Transporte
Polícia Civil encerra Operação Hagnos com 793 atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de violência

A Polícia Civil de Mato Grosso encerrou na sexta-feira (29.11) a Operação Hagnos, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com ações preventivas e repressivas para coibir violência contra crianças e adolescentes.
Foram atendidas 793 vítimas e outras 13 resgatadas de situações de vulnerabilidade ou violência. Ainda, foram apuradas 177 denúncias que chegaram pela central nacional do Disque 100.
Nas 15 regionais da Polícia Civil, as palestras orientativas e atividades lúdicas realizadas pelas equipes alcançaram um público de 5.448 pessoas em escolas públicas.
Além de diligências para verificação de denúncias recebidas, foram realizados os cumprimentos de mandados e instauração de inquéritos para apuração de diversos crimes praticados contra vítimas infantojuvenis.
A delegada Mariell Antonini Viana, da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Vulneráveis, explica que durante a Operação Hagnos 124 suspeitos foram detidos em flagrante e outros 42 presos por mandados por crimes, como por exemplo, de estupro e estupro de vulnerável.
A operação foi realizada de 1º a 29 de novembro, com foco na intensificação de cumprimentos de mandados de prisões preventivas, flagrantes e busca e apreensão, em todo o país. As ações em Mato Grosso envolveram o trabalho de equipes das Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher, Núcleos e Salas de Atendimento a Vítimas de Violências Doméstica e Sexual das delegacias municipais no interior do estado.
Uma das prisões ocorreu em Cáceres, onde a equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher cumpriu a prisão de um investigado de 19 anos por crime sexual cometido contra a própria irmã. As investigações apontaram que a vítima, atualmente com 14 anos, era abusada sexualmente pelo irmão mais velho desde os 9 anos de idade.
Em Paranaíta, no norte do Estado, um homem de 43 anos foi preso preventivamente pelo estupro de duas crianças, uma delas era enteada dele. A mãe flagrou o marido abusando da criança e o denunciou na delegacia da cidade, no mês de setembro. Na ocasião, o suspeito conseguiu fugir, evitando a prisão em flagrante. Durante a investigação, a Polícia Civil descobriu que ele havia abusado também de outra criança.
Ocorrências
Durante o mês de ações da Operação Hagnos, as delegacias da Polícia Civil apuraram 177 denúncias que chegaram pelo Disque 100, central nacional que recebe demandas relacionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Nas diligências realizadas, foram registradas 77 acionamentos dos Conselhos Tutelares, 338 ocorrências de lesão corporal e 84 de violência sexual. Foram apreendidas quatro armas de fogo.
Prisões
Ao todo, 124 pessoas foram detidas em flagrante e outros 42 presas por decisões judiciais.
Em Itanhangá, no médio norte do Estado, a equipe da Delegacia de Lucas do Rio Verde cumpriu o mandado de prisão preventiva de um idoso de 69 anos que responde por estupro de vulnerável.
Em Cáceres, outro idoso, de 68 anos, foi preso após condenação transitada em julgado. Ele recebeu pena de nove anos pelo crime ocorrido de estupro de vulnerável ocorrido em 2018.
Registros de ocorrências
Durante a operação Hagnos foram registrados 2.094 boletins de ocorrências envolvendo crianças e adolescentes; 466 inquéritos de crimes contra esse público foram concluídos com autoria e outros 558 instaurados, e requeridas 126 medidas cautelares.
Transporte
Polícia Militar prende dois faccionados que mataram homem e balearam mulher em Cáceres

PMMT
A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu dois homens faccionados, de 23 e 29 anos, por homicídio, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo, na madrugada desta quinta-feira (11.12), em Cáceres. Os suspeitos foram presos com um revólver e munições após matarem um homem, que não foi identificado, e balearem uma mulher, de 32 anos, que foi socorrida com vida.
Durante policiamento ostensivo, a equipe policial recebeu informações de que duas pessoas haviam sido baleadas em frente a um bar, no bairro Vila Nova. Os policiais se deslocaram até o endereço e localizaram um homem e uma mulher feridos com tiros. O homem já se encontrava sem sinais de vida, enquanto a mulher foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada ao Hospital Regional.
De acordo com populares, um homem, em uma motocicleta, chegou ao local efetuando cinco disparos contra as vítimas. O suspeito fugiu em seguida. Após o atendimento inicial, a equipe iniciou diligências em busca do atirador e recebeu informações de que dois homens em uma moto, com as características informadas, estavam em direção ao bairro Cavalhada.
Os policiais localizaram os suspeitos, que fugiram pela contramão da avenida ao ver a viatura, e iniciaram uma perseguição. Durante o cerco policial, um dos homens sacou uma arma e apontou em direção à PM, que revidou a injusta agressão e atingiu os suspeitos. Em seguida, a dupla perdeu o controle da motocicleta em uma curva e colidiu contra um muro.
Após o acidente, os policiais realizaram a abordagem e localizaram um revólver calibre .38 com cinco munições no tambor. Em relato à PM, os suspeitos confessaram que estavam indo cometer outro homicídio contra integrantes rivais de uma facção criminosa.
Diante dos fatos, os criminosos foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para o Hospital Regional, onde permanecem sob custódia policial. O material apreendido foi levado à delegacia da cidade para registro da ocorrência e demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939
*Sob supervisão de Hallef Oliveira
Leandro Assis* | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Militar prende homem por matar esposa a facadas em Cotriguaçu

PMMT
Policiais militares do 8º Comando Regional prenderam em flagrante um homem de 31 anos, suspeito pelo crime de feminicídio que vitimou a esposa Fabiana Cruz Amorin, de 37 anos, na madrugada desta quinta-feira (11.12), em Cotriguaçu. O suspeito foi localizado poucas horas depois do crime e confessou ter esfaqueado a vítima após uma discussão.
As diligências começaram após a equipe policial de Juína receber denúncia da ex-esposa do suspeito, que apresentou fotos e vídeos enviados pelo homem, após ele ter matado Fabiana na residência da vítima. A denunciante afirmou saber que o casal residia em Cotriguaçu e que o suspeito também teria usado as imagens para fazer ameaças contra ela.
Diante da situação, os militares de Cotriguaçu foram acionados e deslocaram até a residência de Fabiana, onde constataram os fatos e encontraram a vítima morta e ao lado do filho, de cinco anos, que estava dormindo.
Em varreduras na casa, os policiais encontraram o documento do suspeito, uma faca e uma garrafa de bebida alcoólica. Em verificação da origem do criminoso, os militares constataram que ele possuía residência na cidade de Nova Bandeirantes e que poderia estar em direção ao município.
Na continuidade das buscas ao homem, a PM foi até um local onde a população faz transporte de balsa para irem para outras cidades e encontraram uma caminhonete abandonada no estacionamento. Em seguida, os militares seguiram até a balsa e localizaram o suspeito, dando voz de prisão em flagrante ao homem.
O suspeito foi conduzido para a delegacia da cidade e, em depoimento, confessou o crime. O homem afirmou que atacou Fabiana com uma faca após uma discussão. Segundo a versão do suspeito, ela teria lhe desferido dois tapas em seu rosto. Ele ainda relatou que estava casado com a vítima há menos de um mês.
Ainda na delegacia, foi constatado que o suspeito possuía outras passagens policiais por crimes de estupro de vulnerável, ameaça, lesão corporal, resistência, maus-tratos e uso ilícito de drogas.
O criminoso foi entregue à Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e todas as demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Hallef Oliveira | PMMT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Transporte
Polícia Civil prende pai e filho que mantinham distribuidora de fachada para comércio de drogas em VG

PJC
Pai e filho que atuavam com tráfico de drogas em Várzea Grande e que eram considerados foragidos da Justiça tiveram mandados de prisão cumprido pela Polícia Civil, na tarde de terça-feira (9.12), em ação realizada pela Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc).
Os traficantes que mantinham uma distribuidora de fachada para atuar com o comércio de entorpecentes estavam com mandados de prisão decretado 3ª Vara Criminal de Várzea Grande.
Eles foram alvos de operação realizada no mês de setembro pela Denarc, que resultou na apreensão de grande quantidade de cocaína, mais de R$ 18 mil em dinheiro, diversos apetrechos relacionados ao tráfico e na prisão de três pessoas em flagrante por envolvimento no crime.
As investigações apontam que os suspeitos, responsáveis pelo comércio ilícito, utilizavam diversos produtos no preparo da droga, misturando inclusive plástico, no entorpecente que era comercializado.
Durante diligências, os policiais da Delegacia de Narcóticos conseguiram localizar os foragidos, em uma residência, no bairro Santa Luzia, em Várzea Grande. Após terem a ordem judicial cumprida, eles foram encaminhados à delegacia para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
Investigação e prisões anteriores
Durante as investigações de combate ao comércio de entorpecentes em Várzea Grande, foi identificado o imóvel comercial, que funcionava como fachada para a distribuição e venda de drogas.
Durante cumprimento de buscas no ponto comercial, foram encontrados diversos materiais ilícitos, entre eles, 195 porções de cocaína já fracionadas para venda, mais de R$ 5 mil em dinheiro, balanças de precisão, embalagens, cadernos de anotação do comércio de entorpecentes e outros apetrechos utilizados na atividade do tráfico.
Os suspeitos, que estavam no comércio e que foram encontrados em posse dos materiais ilícitos, foram presos em flagrante no local.
Na casa do principal suspeito (que não foi localizado no dia dos fatos), foram apreendidas munições calibre 38, ampolas de cloridrato de lidocaína, porções de cocaína, R$ 13,5 mil em dinheiro, entre outros objetos relacionados ao tráfico, além de um tablete e meio de pasta base, um saco grande de polietileno granulado e uma caixa de papelão com três sacos grandes com cocaína.
Assessoria | Polícia Civil-MT
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
-

Mato Grosso3 dias atrásAgro ajuda indicadores econômicos em 2025, mas cenários de incertezas desafiam produtores em 2026
-
Notícias5 dias atrás
Produtor trava vendas, mercado estagna e semana fecha com soja parada no Brasil
-

Agronegócio4 dias atrásProdução de erva-mate avança, mas demanda segue baixa
-

Agronegócio4 dias atrásFalta de chuva pode reduzir qualidade da silagem
-

Transporte3 dias atrásCorpo de Bombeiros e Energisa realizam teste de sensor que detecta incêndios com o uso de Inteligência Artificial
-

Economia3 dias atrásCidade protocola documento pedindo redução no ICMS da tilápia
-

Agronegócio5 dias atrásCAFÉ/CEPEA: Preços oscilam com força em novembro, mas dentro de patamar do mês anterior
-

Transporte5 dias atrásProdução de uva terá novo valor mínimo a partir de 2026





































