Conecte-se Conosco

Destaque

Nascida na crise, queijaria artesanal de Água Boa se destaca: 2 medalhas

Publicado

em

Reprodução

 

O casal investiu em um processo produtivo rigoroso de melhoramento genético utilizando raças conhecidas por sua rusticidade, adaptabilidade e pela produção de leite com alto teor de gordura e proteína. Somado a isso, a queijaria conta com o apoio da Premix, que fornece soluções nutricionais personalizadas para o rebanho da propriedade. Essa parceria foi fundamental para garantir o aumento na quantidade de queijos produzidos.

A queijaria, que fica localizada a 40 km de Água Boa (MT), possui cerca de 60 cabeças de gado em uma área de 17, 5 hectares, utilizando cerca de 14 hectares e destinando o resto como reserva ambiental.

O negócio é 100% familiar. Trabalham Gilson, a esposa e os dois filhos, além de um casal de sobrinhos. Parte da produção abastece as escolas municipais e estaduais de Água Boa. Os demais produtos são comercializados diretamente na queijaria, atendendo os consumidores locais.

Publicidade

Cuidados na produção

Apesar de ser uma queijaria de pequeno porte, muitos cuidados são tomados durante o processo de produção dos queijos, desde a ordenha até a maturação. Toda a produção é realizada de forma artesanal. A qualificação de Cleudiene, que é a queijeira responsável, e a organização do processo, garantem um ambiente de trabalho eficiente e prazeroso, além de assegurar a excelência e a padronização dos produtos. Todos os queijos frescos são feitos com leite pasteurizado, com processo de pasteurização lenta a gás.

Saúde e bem-estar dos animais

A relação entre o produtor e os animais é marcada pela confiança e pelo respeito. As vacas, naturalmente dóceis, são tratadas com cuidado e atenção, sem a necessidade de métodos violentos como o uso de varas. Durante a ordenha, as vacas são recompensadas com alimento, fortalecendo esse vínculo e contribuindo para a produção de um leite mais saudável.

Para se obter a melhor qualidade dos queijos, todos os processos que reduzem a contagem de células somáticas (CCS) são realizados, incluindo o pós-dipping e o teste da caneca de fundo preto. “Se tiver grume no fundo da caneca, a vaca não é ordenhada e já iniciamos o tratamento com remédio, respeitando todas as exigências do medicamento. Só depois de terminado o processo é que ela volta ao curral para ser ordenhada”, destaca Gilson.

Publicidade

A parceria com a Premix

A propriedade enfrentava sérias dificuldades durante a seca, com escassez de silagem. A chegada da Premix foi essencial para superar esse desafio. Para otimizar a produção de leite da propriedade, a empresa elaborou formulações especificas utilizando as matérias-primas que o produtor conseguia obter na região, criando um plano nutricional detalhado para suprir as necessidades nutricionais de cada animal e reduzir os custos com rações.

Os animais são alimentados com concentrado composto de Núcleo Leite Vitamínico Fator P, e farelos de soja e milho. Além disso, no período de seca, as vacas são nutridas com resíduo de soja e silagem de capiaçu. Como suplementação mineral neste período, elas recebem Premiphós Leite Pasto.

Segundo a coordenadora Nacional de Leite da Premix, Elissa Vizzotto, o objetivo de adicionar o núcleo mineral vitamínico com Fator P à dieta é que ele aumenta os sólidos totais no leite, como a gordura, e contribui para melhorar o rendimento na produção dos queijos.

A premiação

Publicidade

A conquista das duas medalhas de ouro no Concurso de Queijos e Produtos Lácteos de Mato Grosso foi um marco na história da Queijaria Artesanal Canaã e um reconhecimento ao trabalho árduo e à dedicação de toda a equipe com a qualidade de seus produtos.

Ao expressar sua satisfação com a conquista, Gilson compara a empresa a uma criancinha, que nasceu, sentou e deu o primeiro passo. “A gente também vai a passos lentos, porque precisamos estar sempre com o pé no chão para saber o que fazemos”, destaca.

O futuro

A queijaria tem planos de lançar novos produtos, além de aumentar a produção de leite e queijos nos próximos anos. “A chegada de novas vacas e novilhas nos permitirá expandir a produção de forma gradual. Além disso, investiremos em melhorias no ambiente de trabalho para garantir a satisfação e o bem-estar de toda a equipe”, relata o criador.

A história da Queijaria Artesanal Canaã é um exemplo inspirador de como a paixão, a dedicação e a parceria podem transformar um pequeno negócio em uma referência de qualidade. A família Silva, com o apoio da Premix, construiu um legado que certamente será apreciado por muitas gerações.

Publicidade
Rdnews

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Publicadas novas regras para o sistema de coleta de dados e monitoramento da atividade e dos recursos pesqueiros

Publicado

em

Divulgação

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), juntamente com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), divulgou as novas regras para o sistema de coleta de dados e o monitoramento da atividade pesqueira e dos recursos pesqueiros. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), na última sexta-feira (09/01), por meio da Portaria Interministerial MPA/MMA Nº 44.

As novas regras já haviam sido estabelecidas nos artigos 1º e 6º, do Decreto nº 12.527, de 24 de junho de 2025, que traz definições para a concessão do Seguro-Defeso, entre outras providências. Agora, a portaria regulariza procedimentos e o cronograma completo para a implementação.

De acordo com a portaria, o processo de coleta de dados será baseado em conhecimentos técnico-científicos, considerando também os saberes tradicionais consolidados pelos pescadores e pescadoras. A essas ações somar-se-ão, ainda, os resultados de projetos de monitoramento, pesquisas e demais iniciativas já desenvolvidas pelos Ministérios.

O documento define, ainda, que todas as ações serão coordenadas pelo MPA e pelo MMA, de acordo com as competências de cada um. Esse processo será feito em parceria com outros órgãos federais, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e entidades representativas do setor pesqueiro. O cronograma prevê, até 2027, a consolidação do Plano Nacional de Monitoramento e Estatística Pesqueira e a criação da Rede Integrada de Monitoramento e Estatística Pesqueira.

Publicidade

Leia Também: Governo paga hoje Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 5
A secretária Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura, Carolina Dória, ressalta que o objetivo é integrar, fortalecer e dar continuidade à produção de dados pesqueiros, garantindo informações confiáveis para subsidiar a gestão da pesca e a formulação de políticas públicas.

“Esta norma faz parte dos esforços do Governo Federal para promover uma gestão transparente e responsável dos recursos pesqueiros, ao fortalecer a produção contínua e integrada de dados de qualidade, fundamentais para apoiar decisões bem-informadas e a construção de políticas públicas mais eficazes e sustentáveis”, completou Carolina Dória.

Clique e confira a portaria na íntegra com o cronograma completo das ações. 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Destaque

Nutrição equilibrada reforça a saúde óssea das aves

Publicado

em

“A qualidade dos ossos é um tema cada vez mais relevante na avicultura moderna” – Foto: Divulgação

A qualidade óssea se tornou um fator estratégico na avicultura moderna, acompanhando a intensificação dos sistemas produtivos e o avanço genético das aves. O equilíbrio nutricional é apontado como elemento central para garantir estruturas ósseas mais resistentes, capazes de sustentar o rápido crescimento corporal e evitar prejuízos ao desempenho zootécnico.

“A qualidade dos ossos é um tema cada vez mais relevante na avicultura moderna e, para atingi-la, é preciso adotar uma nutrição balanceada, com a oferta de cálcio, fósforo, vitamina D ativa, zinco e manganês (em forma quelatada) e a aplicação da fitase em doses elevadas”, afirma Fabio Zotesso, médico-veterinário da Auster Nutrição Animal.

O fornecimento adequado de cálcio, fósforo, vitamina D ativa, zinco e manganês, aliados ao uso de fitase em doses elevadas, favorece resultados consistentes tanto em aves de ciclo curto quanto em plantéis de ciclo longo. Nos frangos de corte, o objetivo é assegurar uma ossificação eficiente que acompanhe a elevada taxa de deposição muscular. Já nas reprodutoras, a nutrição adequada impacta diretamente a qualidade da casca dos ovos, fator determinante para a eclodibilidade.

O melhoramento genético voltado ao ganho de peso e à conversão alimentar trouxe ganhos produtivos, mas também aumentou a incidência de problemas articulares, como a discondroplasia tibial. A adoção de uma nutrição de precisão contribui para reduzir falhas na formação óssea e no desenvolvimento da cartilagem, minimizando distúrbios locomotores que afetam o acesso das aves a água e alimento. “A nutrição balanceada e adequada para cada fase é essencial para a performance zootécnica e mitiga a ocorrência de perdas produtivas relacionadas à deficiência óssea dos animais”, completa Fabio Zotesso

Publicidade

AGROLINK – Leonardo Gottems

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Destaque

Unemat investe R$ 20,5 milhões em obras e amplia infraestrutura acadêmica em 2025

Publicado

em

Com um investimento que se aproxima dos R$ 11 milhões, a obra da Reitoria finaliza um ciclo, consolidando uma sede à altura da maior universidade de Mato Grosso – Crédito – MCK Drone

 

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) conclui o ano de 2025 com um avanço expressivo na área de infraestrutura acadêmica e investiu R$ 20,5 milhões em obras de construção e reforma, segundo dados da Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação (PRPTI).

Conforme o pró-reitor da PRPTI, Darlan Guimarães, somando os investimentos dos últimos três anos, os recursos chegam a R$ 71,8 milhões. O objetivo das obras e reformas é valorizar a comunidade acadêmica por meio da qualificação do ambiente universitário.

“A decisão de priorizar a recuperação do que já existia baseou-se no diagnóstico de que a instituição se expandiu de forma célere, sem que a infraestrutura acompanhasse o ritmo de crescimento. Adotamos uma estratégia de não avançar muito em área construída, apenas o necessário, para avançar na recuperação de área. Reformamos pelo menos 70% de toda a estrutura da Universidade. Isso vai permitir que a Unemat cresça com uma estrutura adequada nos próximos anos”, avaliou Darlan.

Publicidade

O investimento em infraestrutura se pautou na criação de um Plano Diretor de Infraestrutura no início da gestão. A equipe da PRPTI visitou todos os câmpus, levantou demandas e, em debate com os diretores, estabeleceu um rol de prioridades para delimitar a aplicação de recursos.

Como resultado, a recuperação estrutural foi abrangente em todas as unidades da Unemat: o câmpus do Médio Araguaia e a Unidade Jardim Imperial do câmpus de Sinop foram reformados integralmente; o câmpus de Tangará da Serra ultrapassou a marca de 70% de área recuperada; e, em Cáceres, houve amplas reformas, com destaque para o bloco da Agronomia, que abriga nove salas, além dos quatro laboratórios do Bloco de Laboratório 1.

Ainda em Cáceres, a pista de atletismo, certificada como Classe 2 pela World Athletics, órgão que gere o atletismo em nível mundial, permite que a nova pista receba eventos nacionais e internacionais, além de homologar recordes estabelecidos nela. A gestão também conseguiu finalizar obras paralisadas, como o Centro Integrado de Pesquisa, Educação e Linguagem (Cinpel), na Cidade Universitária de Cáceres.

A sede da Reitoria em Cáceres é apontada como outro investimento de destaque, segundo o pró-reitor Darlan Guimarães. Com um investimento de cerca de R$ 11 milhões, a obra finaliza um ciclo, consolidando uma sede à altura da maior universidade de Mato Grosso. “Pelo seu porte e relevância para o Estado, a maior universidade de Mato Grosso merece uma sede à sua altura, que represente um avanço em sua infraestrutura”, comenta Darlan.

Investimentos futuros

Publicidade

Além da Reitoria, foram iniciadas novas obras importantes, como o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) em Alta Floresta, com investimento de R$ 2,5 milhões, e a construção de quatro novas salas de aula em Pontes e Lacerda, totalizando R$ 1,5 milhão.

Com a expectativa de ultrapassar a marca de R$ 200 milhões em investimentos até o final da gestão e atingir um percentual de 80% a 85% de áreas recuperadas, a Unemat se prepara para crescer com uma base física moderna, segura e adequada ao seu status institucional.

Nataniel Zanferrari | Unemat

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência