Conecte-se Conosco

Transporte

Com apoio da Sesp, Batalhão Rotam passa por treinamento com a Rota em São Paulo

Publicado

em

Alunos ficam em São Paulo até sábado (30) e depois seguem para Minas Gerais e Distrito Federal – Foto por: Reprodução

Policiais militares do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) de Mato Grosso iniciaram, nesta segunda-feira (25.11), um treinamento com integrantes do Batalhão de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) em São Paulo.

A capacitação faz parte do 9º Curso de Operações Rotam e é promovida com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Durante o treinamento, os participantes têm acesso a aulas teóricas, troca de experiências e práticas de patrulhamento tático realizadas por uma das principais unidades especializadas do país.

O curso reúne 32 alunos, sendo cinco oficiais e 26 praças da Polícia Militar de Mato Grosso, além de um policial militar do Estado de Rondônia.

Após o período em São Paulo, os participantes visitarão as unidades da Rotam em Minas Gerais e no Distrito Federal, encerrando o ciclo de intercâmbio técnico com três das maiores referências no patrulhamento tático do Brasil.

Publicidade

O objetivo do Curso de Operações Rotam é aprimorar a atuação dos policiais militares e garantir conhecimentos técnicos para enfrentar o crescimento de organizações criminosas no Estado.

A formação também busca padronizar as ações de patrulhamento tático, promover a integração das equipes de Rotam e Força Tática em operações realizadas em diferentes regiões de Mato Grosso.

Conforme o comandante da Rotam em Mato Grosso, tenente-coronel Tiago Costa Gomes, o 9º Curso de Operações Rotam já está em andamento há cerca de dois meses. Durante esse período, os participantes passaram por treinamentos, instruções e diversas palestras realizadas por profissionais da Agência Brasileira de Investigação (Abin), da Polícia Federal, do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e de outras instituições.

“Esta é a última semana dedicada às atividades teóricas e práticas com essas visitas técnicas realizadas em três estados: São Paulo, Minas Gerais e Brasília. A partir da próxima segunda-feira, iniciaremos a fase de estágio prático, onde os alunos aplicarão tudo o que aprenderam ao longo do curso. Nesta etapa, não haverá mais aulas ou instruções teóricas. Eles estarão diretamente nas ruas, patrulhando e realizando operações, colocando em prática o conhecimento adquirido. Para isso, será elaborado um grande plano de operações que orientará as atividades durante os 18 dias de estágio prático”, finalizou o comandante.

Fabiana Mendes | Sesp-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Publicidade
Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Duas edições da Operação Lei Seca terminam com 11 presos em avenidas de Cuiabá

Publicado

em

Sesp-MT

Duas edições da Operação Lei Seca, realizadas na madrugada desta segunda-feira (25.11), em Cuiabá, resultaram na prisão de 11 condutores. As ações ocorreram nas avenidas XV de Novembro, no bairro Porto, e Carmindo de Campos, no bairro Grande Terceiro.

Deste total, uma pessoa conduzia o veículo sem Carteira Nacional de Habilitação, segundo o artigo Art. 310 CTB, combinando consumo de álcool, delitos previstos nos artigos 306 e 309 do Código de Trânsito. Outros 10 condutores foram presos em visível estado de embriaguez.

As operações ocorreram simultaneamente e começaram às 23h. De acordo com o relatório final, 102 veículos, entre carros e motocicletas, foram vistoriados, e 105 testes de alcoolemia foram aplicados. As ações também levaram à remoção de 55 veículos, sendo 43 carros e 12 motos.

O relatório das duas ações aponta ainda a emissão de 79 autos de infrações por diversos delitos e irregularidades. Além do consumo de bebida alcóolica, que gera prisão e multa de R$ 2,9 mil, condutores de motos e carros foram multados por não ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por recusarem realizar o teste de alcoolemia, licenciamento irregular, falta de condições de segurança veicular e entre outras.

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nas ações deste sábado foram empregadas equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Semob, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Politec, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.

Publicidade

*Sob supervisão de Alecy Alves

André Amorim* | Sesp-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Continue Lendo

Transporte

Operação integrada fiscaliza área de garimpos no norte de MT e constata danos ambientais

Publicado

em

PJC

 

Uma operação integrada de combate à extração ilegal de minério, realizada no município de Carlinda, no norte do Estado, fiscalizou oito garimpos na região e constatou que parte deles não possui licença para funcionamento.

A fiscalização foi realizada no período de 18 a 23 deste mês, pelas equipes da Delegacia Especializada de Meio Ambiente e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil.

A operação ambiental foi baseada em alertas de alteração não autorizada em vegetação nativa ou em regeneração, que utilizam imagens de satélite de alta resolução para identificar o local onde há crime ambiental e a base de dados do órgão ambiental.

Publicidade

As equipes fiscalizaram oito pontos de garimpo na região, sendo que alguns não possuem Licença de Operação para a atividade de extração mineral. No local, foi apreendido um motor estacionário com motobomba.

A fiscalização identificou ainda que a atividade garimpeira causou danos em uma área de preservação permanente e descumprimento de embargos. Também foi fiscalizado um empreendimento licenciado que não cumpria todas as condicionantes para a Licença de Operação.

Após a operação integrada, os órgãos responsáveis confeccionaram oito relatórios técnicos, foram emitidas seis autuações, duas notificações, quatro embargos e um termo de apreensão e um termo de inutilização e destruição de equipamento.

A operação foi conduzida pela Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos da Sema para coibir crimes ambientais, monitorar e fiscalizar mudanças na vegetação, promover o embargo de áreas, apreensão e remoção de maquinários flagrados em uso para o crime ambiental e a responsabilização administrativa, civil e criminal dos infratores.

Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]
Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Operação Lei Seca termina com cinco motoristas presos por embriaguez em Cuiabá

Publicado

em

GGI/SESP-MT

A 108ª edição da Operação Lei Seca, realizada na madrugada deste sábado (23.11), na Avenida Professora Edna Affi(das Torres), no trevo de acesso ao bairro Recanto dos Pássaros, em Cuiabá, terminou com cinco prisões por embriaguez, feitas com base no artigo 306 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

Essa operação começou nos últimos minutos da noite de sexta-feira(22) e se estendeu até as 2h30 de hoje. Nesse período, 184 veículos foram fiscalizados, entre carros e motocicletas,  e 192 condutores submetidos ao teste de alcoolemia.

No total, 70 autos de infrações foram lavrados e 32 veículos removidos, sendo 27 carros e sete motocicletas, por apesentarem irregularidades relacionadas às condições de funcionamento, descumprimentos de exigências legais, entre outras.

Nessa soma de infrações estão, por exemplo, as multas aplicadas aos condutores que foram autuados em flagrante por embriaguez, aos que se recusaram fazer o teste de alcoolemia e apresentavam sinais de embriaguez e àqueles que cujo nível de álcool que não constitui crime para prisão(inferir a 0,33 miligrama por mg/l) , porém, gera apreensão do veículo e responsabilização administrativa.

A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Nesta edição, foram empregadas equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), a Semob, Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Politec, Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.

Publicidade
Alecy Alves | Sesp-MT
Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

 

Continue Lendo

Tendência