Mato Grosso
Ieda Chaves solicita melhorias na infraestrutura viária na RO-267, em Castanheiras
Foto – Rafael Oliveira I Secom ALE/RO
Buscando atender os anseios da população, a deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), apresentou ao governo de Rondônia a proposta de remoção dos quebra-molas instalados nas pontes sobre os rios Palha e Palhinha, na rodovia RO-267, no município de Castanheiras, e a instalação de placas de sinalização adequadas. Levy Tavares, então vereador e presidente da Câmara de Castanheiras, apresentou as demandas em 2024. A expectativa é que o Departamento Estadual de Estradas de Rodagens e Transportes (DER/RO) realize as devidas alterações.
A parlamentar na IND N.º 10561/2024, argumentou que os redutores de velocidade, embora instalados com o intuito de garantir a segurança, têm dificultado o fluxo de veículos, prejudicando a mobilidade e expondo os motoristas aumentando o risco de acidentes devido à necessidade de frenagens bruscas e à falta de sinalização clara.
“A substituição dos quebra-molas por placas de sinalização apropriadas é uma solução técnica mais eficiente, que proporciona maior previsibilidade aos motoristas e melhora a organização do tráfego. Placas de advertência sobre a aproximação das pontes são suficientes para garantir que os condutores reduzam a velocidade com segurança”, defendeu Ieda Chaves.
A melhoria proposta no trecho da rodovia RO-267, segundo a deputada, atenderá a uma demanda da população local, que depende da via para suas atividades diárias, como transporte de mercadorias, deslocamento para escolas, unidades de saúde e comércio regional. “Uma infraestrutura rodoviária segura e eficiente é essencial para o desenvolvimento econômico e social do município de Castanheiras e para a qualidade de vida dos cidadãos que trafegam por essa via”, complementou.
Quebra-molas em Jardinópolis
Na mesma região, Ieda Chaves também apresentou a IND N.º 10562/2024, solicitando a instalação de quebra-molas na rodovia RO-267, sentido ao distrito de Jardinópolis, nas proximidades da rotatória que dá acesso à RO-135, em Castanheiras.
O documento informa que, atualmente, o trecho conta com um quebra-molas na saída da RO-135, via de acesso ao Município de Castanheiras, contribuindo para a redução da velocidade e segurança no tráfego. Contudo, no sentido oposto, de Jardinópolis para Castanheiras, não há dispositivo similar, o que tem ocasionado situações de risco à segurança.
“A ausência do quebra-molas tem gerado alta velocidade dos veículos e expondo motoristas e pedestres a perigos desnecessários, além de já terem sido registrados acidentes no local. A instalação de um quebra-molas no referido trecho é uma medida simples, mas de grande impacto”, observou Ieda Chaves.
Por Etiene Gonçalves – 25
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Medida do Dnit de restringir o tráfego de veículos pesados na BR-319 é destaque no informativo do Observatório BR-319
Foto – Orlando-K.-Jr. | OBR-319
O Observatório BR-319, rede de organizações da sociedade civil, destacou as restrições ao tráfego de veículos pesados na rodovia, feitas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em seu primeiro informativo de 2025, disponível no site: observatoriobr319.org.br.
Segundo o Dnit, a medida visa preservar o trecho não pavimentado da rodovia, exposto às chuvas, além de garantir a segurança das pontes de madeira ao longo do trajeto. As restrições estabelecidas na Portaria nº 13, publicada no Diário Oficial da União do dia 08 de janeiro, também têm como objetivo mitigar o impacto do trânsito pesado sobre o solo argiloso, que se torna extremamente vulnerável durante o inverno amazônico, quando o volume de chuvas é elevado.
Em novembro de 2017, o Dnit proibiu o tráfego de veículos de passageiros e de cargas acima de 23 toneladas no trecho entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO), devido à inexistência de balanças para controle de peso e à condição estrutural das pontes de madeira ao longo do percurso. Mais recentemente, em janeiro de 2025, o órgão restabeleceu a proibição do tráfego de veículos de carga com Peso Bruto Total Combinado (PBTC) superior a 45 toneladas no trecho entre o Careiro (km 1) e o entroncamento com a BR-230, próximo a Humaitá (km 679,30).
A justificativa para essas ações está diretamente relacionada aos desafios de manutenção em uma rodovia que atravessa regiões remotas e de difícil acesso. As chuvas intensas podem causar erosão, formação de atoleiros e danos às pontes, que suportam até 36 toneladas, comprometendo a trafegabilidade e colocando em risco a segurança dos condutores. Além disso, o excesso de peso em veículos agrava o desgaste das estruturas e aumenta o custo de recuperação da via.
Legislações específicas respaldam as ações do Dnit para restringir o tráfego em rodovias. De acordo com a Lei nº 12.379/2011, que estabelece a Política Nacional de Transporte, é obrigação do órgão responsável assegurar a preservação da infraestrutura rodoviária e zelar pela segurança dos usuários. Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê, no artigo 99, que o tráfego de veículos com cargas acima do limite permitido pode ser restringido para evitar danos às vias e garantir a segurança. No caso de rodovias como a BR-319, que apresentam trechos com pavimentação precária e estruturas frágeis, essas medidas são essenciais para evitar acidentes e garantir a durabilidade da infraestrutura existente.
Embora não haja um registro público detalhado de todas as ocasiões em que o Dnit restringiu o tráfego de veículos pesados na BR-319, essas medidas são geralmente adotadas durante o período chuvoso para manter a integridade da rodovia e a segurança dos usuários.
Por Emanuelle Araujo – 25
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
Governador assina norma que proíbe visitas íntimas e ‘mercadinhos’ em presídios de Mato Grosso
Legislação inclui novas medidas de segurança, regulamentação de visitas e proibição do uso de celulares.
A lei que proíbe visitas íntimas de caráter sexual e comércios em presídios de Mato Grosso foi sancionada pelo Governo do Estado, nesta terça-feira (21), conforme publicação do Diário Oficial. A legislação inclui novas medidas de segurança, regulamentação de visitas e proibição do uso de celulares.
O documento explica que as visitas íntimas serão realizadas em um local definido pelo diretor de cada presídio, preferencialmente fora das celas de uso comum. Elas ocorrerão quinzenalmente, com duração de duas horas.
Ainda de acordo com o documento, para aprovação das visitas, serão considerados:
· A existência de uma relação conjugal
· O tempo de convivência entre o detento e o visitante cadastrado
Além disso, o governo vetou a proposta que permitia a criação de comércios dentro das unidades penais. Anteriormente, durante a tramitação do projeto na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), foi incluída uma emenda que previa a instalação de mercados para atender os detentos.
Segundo o governador Mauro Mendes, a proposta promove o fortalecimento de facções criminosas, desigualdades internas e entra em conflito com a legislação federal, que prevê que a assistência básica deve ser fornecida pelo Estado, sem intermediação de atividades comerciais.
Com o veto, as atividades de comércio devem ser encerradas imediatamente, com a remoção de todas as estruturas que servem como cantinas e similares que não estiverem de acordo com a lei.
ODOC
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
Mato Grosso
MT Hemocentro realiza coleta de sangue neste sábado (25) para reforçar estoque
O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, realizará coletas neste sábado (25.1), das 7h30 às 12h. A iniciativa busca reforçar o estoque da unidade, que se encontra em estado de alerta, e atender voluntários que por algum motivo não conseguem comparecer à unidade em dias úteis.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destacou que o período de começo de ano é crítico, pois muitos doadores deixam de doar em decorrência do período de férias.
“Estamos precisando de doações de sangue, pois vários tipos sanguíneos já se encontram em estado de alerta, como: O+, B-, O-, A- e AB-. Todas as doações são de extrema importância para mantermos o estoque, mas esses tipos são os que se encontram em estado de alerta no momento. Contamos com a solidariedade de todos, seja durante a semana ou neste sábado”, ressaltou.
A baixa no estoque pode afetar hospitais e pessoas que precisam de bolsas de sangue. Desta forma, existe a necessidade de manter a estabilidade dos estoques de sangue, uma vez que o sangue humano não pode ser fabricado. O MT Hemocentro depende exclusivamente de doações.
Para doar sangue, os interessados devem comparecer em uma das unidades de coleta portando um documento oficial com foto; é preciso ter entre 16 e 69 anos e 11 meses e 29 dias. Menores com idade entre 16 e 17 anos devem levar um documento de autorização assinado pelo pai, mãe ou responsável legal.
Além disso, todos os doadores precisam pesar 50 kg ou mais e estar bem alimentado e hidratados para realizar a doação.
“Não é recomendado que a pessoa faça a doação em jejum. Orientamos que o doador realize uma alimentação equilibrada e leve antes da doação”, acrescentou Gian.
Serviço
Para evitar filas, é possível agendar a doação de sangue na sede do MT Hemocentro. Basta acessar o Sistema de Agendamento. O voluntário também pode agendar as doações pelo telefone (65) 9 8433-0624 (WhatApp, somente mensagem), ou pelo número (65) 3623-0044, ramais 2024, 2025 e 2026.
O banco de sangue fornece o atestado de comparecimento ao doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pôde doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.
Colaborou: Astrogildo Nunes – [email protected]
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