Conecte-se Conosco

Mato Grosso

Citricultura no México – Congresso Internacional de Cítricos terá duas apresentações do pesquisador científico brasileiro Hamilton Ramos

Publicado

em

foto: assessoria/arquivo

Güémez (México) – À frente de cinco programas com abrangência internacional na área de defensivos agrícolas, o pesquisador científico Hamilton Ramos será palestrante do Congresso Internacional de Cítricos 2025. O evento, que ocorre entre os dias 29 e 31 deste mês, na cidade de Güémez, no México, tem entre os patrocinadores a Jacto, multinacional brasileira de máquinas, soluções e serviços agrícolas. Ramos fala no evento nos dias 30 e 31, sobre Tecnologia de Aplicação e Uso de Adjuvantes Agrícolas nos Citros, respectivamente.

De acordo com a organização, o congresso tem foco em diversos aspectos técnicos e desafios da citricultura daquele país, entre estes as mudanças climáticas. O encontro resulta de parcerias entre universidades mexicanas e empresas do setor agroindustrial.

Ramos esclarece que um dos temas centrais de suas palestras no evento será uma experiência bem-sucedida que o pesquisador e o Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura – desenvolveram ao longo dos últimos vinte anos. “Reduziram-se volumes de calda de agroquímicos de mais de 15 mil litros por hectare para dois mil a quatro mil litros por hectare, mesmo com a elevação da densidade de plantas tendo sido elevada de 200 para 600 por hectare”, ele resume.

“À época, era comum determinar-se volumes de aplicações em litros por hectare ou litros por planta. O trabalho com o Fundecitrus passou a considerar litros por metro cúbico de copa. Isso manteve a citricultura economicamente viável mesmo diante do cenário de expressivo aumento de pulverizações, sobretudo face à incidência do ‘greening’”, ele acrescenta.

Publicidade

Programas e números

Atual diretor do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, sediado na cidade de Jundiaí, Ramos coordena projetos estratégicos na área de defensivos agrícolas. São eles: Adjuvantes da Pulverização, Aplique Bem, Drones SP, IAC-Quepia de Qualidade de Vestimentas Protetivas e Unidade de Referência em Produtos Químicos e Biológicos.

Adjuvantes da Pulverização trata de certificações de funcionalidade para adjuvantes agrícolas. Mais de 100 empresas de dentro e fora do Brasil aderiram à iniciativa, responsável pela concessão de um selo-chancela a produtos que atendam a especificações técnicas exigidas pelo programa. O Aplique Bem faz treinamentos em pequenas, médias e grandes propriedades, com vistas a promover o uso correto e seguro de defensivos agrícolas.

‘Drones’ SP, diz Ramos, leva até a pequenas, médias e grandes propriedades a tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por meio de drones. Já o programa “IAC-Quepia” tem por objetivo a melhora progressiva da qualidade de vestimentas protetivas agrícolas, ou EPI agrícolas. A Unidade de Referência, por sua vez, capacita instrutores para disseminar conhecimentos sobre boas práticas agrícolas atreladas ao manuseio de defensivos agrícolas.

Conforme Ramos, os cinco programas entregam números robustos e são financiados com recursos privados. Segundo ele, a iniciativa IAC-Quepia, por exemplo, reduziu no Brasil, em dez anos, de 80% para menos de 20%, o índice de reprovação de qualidade de EPI agrícolas, utilizados para proteger o trabalhador rural.

Publicidade

Aplique Bem, complementa Ramos, já beneficiou acima de 75 mil agricultores, em mais de 1 000 municípios cobertos e com registro superior a 1 milhão de quilômetros percorridos no Brasil. Financiado pela companhia UPL, o programa também foi exportado para oito países: África do Sul, Burkina Faso, Colômbia, Costa do Marfim, Índia, Mali, México e Vietnã.

Fernanda Campos

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Mídia Rural, sua fonte confiável de informações sobre agricultura, pecuária e vida no campo. Aqui, você encontrará notícias, dicas e inovações para otimizar sua produção e preservar o meio ambiente. Conecte-se com o mundo rural e fortaleça sua

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mato Grosso

Licitação para construção de túnel no Portão do Inferno não teve vencedor; novo edital será lançado

Publicado

em

Sinfra-MT

 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a licitação realizada para executar a obra de construção de um túnel na região do Portão do Inferno, na MT-251 entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, não teve nenhuma empresa vencedora.

Isso ocorreu porque o Consórcio TB-ETEL foi inabilitado pela Comissão de Licitação da Sinfra-MT. O principal motivo é que o Consórcio não cumpriu os requisitos de qualificação econômico-financeira que estavam previstos no edital, especialmente o índice de Liquidez Geral que ficou abaixo do exigido.

Após apresentação de recursos por parte do Consórcio, a decisão da Comissão foi mantida e acompanhada pela Procuradoria Geral do Estado, que analisou que o edital estabelecia critérios objetivos e que a Administração Pública deve seguir rigorosamente o que foi estabelecido.

Publicidade

Como o Consórcio havia sido o único a apresentar propostas, a licitação foi considerada fracassada, já que não houve uma empresa habilitada a executar as obras. As informações sobre o processo e a decisão estão disponíveis no site da Sinfra-MT.

Agora, a Sinfra-MT irá fazer uma revisão dos dados do anteprojeto para publicar um novo edital de contratação da obra. O novo certame será divulgado tanto no site da Sinfra-MT, quanto no Diário Oficial do Estado.

Guilherme Blatt | Sinfra-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Mato Grosso

Obras do parque tecnológico de Sorriso terão estrutura permanente para grandes eventos, diz prefeito

Publicado

em

fotos: Só Notícias/Lucas Torres

 

O prefeito Alei Fernandes falou sobre o andamento das obras no Parque Tecnológico Luiz Giroletti, espaço que receberá a primeira edição do GAFFFF – Global Agribusiness, Food, Festival & Forum, entre os dias 23 e 26 de julho. Segundo o gestor, a estrutura que está sendo construída já faz parte do projeto definitivo do parque e continuará sendo ampliada. “Essa primeira estrutura que vocês estão vendo aqui hoje, ela é a estrutura definitiva, ela só vai continuar e nós vamos colocar essa infraestrutura em 100% do parque. Agora, até o final do mês de junho, a gente precisa entregar a área onde vai acontecer o GAFFFF. Então, o que vocês estão vendo aqui na frente são todos os estacionamentos, como aqui na lateral, e essa área interna onde será montada toda a estrutura também do Gran Rodeio e dos shows”, afirmou o prefeito.

Alei destacou ainda que as obras contemplam melhorias estruturais e de mobilidade para garantir segurança e conforto ao público durante os eventos. “Então, para isso, bastante estacionamento, a rotatória na rodovia dentro das normas do DNIT, para que tenha acesso toda a nossa população com segurança. Além disso, a estruturação de energia elétrica, água e internet. Nós estamos realmente indo para um caminho definitivo. Aqui não tem um metro de obra que não seja já definido nos moldes do Parque Tecnológico”, explicou.

O prefeito também ressaltou que o projeto seguirá em expansão, com a meta de concluir toda a estrutura até o ano que vem. “A gente pretende avançar e agora, em 2027, continuar ampliando, porque nós queremos entregar o parque 100% pronto para que a nossa comunidade possa utilizar de fato e aqui fazer o palco de grandes eventos, grandes negócios, proporcionando um lugar onde a comunidade de Sorriso possa explorar sem causar nenhum transtorno para a cidade no centro urbano”, concluiu.

Publicidade

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller, também falou sobre a previsão para conclusão das obras para o evento e o espaço que será usado. “Eu acredito que, no máximo em 30 dias, nós vamos entregar toda a infraestrutura aqui, e aí nós vamos poder proporcionar para os que vêm expor aqui um parque tecnológico, uma estrutura boa, uma estrutura adequada, para fazer um mega evento que está sendo esperado para julho”, “A princípio, nós vamos estar usando 70 hectares, mas nós temos 100 hectares aí, se precisar ampliar, mas num primeiro momento era para ser utilizado 30, 40 hectares, mas como está crescendo bastante o evento, o prefeito pediu para aumentar em 70 hectares, para não faltar espaço para os expositores aqui”, destacou.

O Parque Tecnológico Luiz Giroletti possui uma área aproximada de 100 hectares e foi projetado para abrigar laboratórios, campos experimentais, incubadoras de startups e estruturas voltadas ao desenvolvimento tecnológico e à inovação na região.

Só Notícias/Kelvin Ramirez com Lucas Torres, de Sorriso

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Mato Grosso

Influenciadora do churrasco com mais de 7 milhões de seguidores elogia qualidade da carne de MT

Publicado

em

Foto: Balbino Agro Filmes

 

A especialista em churrasco e influenciadora Ju Lima, que tem mais de 7 milhões de seguidores no Instagram e 966 mil inscritos no YouTUbe, afirma que a qualidade constante da carne produzida em Mato Grosso é um dos principais diferenciais do estado, hoje líder nacional nas exportações de carne bovina.

Durante passagem por Mato Grosso na Acricorte, a chefe experimentou cortes produzidos em Mato Grosso e destacou características como maciez, sabor e padronização da proteína mato-grossense.

“É sempre tão boa, toda vez que eu provo eu amo. Está macia, saborosa, no pontinho que só quem sabe, sabe”, afirmou.

Publicidade

Para a influenciadora, o principal diferencial da carne produzida no estado é justamente a regularidade da qualidade. “O melhor da carne é isso: quando ela não é boa, só uma vez por sorte. Ela é boa todas as vezes que eu provo”.

Questionada sobre a nota que daria para a carne de Mato Grosso, Ju Lima brincou ao responder. “10? Tem como ser mil? Então é mil”, afirmou.

A percepção da influenciadora acompanha um movimento que vem sendo observado também no mercado internacional. Mato Grosso é responsável quase 20% do abate bovino do país e apenas no primeiro trimestre de 2026, exportou 251,8 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC), com faturamento de US$ 1,1 bilhão.

Além do crescimento nas exportações, a pecuária mato-grossense também vem apostando em qualidade e padronização dos animais para acessar mercados mais exigentes e ampliar o valor agregado da proteína.

Para o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade, o reconhecimento de profissionais da gastronomia ajuda a mostrar que a evolução da pecuária do estado já é percebida também pelo consumidor.

Publicidade

“Hoje Mato Grosso não é reconhecido apenas pelo volume de produção, mas pela qualidade da carne que entrega. Isso é resultado de investimentos em genética, nutrição, manejo, sustentabilidade e abate de animais mais jovens, o que garante maior maciez, sabor e padronização dos cortes”, afirmou.

“O consumidor está mais exigente e atento à experiência gastronômica. Quando profissionais como a Ju Lima reconhecem essa qualidade, isso fortalece ainda mais a imagem da carne de Mato Grosso no Brasil e no exterior”, completou.

com Assessoria/GT Comunica

Fonte: CenárioMT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Publicidade
Continue Lendo

Tendência