Conecte-se Conosco

Transporte

Sema realiza operação contra extração ilegal de madeira e minério em Colniza e Aripuanã

Publicado

em

Crédito – Sema-MT

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) conduziu, entre os dias 8 e 21 de dezembro, fiscalizações de combate a extração ilegal de madeira e a garimpo ilegal nos municípios de Colniza e Aripuanã como parte da Operação Amazônia.

As ações foram realizadas pela equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Flora da Sema, além de policiais militares do 1º Batalhão da Polícia Militar de Cuiabá, da 33ª Companhia de Força Tática de Juína e da Força Tática de Rondonópolis.

Em Colniza, as ações ocorreram no Parque Estadual Tucumã, com foco no combate a extração ilegal de madeiras dentro da unidade de conservação estadual.

Publicidade

A fiscalização ambiental in loco atendeu a alertas de desmatamento ou exploração detectados por meio da base de dados da Sema e de imagens do sistema Planet.

Ao chegar ao parque, os fiscais e policiais encontraram a estrada bloqueada por árvores abatidas de forma intencional, para impedir o avanço da equipe de fiscalização. Foram apreendidos 4 motosserras, 2 tratores de pneu, uma pá-carregadeira, 1 soprador, 1 carretinha artesanal de madeira e 1 moto bomba no local.

Os equipamentos foram inutilizados devido ao difícil acesso ao local, a falta de logística para a remoção e para garantir a segurança da equipe de fiscalização. O responsável pela infração ambiental não foi autuado por não se encontrar no local no momento da apreensão.

A destruição de equipamentos e maquinários envolvidos em ilícitos ambientais é realizada pela Sema em regiões de difícil acesso com ausência de logística para remoção. A destruição, nesses casos, possui notificação recomendatória do Ministério Público Estadual. O documento considera também a inutilização em situações que possam expor o meio ambiente a riscos significativos e comprometer a segurança da população e dos agentes públicos envolvidos.

Veja os vídeos da Operação no Parque Tucumã: 

Publicidade

Operação em Aripuanã

Em Aripuanã, a equipe da Sema e da Polícia Militar apreendeu, por atividade ilegal de extração de minério, duas escavadeiras, dragas, acessórios e ferramentas usadas para garimpo. A operação foi planejada em atendimento a denúncia via ouvidoria setorial da Sema.

A equipe de fiscalização obteve informações coletadas por meio do trabalho do Núcleo de Inteligência e Operações Conjuntas da Sema (NIOC) de que, em uma área que já sofreu desmatamento e degradação, estava sendo utilizada para a atividade de extração ilegal de minérios.

Publicidade

As escavadeiras foram apreendidas pela Sema. Já as dragas e equipamentos usados no garimpo ilegal foram inutilizados.

Dois infratores foram responsabilizados. Os autos de infração ainda estão sendo lavrados para o cálculo da multa pelo dano ambiental.

Denúncias

Os crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, pelos números 3613-7398 ou 98153-0255 (por telefone ou whatsapp) pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

Publicidade

Renata Prata | Sema-MT

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Em Rondônia, durante o primeiro final de semana do ano de 2025, PRF cumpre 6 mandados de prisão

Publicado

em

PF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, durante o último final de semana (dias 04 e 05 de janeiro), realizou o cumprimento de 6 (seis) mandados de prisão ao longo das 48 horas de serviço ostensivo operacional prestados no estado.

Durante o mês de janeiro, a PRF em todo Brasil intensifica suas ações de fiscalização de trânsito buscando conscientizar os motoristas da importância das escolhas assertivas de condutas de direção defensiva por parte dos condutores, principais responsáveis (hoje) pelos acidentes de maior gravidade no trânsito nacional.

Sob a égide da Operação Rodovida¹, realizando comandos específicos de fiscalização de trânsito e ações educativas, os agentes da PRF realizaram o cumprimento de mandado de prisão em desfavor de um homem de 39 anos em Vilhena, duas mulheres (43 e 22 anos) por tráfico de drogas em Ariquemes, dois homens (40 e 26 anos) em Porto Velho (o mais novo também por tráfico de drogas) e de um homem de 48 anos em Itapuã do Oeste.

Além disso, durante o final de semana, foram realizados 489 testes de alcoolemia, resultando na prisão de dois motoristas que conduziam seus veículos embriagados, colocando suas próprias vidas – bem como as de terceiros – em risco devido a prática dessas condutas ilegais.

Publicidade

Esses números revelam a importância da fiscalização de trânsito para as atividades da PRF, que tem como base o fiel cumprimento da Lei (em especial o CTB e as resoluções do CONTRAN), como porta de entrada no combate ao crime em região de fronteiras.Além disso, vale destacar que no Brasil, segundo o site do Conselho Nacional de Justiça², há mais de 370 mil mandados de prisão em aberto a serem cumpridos.

Obs.1:https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/estaduais/rondonia/2024/dezembro/prf-inicia-operacao-rodovida-2024-2025-em-todo-o-brasil

Obs.2: https://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario/cidadania-nos-presidios/

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – PRF/RO

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Militar recupera objetos furtados antes de proprietário ter conhecimento do crime

Publicado

em

PM/RO

 

Objetos furtados de uma residência em Ariquemes, na tarde desta quinta-feira, 02, foram recuperados antes que o proprietário tomasse conhecimento do crime. A ação foi flagrada por um Policial Militar, que estava de folga, que desconfiou de um homem carregando um televisor na Rua.

O policial militar lotado no 7º Batalhão da Polícia Militar, percebeu um homem transitando no bairro Setor 05 em posse de um televisor em atitude suspeita. O militar efetuou a abordagem e percebeu que o suspeito apresentava fatos contraditórios sobre a procedência do televisor. A equipe policial da área foi acionada.

O suspeito, de 28 anos, confessou que efetuou o furto e os demais objetos subtraídos, e também indicou o local do crime. Na residência, a equipe policial localizou uma chave de fenda, objeto utilizado para arrombar a janela. A vítima, que estava na zona rural, ficou sabendo do furto após a informação da PM.

Publicidade

Diante do flagrante o infrator foi detido e apresentado à delegacia juntamente com os objetos recuperados.

FONTE: P-5 do 7º BPM

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Militar abre investigação para apurar corpo encontrado em viatura

Publicado

em

Crédito – Assessoria

A Polícia Militar abriu procedimento administrativo e investigativo para apurar como um corpo foi deixado em uma viatura da corporação, que fica estacionada de forma fixa, na Praça Alencastro, em Cuiabá.

O corpo foi encontrado pelos militares, na manhã desta segunda-feira (6.1).

O local foi isolado, e a Politec e Polícia Civil foram acionadas para dar início às investigações, inclusive serão utilizadas a imagens das câmeras de monitoramento do programa Vigia Mais MT.

Mais informações só poderão ser fornecidas após as apurações preliminares.

Assessoria

Publicidade

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência