Conecte-se Conosco

Transporte

10 toneladas de pirarucu são apreendidas durante fiscalização

Publicado

em

Foto: Ibama

 

Uma empresa de pescado foi flagrada com 10 mil quilos de pirarucu sem a devida licença para exportação em uma operação conjunta promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Receita Federal. A apreensão ocorreu na cidade de Assis Brasil, no Acre, e a multa aplicada foi de R$ 5 milhões.

O pirarucu (Arapaima gigas) está listado no Anexo II da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites). Por esse motivo, a exportação do pirarucu requer uma licença específica do Ibama, a qual a empresa não possuía no momento da fiscalização.

Estado recria imposto sobre grãos e eleva alíquota para exportadores

Publicidade

Plantio do arroz está na reta final

Além da apreensão do produto, a empresa foi multada por não cumprir as regulamentações necessárias para a exportação do peixe. De acordo com os fiscais do Ibama, as dez toneladas de pirarucu apreendidas foram doadas ao programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), a fim de contribuir para a alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Doação do pirarucu apreendido

Essa operação destaca a importância da fiscalização rigorosa para a proteção das espécies ameaçadas e o cumprimento das normas internacionais de comércio. “Os agentes do Ibama continuarão vigilantes para garantir a preservação da fauna brasileira e o respeito às leis ambientais”, afirma a superintendente do Ibama no Acre, Melissa de Oliveira Machado.

(Por Assessoria Ibama)

Publicidade

Redação Sou Agro

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Transporte

Em Rondônia, durante o primeiro final de semana do ano de 2025, PRF cumpre 6 mandados de prisão

Publicado

em

PF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia, durante o último final de semana (dias 04 e 05 de janeiro), realizou o cumprimento de 6 (seis) mandados de prisão ao longo das 48 horas de serviço ostensivo operacional prestados no estado.

Durante o mês de janeiro, a PRF em todo Brasil intensifica suas ações de fiscalização de trânsito buscando conscientizar os motoristas da importância das escolhas assertivas de condutas de direção defensiva por parte dos condutores, principais responsáveis (hoje) pelos acidentes de maior gravidade no trânsito nacional.

Sob a égide da Operação Rodovida¹, realizando comandos específicos de fiscalização de trânsito e ações educativas, os agentes da PRF realizaram o cumprimento de mandado de prisão em desfavor de um homem de 39 anos em Vilhena, duas mulheres (43 e 22 anos) por tráfico de drogas em Ariquemes, dois homens (40 e 26 anos) em Porto Velho (o mais novo também por tráfico de drogas) e de um homem de 48 anos em Itapuã do Oeste.

Além disso, durante o final de semana, foram realizados 489 testes de alcoolemia, resultando na prisão de dois motoristas que conduziam seus veículos embriagados, colocando suas próprias vidas – bem como as de terceiros – em risco devido a prática dessas condutas ilegais.

Publicidade

Esses números revelam a importância da fiscalização de trânsito para as atividades da PRF, que tem como base o fiel cumprimento da Lei (em especial o CTB e as resoluções do CONTRAN), como porta de entrada no combate ao crime em região de fronteiras.Além disso, vale destacar que no Brasil, segundo o site do Conselho Nacional de Justiça², há mais de 370 mil mandados de prisão em aberto a serem cumpridos.

Obs.1:https://www.gov.br/prf/pt-br/noticias/estaduais/rondonia/2024/dezembro/prf-inicia-operacao-rodovida-2024-2025-em-todo-o-brasil

Obs.2: https://www.cnj.jus.br/sistema-carcerario/cidadania-nos-presidios/

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – PRF/RO

Publicidade
Continue Lendo

Transporte

Polícia Militar recupera objetos furtados antes de proprietário ter conhecimento do crime

Publicado

em

PM/RO

 

Objetos furtados de uma residência em Ariquemes, na tarde desta quinta-feira, 02, foram recuperados antes que o proprietário tomasse conhecimento do crime. A ação foi flagrada por um Policial Militar, que estava de folga, que desconfiou de um homem carregando um televisor na Rua.

O policial militar lotado no 7º Batalhão da Polícia Militar, percebeu um homem transitando no bairro Setor 05 em posse de um televisor em atitude suspeita. O militar efetuou a abordagem e percebeu que o suspeito apresentava fatos contraditórios sobre a procedência do televisor. A equipe policial da área foi acionada.

O suspeito, de 28 anos, confessou que efetuou o furto e os demais objetos subtraídos, e também indicou o local do crime. Na residência, a equipe policial localizou uma chave de fenda, objeto utilizado para arrombar a janela. A vítima, que estava na zona rural, ficou sabendo do furto após a informação da PM.

Publicidade

Diante do flagrante o infrator foi detido e apresentado à delegacia juntamente com os objetos recuperados.

FONTE: P-5 do 7º BPM

Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Transporte

Polícia Militar abre investigação para apurar corpo encontrado em viatura

Publicado

em

Crédito – Assessoria

A Polícia Militar abriu procedimento administrativo e investigativo para apurar como um corpo foi deixado em uma viatura da corporação, que fica estacionada de forma fixa, na Praça Alencastro, em Cuiabá.

O corpo foi encontrado pelos militares, na manhã desta segunda-feira (6.1).

O local foi isolado, e a Politec e Polícia Civil foram acionadas para dar início às investigações, inclusive serão utilizadas a imagens das câmeras de monitoramento do programa Vigia Mais MT.

Mais informações só poderão ser fornecidas após as apurações preliminares.

Assessoria

Publicidade

Colaborou:  Astrogildo Nunes – [email protected]

Continue Lendo

Tendência