viaturas, entre caminhões-pipa e caminhonetes, 11 máquinas e quatro barcos.
Na capital mato-grossense, Cuiabá, 16 bombeiros combatem incêndios na região do Distrito da Guia, MT-010 e MT-251. Outros 16 combatem incêndios no Barranco Alto, em Santo Antônio do Leverger; na Fazenda Nova Esperança e Morro da Gamela, em Chapada dos Guimarães; na Comunidade Santana, em Nossa Senhora do Livramento; e na região da Cerquinha, em Nobres.
No Pantanal, 59 bombeiros estão distribuídos na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; na Fazenda Cambarazinho e Porto do Triunfo, em Poconé; e na divisa com a Bolívia e em Porto Conceição, em Cáceres. Nesses locais, os militares contam com dois aviões, 16 viaturas, 11 máquinas, quatro barcos e um caminhão-pipa.
Auxiliam nas ações oito funcionários da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), três membros da Defesa Civil do Estado, um integrante do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), brigadistas do ICMBio e Ibama, militares do Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil.
Dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal), brigadistas do ICMBio e do Ibama combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê.
No Parque Estadual Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, são 13 bombeiros em campo, com apoio de um avião. Já em Santo Antônio do Leverger, oito bombeiros combatem um incêndio na Fazenda Cambará.
Quarenta e sete combatem incêndios florestais na Apa Nascente do Rio Paraguai, em Diamantino; no Sítio Salvador, em Aripuanã; na Fazenda Luz do Luar, em Juína; na Fazenda Renascer, em Alto Paraguai; na Fazenda Carajás, em Paranatinga; na zona rural do distrito de Ouro Branco do Sul, em Itiquira; na região de Ponte Alta, em Campo Verde; na Fazenda Voltinha, em Alto Taquari; entre Reserva do Cabaçal e Tangará da Serra; e na Fazenda São Paulo/El Dourado, entre Alto Garças e Vila Branca.
Monitoramento de incêndios
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora com satélites incêndios no Parque Estadual Cristalino II, em Novo Mundo; Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, entre Colniza e Aripuanã; na Fazenda Bauru, em Colniza; na Fazenda São Paulo do Arino, em Diamantino; na região da BR-163/364, em Nossa Senhora do Livramento; na MT-100, na Fazenda Araguaia, na Fazenda Araguainha, Fazenda Agropasa e na Fazenda H e M em São Félix do Araguaia; na Fazenda Sol Poente, em Barra do Garças; na Fazenda Capão do Mato Grosso, Fazenda Rincão Vermelho, Fazenda Luciara e Fazenda Tapirapé, em Luciara; na Fazenda Beira Rio, em Nova Maringá; na Fazenda São Cristóvão, em Nova Xavantina; na Fazenda Itaúba, em Canabrava do Norte; na Estância Carolina, em Vila Rica; na Fazenda Macaúba do Xingu, em São José do Xingu; na Fazenda Lago Verde e Fazenda Santa Clara, em Cocalinho; no Sítio União e Granja Coqueiros, em Confresa; na Fazenda Retiro do Varjão, Fazenda Primavera do Araguaia e Fazenda do Corso, em Santa Terezinha; em Querência e Serra Nova Dourada.
São monitorados também incêndios florestais na Terra Indígena Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo, na Terra Indígena Sangradouro/Volta Grande, na região de Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim, na Terra Indígena Perigara, em Barão de Melgaço, e na Terra Indígena Kapot/Jarina, em são José do Xingu. O Corpo de Bombeiros só não entrou nos locais porque é necessária autorização da Funai.
Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo.
A estiagem severa e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.
Incêndios extintos
Desde o início do período proibitivo de uso do fogo, o Corpo de Bombeiros extinguiu 70 incêndios florestais no Estado, em Campo Novo do Parecis em Cuiabá, Pontes e Lacerda, Chapada dos Guimarães, Sorriso, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Poconé, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Barão de Melgaço, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Canarana, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Canabrava do Norte, Itanhangá, Primavera do Leste, Paranaíta, Nova Mutum, Sinop, São José do Rio Claro, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Novo Santo Antônio, Poxoréu, Cláudia, Jaciara, Confresa, Tesouro, Lucas do Rio Verde, União do Sul, Novo Santo Antônio, Rondonópolis e Barra do Garças.
Focos de calor
Em Mato Grosso, foram registrados 1.469 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 18h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 839 se concentram na Amazônia, 570 no Cerrado e 60 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
Transporte
Polícia Militar prende em Ribeirão Cascalheira suspeito por homicídio em Água Boa

PMMT
Policiais militares do 1º Pelotão de Ribeirão Cascalheira prenderam em flagrante, nesta segunda-feira (24.11), um homem suspeito pelo homicídio de Magno Gomes da Silva, de 36 anos. As equipes apreenderam uma arma de fogo e seis munições deflagradas, em uma caminhonete modelo Chevrolet S10. O crime ocorreu em Água Boa (635 km de Cuiabá).
Os policiais militares receberam informações sobre uma tentativa de homicídio, em uma residência, no bairro Guarujá. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para socorrer a vítima, que foi encaminhada até o Hospital Regional de Água Boa, porém não resistiu aos ferimentos e veio à óbito, na unidade de saúde.
A mãe de Magno relatou que o então autor dos fatos é seu ex-namorado, que não aceitava o término da relação, que durou aproximadamente dois anos. Ela ressaltou que o suspeito sempre a tratava mal, enquanto estavam juntos. Desde a separação, o homem costumava ir a sua casa tentar reconciliação.
Nesta segunda, o suspeito passou ameaçá-la. Magno tentou intervir e iniciou uma discussão com o denunciado. Em certo momento, o indivíduo foi até a sua caminhonete, pegou uma arma de fogo e efetuou diversos disparos contra a vítima. Magno foi encontrado caído de frente ao imóvel.
A mãe da vítima tentou segurar o suspeito, mas foi agredida. Em seguida, o homem fugiu em alta velocidade, sentido ao município de Ribeirão Cascalheira. Diante dos fatos, os policiais militares reforçaram o policiamento em toda região e localizaram o condutor em um trecho da BR-158.
Na abordagem, policiais militares apreenderam um revólver calibre .22 com seis munições deflagradas. O suspeito confessou o crime aos agentes e, em seguida, foi encaminhado à delegacia para o registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
Wellyngton Souza | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Jadlog amplia capacidade operacional para atender Black Friday e Natal

A Jadlog, empresa de transporte voltadas ao comércio eletrônico, anunciou que finalizou sua preparação para a Black Friday, marcada para 28 de novembro. A companhia colocou em operação um plano especial para suportar o aumento expressivo no volume de entregas, que se estende até o fim de dezembro, também cobrindo a alta demanda das compras de Natal.
A transportadora prevê que o pico de movimentação ocorra entre 29 de novembro, dia seguinte à Black Friday, e o final de dezembro. Para o período, a empresa estima um crescimento de aproximadamente 40% na demanda frente ao mesmo intervalo do ano passado. Também projeta uma alta de 32% no número de viagens de transferência e de última milha, superando 7 mil deslocamentos apenas em dezembro.
Como parte dessa preparação, a Jadlog está reforçando sua estrutura operacional. A empresa adicionou quase 24 mil m² de área útil, 34 novas docas e ampliou sua capacidade para processar cerca de 50 mil encomendas por hora. O reforço será sustentado pela entrada em operação de novos hubs em Extrema (MG), Sumaré (SP), São Bernardo do Campo (SP), Pavuna (RJ) e Fortaleza (CE).
“Os novos HUBs fortalecem a descentralização dos terminais da Jadlog, promovendo entregas mais rápidas, maior interconexão entre franqueados e otimização dos transportes em linha, especialmente no período de pico”, explica Bruno Tortorello, CEO da Jadlog.
Para as transferências diretas interestaduais – modalidade conhecida como Line Haul –, a malha logística contará com 480 veículos adicionais e 30 novas rotas para assegurar agilidade nas entregas da Black Friday. Para a última milha, 2.000 veículos serão acrescidos com o objetivo de apoiar as franquias nas entregas e haverá veículos adicionais locados para contingenciar eventuais necessidades.
A Jadlog implementará também um plano de contingência de TI para garantir a continuidade operacional, apoiada por uma arquitetura robusta e servidores redundantes. Para reforçar o atendimento e a operação, a Jadlog contará com o reforço de mais 1.000 colaboradores atuando em horários estendidos durante a semana e em plantões extras em horários estratégicos aos fins de semana.
“Com essas ações, reafirmamos o nosso compromisso com a eficiência e a qualidade na entrega, e estaremos preparados para superar os desafios da grande volumetria que será registrada a partir da Black Friday”, finaliza o CEO da Jadlog.
Imagem: Divulgação
O post Jadlog amplia capacidade operacional para atender Black Friday e Natal apareceu primeiro em Mercado&Consumo.
Transporte
Homem é encontrado morto e com sinais de esgorjamento em Guarantã

foto: Só Notícias/arquivo
O homicídio foi registrado ontem de madrugada, na rua Salvador, no bairro Jardim Vitória, em Guarantã do Norte (233 km de Sinop). A vítima foi identificada como Marlon da Silva Oliveira, de 25 anos.
Só Notícias apurou com uma fonte que o corpo foi localizado em meio à rua. Foram encontrados pedaços de madeira com marcas de sangue, os quais apresentavam compatibilidade com as lesões na cabeça da vítima.
Também foi constatado um corte profundo na região frontal do pescoço da vítima, caracterizando esgorjamento, segundo os investigadores. Também havia sinais de perfuração na região do tórax.
Os policiais informaram ainda que não havia testemunha no momento da chegada da equipe. Foi verificado ainda que duas residências próximas possuem câmeras de monitoramento que podem ter registrado a ação criminosa.
A funerária Pax Memorial informou ao Só Notícias que o velório ocorreu na capela mortuária de Novo Mundo e o sepultamento ocorreu na manhã desta segunda-feira no município.
Só Notícias/Kelvin Ramirez
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso5 dias atrásSedec e Sema reforçam protagonismo de Mato Grosso no mercado de madeira sustentável
-

Mato Grosso5 dias atrásCaixa Econômica deixa de receber tributos estaduais a partir desta quinta-feira (20)
-

Transporte5 dias atrásPolícia Militar apreende 31 tabletes de pasta base de cocaína em Várzea Grande
-

Agronegócio4 dias atrásBem-estar animal avança na suinocultura, mas uso de antibióticos ainda preocupa especialistas
-

Mato Grosso4 dias atrásPrograma Eloos Citros reforça eficácia de inseticidas contra ‘greening’ e pragas em pomares de citros
-

Mato Grosso5 dias atrásJustiça analisa em ação popular legalidade do contrato emergencial da coleta de lixo
-

Transporte5 dias atrásHomem é preso em distribuidora usada como fachada para venda de drogas na zona Leste
-

Mato Grosso5 dias atrásVereadora Ellis Regina fala do endividamento dos servidores e pede suspensão do cartão corporativo







































